• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre os Portões da noite e do amanhecer

Acredito na Arda Plana, mas acredito que depois do arredondamento os portões foram destruídos, claro que eles poderiam ficar em outra dimensão ou sei lá o que
Não é uma questão de acreditar ou não: Arda era plana. =]
Além de Tolkien dizer isso explissitamente em algumas Cartas e no Akallabêth, os diagramas I e II do The Shaping of Middle-earth mostram isso.

mas qual seria a sua função?
Os Valar abriram a Porta da Noite para expulsar o espírito de Morgoth para o Vazio.
 
Então Arda era plana e tornou-se esférica quando da queda de Númenor, ou sempre continuou plana? Eu imaginava Arda plana até a Guerra da Ira, e que Arda já esférica diminuía em tamanho após a queda de Númenor. Não sei de onde to tirando essas suposições, mas acredito que li e interpretei mal. To vendo que eu tava completamente enganado!
 
É uma questão muito interssante esta posta pelo meu nolyon, vejamos, até aqui não se sabe nessa discurssaõ o que fez arda mudar a forma, assim como muitos aqui eu queria descobrir isto e por que mudar arda de forma a ela ficar esférica?, apenas para destruir os portoes da noite e do amanhecer? ou essa mudança de forma ocorreu depois da derrota definitiva de melkor de modo a destruir esse portões para não haver possibilidade de volta de morgoth?, se bem que existe uma profecia afirmando que ele voltaria para o digamos " Apocalipse de arda", daí complica tudo...
 
Então Arda era plana e tornou-se esférica quando da queda de Númenor, ou sempre continuou plana? Eu imaginava Arda plana até a Guerra da Ira, e que Arda já esférica diminuía em tamanho após a queda de Númenor. Não sei de onde to tirando essas suposições, mas acredito que li e interpretei mal. To vendo que eu tava completamente enganado!
Arda era plana, e Valinor ficava nos círculos do mundo. Temos que lembrar que Númenor caiu porque os homens "se revoltaram" com a vida - na verdade, com a morte - que tinham e provocaram a ira dos Valar. Nisso, Númenor caiu, sumiu, foi para o vazio, o que fez com que um grande abismo fosse aberto, separando Valinor e o Mundo e tornando este redondo. Foi na queda de Númenor que Sauron perdeu seu corpo físico também, porque caiu no mesmo vazio da ilha, mas como era um Ainu não podia morrer.
A Queda de Númenor encerra a Segunda Era de Arda.
 
Arda era plana, e Valinor ficava nos círculos do mundo. Temos que lembrar que Númenor caiu porque os homens "se revoltaram" com a vida - na verdade, com a morte - que tinham e provocaram a ira dos Valar. Nisso, Númenor caiu, sumiu, foi para o vazio, o que fez com que um grande abismo fosse aberto, separando Valinor e o Mundo e tornando este redondo. Foi na queda de Númenor que Sauron perdeu seu corpo físico também, porque caiu no mesmo vazio da ilha, mas como era um Ainu não podia morrer.
A Queda de Númenor encerra a Segunda Era de Arda.

Essa parte ainda está confusa p/ mim...
Como esse abismo poderia ter tornado o mundo redondo?Eu já entendi a parte de onde foi parar Valinor, mas não consegui visualizar o arredondamento da terra!8-O
 
Essa parte ainda está confusa p/ mim...
Como esse abismo poderia ter tornado o mundo redondo?Eu já entendi a parte de onde foi parar Valinor, mas não consegui visualizar o arredondamento da terra!8-O
Bom, eu nunca tentei entender pelo lado físico da coisa. Falou que ficou redondo, ficou redondo e pronto. Eu nunca ví uma descrição detalhada do que aconteceu fisicamente com Arda na queda de Númenor, mas pode ser que nos HoME tenha. Alguém?
 
Uhahahahahaha, vlws a tentativa larissa mas isso agente já leu no silma, o foco da questão é essa que vc nem eu nem niguém ainda relatou, fazendo das minhas as suas palavras alguém? arácano, lobo, glorpez...
 
É simples, e creio que não tenham lido então todo O Silmarillion. =]
Dentro da concepção mitológica ali apresentada, Arda é plana, e os Portões são suas Extremidades.
Após a Guerra da Ira, Arda sofre uma mutação geológica (física), na qual Continentes desaparecem, e novos locais surgem. Como a Terra da Dádiva (descrito de forma, então, metafórica).

Após a Ira de Ilúvatar no momento da Queda de Númenor, da Terra da Dádiva, mais uma vez Arda muda sua configuração, e através da Ira Daquele que está acima de todos os Tronos, Númenor afunda, Aman é retirada do Plano no qual os demais continentes encontravam-se através de uma mudança brutal, o mundo torna-se não mais plano, mas "redondo", e os Portões são "fechados", perdem seu uso, e o Reino dos Homens tem seu prelúdio.

Os Regentes de Arda, os Poderes, não mais intervém de forma direta, e cabe agora aos Primogênitos e aos Segundos continuar a obra de Eru.

Gostaria de ressaltar que isso não é minha opinião, está presente em O Silmarillion, basta dar uma olhada, fazer uma leitura analítica da obra.

Abraços.
 
Por isso que eu sempre procuro os post do Arcáno!
Eu realmente estava procurando algo físico que tivesse levado Númenor e "arredondado" o mundo...:roll:
 
Ta aí eheheeh, nada melhor que uma pessoa que leu o silma mais de 5 vezse heheheheh vlws pela informação arácano!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo