• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre A luz dos elfos

Eu acabei de ler um uma parte aqui no as Duas Torres. Quando o Aragorn saca a espada diante dos Rohirrim, O Legolas tem a impressão de que ele fica mais "brilhante" e altivo. O que seria isso então?
 
Isso só faz reforçar minha tese de que na maioria das vezes essa "luz" é usada com sentido poético, para demonstrar que a pessoa estava altiva, imponente, nobre, ou algo assim, e não exclusivamente relacionada com os elfos.
 
Ar-Alkaiser disse:
Eu acabei de ler um uma parte aqui no as Duas Torres. Quando o Aragorn saca a espada diante dos Rohirrim, O Legolas tem a impressão de que ele fica mais "brilhante" e altivo. O que seria isso então?

Metáforas. Eles também têm a impressão de Aragorn cresce e Éomer encolhe, e que uma luz, como de uma jóia, brilha na testa de Aragorn.

Estilo de escrita, é isso. É óbvio que Aragorn não cresceu e começou a brilhar. É a demonstração, através de palavras, da realeza, da nobreza de Aragorn.


vinialoe6 disse:
Isso só faz reforçar minha tese de que na maioria das vezes essa "luz" é usada com sentido poético, para demonstrar que a pessoa estava altiva, imponente, nobre, ou algo assim, e não exclusivamente relacionada com os elfos.

Na maioria das vezes, sem dúvida nenhuma. Mas no caso em que Frodo, usando o Anel, vê Glorfindel brilhando, é realmente uma forma brilhante, uma luz que emanava do elfo quando visto dentro do Mundo Invisível, ou seja, aquele mundo para qual o usuário do Anel ia quando o usava.
 
Concordo que o caso de Glorfindel seja uma exceção, mas ainda não tenho nítido na minha mente qual o motivo do brilho. É por ele ser um elfo de Aman, ou por seu poder aparecer no Mundo Invisível.. Não sei..
 
Como ele é um elfo de Aman, ele coexiste nos dois mundos; no Mundo Invisível há imagens; exemplo: os nazgûl eram invisíveis no Mundo Visível, e no Mundo Invisível tinham imagens fantasmagóricas.

Aquela era a imagem, o reflexo de Glorfindel no Mundo Invisível.
 
E porque somente ele tinha essa imagem no mundo invisível?? O que o mundo invisível refletia?? O que interfere nisso, o fato d'ele ser um elfo de Aman??
 
Acho que no caso do Glorfindel tb se aplica a teoria do brilho "poético". No caso do Glorinfildel deve ser mais intenso.
 
vinialoe6 disse:
E porque somente ele tinha essa imagem no mundo invisível?? O que o mundo invisível refletia?? O que interfere nisso, o fato d'ele ser um elfo de Aman??

Ele foi o único elfo que Frodo viu pelo mundo invisível.

E sim, é justamente pelo fato dele ser um elfo de Aman; já disse várias vezes nesse tópico e estou dizendo de novo: os elfos de Aman "coexistem" nos dois mundos, o Visível e o Invisível, já que o próprio continente de Aman fica no mundo Invisível.
 
Mas se, teoricamente, todos os elfos irão algum dia para Aman, eles têm que existir no Mundo Invisível, certo?? Então se Frodo tivesse visto qualquer elfo naquele momento teria visto essa luz...
 
vinialoe6 disse:
Mas se, teoricamente, todos os elfos irão algum dia para Aman, eles têm que existir no Mundo Invisível, certo?? Então se Frodo tivesse visto qualquer elfo naquele momento teria visto essa luz...

Não não; os elfos de Aman existem nos dois mundos porque vieram dele; segundo o próprio Tolkien no Myths Transformed, após a queda de Númenor, quando Aman foi retirada dos Círculos do Mundo, ela foi retirada do Mundo Físico; ou seja, do Mundo Visível, e existia, portanto, no Mundo Invisível, no "mundo espiritual". Glorfindel existia nos dois mundos pois vivera em Valinor; inclusive, renasceu lá; e depois ele veio para a Terra-média.

Os elfos da Terra-média são naturais do Mundo Vísivel, do Mundo Físico; eles não existem no Mundo Invisível porque nunca estiveram nele; ao contrário dos elfos de Aman. A tomada da Rota Plana nada mais é que a passagem de um mundo para o outro; não deixa de ser um simbolismo de morte seguida pelo alcance do Paraíso.

Um elfo como o Legolas, por exemplo, seria visto como Aragorn, ou Gimli; ele existe só no Mundo Visível; só esteve no Mundo Visível. Não iria mostrar essa luz, portanto.
 
Um elfo que fosse natural da Terra-Média e nunca tivesse ido pra Aman. Se fosse para as Terras Imortais "adquiriria" essa luz? :think:
 
Interesante essa pergunta...nunca havia pensado nisso... :?
Tomarei como exemplo este parágrafo a qual se refero ao elfo Glorfindel, e me surgiu uma dúvida a respeito desta tal luz que Frodo teve a impressão de ver...sobre essa luz, são todos os eslfos que a tem? São todos os elfos que podem demontrar esta luz ou foi só uma impressão do Frodo? E para que, no caso, serveria especificamente esta luz? São estas perguntas que eu gostaria que fossem discutidas neste tópico que eu criei!
 
MoonWitch disse:
Um elfo que fosse natural da Terra-Média e nunca tivesse ido pra Aman. Se fosse para as Terras Imortais "adquiriria" essa luz? :think:

Isso é difícil dizer...

De imediato, acho que não, mas com o tempo, por que não? Era provável que sim, já que eles viveriam num continente sagrado e que de fato se situava em outro mundo (o Invisível).
 
MoonWitch escreveu:
"Um elfo que fosse natural da Terra-Média e nunca tivesse ido pra Aman. Se fosse para as Terras Imortais "adquiriria" essa luz?"

A lógica indica que sim. Se ele for para Aman, passará a coexistir nos dois mundos, ou pelo menos no Mundo Invísivel. Senão, como será possível ele chegar a um lugar do Mundo Invisível sem ter sua forma nesse mundo?
Aproveitando o assunto: O Mundo Invisível reflete os fëar dos seres??
 
Mas e quanto aos Nazgûl, eles tb eram visíveis a Frodo no mundo invisível e eles nunca estiveram nas Terras-de-Lá. Estou esquecendo alguma coisa aqui?

E pensando melhor no assunto.... o mundo invisível ou espiritual não poder ser entendido como a terra de Aman. Essas terras não eram nada de espirituais, eram tão físicas e "sólidas" quanto a Terra-Média. Os elfos não viviam lá em forma espiritual com os deuses ou coisa do tipo, mas sim em suas formas físicas ou hröar. Até os deuses tinham que necessariamente assumir uma forma física não espiritual para interagir com aquele mundo e com os elfos. Aman pertence sim ao mundo físico, a questão é que ela simplesmente está em um plano dimensional diferente que a Terra-Média, mas ainda é feita da matéria do mundo de onde veio.

Então eu acho que a luz de Glorfindel não é porque ele veio da terra de Aman mas sim porque ele foi iluminado pelas Duas-Árvores, ou seja, Calaquendi.
 
Haha na verdade é porque são nomes usados por diferentes povos: pelos elfos, ou seu nome de origem, ou como era conhecido pelos homens, ou pelos anões, etc...
 
Swanhild disse:
Tá, mas quem que falava isso no Silma? O Silma é uma narrativa transmitida pelos elfos ou no mínimo influenciada por relatos e escritos originais deles.

Mas bem, de fato tenho que ser justa aqui. Tem trechos no SdA em que até mesmo Frodo mostra essa luz em volta de si. De cabeça consigo me lembrar de um trecho quando ele e Sam estão em Ithilien. É quando Sam diz que ama o seu mestre apesar de tudo (a luz em torno de Frodo parece estranha a ele). Mas não sei se é uma marca de pureza não. Frodo não era exatamente um puro, carregando o Anel com ele; e os elfos também não eram. Pode ser outra coisa. Mais tarde explico isso melhor.
Aproveitando esse topico o que é essa luz que o Sam ver em torno do Frodo enquanto estava dormindo em Ithlien ?
eu acho que a luz é causada pq Frodo tava passando para o mundo invisivel pq usou o Anel , ou então algum efeito do anel sobre ele? mas por outro lado pq o Bilbo não teve esse efeito?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo