• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Separatismo no Brasil

Murhtash disse:
Problema nenhum. Os que não gostam de sulistas são uma imensa minoria. A maioria do pessoal daqui do nordeste compra até cocô enlatado se souber que veio de São Paulo :lol:

Côco enlatado não dá mesmo..esse tipo de idolatria só rola se for na sua terra...respeito sim, idolatria não.

Nada contra sulistas, mas de vez em quando chegam uma bando de otários querendo fazer pose e isso é muito irritante, claro que não se pode generalizar, dizendo que todos são assim....mas fica uma impressão muito ruim...
 
Felagund, essa sua analogia está fora de mão. :eh:

Era para você ter dito algo mais ou menos assim:
"Em São Paulo eles fazem o mesmo, é só dizer que o troço veio de Nova York." :P

Mas isso já está desviando o assunto.

O separatismo joga com a noção besta de atribuir a causa dos problemas aos outros, ao "de fora", ao diferente, ao indesejável. Problemas sócio-econômicos não vão desaparecer levantando um muro em volta do seu quintal. O que funcionaria seria o contrário: diminuindo as desigualdades interregionais, diminuiria essa conversa de que "estado/cidade X sustenta os outros" e diminuiria a migração interna movida pela pobreza.
 
Era para você ter dito algo mais ou menos assim:
"Em São Paulo eles fazem o mesmo, é só dizer que o troço veio de Nova York."
era +ou- menos isso q eu qis dizer, mas só ñ falei de Sampa pq ñ lembrava de exemplo bom :P
mas o negócio do café é verdade
 
Primeiramente, quero dizer que refuto veentemente a idéia de separatismo no Brasil. Afinal, temos a mesma língua, somos um povo forte, trabalhador, multiracial e tolerante com muitas diferenças. Os que não toleram são minoria, e são os querem se separar.
Mas eu tenho que responder a isso:

#Ryu disse:
A europa se tornou muito mais forte quando ficou unida e estabeleceu uma moeda unica...

Por isso deveriamos nos juntar ao resto da America do Sul, pra nos tornar-mos muito mais forte economicamente, deixar os EUA em seu pequeno mundinho de Pseudo-Império Economico, e mudar nossos sistemas politicos e e onomicos para a realidade Sul-Americana 8-)

Não é bem assim. Muitos países do bloco já reclamam da União Européia dizendo que o euro não foi tão bom assim pra eles, que o desemprego aumenta sem parar.

Sem contar que lá não é a mesma coisa que aqui. O Brasil é um país só, com uma língua só, e, apesar de a cultura variar conforme a região, ela também é uma só. Não é a mesma coisa na Europa, as diferenças lá são enormes de país pra país, e não só de língua.
Me digam: o que a Alemanha tem a ver com Portugal? Ou a Espanha com a Polônia? Ou a Itália com a Suécia? Ou a Grã-Bretanha com a Grécia? Ou ainda, a França com a Dinamarca?
Nada, não?
Não sei, mas talvez eles tenham se unido muito mais do que gostariam ou poderiam, e eles podem estar começando a se complicar com isso.

Por isso, eu sou meio reticente com relação ao nosso "canto" do mundo fazer o mesmo, pois as diferenças também são grandes. Nós somos muito diferentes da Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela...
Talvez seria bem mais fácil do que na Europa, pois os países daqui de língua espanhola são parecidos entre si (antes que joguem pedras em mim, eu disse PARECIDOS, não IGUAIS, é evidente que não são). Mas não sei, tenho muitas dúvidas.

Quanto à ALCA, nem preciso dizer que sou contra.
 
-Felagund- disse:
Era para você ter dito algo mais ou menos assim:
"Em São Paulo eles fazem o mesmo, é só dizer que o troço veio de Nova York."
era +ou- menos isso q eu qis dizer, mas só ñ falei de Sampa pq ñ lembrava de exemplo bom :P
mas o negócio do café é verdade
OK, para efeitos deste post, o café colombiano é o mais bem cotado nos EUA.

Mas veja o que você conseguiu:
A analogia original é um sujeito aceitar qualquer porcaria só porque veio de um lugar conceituado (conceituado na visão do tal sujeito).

A sua é um sujeito preferir um produto de bom conceito, embora vindo de um lugar não-conceituado (segundo a visão do tal sujeito - afinal, para alguém dos EUA, na Colômbia é um país dominado por traficantes). :roll:
 
A sua é um sujeito preferir um produto de bom conceito, embora vindo de um lugar não-conceituado (segundo a visão do tal sujeito - afinal, para alguém dos EUA, na Colômbia é um país dominado por traficantes).
Sim, mas eles realmente preferem o café de lah, ja morei lah e percebi, apesar disso q vc falo para eles pouco importa, grande parte deles nem devem saber onde fica a colombia, só q o café deles, q é sim muito conceituado
 
Olórin of Lórien disse:
#Ryu disse:
A europa se tornou muito mais forte quando ficou unida e estabeleceu uma moeda unica...

Por isso deveriamos nos juntar ao resto da America do Sul, pra nos tornar-mos muito mais forte economicamente, deixar os EUA em seu pequeno mundinho de Pseudo-Império Economico, e mudar nossos sistemas politicos e e onomicos para a realidade Sul-Americana 8-)

Não é bem assim. Muitos países do bloco já reclamam da União Européia dizendo que o euro não foi tão bom assim pra eles, que o desemprego aumenta sem parar.
Mas até que ponto existe aí uma relação causa-efeito? Um Euro valorizado é bom para as exportações. Para o turismo interno, taxa de câmbio nem interessa mais, é um incentivo e tanto. E nem todo mundo aderiu ao Euro, a Grã-Bretanha ainda está de fora.

Sim, há riscos em se deixar a política monetária a cargo de um Banco Central supranacional. Cada governo não pode mais usar de política cambial para controlar o fluxo de divisas. Ninguém vai poder fazer maxidesvalorizações, como nosso Brasil adorava fazer. Mas desemprego é um problema crônico na Europa desde muito antes do Euro.


Sem contar que lá não é a mesma coisa que aqui. O Brasil é um país só, com uma língua só, e, apesar de a cultura variar conforme a região, ela também é uma só. Não é a mesma coisa na Europa, as diferenças lá são enormes de país pra país, e não só de língua.
Me digam: o que a Alemanha tem a ver com Portugal? Ou a Espanha com a Polônia? Ou a Itália com a Suécia? Ou a Grã-Bretanha com a Grécia? Ou ainda, a França com a Dinamarca?
Nada, não?
Mas aí é que está a beleza da coisa, Olórin. A união é possível mesmo entre pessoas de culturas tão diferentes. Um alemão não vai deixar de ser alemão, um português não vai deixar de ser português, mas ambos (assim como seus países) podem possuir objetivos em comum.

Rivalidades locais já causaram inúmeras guerras na Europa. Se eles resolveram deixar de lado rivalidades militares, políticas e econômicas para se tornarem um bloco comercial, eu acho isso altamente válido e significativo.

Há riscos a enfrentar, naturalmente. Se vai dar certo eu não sei, mas torço a favor. :)

--
Já a ALCA é o oposto. Enquanto na UE as economias são de tamanho mais próximo umas das outras, as desigualdades sociais menores e os candidatos têm que cumprir uma série de requisitos, na ALCA temos um tubarão pronto para engolir os peixinhos.
 
sobre o café americano, eles tomam raramente o café brasileiro (café normal, preto, coado e gostoso que é uma delicia com uma polenta frita ou um bolo de milho... opa), lah eles tomam café "fraco", descafeinado.
conheço muita gente que vai para lah e não aguenta o café, q é muito ruim, sem gosto, e muitos dizem que foram coado numa meia velha :lol:

sobre a alca x ue, faço das minhas palavras as do engethor.

no Brasil, só falar que eh dos estados unidos que nego fica louco querendo um igual. e se for carro só mercedez, audi ou bmw.
 
Se alguem é hipócritta o suficiente para afirmar q o sul do país não seria mais evoluído se fosse separado do resto esse alguem merece ser desconsiderado
o sul é um fato não uma opinião.
 
Voce deve estar no Nordeste e sabe q o teu povo sem o sangue dos paulistas s sulistas verdadeiros não iriam adiante visto q até hoje com pouco contribuiram para avanço do brasil (exceto pela multiplicação de filhos) e voce não deve conhecer são paulo se não saberia que são paulo sem o resto do pais (o resto de cima )seria de primeiro mundo é só ver os bairros de são paulo q foram dominados por este povo(de cima) o q eles representam :sujeira,crime e vandalismo voce dá um trasporte digno eles vão e destroem o onibus, põe uma
lixeira eles quebram,constrõe uma escola e eles pixam e roubam...etc.

Ou talvez voce esteja postando da europa ai é fácil ser politicamente correto. :|
 
Perguntem aos portoriquenos se eles querem se separar oficialmente dos EUA? Alguns podem dizer que sim, mas depois recuariam pois sabem que sem a proteção econômica do seu padrinho perderiam e muito.

Se nossos vizinhos sul-americanos hispânicos (Argentina, Colômbia, Chile,etc) não fossem tão desunidos e fossem um único país, imagine o quanto se rivalizaria com o Brasil que colonizado pelos portugueses se manteve um país único.

Agora quando envolve lugares onde se fala mais de um idioma ou de culturas diferentes que não é o nosso caso, acho no mínimo polêmico e cada caso tem que ser analisado com muito critério:

No caso do Canadá, eu fico a favor da forma pacifica e democrática como eles lidam com o tema convocando plebiscitos. No último por muito pouco o Quebec que fala francês se separou do restante do país que só fala inglês.

Mas no caso da Europa vejam o quanto Portugal ganhou muito aderindo ao bloco econômico que tem o Euro como moeda comum? O continente que é uma autêntica torre de babel poderia pacificamente ter até mais 100 nações, mas sabe que na economia a união faz a força. Uma Europa unida fortemente no aspecto econômico faria frente tranquilo aos EUA.

Então penso que nações como Catalunha e País Basco poderiam tranquilamente existir satisfazendo os anseios dos moradores locais que querem cultuar seu idioma e cultura sem a imposição dominante da Espanha, mas desde que essas nações mantivessem laços diplomáticos e comerciais de união com a UE, pois sozinhas dependentes apenas do turismo essas nações não teriam vida longa.
 
Mas no caso da Europa vejam o quanto Portugal ganhou muito aderindo ao bloco econômico que tem o Euro como moeda comum? O continente que é uma autêntica torre de babel poderia pacificamente ter até mais 100 nações, mas sabe que na economia a união faz a força. Uma Europa unida fortemente no aspecto econômico faria frente tranquilo aos EUA.
Voce deve ser bem sincero em concordar que abismo que separa o sul do pais
do resto é bem maior do que a diferença de portugal para o resto da europa.
 
O separatismo joga com a noção besta de atribuir a causa dos problemas aos outros, ao "de fora", ao diferente, ao indesejável. Problemas sócio-econômicos não vão desaparecer levantando um muro em volta do seu quintal. O que funcionaria seria o contrário: diminuindo as desigualdades interregionais, diminuiria essa conversa de que "estado/cidade X sustenta os outros" e diminuiria a migração interna movida pela pobreza.
Explica isto para um somaliano q teve as riquezas de seu pais sugadas tudo porque foram idiotas em aceitar a "amizade "estrangeira.

E são paulo não é sugado?
Que estado sustenta os programas sociais do governo?
Sinceramente voces são muito politicamente corretos vai para a alemanha e procure um bairro chines ou latino duvido q encontre eles são xenofobos mesmo e não tiro a razão são as terras deles e o povo tem o direito de não gostar de estrangeiros voces podem chorar mas é isto q falta ao brasil.
 
Hurin_Thalion disse:
são paulo não é sugado?
Que estado sustenta os programas sociais do governo?
Sinceramente voces são muito politicamente corretos

SP pode ser prejudicado em vários aspectos, mas sem a mão-de-obra nordestina que ajudou a construir mais de 80% das edificações como estaria hoje?
Vê se paulista nato gosta de por a mão na massa e fala que seu sonho é ser pedreiro? Ele quer ser o engenheiro da obra pra mandar nos nordestinos.

No caso do Brasil não vejo separatismo como uma solução que num passe de mágica resolveria todos os problemas. Se houvesse uma justa distribuição de renda e sido um país de colonização e não de exploração, o desenvolvimento entre os estados seria mais homogeneo e não haveria tanta desigualdade.

É difcil corrigir isso? Sim algo que levaria varias décadas, mas não impossível, desde que elejamos gente séria e decente no poder.

Nosso problema é até light demais perto dos outros que brigam por religiões, etnias e idiomas diferentes. Perto de Israel por exemplo o Brasil é um paraíso.
 
FÚRIA Da Cidade disse:
É difcil corrigir isso? Sim algo que levaria varias décadas, mas não impossível, desde que elejamos gente séria e decente no poder.

Não, isso não é difícil. É impossível.

E sim. Separar o sul seria muito bom. Pro sul, claro.
 
SP pode ser prejudicado em vários aspectos, mas sem a mão-de-obra nordestina que ajudou a construir mais de 80% das edificações como estaria hoje?
Vê se paulista nato gosta de por a mão na massa e fala que seu sonho é ser pedreiro? Ele quer ser o engenheiro da obra pra mandar nos nordestinos.
São paulo foi contruida bem antes dos nordestinos chegarem e eles receberam pelo serviço.Este trabalho não nos obriga a aceitar sua estada nas nossas terras.

No caso do Brasil não vejo separatismo como uma solução que num passe de mágica resolveria todos os problemas. Se houvesse uma justa distribuição de renda e sido um país de colonização e não de exploração, o desenvolvimento entre os estados seria mais homogeneo e não haveria tanta desigualdade.

Concordo.
Mas você tem q admitir que as diferenças entre os sulistas e o resto do pais é enorme qualquer um sabe q o sul é o lugar mais "europeu" do brasil.

Olhe para as cadeias de são paulo quasetodos os presos sçao nordestinos ou filhos deles.Mentira?

É difcil corrigir isso? Sim algo que levaria varias décadas, mas não impossível, desde que elejamos gente séria e decente no poder.

Voce pode eleger até Buda para presidente q não adianta o resto do brasil é um caso perdido até que aqui para baixo ainda tem solução é só matar todos os políticos,juízes e burocratas.

Nosso problema é até light demais perto dos outros que brigam por religiões, etnias e idiomas diferentes. Perto de Israel por exemplo o Brasil é um paraíso.

Mas aqueles paises não tem as riquezas q nós temos e como o povo aproveita
ou destruindo ou vendendo para um gringo a preço de banana.
 
Por isso deveriamos nos juntar ao resto da America do Sul, pra nos tornar-mos muito mais forte economicamente, deixar os EUA em seu pequeno mundinho de Pseudo-Império Economico, e mudar nossos sistemas politicos e e onomicos para a realidade Sul-Americana

Que absurdo?!?!? E herdar os terríveis problemas socio-econômicos daqueles outros países latinos?? Indústrias caóticas, economia fragilizada, péssimas condições de vida da população, tráfico de drogas absurdo!!!! :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Uma grande nação não se faz por território ou população, mas por uma série de fatores socio-econômicos. Seria um desastre para nós .. e creio q essa seja a concepção do sul do Brasil para com o resto do país ... :|
 
Uma grande nação não se faz por território ou população, mas por uma série de fatores socio-econômicos. Seria um desastre para nós .. e creio q essa seja a concepção do sul do Brasil para com o resto do país ...
Uma nação pode não ser feita por território estão ai o japão e a islândia para provar isto (eles não têm muitas riquezas naturais) porem sua situação economica é melhor do que a nossa .mas quem criou esta situação?É óbvio que a população.
É a mesma situação do sul do brasil.
O sul é mais desenvolvido do q o resto do pais e não adianta negar.
 
mas quem criou esta situação?É óbvio que a população.

O q eu quis dizer com população é o tamanho da população ... O q o rapaz sugeriu era formar um bloco grande, poderoso e recheado de gente, achando q isso iria competir com as grandes potências.

Quem criou estas situações exemplificadas ñ foi a população; mas principalmente os governos ... (bem como as estratégias econômicas, guerras, incentivos fiscais, política interna e externa e desenvolvimento industrial). A cultura e o povo estáo em última análise no fator desenvolvimento.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo