1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Smaug: De onde veio? Por onde tem andado?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Rauthar Hast, 27 Dez 2012.

  1. Rauthar Hast

    Rauthar Hast Usuário

    É uma dúvida que já tenho a tempos: Smaug

    Todos sabemos que os dragões foram criados por Morgoth, que criou Glaurung, o pai dos dragões, e todo o resto deles. Sabemos que pelo menos a maioria deles foram mortos na Guerra da Ira. E, uma dúvida: Smaug é um dragão que fugiu da Guerra da Ira? E, se ele fugiu, por onde andou depois disso? Muita coisa aconteceu após isso, e Sauron nem mesmo teve interesse nele. Ora, um dragão não é uma coisa que não dê para notar, alguém ia perceber a existência dele, e Sauron podia fazer bom uso do dragão (imagine, ao invés do Nazghul, um dragão em Minas Tirith, Aragorn nunca ia dar conta).
     
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Uma das informações relata que tradicionalmente Melkor escolheu aquartelar suas forças no norte do mundo no período posterior a queda das lâmpadas.

    O moderador Elendil postou no tópico abaixo a imagem do mapa contendo o Urzal seco:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Na época de Beleriand Morgoth costumava mandar inimigos contornarem as montanhas pelo norte e entrarem nas terras ao sul e a leste.
     
    Última edição: 27 Dez 2012
  3. _Gandalf_

    _Gandalf_ O Mago Branco

    Espera aí. Então Smaug era aliado de Morgoth ?
     
  4. Rauthar Hast

    Rauthar Hast Usuário

    Ele podia ter renegado seu senhor, mas até onde eu sei, todos os dragões foram criados por Morgoth (a não ser que os dragões se reproduzam, o que acho pouco provável)
     
  5. _Gandalf_

    _Gandalf_ O Mago Branco

    bem, eu não li O Silmarillion, pretendo ler, mas antes eu quero entender quem é quem primeiro, já que provavelmente não teremos uma adaptação deste livro no cinema...
     
  6. havia eru o unico que em arda éra chamado de illuvatar... não eu não escreve o livro inteiro ,..basicamente os valar são deuses , e morgoth (melkor) tambem era um deles mas bom basicamente virou do "mal' e tentou dominar a terra ,e criu dragõe Balrogs etc. ... bom se quiser realmente saber sobre este vasto universo vc precisa ler O Silmarillion.
     
  7. _Gandalf_

    _Gandalf_ O Mago Branco

    sim eu vou ler. tinha alugado ele na biblioteca no meu colégio quando ainda fazia 3º ano. Mas tipo, eu gosto de ler um livro e imaginar as ações acontecendo, como um filme passando pela cabeça. Mas aí eu preciso saber de quem são os personagens e ter ao menos uma figura que possa repesentá-lo. Acho que se eu souber antes quem é quem , tenho certeza que minha leitura será bem mais prazerosa.
     
  8. Rauthar Hast

    Rauthar Hast Usuário

    Sério? Sempre vi mais o Eru como Deus, os Ainur como anjos, e Melkor como Satanás. Até pq é óbvio que Tolkien se baseou nisso para escrever o Ainulindalë

    e _Gandalf_, o Silmarillion é tipo uma bíblia: Ele pega vários escritos de Tolkien sobre os Primeiros Dias, e reúne em um único livro. Tem desde a descrição de como a Terra-Média foi criada, até o surgimento dos elfos, homens, e seguindo por aventuras e guerras dos mesmos. Tem até capítulos (chatos pra caramba) únicos e exclusivamente para descrever como era a Terra-Média naqueles dias. Se quiser, pode ler a resenha que fiz:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  9. Grimnir

    Grimnir Usuário

    e não é isso? aliás, não sei se estou me concedendo muita liberdade de interpretação, mas não seria o Elemento-Morgoth uma espécie de releitura do "Pecado Original"?

    sobre o tema do tópico: acho que não existe nenhuma menção antes de O Hobbit sobre Smaug. além disso, também acho que não é dito em lugar algum se os dragões se produzem, de modo que não dá pra saber exatamente se o dragão nasceu junto os demais dragões em Angband ou se é descendente desses mesmos dragões.
     
  10. Rauthar Hast

    Rauthar Hast Usuário

    Não sei, imaginar um dragão com um pênis é uma coisa estranha demais para mim.
    Prefiro imaginar que os dragões são manifestações ou deturpações de Morgoth, e que eles só podem ser criados através deles.

    Dava pra assumir aqui que os dragões foram criados durante o Tema de Ilúvatar, mas há óbvias afirmações no Silmarillion que mostram que dragões foram criados por Morgoth.

    Amigo, não estou lembrado, o que é o Elemento-Morgoth? É o mal que ele expalhou por Arda?
     
  11. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    Bom, Glaurung era chamado de pai dos dragões e eu creio que a reprodução sexuada dos ditos-cujos era algo bem mais lógico, e prático, do que diversas "extensões" draconianas de Morgoth.

    Elemento Morgoth (ou Ingrediente Melkor) é a própria força vital do primeiro dark lord, a qual ele usou para impregnar toda a matéria de Arda, segundo Tolkien, ainur, elfos e humanos podem purificá-la e fazer bom uso dela.

    .
     
  12. Grimnir

    Grimnir Usuário

    O Hobbit, capítulo 1:

    é claro, pode-se dizer que ao inserirmos O Hobbit no contexto das demais obras de Tolkien essa afirmação talvez não faça sentido. em todo caso, é a única referência explícita que conheço.

    sobre as genitálias dos dragões, não faço a mínima questão de imaginar.
     
    • LOL LOL x 1
  13. Rauthar Hast

    Rauthar Hast Usuário

    É, se for ver por aí, dragões realmente se reproduzem. Aí é uma questão que nunca vamos saber: Smaug estava ou não na Guerra da Ira?
     
  14. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Ou ainda os dragões poderiam se reproduzir por partenogênese, e o se reproduziam poderia indicar apenas onde eram depositados os ovos, e como as tartarugas que voltam para pôr os ovos no lugar onde nasceram, o mesmo poderia acontecer com os dragões.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  15. Rauthar Hast

    Rauthar Hast Usuário

    Então, não lembro em que tópico era, mas na semana que O Hobbit foi lançado tava todo mundo doidinho com "Smaug é azul? É vermelho? É preto?", então como eu não lembro que tópico era (na verdade, acho que era em dois tópicos diferentes), vou postar a imagem aqui mesmo:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    AEEEE, DA COR DAS CHAMAS RELUZENTES DO PRIMEIRO SOL NASCENTE :joy:

    ---
    Sobre o assunto do tópico, eu vi agora pouco num site sobre Tolkien, um cara expeculando (tah certo essa palavra?) que Smaug na verdade estaria morto, e Sauron (como Necromante, com poder de ressucitar vidas) usou o corpo dele pra ressucitar o Smaug e "roubado" partes dos poderes dele.

    Que cêis acham?
     
  16. Eferos Masopias

    Eferos Masopias Senhor dos Pastéis

    Falando sobre Orcs numa carta, Tolkien diz: "Porém, visto que são servos do Poder Escuro, e posteriormente de Sauron, nenhum dos quais capazes de produzir criaturas
    vivas, eles devem ser “corrupções”.
    Se Melkor não pode produzir crituras vivas, não pode. Então, usando a mesma lógica de Tolkien, dragões devem ser "corrupções". Smaug deve ter sido gerado de um progenitor dragão, e pai de todos eles deve ser o produto de uma corrupção.
     
  17. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Se Sauron ressuscitou o Smaug, então ele era necromante "dos bons"!! 8-O
     
  18. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Bem, penso que as informações oficiais podem esclarecem essa questão, porque dos 4 livros mais comuns (SdA, OH, Silma e CI) não há provas nem indícios que suportem a ressurreição de dragões, dentre eles Smaug por Sauron, até pela questão de os interesses dele estarem voltados para o anel.

    Ambos Melkor e Sauron nunca traziam de volta os monstros draconianos que tinham se originado dos planos do escuro e que já haviam caído uma primeira vez. Se dragões piores como Glaurung e Ancalagon não voltaram, então o mesmo estava determinado para Smaug. E não há nenhum relato antigo de povos que tiveram que combater o mesmo dragão duas vezes ou depois de matá-lo uma vez.

    Este era o efeito do destino único das grandes obras realizadas tanto pelos elfos quanto pelos Ainur (Melkor e Sauron, por exemplo). Que havia coisas que podiam ser feitas apenas uma vez e que não podiam ser replicadas devido a originalidade do mundo e ao poder benigno ou maligno imbuído neles que não podia voltar e dentre eles os dragões de fogo concentravam mais poder negro de Melkor do que os dragões frios e o poder se dissipava com a morte dele. De modo que só houve um carcharoth, um capitão dos Balrogs, um Ancalagon e assim por diante.

    Alguns grandes monstros foram possuídos por artes negras de Sauron mas a recriação da casa antiga (hroa) para o espírito certo (fear) era um trabalho de muito sacrifício que até mesmo Sauron não dominava completamente tendo em vista as formas deterioradas que tanto Melkor quanto Sauron vão adquirindo cada vez mais e eles não podiam desperdiçar mais tanta energia com um subalterno. Seria mais fácil imaginar que Sauron colocasse uma alma de Smaug em uma criatura com corpo mais humilde, um capitão orc ou algo assim. (a possessão vinha em um corpo pior a cada encarnação)

    PS: A ortografia da palavra especular:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 8 Fev 2013
  19. Eferos Masopias

    Eferos Masopias Senhor dos Pastéis

    Acho que o Capitão dos Balrogs não se enquadra noa sua argumentação. Ele era um maia que como Sauron fora desencaminhado por Morgoth. Não foi "feito" por ele.
     
  20. Placebo

    Placebo O Bonitão das Tapiocas

    Mas como os Dragões iam se reproduzir? morgoth não tinha poder para isso. Os próprios Ocs eram criados das pestilencias das obras de morgoht. so no final da vida é q tolkien muda e opnião e aprece as orcs fêmeas, mas sobre dragões ele não muda muito, digo isso pelo que ja li no "história completa da terra média"

    Acho que essa história de Glaurung o pai de dragões é algo metafórico, não sei. É complicado. morgoth destruia obras originais, mas não criava algo novo sob uma visão "criacionista".

    deixo as respostas para os mais sábios!
     

Compartilhar