quote:
Eu acho que ele não sabia não que lá era o lugar para destruir o Um Anel. Gollum só iria atacar Frodo porque queria para si o Anel, não porque sabia que este seria destruído. Mas há a possibilidade de já saber, é claro.
"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
Desculpe-me, velho camarada, mas eu tenho certeza que o Smeagollum sabia que o anel podia ser destruído no Orodruim. Quando Frodo e Sam chegam à estrada de Sauron, que sobe até as fundições do Inimigo, Gollum pula sobre eles e diz: "Messstre malvado! Messstre malvado nos engana;engana Sméagol, gollum. NÃO DEVE IR POR ALI. NÃO DEVE MACHUCAR O PRECIOSO! DÊ ELE PARA SMÉAGOL, SSIM, DÊ ELE PARA NÓSS!" Para mim, fica claro que ele só percebeu as intenções de Frodo quando viu ele na estrada de Sauron, indo para as Sammath Naur. Não consigo me lembrar de nenhuma passagem do livro onde Gollum pudesse ter ouvido a comitiva falando sobre isso (e Gollum não foi à Valfenda). Também acho pouco provável que a história do anel fosse algo de conhecimento geral, de forma que Gollum pudesse ter ouvido algo em alguma conversa (vejam só como ele descobriu sobre Bilbo). Pessoalmente, eu sempre achei que Sméagol pensasse que Frodo fosse reivindicar o anel para si e enfrentar Sauron, pois era exatamente esse o apelo do anel sobre ele (Gollum).