1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Silmarils Ou Silmarilli?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Andúril, 14 Nov 2003.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Andúril

Andúril Usuário

aes, tava dando uma olhada nos apendices de SDA, e vi la... "Morgoth queria as silmarilli de Feanor" ou coisa assim
    mas e silmaril ou silmarilli?:

• Gostei! Gostei! x 1
  2. Pandatur

Pandatur Usuário

Não tenho certeza mas acho que "elficamente falando" o correto seria Silmarilli. Silmarils é algo "anglicanizado". Não sei se você entendeu... e não sei se falei coisa certa... :roll:

3. Riff

Riff Usuário

Plural élfico: silmarili
    Plural normal: silmarils

Vc usa a q quiser 8-)

4. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

na verdade é plural em quenya: Silmarilli, plural anglicanizado ( e naturalmente aportuguesado depois): silmarils.

se vc quer ser impecável é só falar silmarilli, não vai ter como alguém te repreender.

caso vc tenha qualquer outra dúvida a respeito de pronúncia, gramática ou tradução eu aconselho veementemente a postar aqui ó:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

suas dúvidas serão respondidas eficaz e rapidamente. :wink:

5. Riff

Riff Usuário

Pq é silmarilli e não silmarili?

6. Tilion

Tilion Administrador

Por -li é a desinência de plural partitivo, nesse caso. Como Silmaril já termina em "l" e o quenya permite o encontro consonantal "ll", a desinência é adicionada sem problemas, duplicando o "l" final da palavra no singular.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :obiggraz:

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar