1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre os Portões da noite e do amanhecer

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Victroo, 12 Jul 2007.

  1. Victroo

    Victroo Ranger

    Queria saber se após a queda de Númenor e depois q Valinor e Eressea foram retiradas do mundo os portões ainda continuaram a existir , pois o mundo c tornou redondo e nauw achu q faria sentido os portões continuarem a existir, mas nunk c sabe ...
     
  2. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Creio que tenham permanecido, mas de certa forma, como que em uma "dimensão" paralela, inacessível agora a aqueles que habitavam a parte material de Arda.

    Abraços.
     
  3. Laurelin

    Laurelin Voltei a ser um

    Arda era plana e os portões ficavam nas estremidades?
     
  4. César

    César Usuário

    A Porta da Noite ficava na extremidade oeste de Imbar, e essa parte ficou intacta - mas separada de Imbar. É razoável, eu acho, pensar que ela ainda existe alí.

    Quando a Porta do Amanhecer, imagino que tenha perecido no arredondamento.
     
  5. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    Nunca imaginei q estas "Portas" fossem verdadeiras, mas sim uma força de expressão ou um próprio desconhecimento da Terra-Média pelos elfos... sempre imaginei a Terra-Média esferica, e que estes portões fossem apenas modo de dizer.

    igual ao caso da Vingilot (o navio que matou Acalagon).
     
  6. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Mas, contudo, o caso de Arda ser esférica me parece obscuro.
    Concordo com a questão de que, analogamente pensando, seria uma forma de interpretarem o passado, porém, muitas passagens nos trazem a questão de Arda ter sofrido grandes mudanças, e de muitas terras "saírem" dos planos de Arda, portanto, parece-me mais que metafórico.

    Abraços.
     
  7. Laurelin

    Laurelin Voltei a ser um

    Não entendi direito.

    Arda era plana e os portões ficavam nas estremidades; depois ela foi 'arrendondando' conforme o mundo foi se modificando e esses portões pereceram?
     
  8. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    isto segundo o que alguns aqui disseram... mas acho isto impossível!! arda sempre foi esferica (cmo qualquer planeta), mas os feitos e contos narrados na TM foi escrito em um passado (para nós, tlvez na TM ñ tenha passado tanto tempo assim...:mrgreen: ) medieval, nestas circuntâncias os elfos (e todas as outras especies inteligentes) ñ teriam como descrever um mundo esferico.
     
  9. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Na verdade, eu entendo que pareça estranho, como disse kytarkiton, porém, de acordo com o que Tolkien colocou, e mesmo com interpretações que possam ser feitas, a idéia de Arda ser plana, e dos Portões da Noite terem sido "lacrados" após a prisão de Melkor, parecem-me mais que metafóricos.

    Abraços. =]
     
  10. César

    César Usuário

    Parece que as Portas são realmente reais, pelo menos a Porta da Noite, que foi aberta pelos Valar:

    "Ao redor de todo o Mundo estão as Ilurambar, ou as Muralhas do Mundo. Elas são como gelo, vidro e aço, estando acima de toda a imaginação dos Filhos da Terra, frias, transparentes e duras. Elas não podem ser vistas, nem podem ser transpostas, exceto pela Porta da Noite."
    The Shapping of Middle-earth (HoMe IV), Ambarkanta

    Ancalagon não foi morto por uma flechada do Eärendil (que estava em Vingilot)? =]
     
  11. Estranho

    Estranho Dancer

    Também creio que a esferificação de Arda foi mais que metafórica.

    Quanto aos Portões, devem ter continuado a existir, da mesma maneira que Valinor continuou a existir após sua retirada dos circulos do mundo...
     
  12. Victroo

    Victroo Ranger

    Eu acredito q Arda ser plana era mais do que metafórico , pois tem passagens do silmarillion que afirmam q ela era realmente plana , mesmo no livro "O Atlas da Terra-média" Arda é apresentada como plana.
    Tanto que, na parate que relata a queda de Númenor , no finzinho qdu todu mundo c fode eu lembro de ser relatado que o mundo fikou então esférico , logo , presume-se que antes era plano.
    Mesmo quando é relatado o surgimento do sol e da lua há indicios que Arda era plana, pois é dito nessa parte que o sol e a lua deveriam passar por de baixo do mundo.
    Quanto aos portões acho que concordo que um deles tenha sido lacrado e o outro acabou destruido.
    Vlw
     
  13. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Isso tudo, foi uma forma de Tolkien elaborar as mudanças geológicas do Mundo em sua mitologia.

    Abraços.
     
  14. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Bem, eu sempre acreditei que a colocaçao de Arda como plana fosse mais que metaforica, embora por alguns momentos tenha sofrido de duvidas quanto a isso...Agora, se me lembro bem, eu li em algum lugar que juntamente com Valinor, as portas do "fim do mundo" tambem foram retiradas do circulo do mundo, ja que nao tinham muito mais utilidade, por Arda ser redonda agora...As portas ficavam junto aos "muros" do mundo, sendo elas a unica saida de Arda para os circulos de fora...com Arda redonda, nao teria muito sentido elas continuarem nos circulos do mundo...agora elas devem ser de uso exclusivo dos Valar, creio eu...

    Espero ter sido de ajuda^^

    Abraços
     
  15. melian.arwen

    melian.arwen Larissa

    Então Arda era Plana? Eu nem consiguo imaginar uma coisa assim, eu smepre achei que Arda fosse esferica e os portões como algo que levasse a um tipo de universo paralelo.... mas Arda Plan, eu vou precisar de um desenho pra entender
     
  16. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Pois é...Arda só deixou de ser plana quando da queda de Numenor, que tambem acarretou a retirada de Valinor dos circulos mundanos e tornando-a acessivel somente aos elfos...^^

    Desenho mesmo, só no Atlas da Terra-Media...la tem, da uma olhada
     
  17. Laurelin

    Laurelin Voltei a ser um


    Isso eu ainda não li, mas vou conferir.

    Mas e se Tolkien colocou dessa maneira por que era assim que ele queria. Como na nossa história, Colombo achava que a Terra era plana; pode -se dizer que eles(povo de arda)achavam a mesma coisa, só que estavam certos.

    Eu também achava que era tipo um mundo paralelo...achei que era um plano mais elevado que só quem possuísse poder maior poderia atravessar.
     
  18. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    mas como uma ilha destruída pode mudar a forma de um mundo??? isto já não é exagerado demais?
     
  19. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Pois é essa uma forma simbólica de representar uma mudança muito importante nas concepções do Mundo.
    Com a Queda de Númenor teríamos um novo momento da história de Arda.

    Quanto a colocação de minha amiga Estrela, de fato, é uma analogia possível, porém, parece-me que essa questão é mais que metafórica, e Tolkien parece ter englobado esse tema de forma concreta em seu mito.

    Abraços.
     
  20. Vainkan

    Vainkan Não sou um

    Acho que tudo o que Tolkien coloca como relato Élfico pode ser interpretado como real, eles aprenderam muito com os Ainur, e esses deviam saber mesmo bastante.

    Acredito na Arda Plana, mas acredito que depois do arredondamento os portões foram destruídos, claro que eles poderiam ficar em outra dimensão ou sei lá o que, mas qual seria a sua função?
     

Compartilhar