• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre A luz dos elfos

Ainda acho q essa luz é mais uma coisa "poética". A luz pode significar (como eu sempre digo) esperança, altivez, beleza, etc... e os elfos esbajam dessas três coisas (principalmente o Glorfindel).
 
Bom, tem 3 páginas sobre isso e eu vou almoçar, então só li algumas respostas, de forma q me desculpem se o q eu disser já tiver sido falado por outra pessoa... Pra mim, todos os elfos emitiam essa luz (exceto os sindar, mas isso é especulação minha, pq eles nunca foram pra Aman). Digo q eles emanavam essa luz pq qdo Frodo e Sam encontraram Gil-Galad (e Frodo ainda não tinha sido ferido), eles viram a luz dos elfos... isso rpa mim é suficiente :mrgreen:
 
Alatáriel disse:
Bom, tem 3 páginas sobre isso e eu vou almoçar, então só li algumas respostas, de forma q me desculpem se o q eu disser já tiver sido falado por outra pessoa... Pra mim, todos os elfos emitiam essa luz (exceto os sindar, mas isso é especulação minha, pq eles nunca foram pra Aman). Digo q eles emanavam essa luz pq qdo Frodo e Sam encontraram Gil-Galad (e Frodo ainda não tinha sido ferido), eles viram a luz dos elfos... isso rpa mim é suficiente :mrgreen:

Concodo com voce, mas acho vc quis dizer que eles encontraram Gildor :)
 
Olha eu nau sei oq é. E o q nau é. Mas, eu prefiro acreditar q todas as luzes escritas nos livros estavam lá realmente. Afinal de contas, essa pesia q lemos em outras obras, são reais nas obras de tolkien. Acho q essa luz sobre os elfos, realmente mostra essa pureza q os elfos tem (pureza pra mim nau tem haver de onde ele vem ou passou, e sim de quem e como essa pessoa encara a vida) esse aproximamento com o mundo invisível, mas q nau se limita a um contexto literário. Como foi dito antes, qundo os elfos partem da terra média para valinor, nada mais é do q a ascenção ao paraíso, mas se limita a uma interpretação??? Acho q nau. Acredito q isso é assim mesmo. Assim como as luzes.

Concluíndo, acho q as luzes reprezentam, pureza, nobreza, bondade, espiritualidade... independente de estar emanando de um elfo, homem ou Hobbit.
 
**EvenStar** disse:
Concodo com voce, mas acho vc quis dizer que eles encontraram Gildor :)

Nossa, q furão o meu!!! Podes crer! Foi o Gildor mesmo :oops: Credo, q feio isso q eu escrevi hehehehehe Nem vou tentar me justificar, foi ato falho mesmo. valeu pela correção :wink:
 
Saudações! Sou novato e não tenho tempo de reler todas as mensagens do tópico, por isso peço desculpas caso a opinião que vou emitir já tenha sido expressa:

"Os dois mundos (...) o Visível e o Invisível" de que Gandalf fala a Frodo são separados mas justapostos, e é possível transitar entre eles. Frodo enxerga Glorfindel como uma luz ao pôr os pés no lado do Invisível.

Só que, justamente pelo fato dos mundos Visível e Invisível serem as 2 faces de uma mesma moeda, mesmo quem tem raízes bem fincadas no Visível, como é costumeiro entre os hobbits, pode perceber uma irradiação luminosa nos elfos, especialmente nos olhos, já que são as "janelas da alma".

A definição é feita por Gandalf de modo que Frodo entendesse, ou seja, didaticamente. Ambos os mundos são visíveis, para quem puder vê-los.
 
Também acho q excetuando-se Glorfindel quase sempre esse termo foi usado de maneira poetica, algumas vezes porém isso poderia estar ligado ao uso de uma armadura brilhante como no caso de Fingolfin no trecho abaixo.

"E seu enorme escudo, negro sem brasão, lançava uma sombra como uma nuvem de tempestade. Fingolfin, entretando, cintilava dentro da sombra como uma estrela; pois sua malha era recoberta de prata, e seu escudo azul era engastado com cristais." O Silmarillion, Capitulo XVIII: Da ruína de Beleriand e da queda de Fingolfin, Pág. 192
 
Estou do lado dos que acham que a luz realmente estava lá. É algo poético, mas não um recurso poético de Tolkien no sentido que vocês estão usando, ou seja, uma metáfora. Glorfindel não é uma exceção à regra, mas um exemplo da regra.
 
naum se pode esquecer q os elfos na maioria viram as luzes de telperion e laurelin... quero dizer... eh como se elas se refletissem em seus rostos eu acho... :wink:
 
Hmm..prefiro acreditar que os elfos eram tão belos que obtinha-se a impressão de uma luz emanante de seus cabelos e olhos...melhor que elfos como pontos luminosos.. :?
 
a luz deve ser a áurea, que nos elfos se mantem mais visivel graças aos seus espiritos elevados....


nossa, pareço pastor!!! :lol:
 
é isso mesmo, um pequeno erro de ortografia, perdão! :mrgreen:

é que tem uma menina do cursinho que se chama Aurea....
 
Exatamente, a luz dos elfos corresponde à aura.

Hmm..prefiro acreditar que os elfos eram tão belos que obtinha-se a impressão de uma luz emanante de seus cabelos e olhos...melhor que elfos como pontos luminosos..

Isso também é verdade; tanto é verdade que eles eram belos seres de carne e osso quanto que emanavam uma luz intensa, mas essa nem todos podiam ver. As duas idéias estão certas em níveis diferentes.
 
Parisio disse:
Exatamente, a luz dos elfos corresponde à aura.

Hmm..prefiro acreditar que os elfos eram tão belos que obtinha-se a impressão de uma luz emanante de seus cabelos e olhos...melhor que elfos como pontos luminosos..

Isso também é verdade; tanto é verdade que eles eram belos seres de carne e osso quanto que emanavam uma luz intensa, mas essa nem todos podiam ver. As duas idéias estão certas em níveis diferentes.
Exato, sua ligação com Arda, sua beleza, e suas virtudes tornavam os elfos tão belos, que davam a impressão de que emanavam luz...
Agora eu tenho algumas dificuldades em imaginar até um "aura" em torno de um elfo, acho que é mais uma sensação do que algo realmente visível.
 
prefiro pensar que os elfos eram perfeitos de físico, mas nao belos...
pq beleza vai de pessoa a pessoa
alguem que é bonito para uns pode nao ser pra outros.
 
Anakruss disse:
prefiro pensar que os elfos eram perfeitos de físico, mas nao belos...
pq beleza vai de pessoa a pessoa
alguem que é bonito para uns pode nao ser pra outros.
Mas eles tinha uma beleza própria, o próprio Tolkien fala isso!
Alguém pode achar o Felagund um bundão, mas ele era belo! (sem brincadeirinhas! :mrgreen:)
 
Agora eu tenho algumas dificuldades em imaginar até um "aura" em torno de um elfo, acho que é mais uma sensação do que algo realmente visível.

Às vezes a diferença entre uma coisa e outra é muito sutil, inclusive porque ver é uma sensação dos olhos. Se não me engano, Tolkien usa muitas vezes construções como "teve a sensação de ver", "teve a impressão de estar vendo". Não se trata de uma ambiguidade casual, são os casos em que nem mesmo os personagens sabem se vêem ou apenas têm a impressão.

A aura seria mais ou menos do mesmo tamanho que o corpo; só é percebida como algo "em torno dos elfos" porque para os que estão enraízados no Visível é mais facilmente perceptível como um halo, a não ser nos olhos. O restante de sua luz fica "escondido" por trás do corpo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo