• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Spoilers, leaks e especulações

Que interessante ter público que ainda consegue degustar. Mas essa é a lógica de uma forma de mercado desonesto: você faz o equilíbrio perfeito entre vender algo rapidamente (ganhar $) e vender algo de baixa qualidade (poupar $). Quanto maior a necessidade de consumo de séries, mais rápido sairão programas de baixa qualidade e mais veloz o público consumirá produto de baixa qualidade, por impulso, ciclicamente. Melhor pouco e bom, que muito e intragável.
A morte da relação arte = criação, transformou as produções em nadas sem forma.
Sandman tem um público muito seleto. Por 30 anos sobreviveu apenas nos quadrinhos.
 
Essa desconstrução vai ser inevitável e até afeta o pessoal da antiga como eu. Esses dias eu passei por algumas artes inspiradas em Tolkien que tenho aqui e em uma delas havia uma moça, loira, com madeixas esvoaçantes em uma armadura reluzente. Na hora, o que veio a minha mente? Éowyn! Mas no segundo seguinte já me veio a ideia que a maioria, a partir desse seriado, vendo aquela imagem dirá... Galadriel!

Pois é...
Exatamente. A deturpação é pior que a destruição, porque fere aos poucos, lentamente...
 
Realmente essa (falta de) expressão do Gil-Galad ficou bem tosca. Ficou parecido com Celeborn da trilogia falando.
Para mim deu a impressão de que é meio que intencional... esse jeito dele estar falando "a partir de dentro", como se o "olho da mente" estivesse focado numa visão interior, passa a impressão de que o Gil Galad podia ser desses elfos com poderes proféticos muito desenvolvidos, similares aos dos humanos que fizeram a profecia da Dagor Dagorath e/ou Andreth relatando os eventos do Conto de Adanel.
 
Última edição:
Só eu acho simbolicamente significativo que a série seja lançada no aniversário de FALECIMENTO do Tolkien?
Coincidências não existem. Tudo planejado.
Uns chamam de homenagem. Que nunca queiram me "homenagear" assim quando eu morrer. A hora do lançamento no reino unido também será nas primeiras horas do dia 2. Tolkien morreu nesse horário também. Símbolos, Mikuko.
 
Uns chamam de homenagem. Que nunca queiram me "homenagear" assim quando eu morrer. A hora do lançamento no reino unido também será nas primeiras horas do dia 2. Tolkien morreu nesse horário também. Símbolos, Mikuko.
Sim. Exatamente. Eu achei estranho desde que anunciaram... Porque não no aniversário do Bilbo e do Frodo que é em setembro também? Eu acho mórbido.
 
Sério que vocês acham mórbida a escolha?
A coisa mais comum do mundo é fazer eventos sobre artistas no aniversário de sua morte, mas também de seu nascimento. Em que mundo vocês vivem, para que agora a série da Amazon seja vista com especial desconfiança quanto a isso, como se fosse uma forma sutil e especialmente má de escarnecer a memória do Tolkien? Até que ponto vai o ódio cego de vocês? :lol:
 
Sim. Exatamente. Eu achei estranho desde que anunciaram... Porque não no aniversário do Bilbo e do Frodo que é em setembro também? Eu acho mórbido.
Sim, completamente. Mas o mais notável disso é que eles mesmos nunca disseram ser uma homenagem. Então, fica aberta interpretação do dia e hora desse lançamento. Vendo o todo, isso vira, como você mencionou, um símbolo muito significativo.
 
Sério que vocês acham mórbida a escolha?
A coisa mais comum do mundo é fazer eventos sobre artistas no aniversário de sua morte, mas também de seu nascimento. Em que mundo vocês vivem, para que agora a série da Amazon seja vista com especial desconfiança quanto a isso, como se fosse uma forma sutil e especialmente má de escarnecer a memória do Tolkien? Até que ponto vai o ódio cego de vocês? :lol:
Tava muito bom pra ser verdade a gente conversando na paz no outro tópico né Bela? Tem que começar a apontaçāo de dedo na cara.
 
Sério que vocês acham mórbida a escolha?
A coisa mais comum do mundo é fazer eventos sobre artistas no aniversário de sua morte, mas também de seu nascimento. Em que mundo vocês vivem, para que agora a série da Amazon seja vista com especial desconfiança quanto a isso, como se fosse uma forma sutil e especialmente má de escarnecer a memória do Tolkien? Até que ponto vai o ódio cego de vocês? :lol:
Que coisas, por exemplo? Ir no Túmulo do Tolkien e prestar homenagens a ele? Levar flores? É isso que se faz... Se HONRA os mortos no dia da sua morte. Você acha que essa série HONRA Tolkien? 🤣 🤣 🤣

O velhinho estaria tendo um treco!
 
Ué. Peguei leve. Só acusei vocês de viverem num mundo paralelo e estarem analisando tudo por ódio cego. Eu estou em paz. 😇
No tópico da trilha da série você fez sua crítica, que eu particularmente concordo, e nem por isso ninguém tem o direito de dizer que você é odiador por isso. Opinião a gente não dá réplica, por isso quando se chega na conversa com alguém no ponto do "eu gostei, eu não gostei" eu não prolongo, porque opinião é opinião e ninguém tem que mudar pelo outro.

Mas é isso. Você está conversando tranquilo e do nada toma uma bordoada na cara, grátis. Aí reclamam quando eu deixo no vácuo. Como não vou deixar? Quando der pra conversar com tranquilidade sem dedo na cara a gente troca ideia.
 
E o Brasil que ficou de fora das exibições no cinema?
Brasil tinha que ser o primeiro, Top One Brasil. Vai ter na Argentina e aqui não. De todos os países pelo que eu vi aqui é onde tem mais apoiador. Não teve nem premiere. Passaram no México nem pra vir aqui. Só ganhou um "amo vocês Brasilll, bejo, Brasil, olá Brasil". Acho que eles pensam que somos macacos pra imitarem e tirarem umas palmas :rofl:

 
Última edição:
Que coisas, por exemplo? Ir no Túmulo do Tolkien e prestar homenagens a ele? Levar flores? É isso que se faz...
Se HONRA os mortos no dia da sua morte.
Por exemplo, uma série de eventos para comemorar aniversário de morte para Cervantes, sem que ninguém se escandalize ou fale que há morbidez nisso; só as alminhas puras que desconhecem a cultura que elas mesmas fingem defender:

Você acha que essa série HONRA Tolkien? 🤣 🤣 🤣
Eu não disse isso. Você é um bobalhão tentando pôr palavras idiotas na minha boca para "refutá-las" mais facilmente. Não acho que honre nem desonre; mas certamente a equipe envolvida na série não tem a má-fé de estar querendo profanar sua memória de livre e espontânea vontade. E não posso afirmar que honre nem desonre porque, em primeiro lugar, ninguém a viu ainda para saber se presta; e em segundo lugar, porque é irrelevante saber disso, já que o que está sendo discutido — ao menos você está martelando nisso — é se é apropriado ou não fazer eventos que coincidam com a morte do autor. E sim, é apropriado e é a prática corrente no mundo todo para lembrar artistas.

O velhinho estaria tendo um treco!
Isso você não sabe nem tem como saber; logo, não serve de argumento para nada. É apenas a sua ilusão de que você seja capaz de falar pelo Tolkien, como um procurador firmado em cartório e com poderes mediúnicos. Você não é nada. E, como o que se afirma gratuitamente gratuitamente se nega, tal como um sábio antigo nos ensinou, eu digo que o velhinho não estaria tendo um treco, coisa nenhuma. Empate.
 
Por exemplo, uma série de eventos para comemorar aniversário de morte para Cervantes, sem que ninguém se escandalize ou fale que há morbidez nisso; só as alminhas puras que desconhecem a cultura que elas mesmas fingem defender:


Eu não disse isso. Você é um bobalhão tentando pôr palavras idiotas na minha boca para "refutá-las" mais facilmente. Não acho que honre nem desonre; mas certamente a equipe envolvida na série não tem a má-fé de estar querendo profanar sua memória de livre e espontânea vontade. E não posso afirmar que honre nem desonre porque, em primeiro lugar, ninguém a viu ainda para saber se presta; e em segundo lugar, porque é irrelevante saber disso, já que o que está sendo discutido — ao menos você está martelando nisso — é se é apropriado ou não fazer eventos que coincidam com a morte do autor. E sim, é apropriado e é a prática corrente no mundo todo para lembrar artistas.


Isso você não sabe nem tem como saber; logo, não serve de argumento para nada. É apenas a sua ilusão de que você seja capaz de falar pelo Tolkien, como um procurador firmado em cartório e com poderes mediúnicos. Você não é nada. E, como o que se afirma gratuitamente gratuitamente se nega, tal como um sábio antigo nos ensinou, eu digo que o velhinho não estaria tendo um treco, coisa nenhuma. Empate.
Continuo achando mórbido. Necessidades capitalistas. Fazem essas coisas para movimentar a economia. Etcha... Você consegue escrever UMA LINHA sem desejar diminuir alguém? Tanta agressividade talvez indique que é hora de mudar de terapeuta. Nem vou falar do hábito de se meter na conversa dos outros para ofendê-los. Seu terapeuta sabe? Seria bom contar a ele para trabalhar essa compulsão
 
Última edição:
Você nem leu a droga da matéria e não fez o dever de casa de pesquisar outros eventos similares. A matéria fala em 1) entrega de premiação pelas mãos do rei espanhol e 2) inauguração de estátua. Não tem nada de "capitalista" nisso. Pra quem enche a boca pra falar de "simbolismo", você falha rápido em perceber o valor simbólico de manter o patrimônio cultural de um povo em evidência e do soft power que isso traz. E é comum que o Estado e entidades sem fins lucrativos, como universidades e bibliotecas, especialmente, se envolvam nesse tipo de comemoração também. Você deve estar confundido cerimônias com promoções oportunistas na Amazon. Fala abobrinhas sem pensar e depois não quer que lhe atirem na cara umas verdades e fica todo choroso. Vem com risadinha de deboche pra cima dos outros e, quando confrontado, se esquiva. Vou deixá-los a sós na sua conversa pública, por enquanto. Mais um que não me agrega nada. Passar bem.
 
Não chego aos pés dos colegas de 20 anos atrás... Só que, naquela época, tudo que a gente tinha para ficarmos indignados era elfos em Helm, a psique do Aragorn, o humor do Gimli, veja que louco, né? Só com personagens de TOLKIEN! Agora a gente passa o dia discutindo, levando ofensas e deboches por personagens que nem SEQUER sabemos QUEM os criaram ... Incrível o que o capital faz, né?

Agora os assuntos da revista Caras são... Quem é o MM? Nossa, o Theo vai ser um Nagzul? Quem é o Halbrand? E o Arondir, Vai atirar flechas mais rápido que o Legolas? Oh! Será que vai casar com uma humana TAMBÉM inventada? E o Adar? Quem é Adar?

Tudo inventando por roteiristas de Hollywood... Usando o nome de Tolkien para fazer grupos de fãs venderem obra deles como sendo... Ora pois, Tolkien. Tipo, vender Guaraná cimo sendo vinho francês.
Não tem nada de estranho nisso, na idéia de que os fãs são menos puristas com o material da Segunda Era do que o são com o Hobbit e o SdA.

Hobbit e SdA eram romances com relações de causa e efeito, diálogos e elencos secundários perfeitamente definidos, ou pelo menos o suficiente pra gerarem um filme de duas horas, duas horas e meia cada um e daí pra mais. Em contraste, a trama dos eventos, mesmo do final da Segunda Era e sem levar em conta a compressão da timeline, são sketches, como pontos de parada num mapa nos livros do próprio Tolkien. Vc tem meia dúzia de elfos e meia dúzia de humanos mencionados por nome, sem diálogos ou passagens descritivas e só um sumário do que eles fizeram, exatamente como "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", o capítulo do Silmarillion, reconta os eventos do final da Terceira Era em apenas 3 páginas e meia.

Alguém não tem como transformar isso numa história com drama e interação sem criar uma porrada de personagens secundários, plots e situações originais encadeando os eventos uns com os outros e transformando uma estrutura narrativa numa "história" ou "estória". E dentro desse contexto, todo mundo que conhece o "cânon" do Tolkien mesmo sabe que existem uma tonelada de pontos em que os "caminhos" e elementos de caracterização de personagens e world building deixados pelo autor se tornam tão entremeados com concepções variantes nos esquemas do JRRT que é possível fazer zilhões de "leituras" diferentes do que ou COMO certas coisas poderiam ou deveriam acontecer.

Idéias essas que não precisam bater 100% com o tipo de expectativa com o que o se esperaria dos tais elementos como passaram a estar 3 a 5 mil anos depois. A maior parte da galera que desce o pau na série da Amazon fica querendo que tudo que existe na segunda era, desde Galadriel até cada um dos diversos povos élficos se comporte exatamente como os mesmos vivendo numa situação específica completamente diferente 3000 anos depois. Ou 3000 anos antes.

Querem tudo como estava na época do Senhor dos Anéis e do Hobbit ou no final da Quenta Silmarillion ( que é em si mesma um "sketch" no final, compactando uma guerra que durou 48 anos do sol, a Guerra da Ira, em duas páginas e meia), sem levar em conta todo o "espaço" de manobra deixado no material do próprio autor. No fim das contas esse pessoal coloca a série da Amazon pra competir não com o cânon do Tolkien no período retratado, que não existe no sentido estrito do termo, mas com o que se projeta pra cima da série pautando-se por uma comparação com os filmes do Peter Jackson adaptando obras de um contexto e natureza muito diferentes.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo