Sobre o Silmarillion....
É uma obra extremamente complexa, muito mais que Sda, no entanto, é infimamente detalhista e desenvolve pouco os personagens, ainda que deixe espaço para a imaginação (mais até do que SDA deixa, com certeza)
Prefiro SDA, mas com certeza Silmarillion é uma obra-prima de mesma intensidade que SDA.
SDA mexe mais comigo, pois trata de uma época decadente, melancólica; e seus personagens partem para uma jornada definitiva, dentro de um mundo em transformação (não necessariamente para melhor, como já lembrava PJ).
Silmarillion é uma obra que trabalha menos com o conteúdo humano, e foca mais na grandiosidade dos feitos e nos poderes de seus personagens, sendo que SDA foca mais na natureza simples dos hobbits e dos humanos, e é desta natureza que vem o maior poder. SDA, assim como O Hobbit, é intimista, e possui poder nas coisas pequenas, que para muitos poderiam ser entendidas como "entediantes" ou "insignificantes" (para os que têm mania de grandeza)...
A aparência das coisas às vezes engana, sendo que, em termos de desenvolvimento e narrativa, Silmarillion acaba deixando a desejar em comparação a SDA, até porque o conteúdo daquele livro não necessita de longas e esmiuçadas abordagens para dar credibilidade e passar realidade ao mundo no qual são retratadas as estórias. A natureza de SDA exige uma narrativa mais realista e detalhista para nos fazer crer que a Terra-média já não era mais um lugar para deuses e feitos acima das possibilidades humanas; e que o homem já estava tomando o seu lugar. Não sei bem se estou me fazendo entender, mas Silmarillion é complexo na medida em que o que imperava nas primeiras eras estava acima do entendimento humano....ficando a cargo de nós imaginarmos as situações. Já em SDA, por ser uma história em que os humanos predominam e têm um papel bem maior e central (Aragorn, Minas Tirith, Rohan etc), foi preciso dar uma roupagem mais próxima das histórias medievais, pois muitos dos conceitos trabalhados em SDA são os mesmos que o homem conhece desde a Antiguidade. E, portanto, Silmarillion trata de outros conceitos, que estão acima do entendimento humano, por isso mesmo, de nada adiantaria Tolkien perder tempo passando a mesma sensação que ele passa com SDA, pois o sentido era outro, de fato.
Cada um dos livros tem naturezas e propósitos diferentes, e os estilos de narrativa são diferentes por uma simples coerência de mundos, até pq o Silmarillion não tinha uma definição, uma certa estrutura de começo, meio e fim....é antes um apanhado de escritos de Tolkien juntados pelo seu filho....já SDA é uma obra totalmente estruturada em um romance na definição exata do termo.