• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre A luz dos elfos

Parisio disse:
Agora eu tenho algumas dificuldades em imaginar até um "aura" em torno de um elfo, acho que é mais uma sensação do que algo realmente visível.

Às vezes a diferença entre uma coisa e outra é muito sutil, inclusive porque ver é uma sensação dos olhos. Se não me engano, Tolkien usa muitas vezes construções como "teve a sensação de ver", "teve a impressão de estar vendo". Não se trata de uma ambiguidade casual, são os casos em que nem mesmo os personagens sabem se vêem ou apenas têm a impressão.
Certo entendi, mas aí não caímos em 2 casos básicos?
1- Existe sim a percepção de algo especial nos elfos, e pode ser percebida.
2- Recurso estilístico do Professor, que para reformar a idéia dos elfos como seres especiais, pode ter se utilizado destas construções.

Parisio disse:
A aura seria mais ou menos do mesmo tamanho que o corpo; só é percebida como algo "em torno dos elfos" porque para os que estão enraízados no Visível é mais facilmente perceptível como um halo, a não ser nos olhos. O restante de sua luz fica "escondido" por trás do corpo.
Certo, mas me parece provável que isto não pudesse ocorrer com qualquer elfo, apenas com os mais "veneráveis". Certo?
 
Certo entendi, mas aí não caímos em 2 casos básicos?
1- Existe sim a percepção de algo especial nos elfos, e pode ser percebida.
2- Recurso estilístico do Professor, que para reformar a idéia dos elfos como seres especiais, pode ter se utilizado destas construções.

Acho que a luz estava realmente lá e que as construções de Tolkien que citei são um recurso estilístico para demonstrar a dificuldade em vê-la, em se tratando de hobbits.
 
pode ser uma forma de linguagem... tbm pode ser pq glorfindel tinha um hröa puro, ja q voltou d Aman e reencarnou... talvez pelo tempo q ficou nos saloes d Mandos e em Aman, tenha adquirido essa luz... ou pq frodo estava metade no mundo das sombras e metade no mundo humano, digamos assim... essa terceira kestaum eh a q eu axo maos coerente com a situação...
 
Ayia mellon!

Salve pessoal, estive relendo este tópico e pensei, será que a raça Eldar não foi inspirada em anjos? Eu acredito que Tolkien inspirou na imagem dos anjos, pois estes são protetores (Legolas por exemplo), acolhedores (Galadriel) e sábios (Enrold), e esta luz que os elfos possuem lembra muito a luz acolhedora dos anjos. Se eu não me engano muita coisa de SDA foi baseada na biblia, alem disso eu não me lembro direito aonde eu ouvi, mas dizia " O som do sindarin é como o tocar dos sinos de uma igreja!" Acredito que a luz dos elfos seja a luz de anjos. ^^

Hannon le!
 
Improvável na minha opinião.

O papel de anjos caberia melhor aos Maiar, visto que esses tem "poderes especiais", melhor dizendo, maiores dons. Os Maiar também poderiam controlar sua forma, tornar-se visíveis ou não. Por isso acredito que se a comparação fosse possível, seria melhor feita com os maiar. Outro ponto, Tolkien não gostava de alegorias, por isso não gosto de enveredar por estes caminhos.

Voltando ao tema, ainda prefiro acreditar em esta luz ser um mero recurso estilístico, exemplo: Glorfindel emanou um brilho dourado quando atacou o Balrog durante a fuga de Gondolin, mas como não emitiria uma luz dourada, se sua armadura era dourada e estavam sob a luz da lua? (que naquela época brilhava mais, pois era mais jovem) Entendem onde quero chegar?
 
Acho que anjos caberia mais aos Ainur em geral. Tolkien cita isso em suas cartas, e faz sentido isso pois todos eles foram originados e atrelados à Iluvatar.

Quanto a luz, eu sempre encarei mais como um recurso estilistico, da mesma forma que a gente usa frases do tipo... "fulano tem um brilho pessoal". :wink:

Mas tem uma passagem que realmente esse brilho parece existir... que a primeira passagem em que Frodo vê a companhia dos elfos:

Os hobbits se sentaram na sombra ao lado do caminho. Logo os elfos desceram por ele em direção ao vale. Passaram devagar, e os hobbits puderam ver a luz das estrelas brilhando nos olhos e cabelos deles. Não levavam qualquer luz, e mesmo assim, conforme caminhavam, um clarão, como a luz da lua que aparece sobre a borda das montanhas anunciando sua chegada, parecia iluminar seus pés.

Sociedade do Anel cap Três não é demais
 
Esse brilho, na minha opinião, emana dos espíritos elevados dos elfos. Os elfos trazem consigo uma aura de bondade e esperança, algum tipo de aura que se espalha pelo ambiente em que eles estão presentes.
 
Acho q de certa maneira eles brilham sim. Principalmente os Calaquendi que ainda conservam parte da luz das arvores em seus espíritos.
 
Ar-Alkaiser disse:
Acho q de certa maneira eles brilham sim. Principalmente os Calaquendi que ainda conservam parte da luz das arvores em seus espíritos.
Certo, mas são considerados Calaquendi aqueles que viram a luz. Os elfos de Gildor não viram a luz das árvores, mas emanavam um brilho. Talvez o brilho de Glorfindel fosse mais por ele ser um Calaquendi (ele não é?)
 
Como você sabe que os elfos de Gildor não viram a luz? Eles são do povo dos Noldor exilados, podem muito bem ter nascido em Valinor durante a Era das Árvores, logo serem Calaquendi.
 
Analisar a raça dos povos élficos na 3ª Era é difícil, houve muita mistura, exceto talvez em Mirkwood.

Mas voltando a luz, não consigo conceber a idéia de um "elfo-outdor".
Vocês que dizem que os elfos emitem luz, como ela seria controlada numa batalha noturna? Como os elfos de Nargothrond poderiam usar sua famosa tática de emboscada, se eles brilhavam?
 
Um vagalume é capaz de controlar a luz que ele próprio produz. Imagino que um elfo também o seja. Imagina essa luz como um reflexo de seu estado de espírito. Em um momento de batalha ou de tristeza a luz diminui ou desaparece.
 
Isso pode ser, está ficando melhor, já faz mais sentido.

Mas isso implica que apenas os elfos mais "especiais" possuiriam "luz-própria", concorda? Outra coisa, vamos mudar um pouco o termo, pois pelo que eu entendi, não é bem uma luz e sim uma luminiscência leve em torno do elfo, que acha?
 
Claro, acredito que alguns elfos tinham uma luz maior como os Calaquendi, e uma luz menor ou nenhuma como os Avari.

Luminescência é luz. Só que o termo fica muito científico e pouco élfico. Então eu prefiro luz mesmo. :wink:
 
Vocês que dizem que os elfos emitem luz, como ela seria controlada numa batalha noturna? Como os elfos de Nargothrond poderiam usar sua famosa tática de emboscada, se eles brilhavam?

Particularmente, não digo que os elfos emitem luz da forma que você está imaginando. Seus espíritos são luminosos, mas raros são aqueles que conseguem ver os espíritos "por trás" dos corpos.

A luz está lá de fato, mas como diz Gandalf, "do outro lado", no lado Invisível. Por isso é que diante dos elfos os hobbitis têm apenas uma impressão de que emitem luz.

Frodo viu a luz de Glorfindel em sua verdadeira força precisamente porque naquele momento estava com um pé no Invisível.
 
Bom, agora finalmente entendi suas idéias Elrond e Parisio...bom, posso dizer que começo a conceber a idéia, mais como uma aura que surge em momentos especiais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo