Primeiramente, quero dizer que refuto veentemente a idéia de separatismo no Brasil. Afinal, temos a mesma língua, somos um povo forte, trabalhador, multiracial e tolerante com muitas diferenças. Os que não toleram são minoria, e são os querem se separar.
Mas eu tenho que responder a isso:
#Ryu disse:
A europa se tornou muito mais forte quando ficou unida e estabeleceu uma moeda unica...
Por isso deveriamos nos juntar ao resto da America do Sul, pra nos tornar-mos muito mais forte economicamente, deixar os EUA em seu pequeno mundinho de Pseudo-Império Economico, e mudar nossos sistemas politicos e e onomicos para a realidade Sul-Americana
Não é bem assim. Muitos países do bloco já reclamam da União Européia dizendo que o euro não foi tão bom assim pra eles, que o desemprego aumenta sem parar.
Sem contar que lá não é a mesma coisa que aqui. O Brasil é um país só, com uma língua só, e, apesar de a cultura variar conforme a região, ela também é uma só. Não é a mesma coisa na Europa, as diferenças lá são enormes de país pra país, e não só de língua.
Me digam: o que a Alemanha tem a ver com Portugal? Ou a Espanha com a Polônia? Ou a Itália com a Suécia? Ou a Grã-Bretanha com a Grécia? Ou ainda, a França com a Dinamarca?
Nada, não?
Não sei, mas talvez eles tenham se unido muito mais do que gostariam ou poderiam, e eles podem estar começando a se complicar com isso.
Por isso, eu sou meio reticente com relação ao nosso "canto" do mundo fazer o mesmo, pois as diferenças também são grandes. Nós somos muito diferentes da Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela...
Talvez seria bem mais fácil do que na Europa, pois os países daqui de língua espanhola são parecidos entre si (antes que joguem pedras em mim, eu disse PARECIDOS, não IGUAIS, é evidente que não são). Mas não sei, tenho muitas dúvidas.
Quanto à ALCA, nem preciso dizer que sou contra.