• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Tolkien racista?

Sim mas considerando que ele fez tantos emprestimos a realidade medieval é estranho que ele não tenha feito esse, afinal daria muito mas graça a historia hehe.
 
Se quer correção política globalizada de acordo com os padrões atuais tem sempre um George R.R. Martin, ele tá aí pra isso.

E mesmo assim, procuram pêlo em ovo nele também por causa dos Dothraki.

Martin é racista?

Tem gente argumentando que, com muito mais pertinência, dá pra achar que ele tem é um preconceito contra gente loura por causa da vgb da Lannister e dos caracteres albinos/elric-anos dos Targaryen...
 
Última edição:
Esses meios trolls são estudados em inglês como sendo, sim, produto da "engenharia genética" sauroniana. Éomer está certíssimo nos seus comentários, como qualquer um que puder conferir Tolkien Studies 07 e o texto sobre as descrições medievais de sarracenos e sua influência em cima do texto literário de Tolkien no SdA poderá comprovar.

E eis aí o comentário do Tolkien a respeito do Apartheid no seu discurso de despedida do ensino em Oxford. E caso você não saiba, Tolkien saiu da África com quatro anos de idade e se lembra de muita pouca coisa de lá. Não houve tempo dele ser influenciado pelo racismo dominante no local. E, mesmo que houvesse, ele fez questão de fechar a carreira como docente afirmando isso aí: "Tenho o ódio ao apartheid nos meus ossos".

Pois é, eu sempre vi esses homens-troll como mais um dos frutos da engenharia genética de Sauron. Ainda mais sabendo que tanto ele como Morgoth adoravam bagunçar a "Origem das Espécies". Gosto também compartilhado por Saruman. Valeu Ilmarinen.
 
Yosef Mengele perde...

5538961800370123.jpg


HAUHAUHAUHAUHAU

http://uncyclopedia.wikia.com/wiki/Saruman

Encouraged by his masters approval of his works, Saruman started work on bigger things. He gathered the most evil souls he could find; his former friend Josef Mengele, Jack the Ripper, Henry VIII, Bill Gates, and the guy who invented the teletubbies. He had created N'Sync. With the world at its knees, Saruman was granted life by God, in return for the death of N'Sync. He immediately set out to find and kill his older brother.
 
Última edição:
Concedendo o benefício da dúvida, devemos deduzir então que o "laboratório genético" de Sauron encontrava-se no extremo Harad e não em Mordor, afinal o texto é claro, os "homens negros semelhantes a semi-trolls" vieram de lá.

E, para que não digam que eu sou intolerante, eu não vejo racismo nisto aqui:

"The Orcs are stated to be curruption of the human form seen in Elves and Men. They are squat, broad, flat-nosed, sallow skinned, with wide mouths and slant eyes;in fact, degraded and repulsive versions of the (to Europeans) least lovely Mongol types".

Tolkien peca, na declaração acima, por usar o coletivo ("europeans") ainda que de forma implícita, e não por racismo, afinal ninguém é obrigado a achar alguém bonito. E, tendo em vista as terríveis derrotas que os japoneses (povo de características mongólicas) impuseram aos britânicos na Segunda Grande Guerra (Cingapura, em especial), seria ridículo considerá-los inferiores.

E, voltando ao mau uso do coletivo, John Lennon, inglês e tão branco quanto Tolkien, discordava veementemente dele, afinal casou-se com uma japonesa que, em minha opinião, de bela, nunca teve nada. E não podemos cogitar a hipótese de golpe do baú (ela vem de uma família muito rica), afinal ele já era um dos músicos mais bem sucedidos, e pagos, do mundo.
 
Última edição:
O local onde Ar Pharazon desembarcou e humilhou o poder de Sauron foi Umbar que seria praticamente a parte litorânea de Harad.

Isso já justifica o poderio de Sauron na região no final da Segunda Era.
 
Concedendo o benefício da dúvida, devemos deduzir então que o "laboratório genético" de Sauron encontrava-se no extremo Harad e não em Mordor, afinal o texto é claro, os "homens negros semelhantes a semi-trolls" vieram de lá.

E, para que não digam que eu sou intolerante, eu não vejo racismo nisto aqui:

"The Orcs are stated to be curruption of the human form seen in Elves and Men. They are squat, broad, flat-nosed, sallow skinned, with wide mouths and slant eyes;in fact, degraded and repulsive versions of the (to Europeans) least lovely Mongol types".

Tolkien peca, na declaração acima, por usar o coletivo ("europeans") ainda que de forma implícita, e não por racismo, afinal ninguém é obrigado a achar alguém bonito. E, tendo em vista as terríveis derrotas que os japoneses (povo de características mongólicas) impuseram aos britânicos na Segunda Grande Guerra (Cingapura, em especial), seria ridículo considerá-los inferiores.

Devemos reconhecer, entretanto, que, quando os Valar, depois de virem "Melkor descer em Arda em poder e majestade superiores aos de qualquer um dos Valar, como uma montanha que desce sobre o mar e se apresenta revestida de gelo e coroada de fumo e fogo e a luz dos olhos de Melkor sendo como uma chama cujo calor emurchesse e cujo terrível frio traspassa" ( sim, a tradução portuguesa matou a pau) fica inferido que eles, sem dúvida, deviam achá-lo repulsivo sob essa forma, mas, com certeza, ninguém o tacharia de "inferior"; tem uma diferença enorme entre os dois conceitos e você os tratou como se fossem um só...

ANGRA_MAINYU_by_leahcorrine.jpg

Melkinho Em chamas!! "Inferior!!!?? EU??

Demons-Cosmic Gaming

E, bem, Valatan, o que torna as características descritas no seu post acima dignas de aversão na obra, nessa carta, tão frequentemente citada fora de contexto, e o contexto incluia o fato de que a descrição de Tolkien aí foi feita pra suplementar a dos livros por causa de um erro em um roteiro feito nos EUA pra adaptar o SdA que Tolkien leu onde os orcs tinham bicos e penas[nota 1], não é o fato delas serem típicas de orientais é que versões "degradadas e repulsivas" desses atributos, ou seja, deformadas e ampliadas até o ponto da desfiguração e bestialidade, apareciam nos orcs ( junto com os pés sem dedos, as escamas esverdeadas, as presas ("fangs") e garras ( "claws")e os braços simiescos, elementos que aparecem espalhados no SdA, tipo no Grishnakh ( braços de gorila )item antes presente no trecho que descrevia o balrog.

Olha a passagem aí traduzida na carta 210 no site da Valinor

19. Por que Z põe bicos e penas nos Orcs!? (Orcs não são uma forma de Ave). Os Orcs definitivamente são descritos como sendo corrupções da forma “humana” vista em Elfos e Homens. Eles são (ou eram) gordos e baixos, largos, de narizes achatados, de pele amarelada, com bocas largas e olhos oblíquos: de fato versões degradadas e repulsivas dos (para os europeus) menos adoráveis tipos Mongóis

Ou na tradução do Gabriel Oliva Brum

19. Por que Z coloca bicos e penas nos Orcs!? (Orcs não é uma forma de Alcas) Declara-se claramente que os Orcs são deturpações da forma “humana” vista em Elfos e Homens. Eles são (ou eram) atarracados, largos, de narizes achatados, de peles amarelentas, com bocas largas e olhos oblíquos: na realidade, versões degradadas e repulsivas dos (para os europeus) menos formosos tipos mongóis.

Reparem na suspeita coincidência de que na capa do SdA não pirata, a primeira edição lançada oficialmente da obra nos EUA colocaram emus na capa. Parte dela foi usada inclusive aqui na edição da Artenova. Os emus reapareceram triunfalmente junto com um leão no Hobbit que foi, piedosamente, omitido da edição nacional da Artenova. O leão foi, provavelmente, produto de uma confusão com Narnia do Lewis que havia acabado de sair também nos EUA.

s_MLB_v_F_f_184045685_7842.jpg


277 Para Rayner Unwin
12 de setembro de 1965

[Em agosto de 1965, a Ballantine Books produziu a primeira edição em brochura norte-americana “autorizada” de O Hobbit, sem incorporar as revisões de Tolkien para o texto. A ilustração da capa mostrava um leão, dois emus e uma árvore com frutos bulbosos. (Quando o livro foi reimpresso pela Ballantine em fevereiro seguinte, com o texto revisado, o leão havia desaparecido de uma grama verde-amarelada.)]

hobbit28.jpg


l22.jpg


Escrevi para [seus editores norte-americanos] expressando (com moderação) meu desagrado com a capa para [a edição da Ballantine de] O Hobbit. Foi uma nota curta apressada à mão, sem uma cópia, mas foi neste sentido: acho a capa feia; mas reconheço que o principal objetivo de uma capa de uma edição em brochura é atrair compradores, e acredito que os senhores são melhores juízes do que é atraente nos EUA do que eu. Portanto não entrarei em uma discussão sobre gosto — (querendo dizer embora eu não tenha dito: cores horríveis e uso grosseiro de letras) —, mas devo perguntar isso sobre a vinheta: o que ela tem a ver com a história? Onde é este lugar? Por que um leão e emus? E o que é a coisa no fundo com bulbos rosas? Não entendo como alguém que leu a história (espero que os senhores estejam entre estes) poderia pensar que tal desenho agradaria o autor.

bb_fellow.jpg


hobblion.jpg


rion E. Wade Center of Wheaton College.
First American Paperback Edition of The Hobbit
Published August 16, 1965. 288 pages. Number published is unknown.
Ballantine Books published the first American paperback edition of the Hobbit. It is marked First Printing August 1965. This edition did not include Tolkien's illustrations except for the two maps. The cover artwork by Barbara Remiington was very distinctive and prominently included a lion, two emu-like birds and a funky tree with bulbous pink fruit.

De onde é que saíram os emus? Parece que o mistério enfim se revelou... Mas, primeiro, voltemos aos famigerados orcs e ao esmiuçamento da descrição "mongólica" que JRRT fez das criaturas feita pra desmentir os bicos e penas.

Quando eu estava lendo o SdA a primeira vez em julho de 1990, o que estabeleceu a imagem que um orc tinha na minha cabeça, expulsando o visual "porquinho" do Caverna do Dragão, não foram os mongóis mas, sim, esse bicho aí de Odisséia Cósmica a revista em quadrinho da DC, escrita por Jim Starlim, escritor e desenhista que criou um troll chamado Pippin. Imagens de RPG ainda não eram fáceis de achar por aqui no interior onde estou no momento mas o que vi depois confirmou a impressão que eu tinha.

apokoliptian%2Bsoldier.JPG


Arte genial de Mike Mignola , futuro criador de Hellboy

Dá pra ver que tem uma muito vaga semelhança no tipão né? Olhos amendoados, "puxadinhos", nariz "chato", boca larga, compleição física "achatada", pescoço de Mike Tyson (que deu origem ao Mr Bison do Street Fighter que, no ocidente, foi rebatizado como "Balrog" pra dissimular a associação com o boxeador). Mas acho que fica bem óbvio onde é que, de fato, estão os elementos descritos como repulsivos pelo Tolkien... Não tem nada a ver com as características ainda "humanas" do tipo mongol mas, sim, com o fato delas terem aparecido nos orcs num grau que os tornam bestiais, associados a elementos, decididamente, não-humanos fazendo dos orcs híbridos de "homens" (incluindo aí elfos e homens propriamente ditos) e feras que, aliás, é exatamente o que eles, de fato, são dentro do Mundo Subcriado.

mongol-japanese.jpg


Vide aí os Orcs do Merp- ( Middle Earth Role Playing) na arte linda de Angus Macbride

angus008.gif


co.jpg


Eram coisas assim que, convenientemente, algumas pessoas no Brasil gostavam de esquecer na hora de falar que "demônio" no Tolkien "não podia ter características não-humanas", uma vez que o rauko de "valarauko/balrog" era etimologicamente conectado a urko/uruk e que os orcs são chamados de "demônios" na antiga Queda de Gondolin.

Assim sendo, já que os orcs eram corruptelas da forma "humana" de homens e elfos e o balrog era "man-shaped, maybe", usaram essa interpretação espúria como argumento falacioso usado pra refutar, como se isso fosse fácil assim, a idéia dos balrogs terem asas, exacerbando o efeito que, podíamos argumentar, realmente podia e ainda pode ser provocado pelo visual "mongólico", não só nos dias de Tolkien, mas nos nossos dias mesmo.

"Esqueciam", assim, de propósito coisas como a conformação física de símeo com braços compridos demais em relação ao tronco, as garras e presas, as escamas e pés sem dedos que são, definitivamente, inumanas e bestiais.

Ou seja: esse povo achava uma perda aceitável considerar o conteúdo da carta racista, com as características "mongólicas" dos orcs correspondendo, nesse entendimento, ipsis literis às contrapartes humanas, contanto que isso servisse pra repelir a noção de balrogs alados... Sem comentários.

É praticamente inevitável pra natureza humana que elementos muito específicos de segmentos "étnicos" distintos provoquem sensação de estranheza nos outros. Vamos parar de fingir que isso é exclusividade de ocidentais, americanos ou britânicos primeiro-mundistas da primeira metade do século XX. Indivíduos albinos, na África mesmo, eram e ainda são tratados como párias sociais pelas próprias tribos, inclusive, isso rendeu uma história do supostamente "racista" artista de HQ, John Byrne, ao criar o vilão Deluge (Dilúvio) em X-Men, Hidden Years).

O Byrne é um artista que muita gente esnoba hoje em dia, mas foi do Deluge que copiaram os poderes pra colocar no personagem do Sebastian Shaw, Kevin Bacon do filme X-Men-First Class.

deluge%2Bdeluded.JPG



Deluge

deluge19.gif


Ocasionalmente, entretanto, eles eram também transformados em figuras deificadas como a Modjadji a origem da Ayesha do Haggard e, por tabela, da Ororo dos X-Men e da Galadriel de Tolkien, em ambos os casos, o individuo diferente era ostracizado e colocado numa redoma.

Minha própria sobrinha ficava magoada ou se sentia exposta quando, ao morar um ano em Sergipe, Aracaju, era chamada por lá de "galeguinha" por causa do cabelo louro que chamava atenção de todo mundo...

Então, sempre, sempre,o lance é não se deixar levar por esse primeiro impulso e não ter discernimento crítico a respeito disso.Tolkien tinha, C.S. Lewis, por seu turno, não demonstrou a mesma capacidade de assimilação e flexibilidade. O resultado é que boa parte de Narnia envelhece bem pior do que o SdA e outras contrapartes entre os mundos de fantasia.

[nota1]Curiosidade, o motivo plausível pros orcs no roteiro proposto pra adaptar o SdA aparecerem como aves com bicos e penas e pra que aves parecidas com emas aparececem nas capas da edição americana oficial do SdA e do Hobbit, dois fatos comentados nas cartas que eu sempre suspeitei estarem relacionados de um modo misterioso, não era "burrice" pura e simples dos gringos mas, sim, o fato curioso e hilário de que L.Frank Baum do Mágico de Oz no nono livro da série Oz de 1915, O Espantalho de Oz criou um bicho, um personagem com fala e senciente, aliado dos heróis, chamado "ork" que era uma ave pernalta. Então, na época do lançamento do SdA o nome "ork" nos EUA era associado a esse bicho, com bicos e penas ( ou lembrado erroneamente décadas depois como as possuindo já que a forma geral do bicho é reminiscente de ema ou avestruz), e não a uma fera simiesca trolliana como era em Tolkien.

Precisavam ver minha risada quando eu vi essa picture aí embaixo ao googar pra ver o ork de Oz, quando soube de sua existência 3 anos atrás.Detalhe trivia; o ork do livro do Baum voava usando a cauda estilo helicóptero, suspeitamente precedendo o Mutley/Rabugento do desenho animado da Hanna Barbera (aquele do peguem o pombo)...

ork.JPG

O verdadeiro culpado do mal-entendido, o Ork do Espantalho de Oz

IMAGE0001.JPG

1595519568445.png
O Emu, seu comparsa no crime
cast.jpg

Seu herdeiro ficcional, Mutley...
 

Anexos

  • s_MLB_v_F_f_184045685_7842.jpg
    s_MLB_v_F_f_184045685_7842.jpg
    169,5 KB · Visualizações: 10
Última edição:
Thanks, umas 3 horas de pesquisa :grin: :lol: foram nesse post aí acima, só pra achar as imagens e , em alguns casos até downloudar pra depois uploudar as fontes, inclusive pro meu blog.

A idéia já tinha fermentado há um bocado de tempo o que faltava era a oportunidade e a motivação pra escrevê-lo.
 
Última edição:
Os emus, muito provavelmente, são produtos da confusão com o "ork" do Frank Baum discutido no fim do meu post, que, naquela altura, era mais famoso nos EUA do que os futuramente ubíquos orcs de Tolkien. Tão mais famoso que, tb provavelmente, foi o responsável pelos "bicos e penas" dos orcs do esboço de roteiro feito por Z.

Detalhe: inclusive, no fim da vida, Tolkien deu preferência pra grafia "ork" também.

Daí vcs vêem como é engraçado. Na época, a ilustradora que teve que fazer as capas às pressas do Hobbit e do Fellowship of the Ring não teve tempo de ler os livros e usou a idéia que a palavra "ork" evocava na cabeça dela, e, hoje em dia, ninguém lembra desse personagem de Oz que apareceu no livro da série que era o preferido de seu autor.

O próprio livro está meio que esquecido hoje em dia.
 
Última edição:
Eu faço a mesmo pergunta que o tolkien que lugar seria aquele na capa? Mordor? pq tem os orcs(emus)
 
Escrevi para [seus editores norte-americanos] expressando (com moderação) meu desagrado com a capa para [a edição da Ballantine de] O Hobbit. Foi uma nota curta apressada à mão, sem uma cópia, mas foi neste sentido: acho a capa feia; mas reconheço que o principal objetivo de uma capa de uma edição em brochura é atrair compradores, e acredito que os senhores são melhores juízes do que é atraente nos EUA do que eu. Portanto não entrarei em uma discussão sobre gosto — (querendo dizer embora eu não tenha dito: cores horríveis e uso grosseiro de letras) —, mas devo perguntar isso sobre a vinheta: o que ela tem a ver com a história? Onde é este lugar? Por que um leão e emus? E o que é a coisa no fundo com bulbos rosas? Não entendo como alguém que leu a história (espero que os senhores estejam entre estes) poderia pensar que tal desenho agradaria o autor.

Eu chorei de rir lendo isso aqui...
 
HAUHAUHAU :lol:

Em homenagem aos dois pesos duas medidas que, frequentemente pintam nesse assunto, originalmente postada aqui

socieda_comic.jpg


Agora olhem só esse clássico do gênero aí, um orc reclamando de tortura num game

<object width="425" height="280"><embed src="http://media.xfire.com/swf/embedplayer.swf" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="280" flashvars="videoid=460ce0"></embed></object>
hauhauhau
 
Última edição:
"Devemos reconhecer, entretanto, que, quando os Valar depois de virem "Melkor descer em Arda em poder e majestade superiores aos de qualquer um dos Valar, como uma montanha que desce sobre o mar e se apresenta revestida de gelo e coroada de fumo e fogo e a luz dos olhos de Melkor sendo como uma chama cujo calor emurchesse e cujo terrível frio traspassa" ( sim, a tradução portuguesa matou a pau) fica inferido que eles, sem dúvida, deviam achá-lo repulsivo sob essa forma, mas, com certeza, ninguém o tacharia de "inferior"; tem uma diferença enorme entre os dois conceitos e você os tratou como se fossem um só..." By Ilmarinen.

O que tem a ver o ... com as calças?! Estamos falando de racismo moderno, onde o conceito de beleza anda de mãos dadas com o de superioridade racial (lembre-se do "... tem a fealdade típica dos fracos..." de Euclides da Cunha sobre o sertanejo nordestino) e você me vem com Melkor e os Valar?!

Seu post estava ótimo, mas você o arruinou com aquele parágrafo. Lamentável. Menos prolixidade, meu caro, ela é pior inimiga da sua verve.
 
Última edição:
Sinto muito Valatan, mas o que deveria ter ficado óbvio é que é completamente descabido aplicar idéias que ligam a idéia de "inferioridade" à aparência repulsiva descrita nos Orcs, inclusive na própria carta de JRRT.

Tolkien nunca disse que eles eram "inferiores" por causa da aparência "mongólica" foi VOCÊ que deu toda a aparência de fazer essa relação ao dizer que ele tinha "pecado"* ao dizer que a aparência deles podia ser repulsiva pra "europeus", igualando ou dando a impressão de igualar a noção de ter repulsa com idéia de avaliação de inferioridade, já que, logo depois, veio falar dos triunfos dos japoneses sobre os britânicos como se isso estivesse presente (implícito) no que Tolkien disse a respeito dos traços mongólicos deles.

* nota acrescida no dia 19 de Janeiro de 2011.Não há "pecado" nenhum nisso isso era verdade na época dele, era ainda mais verdade na época medieval que ele tentou emular e ainda é verdade nos nossos dias contemporâneos, como você mesmo deu a entender no seu post na próxima página quando, ao tornar a falar do efeito repulsivo exercido por segmentos "étnicos" específicos generalizou, poderíamos dizer "pecou", dizendo que acha repulsiva a aparência média das inglesas a despeito de consider as irlandesas e escocesas belas.

Ademais, embora mesmo sendo também "mongólicos" do ponto de vista estrito do termo, os próprios chineses e japoneses também têm preconceitos raciais contra o tipo mongol propriamente dito e uns contra os outros também. Isso não é exclusividade de "europeus" ou ocidentais.

E ESSE é que era o ponto principal em tudo que foi dito pra você antes, Valatan. Tolkien não "peca" de maneira nenhuma ao ser EXATAMENTE IGUAL à esmagadora maioria da raça humana MESMO que ele tivesse mesmo colocado um subtexto racista no comentário coisa que você mesmo disse que ele não fez.

Ademais, a idéia de beleza e/ou falta de e sua conexão com as bases do racismo e a noção de inferioridade e mérito distinto inerente às etnias não mudou desde os tempos de Tolkien pra cá, tanto é que deu o maior bafafá em episódio recente envolvendo a leitura de Monteiro Lobato.

Ser "sucinto", aparentemente, não te impediu de cometer o que parece ser uma boa gafe e de ter projetado em cima do Tolkien um viés ausente do texto dele, mesmo sem querer, eis o porquê da ênfase em dizer isso e realçar a contradição, pois vc mesmo havia dito que "não via racismo na passagem" da carta. Se for verdade, ao que tudo indica, sua ênfase em evitar prolixidade num assunto complexo fez vc expressar mal as suas idéias e passar uma impressão que não pretendia.

Mancada aberta, somente a comparação dos negros com trolls (ele poderia ter escrito algo como "E do extremo sul, homens negros enormes, fortes como trolls", o que não pegaria mal) as outras são mais discretas e discutíveis.

Considerando o teor do que vc tinha escrito antes sobre os Troll-men aqui no tópico, e o que você chegou a dizer pro Éomer por ele discordar da sua opinião, foi a leitura que, pelo jeito, não só eu, mas a maioria dos que tinham lido seu post, tendeu a fazer.

Mais sorte e atenção da próxima vez.
 
Última edição:
Puxa Valatan, esse assunto de racismo é mesmo muito complexo, eu até ia colocar meu ponto de vista mas achei melhor não (tem outro tópico que trata de racismo, o Ilmarinen colocou o link e, ademais, o caso aqui é racismo em Tolkien). E, em Tolkien, achei que já tinha ficado um pouco claro que existe uma tendência em colocar no texto dele coisas que não estão lá (o que ocorre, inclusive, em outras esferas que não só essa e é por isso que a gente discute). Eu mesmo concordei com vc alguns posts atrás, pois ao ler o SdA me senti incomodada com algumas passagens; mas nós vivemos num mundo onde o politicamente correto virou uma maldição que serve pra banalizar coisas seríssimas como o preconceito racial (mas não só, haja estômago pra aguentar expressões que, em função da pressão oportunista se tornaram expressões odientas como "qualidade de vida", desenvolvimento sustentável", "justiça social", etc) e temos que, o tempo todo, repensar sobre se aquilo que sentimos ser, num primeiro momento, racismo ou coisa que o valha, não é uma leitura “viciada”, que carece de mais vieses de consideração. Por mais que a relação entre conceito de beleza e racismo andem de mãos dadas (herança lá daquela teoria nojenta do século XIX), não dá pra negar que, numa outra vertente, conceito de beleza não tem a ver com superioridade (que foi o que o trecho do Melkor + Valar do Ilmarinen quis exemplificar) e muita gente vai por aí (vc acha que a menininha que escolheu a bonequinha branca ali da charge é racista?). Sei lá, tá um pouco difícil me expressar e não quero ser muito prolixa, senão já viu, néah :lol: (brincadeira).
 
Sinto muito Valatan, mas o que deveria ter ficado óbvio é que é completamente descabido aplicar idéias que ligam a idéia de "inferioridade" à aparência repulsiva descrita nos Orcs, inclusive na própria carta de JRRT.

Tolkien nunca disse que eles eram "inferiores" por causa da aparência "mongólica" foi VOCÊ que deu toda a aparência de fazer essa relação ao dizer que ele tinha "pecado" ao dizer que a aparência deles podia ser repulsiva pra "europeus" igualando ou dando a impressão de igualar a noção de ter repulsa com idéia de avaliação de inferioridade, já que, logo depois, veio falar dos triunfos dos japoneses sobre os britânicos como se isso estivesse presente (implícito) no que Tolkien disse, ou seja, a idéia de povos mongólicos serem "inferiores" por causa da aparência de alguns deles ser desagradável pros "europeus".

Ademais, a idéia de beleza e/ou falta de e sua conexão com as bases do racismo e a noção de inferioridade e mérito distinto inerente às etnias não mudou desde os tempos de Tolkien pra cá, tanto é que deu o maior bafafá em episódio recente envolvendo a leitura de Monteiro Lobato.

Ser "sucinto", aparentemente, não te impediu de cometer o que parece ser uma boa gafe e de ter projetado em cima do Tolkien um viés ausente do texto dele, mesmo sem querer, eis o porquê da ênfase em dizer isso e realçar a contradição, pois vc mesmo havia dito que "não via racismo na passagem" da carta. Se for verdade, ao que tudo indica, sua ênfase em evitar prolixidade num assunto complexo fez vc expressar mal as suas idéias e passar uma impressão que não pretendia.



Considerando o teor do que vc tinha escrito antes sobre os Troll-men aqui no tópico, e o que você chegou a dizer pro Éomer por ele discordar da sua opinião, foi a leitura que, pelo jeito, não só eu, mas a maioria dos que tinham lido seu post, tendeu a fazer.

Mais sorte e atenção da próxima vez.

Tente outra, esta foi tiro n'água.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo