• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Smeagollum

Outra coisa que me parece óbvia: Gollum sabia bastante sobre o anel, e SABIA que a sua longa vida era um produto do uso do mesmo. Vejam só o caso de Bilbo: Gandalf diz que ele nunca atribuiu sua longetividade ao anel, considerando que os méritos eram dele.
 
Pode cre.. eu concordo com o Celebrimbor... ele me convenceu :>)

"Não gosto de metade de vocês como deveria, mas gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem."
Sercelda
 
Não tem nem como descordar diante de tantos argumentos! Eu tb achava q ele sabia de alguma forma, afinal, burro ele não era.(ah não ser pela quele tropeção)
Essa parte q vc trascreveu dele atacando frodo é onde esatamente, eu não consegui me localizar!

Tem certesa q Gollum não passou a seguir a comitiva apartir de valfenda?

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"
 
Eu preciso reler o Sr. dos Anéis.. a primeira vez que eu li foi mto rápido.. tipo a primeira vez eu li o Hobbit num dia, a Sociedade do Anel em 3, as duas torres e o Retorno do Rei umas duas semanas cada um... Então nem lembro direito.. mas as minhas lembranças mais remotas de eles perceberem alguém seguindo foi em Moria... C vcs esperarem umas duas semanas eu já comecei a ler A Sociedade do Anel denovo ae eu falo certinho.. heheh pelo menos vo estar atento a esse detalhe dessa vez :>)

"Não gosto de metade de vocês como deveria, mas gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem."
Sercelda
 
eh muito bom ler denovo (embora tb naum li novamente hehe) pois a primeira vez que se lê, da uma ansiedade muito grande querendo saber o que vai acontecer, naum prestando atenção aos detalhes... a segunda vez deve ser mais sucegado e da pra curtir mais o livro

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
Nooooossssa! To vendo que terei de reler logo logo o SDA. Tinha me esquecido disso, totalmente... acho que tenho até essa parte em mp3, o Gollum atacando os hobbits... maneiro.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Eu tenho algumas lembraças remotas tb de Frodo perceber alguem seguindo eles no caminho em direção a passagem das montanhas! mas não tenho certesa!
Eu previso reler o livro! Mas antes preciso compra-lo, hehehhe!

Lendo uma segunda vez depois de toda essas discurções acho q não vai passar nenhum detalhe despercebido!

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"
 
quote:
Mas então pq ele ficou tanto tempo junto com o Frodo se ja sabia q ele ia destruir o anel, se ele soubesse ele teria impedido eles durante a caminhada!

"Escolha um nome pequeno, para não precisar diminuí-lo antes de usá-lo!"


Bem, ele ajudou frodo e sam a andarem pelas terras de Sauron, pois era seu plano matá-los com ajuda da Laracna o que nao aconteceu, estando ele ferido, deve ter esperado omelhor momento para atacá-los, o que aconteceu no momento em que frodo desiste de destruir o anel e o reinvindica para si


------------------------
Leandro Taddeo

Edited by - Leo_CE on 31 October 2001 13:47:27
 
Para mim, a questão toda se resume a saber como ele adquiriu todo esse conhecimento. Alguém deve ter dito para ele como o anel poderia ser destruído. Mas quem? Aragorn? Duvido, a descrição que ele faz da captura de Gollum deixa claro que os dois não ficaram conversando. Gandalf? Também acho pouco provável, uma vez que ele só estava interessado em saber como Sméagol conseguiu o anel. Não haveria necessidade da comentar sobre a destruição do mesmo. Sauron? Embora Sauron soubesse que Smeagol já estava escravizado pelo anel, não creio que correria o risco de contar algo que pudesse ser usado contra ele. E, de qualquer maneira, Sauron não iria ficar contando estórias para Sméagol e nem precisava conquistar a confiança do mesmo para arrancar o que a pobre criatura sabia. Os elfos? Não sei de nenhuma outra raça que pudesse ter conhecimento da história do anel, mas não vejo motivos para eles contarem algo para Sméagol, e tampouco acho provável que ele conseguisse aproximar-se furtivamente de elfos a ponto de ouvir uma eventual conversa sobre a destruição do anel. Assim, a questão permanece: como Gollum sabia que o precioso podia ser destruído nas Sammath Naur?
 
Será que a fonte do conhecimento de Smeagollum não era o próprio Anel? Será que o precioso continha, além do poder, uma parte do conhecimento do próprio Sauron? Mesmo com Frodo possuindo o anel, esse ainda exercia influência sobre Gollum.
 
quote:
Será que a fonte do conhecimento de Smeagollum não era o próprio Anel? Será que o precioso continha, além do poder, uma parte do conhecimento do próprio Sauron? Mesmo com Frodo possuindo o anel, esse ainda exercia influência sobre Gollum.




Não me recordo exatamente da passagem em que ocorre a luta e a consequente morte do gollum com a destruição do anel.

Mas vamos analizar as questões acima:

1) A principal arma da Sociedade do Anel era o fato de que o Sauron não esperava que eles fossem destruir o anel, e sim usá-lo contra ele.

2) O Anel tem vontade própria, logo a explicação de que ele agia da maneira que achava coerente, para chegar logo ao seu mestre, pode explicar o fato de que o gollum não foi capaz de enxergar ou sentir o Bilbo e com o Frodo (no momento derradeiro) isso nao aconteceu.

3) Vale ressaltar que Gollum num primeiro momento nao se preocupou muito com o que os hobbits fariam em mordor, já que seu plano era utilizar-se da ajuda de Laracna para matar os dois e posteriormente recuperar o anel do corpo do Frodo. Por isso ele insistiu na mudança de rota com tanta vemencia.

------------------------
Leandro Taddeo

Edited by - Leo_CE on 31 October 2001 18:49:43
 
Sei muito bem disso - por sinal, qualquer um que tenha lido o livro sabe. O que estou discutindo é COMO O SMEAGOLLUM TERIA DESCOBERTO QUE O ANEL PODERIA SER DESTRUÍDO NAS SAMMATH NAUR.
 
Bem não tenho uma boa teoria a respeito, pra poder argumentar com vc a respeito de como o Gollum sabia que o anel poderia ser destruído, vou reler a parte que o Frodo e o Sam prendem o Gollum e ver se nos dialogos não se encontra nada nas entrelinhas que possa explicar o fato.

Outro ponto que pode ser explorado na busca dessa questão talvez sejam os pontos onde o Gollum acompanha a sociedade do anel.

------------------------
Leandro Taddeo
 
Gollum pode ter ouvido sobre destruir o anel em qq lugar! Ele tava sempre ouvindo tudo, seguindo todo mundo, passou por quase todos os lugares da terra-media!
Mas de fato ele só descobriu as intenções deles depois do episodio da Laracna com certesa! Ele provavelmente deve ter escutado as converças de Frodo e Sam enquanto esses caminhavam em direção a montanha da perdição!
Pois é só lá q ele mostra q sabia oq eles queriam fazer e fica fusioso!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
Bem improvaável, Digo, pois a comitiva pouco falava sobre isso. Como foi comentado, talvez Gollum tivesse sabido pelo caminho que Frodo estava tomando, então, logo que ele percebeu isso, fez com que os dois hobbits fossem encaminhados para a Toca de Laracna. Isso foi comentado aqui nesse tópico, mas essa é a minha opinião, pelos fatos que me lembro.. posso tentar ler de novo as passagens para ver se há outros pontos que podemos considerar.

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
quote:
Gollum pode ter ouvido sobre destruir o anel em qq lugar! Ele tava sempre ouvindo tudo, seguindo todo mundo, passou por quase todos os lugares da terra-media!
Mas de fato ele só descobriu as intenções deles depois do episodio da Laracna com certesa! Ele provavelmente deve ter escutado as converças de Frodo e Sam enquanto esses caminhavam em direção a montanha da perdição!
Pois é só lá q ele mostra q sabia oq eles queriam fazer e fica fusioso!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"


Que o anel de Sauron pudesse ser destruído nas Sammath Naur fosse de conhecimento geral, para que Smeagollum "ouvissse ssobre issso em qualquer lugar", eu acho muito pouco provável. No máximo, só os elfos sabiam, e eles não iam ficar comentando sobre isso e, como eu disse anteriormente, duvido que o Smeagollum pudesse chegar perto o suficiente para ouvir uma conversa dessas.
 
E eu acho q ele não sabia antes da Laracna não! Ele tava preocupado de mais em pegar o precioso pra ele do q nem deve ter se tocado!
Ele levou eles para laracna pq ele queria pegar o anel pra ele, e não pq não queria q ele fosse destruido!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
quote:
E eu acho q ele não sabia antes da Laracna não! Ele tava preocupado de mais em pegar o precioso pra ele do q nem deve ter se tocado!
Ele levou eles para laracna pq ele queria pegar o anel pra ele, e não pq não queria q ele fosse destruido!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"


Concordo com vc Diogo e ja coloquei texto semelhante neste forum pouco tewmpo atras

------------------------
Leandro Taddeo
 
O dia q eu reler o livro essa vai ser uma das paradas q eu mais vou prestar atenção já q já gerou tanta polemica no forum!

Só uma coisa, meu nome não é Diogo, é Rodrigo, o nick q é Digo_s!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
quote:
O dia q eu reler o livro essa vai ser uma das paradas q eu mais vou prestar atenção já q já gerou tanta polemica no forum!

Só uma coisa, meu nome não é Diogo, é Rodrigo, o nick q é Digo_s!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"


Ok Rodrigo, desculpe pelo engano.

"Vamos pra Valinor"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo