1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Separatismo no Brasil

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por #Ryu, 15 Mai 2004.

1. #Ryu

#Ryu Usuário

Sim, há no Brasil movimentos separatistas, sempre houveram..
    os mais fortes, ou melhor, menos fracos são os do Rio Grande do Sul e do Sul como um todo, e até de SP

Antes de proferir a minha(ABSOLUTAMENTE CONTRA), gostaria de saber qual a opinião de voces e se são a favor ou contra

2. Lordpas

Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

Esses movimentos separatistas nao tem fundamento, nao tem base e sao fraquissimos, no RS nem se ouve mais falar nisso.... ateh pq nao somos aqui auto-suficientes em uma serie de coisas q vem de outras regioes do pais... O que se descute eh o repasse de verbas pelo governo federal, uma vez que contribuimos com mais do que recebemos...

3. ?

? Banned

esses movimentos sao coisa de menino mimado de classe media alta que pensa que no nordeste só tem miseravel e no norte só tem indio
    eles falam que se o sul se separar do resto do brasil ele sera um pais rico. que piada :roll:

4. Tisf

Tisf Delivery Boy

É o efeito centro periferia mundial transportado pra dentro do país, ou seja, característica de país subdesenvolvido. =/

5. Dante Aqueronte

Dante Aqueronte Usuário

Nope, movimentos separatistas ocorrem em qualquer lugar, até mesmo na Europa. É esse o objetivo do IRA, não é (acho que é esse)? Além dele tem vários outros, muitos países daquele lado têm seu próprio grupo separatista.

6. ?

? Banned

mas a diferença sao os motivos que levam esses grupos a agir
    o IRA é por questoes religiosas, o ETA e os separatistas de Quebec por questoes culturais
    por questoes socio-economicas acho que só tem aqui no brasil

7. Lordpas

O ETA nao deixa de ser por questoes socio-economica e independencia politica tbem...

8. #Ryu

#Ryu Usuário

No Canadá, é um movimento.. não é violento, aliás, muito pelo contrário, é pacifista, pela provincia de Quebec
    Lá são feitos Plebiscitos de 5 em 5 anos pra saber se o povo quer se separar do resto do Canadá, e costuma ficar na margem de 54% pra não, caso contrário jah existiria a República de Quebec

No Brasil:
    SócioEconomico-
    a minoria bem pequena que quer se separar usa o argumento que a região sul eh uma potencia, ou o RS é uma potencia e que se separando naum pagaria a divida externa do Brasil, dizendo que essas regiões poderiam se tornar auto-suficiente

em SP esse número é menor...
    Usam como argumento que SP contribui com 75% do Pib(acho q não é isso td não) tem a terceira maior cidade do mundo etc...

Étnico-Cultural:
    Se julgando diferentes, alguns grupos(a maioria nazistas) expoem a diferença de corrupção na região Sul e no nordeste, o tipo de povl, cor da pele, etc

os de SP julgam que o mal de SP eh o enorme numero de nordestinos que vivem aqui ou vem para cá

==============================
    Eu considero os fundamentos totalmente ridículos
    o Brasil é um país pobre.. se separar em 2 por exemplo, esses 2 países serão ainda mais pobres que um só
    Alem disso, o Brasil é um país interdependente, muitos produtos de primeira necessidade circulam todo o brasil, e ninguem sairia ganhando com uma separação e suas consequentes tarifas, alfandegas, etc...
    se o RS virasse um país, ao contrário do que os separatistas radicais pensam, viraria um Uruguai e não uma frança

e eu vi alguns excelentes argumentos em um outro fórum:
    Quando os Europeus partilham a africa, dividiram em muitos pedaços pra ficar mais facil a colonização, isso enfraquecia a africa e criava problemas politicos e etnicos nos "paises" africanos

A Africa é quase um 4º mundo hoje, e esse é um dos motivos de tal disparate

A europa se tornou muito mais forte quando ficou unida e estabeleceu uma moeda unica...

Por isso deveriamos nos juntar ao resto da America do Sul, pra nos tornar-mos muito mais forte economicamente, deixar os EUA em seu pequeno mundinho de Pseudo-Império Economico, e mudar nossos sistemas politicos e e onomicos para a realidade Sul-Americana 8-)

9. Lordpas

Eh nisso q o RS questiona... mas aqui nao se ouve nem falar mais em Movimentos separatista...

O problema eh q nos precisamos de materias primas q vem de outras regioes... e nao somos auto-suficientes em uma serie de coisas... por isso a separaçao nao eh uma boa alernativa...

10. ?

? Banned

Dados do ultimo almanaque abril: 33,3%, exatamente 1/3
    e a tendencia é diminuir com a descentralização do processo produtivo no brasil

ja li em algum lugar que se o RS se separasse ele teria o 29o maior IDH do mundo. entraria no lugar da toda poderosa Eslovenia :roll:
    editado: cabei de conferir os dados e vi que ficaria bem atras da eslovenia
    alias, ficaria atras do uruguai tbm..........
    bateria com o da croacia, ou de cuba, ou do kuweit.......

qdo eu disse socio-economico eu quis dizer separar pq vive em uma regiao mais rica
    o pais basco nao é a regiao mais desenvolvida da espanha

só esqueceram de avisar pra eles que boa parte da pobreza de sao paulo remete aos tempos da escravidao, qdo a falida aristocracia cafeeira do vale do paraiba ficou impondo obstaculos ao fim da escravidao enqto quase todo o resto do pais apoiava a aboliçao
    isso foi um imenso atraso na economia do pais

11. Lordpas

Um a menos pra arrecadar impostos para a uniao tbem...

seu sentimento nacinalista me surpreende! Bem como a noçao do que eh ser uma naçao...

12. Coiote

Coiote Fallin´

eh bom dizer tbm q o movimento separatista do ETA também mta carga de étnico...o povo basco é diferente do espanhol....se naum engano essa é uma diferança q remonta a idade média

eu axo q no Brasil naum tem nada a ver separatismo....o Brasil jah eh subdesenvolvido unido,dividido seria pior ainda....as regiões são interdependentes..apesar de SP ser responsável por quse metade do pib nacional,ele só consegue isso "exportando" e "importando" para/de outros estados....
    quem diz q o Sul independente viraria uma potência,está enganado....seria mais desenvolvido q o Norte,em curto espaço de tempo até iria alcançar um bom grau de desenvolvimento,mas com o passar do tempo esse desenvolvimento ia ruir pois a dependência do norte e crises políticas iam prevalecer...
    se naum engano,até hj houve dois movimentos separatistas brasileiros (no RS e SP),os dois por motivos efêmeros,ecônomicos e liderados pela elite dominante(produtores de carne e cafeeiros respectivamente)

13. Lordpas

sem falar q boa parte da materia prima de suas industrias vem dos outros estados, tornando impossivel uma independencia...

14. ?

? Banned

na verdade tiveram varios
    mas a maioria remonta ao periodo regencial, como a balaiada, a sabinada e a farroupilha, que foi a unica que deu "trabalho" pro governo, ja que ela era comandada pela elite, e nao fica bem sair descendo porrada na elite gaucha
    as outras eram de carater popular, dai o governo meteu o cacete em quem aparecesse na frente

15. Tisf

Tisf Delivery Boy

Depende do ponto que vista que eu tô falando. Eu estava me referindo não à questões religiosas ou nacionalistas, mas características de países emergentes e pobres que possuem certa região desenvolvida dentro do país e faz com que ocorra discirminação e movimentos migratórios dentro do território, surgindo os movimentos de separação.

Nós quem? E com que base você fala isso?

16. #Ryu

#Ryu Usuário

A tendencia eh descentralizar um pouco os eixos economicos, coisa que o brasil esta no começo ainda..
    nos Eua isso ocorreu depois da década de 60 principalmente aonde o oeste e o sul evoluiram bastante....

o brasil se separar ia ser a maior besteira dos ultimos tempos quase maior que a guerra no iraque
    o Brasil tem é que se agregar aos países da américa do Sul

17. Fafa

Fafa Visitante

Há também o Triângulo Mineiro que fez várias tentativas, sem êxito, de se separar de Minas Gerais. Eu sou a favor dessa separação, que seria essencial para o desenvolvimento da região, porque aparentemente pouco do dinheiro arrecadado aqui retorna, concentrando-se em outras partes do estado. Além disso existem várias diferenças culturais...
    Se quiserem saber mais sobre o assunto:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

18. Felagund

Felagund Well-Known Member

na revolta constitucionalista de 32 aqi em sampa um dos motivos foi a vontade de se separar ñ foi?
    bem, eu ñ gostaria q Sampa se separasse, imagina se eu deixaria de torce para a seleção brasilera e o péle ñ seria mas da minha nação 8O
    seria horrivel
    ñ é bem assim, sou considerado classe média e tenho varios amigos da msma condição q eu q ñ tem nenhum desses preconceitos, no nordeste as vezes eu acho q tem mais preconceito q no sul.

19. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Acho que não corremos o risco de movimetos separatistas atualmente, o único risco que corremos são com os movimentos de unificação....ou alguém aí acreita que a ALCA vai ser bom negócio pro Brasil?.....sinceramente tô meio assustada, 2005 tá chegando... 8O

20. Lordpas

Discordo.

O Nordeste possui um povo tremendamente hospitaleiro e nunca, nunca mesmo eu notei preconceito de qualquer tipo quando estive lá.

Agora o Centro-Sul do país tem sim muito preconceito. A maioria despreza o neguinho da periferia, e quem constitue grande parte da massa periférica? Nordestinos que migram em busca de melhores condições. A própria imagem do Sertão faz com que pensemos que o Sul é uma maravilha e que o Nordeste só faz levar o Brasil pra baixo...

Claro, não estou afirmando que toda classe média/alta é preconceituosa com Nordestinos, mas no geral eles sofrem com isso sim.

Compartilhar