• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Spoilers, leaks e especulações

Sempre que começam a endeusar demais os elfos, eu lembro de uma sessão de Dragonlance do meu irmão, vinte anos atrás:

Um jogador estava lá com o seu elfo numa situação qualquer, e o mestre descreve a cena, dizendo que ele estava com medo, etc. Então jogador o interrompe, todo solene, para chamar a atenção do grupo para o inusitado da situação, com o dedinho em riste: "Notem bem: um elfo com medo!"... :lol:
 
Estratégia: quebre a associação de Elfos a valores elevados e de profunda conexão com a parte bela da metafísica com discursos relativistas. Quando "Sauron" aparecer com o mesmo discurso: "a bondade é relativa, tudo pode ser bom e ruim, não existe nada totalmente bom, a moral é uma ilusão", aquilo que seria o símbolo de oposição (Elfos) não terá o mesmo significado. Logo, não haverá contraposição. Tudo terá entrado numa camada cinzenta. O relativismo foi incutido. É por isso que todos os personagens heróis foram rebaixados a rebeldes imaturos e imbecis. Nada para contrapor a mensagem proposta. Nenhuma esperança. Apenas o niilismo que resulta nesse pensamento e a aceitação de que tudo está destinado ao caos e a destruição no fim. Uma perda de tempo opor-se ao Mal. Melhor juntar-se a ele. Exatamente a mensagem oposta de Tolkien.
 
Última edição:
HoME nem pensar.
No Way Home!

De maneira nenhuma. Se eles não aguentam o Silmarillion, chegam no meio do primeiro Livro dos Contos Perdidos e já sofrem "derrame" entrando em virtual coma.

Eu dou até um desconto....muita gente tem um BOCADO de problema com a leitura do livro.... Tem um montão de "tutoriais" de "como se ler o Silmarillion" na Internet como se ele fosse a escalada do Monte Everest.

Ele foi até escolhido como o décimo livro mais difícil de ler entre aqueles que as pessoas DEVEM LER há um tempo atrás.



Dá pena.

Golden Girls Rose GIF by TV Land
 
Última edição:
Tomara que o Bezos compre os direitos para fazer também uma série bem corrompida do universo Nárnia.
Recomendo ler a trilogia de fantasia que deu origem à série dos Magicians do Lev Grossman mas que é MUITO melhor em livro. O seriado não tem praticamente nada a ver. Eu mesmo preciso terminar de ler a saga. Mas só pra dar o gostinho, já tem adaptação do Problem of Susan do Neil Gaiman aí;



O contraponto dialético da leitura do conto do Gaiman é esse ensaio aí que esclarece melhor o que o C.S. Lewis QUERIA dizer com o "problema de Susan":



 
Última edição:

Nós realmente queríamos levar os anões a sério, colocando eles para fazer um ritual de bruxaria, com uma pitada de corpos expostos junto com armaduras femininas sem escrúpulos. Não fosse nossa estadia na toca da lebre de Alice, isso aí já seria motivo suficiente para classificar como chacota. Mas é como eu li por aí: hoje existe muita gente pra vender o ridículo e mais gente ainda para apreciar a humilhação alheia.
Uma dica para quem estiver confuso: quando esse pessoal falar palavras doces e esperançosas, leia exatamente ao contrário, aí você vai entender o que eles estão falando de verdade. É impressionante como a habilidade de contar mentiras sem corar virou um dom.
 
Última edição:
Eu tenho a forte e crescente impressão de que um contingente considerável de gente que está aí reclamando de deturpação da "lore" só lê o Hobbit e o SdA e FINGE que lê o Silmarillion e outros livros do Legendarium postumamente publicados. O tipo de erro que a gente vê esse povo cometer é característico de quem só leu resumo mas nunca os livros propriamente ditos. Ou, se o fizeram, leram muito mal e porcamente.
Silmarillion difícil de onde? Até hoje nunca vi um livro que resumisse tão bem a criação de um mundo a partir da Música, uma morte no Paraíso e uma marcha para a derrota certa, mas gloriosa. Só analfabeto funcional que morre pra fazer uma folha de redação acha difícil.
 
Esse fanfiction aqui, muito bem comentado pela Renée Vink, analisa a Queda de Númenor durante vários reinados incluindo uma discussão interessantíssima expansiva do cânon em cima da perspectiva que o Tolkien passa da evolução da religião da civilização de lá e sua plausibilidade dentro do Mundo Secundário.

Tem o tamanho de um romance completo com 159 capítulos ( em contagem de palavras dá um Senhor dos Anéis e meio ). Parece que foi iniciado em 2007 e concluído em 2021. A autora comenta que foi impulsionada a concluir a narrativa pela perspectiva de ver uma adaptação do mesmo período histórico da TM no trabalho da Amazon com o Rings of Power.




Comentário a respeito no fanfic feito pela própria Gadira em e-mail trocado com a Vink e incluído no ensaio da Rénee nas páginas finais do texto. Muito apropriado pra tudo o que se discutiu a respeito dos assuntos do Legendarium aqui no tópico.

*( que ainda não estava concluído na época do ensaio ser publicado mas que agora está)


From the point of view of the writer, it is very challenging to deal with a period of Middle-earth history so little explored in Tolkien's works. !ll we have is the general outline of how things were supposed to unfold, in the
Akallabêth, the chronologies of the kings and a few, very fragmentary later developments which Christopher Tolkien published in The Peo(les of Middle,earth. (...)
However, this positive[ pleasure of reconstruction was connected to another one, more negative[ -meaning, critical and polemical. It is the pleasure of subversion,of picking up notions in Tolkien's work ( that bothered me, in order to highlight them or tear them down. The chief problem is Tolkien's general reluctance to show religions as part of his world. It is known why he did this. However, in the perspective of a readership that does not necessarily share his personal beliefs, the lack of religion, except as a very negative force, is a major stumbling stone when it comes to suspend one's disbelief and see Middle-earth as a viable world with its own history. &...( I have always been quite interested in History of Religions, and this story of a monotheistic Númenor which lost its faith in Eru and then spent an entire religion-free millennium before they were influenced by the bad guy into worshipping an >inevitably evil god?, became a really irritating and insurmountable difficulty whenever I tried to figuratively touch late Númenor with a less-than 10 inch pole. These people were human, not hobbits or dwarves or elves, and their civilization looked historical on the surface, but I could not make sense of it. &...( >To flesh out the society and the characters, I had to address what Tolkien did not want to address: religion, evolution, culture, and all those little concrete aspects of Númenorean society that would reveal specifical historical influences ( influences whose origins were clear to me, though not to many others who read Tolkien with a different set of coordinates in mind &...(. I discovered then that fanfiction could be more than a literary exercise, or a way of going deeper into something you enjoy or connecting the dots: it could be a form of expression, a creative way to antagonize the author and add what you feel is lacking in his worldview
 
Última edição:
Silmarillion difícil de onde? Até hoje nunca vi um livro que resumisse tão bem a criação de um mundo a partir da Música, uma morte no Paraíso e uma marcha para a derrota certa, mas gloriosa. Só analfabeto funcional que morre pra fazer uma folha de redação acha difícil.
O problema é que eu até concordo mas MUITA gente não pensa assim. O livro é "difícil" para muitas pessoas e até a introdução do Livro dos Contos Perdidos do Christopher Tolkien discorre sobre esse assunto.
Tem verdadeiros mapas logísticos de "estratégia de combate" pra encarar o tal na Internet como esse texto aí:


Até aqui na Valinor tem:


 
Última edição:
Aquele diálogo entre Elrond e Galadriel é bem fora de contexto. É certo que ele fazia referência ao segundo fraricídio cometido pelos filhos de Fëanor. Já a Galadriel não deixa claro se também tá falando do Fraricídio de Alqualondë ou da Bragolhac ou das Nirnaeth naquele flashback, dá pra ver um vulcão ao fundo que parece ser as Thangorodrim.

Essa teoria de que ela participou da Guerra da Ira como andam falando é viajada demais.
O comentário do Elrond tem que se referir ao Terceiro Fratricídio pq ele e Elros só nasceram nos portos do Sirion quando os refugiados de Gondolin e Doriath ( definitivamente destruída pelo Segundo Fratricídio) se encontraram lá.

Eärendi (de Gondolin) e Elwing (de Doriath), pais dos gêmeos, só foram se conhecer nessa época.

A "cinza vulcânica" na cara da Galadriel bem como tudo em volta e a atitude de derrotada em luto faz parecer que seja depois da Dagor Bragollach mesmo , já que a batalha se inicia com a erupção cataclísmica das Thangorodrin e foi nessa guerra que ela perdeu os dois irmãos, Angrod e Aegnor.

 
Última edição:
Uma excelente maneira de se entender como o Sauron era visto pela perspectiva de seus "correligionários" e de como ele via a si próprio.

Os famosos textos do David Brin, escritor de ficção científica sobre Tolkien e sua "idealização romântica e pastoral do passado pré Industrial"




Variantes dos mesmos argumentos que ele usou contra Star Wars.




Uma constestação excelente dos argumentos do Brin aí




 
Última edição:
Se os caras acham difícil ler Cem Anos de Solidão, é natural e compreensível que também achem dificil ler O Silmarillion. Pelo visto, estão correlacionando quantidade de personagens à dificuldade rs. Só não compreendo, então, a ausência de Guerra e Paz na lista. :hxhx:
 
Uma excelente maneira de se entender como o Sauron era visto pela perspectiva de seus "correligionários" e de como ele via a si próprio.

Os famosos textos do David Brin, escritor de ficção científica sobre Tolkien e sua "idealização romântica e pastoral do passado pré Industrial"




Variantes dos mesmos argumentos que ele usou contra Star Wars.




Uma constestação excelente dos argumentos do Brin aí



Não gosto muito deste tipo de análise que ele faz entrelaçando fatos históricos com narrativa fantástica como se uma tivesse conduzido a outra em uma única linha de tempo.

Sim, os elfos fizeram muita merda desde o despertar em Cuiviénen e continuaram ao longo da saga, mas aí traçar paralelos com o que tava acontecendo durante as Duas Guerras, não dá. Se for por essa lógica, todas as produções literárias e visuais de baixa qualidade foram afetadas pela eleição do Homem Laranja e da Guerra da Rússia.

E estamos falando de um texto que foi trabalhado por mais de cinquenta anos, concluído nos anos 50. Nenhuma obra literária é um retrato fiel da época em qu3 foi feito. Quantos escritores evitam retornar as suas primeiras obras pra não sentir vergonha alheia? Alguns até renegam, mas não muda em nada o alcance que teve ou ainda tem.
Quando se escreve uma ficção, a pessoa já sabe o que vai ou não ser descartado.

“ Ah, mas aquela passagem é ista!!! ” Sim, e dai? Na época em que foi escrita nem esse rótulo existia e era normal. A não ser que tu entre na cabine do Doctor Who e vá pessoalmente xingar o autor, é puro anacronismo ficar tecendo críticas e comentários dos trabalhos de alguém que nem vivo está.

Tem um monte de fanfic aqui na Valinor e a não ser que próprio autor venha e diga que é uma crítica social, segue a regra de que feito como entretenimento.
 
Ele não considerou a explicação do próprio professor a respeito de alegorias. Aliás, vejamos o que ele escreveu para Herbert Schiro na carta 203 sobre o tema: "Perguntar se os Orcs são comunistas para mim é tão sensato quanto perguntar se os comunistas são Orcs." Pior, foi rotulando tudo como uma máquina repetitiva e incansável. Lembrei até do Chaplin em Tempos Modernos; sendo porca ou botão de terno, não escapa do crivo dele.

Não sei se há rusga entre os escritores de ficção e os de fantasia, mas ficou claro que para o Sr. David Brin, há. Maluquice dele, lógico.

Pra ele, a burguesia empreendedora e a nova elite intelectual da ciência são arrogantes. Sem contar a insolência da maquinaria. Botou o professor e alguns outros filósofos no mesmo balaio e os lacrou como adestrados. Os elogios que ele fez foram apenas engodo.

Entendo que ele queira dar algum mérito pra Sauron. Porém, mais uma vez, desconhece ou ignora o real propósito da personagem nas obras. Sauron deve ser visto como deveras terrível que desejava poder/dominação (poder nesse contexto é uma palavra agourenta).

Alguns títulos de Sauron (invencionices minhas):

O Necromante que lança a sombra, dominador de hordas de homens, o Deus de seus escravos, astuto em explorar fraquezas, o que desperta o ódio, senhor do mundo, o Deus do templo da escuridão, o "fazedor" de complôs, a ruína dos númenóreanos, tenente de Morgoth, etc.

Obviamente, O Senhor dos Anéis.

Gostei do ensaio, bem como tantos outros links incríveis que o @Ilmarinen compartilha com a gente.

:clap:
 

1° video, a menina corajosa e inteligente que vê sua vila sendo morta pelos gondorianos e ouve o chamado do "mestre Sauron" para se vingar, manipulando os Orcs para fazer o que ela quer. Ela rasga a bandeira de Gondor e pisa em cima.

2° vídeo, o menino gondoriano desajeitado e estúpido fazendo trapalhadas e sendo incompetente.

Soa familiar? Uma amostra do que nos aguarda. Tudo por acaso, é claro. :stop:
 
Até porque Pharazôn=Bezos. Nada de estranho aqui. Circulando, circulando.
Ficou com pinta de Tony Ramos da novela das 8:


Depois da boa escolha de Denethor para regente de Gondor em SdA eu esperava alguém com fisionomia mais angulosa e um cara com jeito meio quadrado e com jeito de teimoso... vamos ver as atuações como ficarão...
 

Halbrand oprimido pelos Elfos, ihu! Que mais Amazon?!

fogos-de-artif%C3%ADcio.gif
E pensar que mesmo os elfos verdes que não gostavam dos homens deviam no máximo afugentar os animais das fazendas, pregar peças ou esconder as ferramentas dos fazendeiros que invadiam as terras deles vindo do leste foram regredidos a um estado de senhores caprichosos que oprimem os homens.

A bem da verdade era mais provável que os homens buscassem primeiro a encrenca entrando nas áreas de vilas élficas a julgar pelo que se conta das lendas do passado do sangue élfico misturado em Gondor e dos tempos de Nimrodel. Se quem estiver acusando os elfos de opressores não tiver a cara de um "Bill Samambaia" desconfie dos produtores. Porque os homens, excetuando a maioria dos das 3 casas (tinham as ovelhas negras), eram bem problemáticos por conta própria, pra dizer o mínimo.
 
E pensar que mesmo os elfos verdes que não gostavam dos homens deviam no máximo afugentar os animais das fazendas, pregar peças ou esconder as ferramentas dos fazendeiros que invadiam as terras deles vindo do leste foram regredidos a um estado de senhores caprichosos que oprimem os homens.

A bem da verdade era mais provável que os homens buscassem primeiro a encrenca entrando nas áreas de vilas élficas a julgar pelo que se conta das lendas do passado do sangue élfico misturado em Gondor e dos tempos de Nimrodel. Se quem estiver acusando os elfos de opressores não tiver a cara de um "Bill Samambaia" desconfie dos produtores. Porque os homens, excetuando a maioria dos das 3 casas (tinham as ovelhas negras), eram bem problemáticos por conta própria, pra dizer o mínimo.
Começa com a equipe falando de tem amor pelos Orcs, daí começa a aparecer esse tipo de coisa. Mais fácil do que a gente ver Bills na série, é ver alguns na produção. Sendo um Bill o melhor dos cenários. Pode vir coisa pior.
 

"É uma história humana. Queremos que você se afaste do mundo maior e apenas imagine sua casa, imagine sua família, imagine seu trabalho, imagine sua fantasia de cosplay, as coisas que mais importam para você. E então, de repente, imagine tudo o que está prestes a ser retirado. Está tudo ameaçado.”
Quem vai roubar o cosplay de quem? Do que esses caras tão falando?
Imagine a cena: sua casa pegando fogo, você tendo que tirar sua família, as coisas do trabalho e claro, o cosplay, porque para os caras é isso que o pessoal da platéia mais se importa. Lembrando que toda a palavra dita no final da sentença é escolhida para estar em ênfase. Os caras zombam do público de uma forma tão fluida que nem faz cócegas.

Estou tentando enteder o motivo de tanto comentário sobre cosplay vindo da equipe e do OneRing.net. Não entendi o jogo ainda.

35e89a57db096213672ac28607a134c4.gif
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo