• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Silmarillion é bom?

Ganhei do meu pai Silmarillion, li algumas páginas, mas não gostei.
Minha amiga falou que é muito bom e fica melhor depois de algumas páginas.

Ele é parecido com Senhor dos Aneis? Aparece o Gandalf?

Quem de conhecido está nesse livro?

Eu de veria lê-lo?
 
Ô, se é bom!
Digamos que a leitura é um pouco diferente da do "O Senhor dos Anéis" ou de "O Hobbit", por exemplo.
Diferentemente destes, "O Silmarillion" é um apanhado de manuscritos de Tolkien, transformadas em livro por seu filho Christopher Tolkien. O melhor que ele pôde fazer , na verdade, sobre a História da criação de Arda, sobre Eru Ilúvatar, sobre os Vala, os Maia, sobre a origem dos elfos, dos homens, dos anões.
Sim, ele é difícil mesmo de ler, mas é INDISPENSÁVEL para os fãs de Tolkien.
Para ser lido sem pressa, com certeza.
Em suma, é um livro sobre histórias anteriores a Terceira Era (na qual se passa a história da Guerra do Anel), com um enfoque muito mais voltado aos elfos e seus descendentes.
Gandalf não lembro se é citado, mas sobre os Istari, que são os magos, sim!
Não dispense esse livro!
Leitura obrigatório!
É o meu preferido.
 
Bom, se o Silmarillion é bom, isso depende de cada um. Eu, por exemplo, acho o livro ótimo mas com uma leitura muito difícil. Ele é mais difícil de se ler que o Senhor dos Anéis mas é sua narrativa é um pouco parecida sim, visto que ambos são do mesmo autor!!

Já se aparece o Gandalf, se não me engano ele deve aparecer só na parte "Dos anéis do Poder e da Terceira Era" no finalzinho do livro. Também não sei se terá algum personagem conhecido seu, já que vários deles não aparecem no Hobbit ou no Senhor dos Aneis (exceção de Sauron, que aparece no Silmarillion). Mas talvez você conheça algum, como Fëanor, Luthien, Beren, Tuor, Melkor/Morgoth.

Agora, se você deveria lê-lo, apenas vou te recomendar. É um ótimo livro que vale a pena ser lido sim!

Espero ter te ajudado um pouco! :D
 
Bom...se vc quer realmente conhecer á fundo o mundo de Tolkien, o Silmarillion é praticamente uma leitura obrigatória, sem falar que o prórpio Tolkien considerava O Silmarillion sua obra-prima, eu particularmente adoro o Silmarillion, no começo vc pode se perder um pouco mesmo, mas depois ele começa a ficar mais no estilo Senhor dos Anéis, é um livro complexo mas muito bom...
 
TOTALMENTE deveria lê-lo!!
O começo é mais complicado, bem chatinho na verdade...
Mas o livro é demaaais!
Conforme vc vai lendo, não quer mais parar!!
Trust me!
 
De 4 livros do Tolkien que li ("Senhor dos Anéis", "Contos Inacabados", "O Hobbit" e "O Silmarillion") para mim "O Silmarillion" é o melhor deles. Mas acho que aproveita melhor quem já leu "O Hobbit" e "SdA" antes (nessa ordem).
 
Dos livros que eu li de Tolkien o melhor é O Silmarillion é o melhor.O começo é meio chato mas você devia ler Gandalf só aparece de passagem como Olórin e aparece mais em Dos aneis do poder e a terceira era.
 
Deveria ler sim . Já vi que algumas pessoas não gostaram quando leram o Silmarillion , mas uma esmagadora maioria adorou ler.

Como alguns já dissera , é muito melhor se você ler depois de já ter lido tanto Senhor dos Anéis quanto O Hobbit, fica bem mais esclarecedor.
O Silmarillion conta a história desde o Início de Eä até o final da terceira Era ( o período em que termina o Senhor dos Anéis). Se você ficava curiosa quando via em SDA mencionarem várias histórias mas não as contavam plenamente ou só as citavam , no Silmarillion você encontrará elas.

O Gandalf é mencionado sim, mas no final, falando com Elrond, também quando conta da vinda dos Istar para a terra-média.Mas não aparece tanto.Lá você encontra também um pouco da história de Galadriel, a história de Lúthien (com quem Arwen tanto se parece), as histórias dos antepassados de Aragorn.....

Repito...deveria ler sim , pelo menos para ter uma opinião formada sobre ele pelo menos, mesmo não gostando.
 
É, acho que eu vou lê-lo...
Muita gente diz que ele é bom...
Fiquei arrasada em saber que o Gandalf quase não aparece, mas me alegro em saber que vou aprender mais sobre Galadriel e os antepassados de Aragorn.
Obrigada gente por responder
 
Poxa... Bem que eu queria que meu pai me desse presentes assim! :P

Silmarillion é meu preferido, também... e eu costumo recomendá-lo. Mas só acho que você não deveria lê-lo buscando "algo de SdA"... Se distraia um pouco do segundo, e divirta-se! :)
 
Poxa... Bem que eu queria que meu pai me desse presentes assim! :P

Eu também! Quando eu comprei o Silma, meu pai quis me bater...

A leitura do Silma é válida sim. Eu recomendaria inclusive lê-lo mais de uma vez. Eu o li há bastante tempo e me recordo de pouquíssima coisa. São muitos nomes, de lugares e pessoas, acabei me perdendo.

O "ritmo" do Silma é mais lento do que o do Senhor dos Aneis. Além disso, o Silma contém várias histórias, é tipo uma Bíblia, ao contrário do SdA e do Hobbit que apresentam um enredo inteiriço.

Creio eu que a pior parte do Silma seja o início, porque você ainda não tá acostumada com o estilo do livro. [Que, a meu ver, se difere muito do SdA.] Depois você embala na leitura e vai ver como livro é bom!

Só tome cuidado com os nomes... São muitos mesmo!
 
Sobre o Silmarillion....

É uma obra extremamente complexa, muito mais que Sda, no entanto, é infimamente detalhista e desenvolve pouco os personagens, ainda que deixe espaço para a imaginação (mais até do que SDA deixa, com certeza)

Prefiro SDA, mas com certeza Silmarillion é uma obra-prima de mesma intensidade que SDA.

SDA mexe mais comigo, pois trata de uma época decadente, melancólica; e seus personagens partem para uma jornada definitiva, dentro de um mundo em transformação (não necessariamente para melhor, como já lembrava PJ).

Silmarillion é uma obra que trabalha menos com o conteúdo humano, e foca mais na grandiosidade dos feitos e nos poderes de seus personagens, sendo que SDA foca mais na natureza simples dos hobbits e dos humanos, e é desta natureza que vem o maior poder. SDA, assim como O Hobbit, é intimista, e possui poder nas coisas pequenas, que para muitos poderiam ser entendidas como "entediantes" ou "insignificantes" (para os que têm mania de grandeza)...

A aparência das coisas às vezes engana, sendo que, em termos de desenvolvimento e narrativa, Silmarillion acaba deixando a desejar em comparação a SDA, até porque o conteúdo daquele livro não necessita de longas e esmiuçadas abordagens para dar credibilidade e passar realidade ao mundo no qual são retratadas as estórias. A natureza de SDA exige uma narrativa mais realista e detalhista para nos fazer crer que a Terra-média já não era mais um lugar para deuses e feitos acima das possibilidades humanas; e que o homem já estava tomando o seu lugar. Não sei bem se estou me fazendo entender, mas Silmarillion é complexo na medida em que o que imperava nas primeiras eras estava acima do entendimento humano....ficando a cargo de nós imaginarmos as situações. Já em SDA, por ser uma história em que os humanos predominam e têm um papel bem maior e central (Aragorn, Minas Tirith, Rohan etc), foi preciso dar uma roupagem mais próxima das histórias medievais, pois muitos dos conceitos trabalhados em SDA são os mesmos que o homem conhece desde a Antiguidade. E, portanto, Silmarillion trata de outros conceitos, que estão acima do entendimento humano, por isso mesmo, de nada adiantaria Tolkien perder tempo passando a mesma sensação que ele passa com SDA, pois o sentido era outro, de fato.

Cada um dos livros tem naturezas e propósitos diferentes, e os estilos de narrativa são diferentes por uma simples coerência de mundos, até pq o Silmarillion não tinha uma definição, uma certa estrutura de começo, meio e fim....é antes um apanhado de escritos de Tolkien juntados pelo seu filho....já SDA é uma obra totalmente estruturada em um romance na definição exata do termo.
 
Última edição:
Eu considero O Silmarillion como o melhor de Tolkien, ainda mais porque há a explicação, desde a criação do mundo (Arda) até as guerras que ocorreram. O que difere o livro dos outros, exceto os Contos Inacabados, pois se parecem, é a complexidade. O foco do livro não é o Anel, apesar de haver um resumo do que aconteceu no fim, e sim, o que ocorreu antes do Um. É um livro muito interessante. Leia sem pressa.

Costumo indicá-lo para a leitura após ter lido O Hobbit e O Senhor dos Anéis, exatamente porque a partir destes dois, a pessoa se aprofunda melhor, saindo de livros menos complexos aos mais completos, numa ordem e grau interessantes. Entendo que ler O Silmarillion antes de todos os outros seja mais tedioso, mas isso depende de cada um.
 
Poxa... Bem que eu queria que meu pai me desse presentes assim! :P

Silmarillion é meu preferido, também... e eu costumo recomendá-lo. Mas só acho que você não deveria lê-lo buscando "algo de SdA"... Se distraia um pouco do segundo, e divirta-se! :)
Acho que a amiga aí deu o conselho principal: não leia O Silmarillion procurando elementos do SdA. Isso pode te afastar da leitura.

Que é um livro mais complexo, mais cansativo, menos discritivo, acho que já ficou bem claro. O fato é: aqui não é UMA história como SdA. São várias histórias importantes de se conhecer pois elas vão te mostrar como as coisas chegaram ao ponto que chegaram na Guerra do Anel. Você vai passar a entender porque aquilo tudo aconteceu, porque Galadriel lá no Senhor dos Anéis, diante do espelho d'água onde Frodo espiou em Lórien ela disse "Vou diminuir e voltar para o oeste". Que oeste é esse? O que é Valinor - nome do próprio fórum que você participa. Que mal tão grande pode existir antes de Sauron?
São muitas batalhas, muitas histórias que como a história da humanidade, contrubuíram para o sucesso ou não de todos os acontecidos na Terra-média.
Como alguns já falaram, pode ser um livro mais cansativo, mas é extremamente importante e inteligente. O próprio Tolkien o considerava assim.
Você vai acabar descobrindo muitas coisas interessantes que a leitura do Senhor dos Anéis não explicava e vai conhecer personagens ainda mais explêndidos, incríveis e valorosos, tanto quanto ou mais que Gandalf e Aragorn.

Vale a pena! Curta seu presente. E de qualquer forma, ler nunca faz mal! Tenho certeza que, mesmo com uma leitura cansativa, você vai chegar ao fim do livro com a certeza de que teve bons momentos e boas viagens.
 
Comecei a ler O Silmarillion há 3 dias. Estou adorando!
Estou ainda no primeiro capítulo, mas posso dizer, que história mais incrível! :D
 
Se voce quer compreender melhor o mundo de Tolkien deve com certeza ler. Nao digo so por gostar, mas tambem por esclarecer muita coisa, as historias contadas em O Silmarillion.
A leitura é bem diferente de O Senhor dos Aneis, linguagem meio que diferente e são varias as historias relatadas. Lendo este livro voce vai descobrir muitas coisas sobre Arda, como ela surgiu e o desenrolar de sua existencia. A leitura é parada as vezes, e cansativa, mas logo vem algo inpactante que te acordará e dará animo para continuar.

No meu caso, eu gostei logo no inicio, por saber como tudo começou, e, digamos, fui desanimando no meio de certas historias, mas logo o terminei e fiquei satisfeita. Lendo este livro terá animo e curiosidade ate para ler Contos Inacabados. So nao li ainda por nao te-lo e por ninguem me emprestar =/

Boa leitura, se for o caso.
 
Eu acho O Silmarillion meio chatinho. Li porque estava na pilha de SdA e tudo o mais, mas acho que não estava apaixonada o suficiente pelas obras para gostar (ou pelo menos me divertir enquanto lia, o que são coisas diferentes no final das contas). Mas uma coisa que é indiscutível é, se você tem o livro em suas mãos e curte o mundo criado por Tolkien, sim, você deve ler. Nem que seja para colher informações sobre personagens e afins.
 
Eu gostei de ler, mas confesso que é cansativo por ser mais narrado e não conter quase nada de diálogos. E como disseram: é uma leitura mais difícil, mas vale a pena ler porque vc irá entender como tudo começou.
Como a Ana falou, pra quem é fã do mundo de Tolkien é um ótimo livro pra colher informações e saber mais sobre essas histórias lindas desse mundo fascinante.
 
Silmarillion é difícil, sim.
Mas é sobretudo um desafio.

Para o ler, é necessário estar preparado(a) para descobrir um livro diferente de todos os outros que alguém possa ter escrito.

Decorar todos os nomes, é quase impossível.

Mas é isso que Tolkien tem de fantástico: para que haja os grandes heróis (ou os grandes vilões), é preciso que haja outros menos importantes.
Como numa orquestra, para o solo do violino sobressair, é necessário que os restantes músicos estejam presentes, preparando-lhe o caminho.

Silmarillion é isso: o começo desse caminho.
É como se fosse a abertura de uma Sinfonia que tem o seu ponto alto nas últimas páginas do Retorno do Rei.

Mas não duvide: os mais belos solos de violino, estão nas páginas do Silmarillion.
 
Última edição:
Só agora vi o tópico...:wall:

Como referencia para quem gosta de criar mundos fantásticos, é um excelente guia para criar mundos na Primeira, Segunda e Terceira de Arda. O que causa grande confusão em quem le pela primeira vez é a falta de linearidade entre os textos e as grandes passagens temporais, mas deve-se levar em conta que O Silmarillion é relatado do ponto de vista dos elfos, por isso, o passar dos séculos não causa grandes impactos com a mesma intensidade quanto na nossa. É como um livro de histórias, onde somente os grandes eventos são relatados. Vai gostar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo