• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Separatismo no Brasil

#Ryu

Usuário
Sim, há no Brasil movimentos separatistas, sempre houveram..
os mais fortes, ou melhor, menos fracos são os do Rio Grande do Sul e do Sul como um todo, e até de SP

Antes de proferir a minha(ABSOLUTAMENTE CONTRA), gostaria de saber qual a opinião de voces e se são a favor ou contra
 
Esses movimentos separatistas nao tem fundamento, nao tem base e sao fraquissimos, no RS nem se ouve mais falar nisso.... ateh pq nao somos aqui auto-suficientes em uma serie de coisas q vem de outras regioes do pais... O que se descute eh o repasse de verbas pelo governo federal, uma vez que contribuimos com mais do que recebemos...
 
esses movimentos sao coisa de menino mimado de classe media alta que pensa que no nordeste só tem miseravel e no norte só tem indio
eles falam que se o sul se separar do resto do brasil ele sera um pais rico. que piada :roll:
 
É o efeito centro periferia mundial transportado pra dentro do país, ou seja, característica de país subdesenvolvido. =/
 
Tisf disse:
É o efeito centro periferia mundial transportado pra dentro do país, ou seja, característica de país subdesenvolvido. =/

Nope, movimentos separatistas ocorrem em qualquer lugar, até mesmo na Europa. É esse o objetivo do IRA, não é (acho que é esse)? Além dele tem vários outros, muitos países daquele lado têm seu próprio grupo separatista.
 
mas a diferença sao os motivos que levam esses grupos a agir
o IRA é por questoes religiosas, o ETA e os separatistas de Quebec por questoes culturais
por questoes socio-economicas acho que só tem aqui no brasil
 
No Canadá, é um movimento.. não é violento, aliás, muito pelo contrário, é pacifista, pela provincia de Quebec
Lá são feitos Plebiscitos de 5 em 5 anos pra saber se o povo quer se separar do resto do Canadá, e costuma ficar na margem de 54% pra não, caso contrário jah existiria a República de Quebec

No Brasil:
SócioEconomico-
a minoria bem pequena que quer se separar usa o argumento que a região sul eh uma potencia, ou o RS é uma potencia e que se separando naum pagaria a divida externa do Brasil, dizendo que essas regiões poderiam se tornar auto-suficiente

em SP esse número é menor...
Usam como argumento que SP contribui com 75% do Pib(acho q não é isso td não) tem a terceira maior cidade do mundo etc...

Étnico-Cultural:
Se julgando diferentes, alguns grupos(a maioria nazistas) expoem a diferença de corrupção na região Sul e no nordeste, o tipo de povl, cor da pele, etc

os de SP julgam que o mal de SP eh o enorme numero de nordestinos que vivem aqui ou vem para cá

==============================
Eu considero os fundamentos totalmente ridículos
o Brasil é um país pobre.. se separar em 2 por exemplo, esses 2 países serão ainda mais pobres que um só
Alem disso, o Brasil é um país interdependente, muitos produtos de primeira necessidade circulam todo o brasil, e ninguem sairia ganhando com uma separação e suas consequentes tarifas, alfandegas, etc...
se o RS virasse um país, ao contrário do que os separatistas radicais pensam, viraria um Uruguai e não uma frança

e eu vi alguns excelentes argumentos em um outro fórum:
Quando os Europeus partilham a africa, dividiram em muitos pedaços pra ficar mais facil a colonização, isso enfraquecia a africa e criava problemas politicos e etnicos nos "paises" africanos

A Africa é quase um 4º mundo hoje, e esse é um dos motivos de tal disparate

A europa se tornou muito mais forte quando ficou unida e estabeleceu uma moeda unica...

Por isso deveriamos nos juntar ao resto da America do Sul, pra nos tornar-mos muito mais forte economicamente, deixar os EUA em seu pequeno mundinho de Pseudo-Império Economico, e mudar nossos sistemas politicos e e onomicos para a realidade Sul-Americana 8-)
 
No Brasil:
SócioEconomico-
a minoria bem pequena que quer se separar usa o argumento que a região sul eh uma potencia, ou o RS é uma potencia e que se separando naum pagaria a divida externa do Brasil, dizendo que essas regiões poderiam se tornar auto-suficiente

em SP esse número é menor...
Usam como argumento que SP contribui com 75% do Pib(acho q não é isso td não) tem a terceira maior cidade do mundo etc...

Eh nisso q o RS questiona... mas aqui nao se ouve nem falar mais em Movimentos separatista...

O problema eh q nos precisamos de materias primas q vem de outras regioes... e nao somos auto-suficientes em uma serie de coisas... por isso a separaçao nao eh uma boa alernativa...
 
#Ryu disse:
em SP esse número é menor...
Usam como argumento que SP contribui com 75% do Pib(acho q não é isso td não) tem a terceira maior cidade do mundo etc...

Dados do ultimo almanaque abril: 33,3%, exatamente 1/3
e a tendencia é diminuir com a descentralização do processo produtivo no brasil

#Ryu disse:
se o RS virasse um país, ao contrário do que os separatistas radicais pensam, viraria um Uruguai e não uma frança

ja li em algum lugar que se o RS se separasse ele teria o 29o maior IDH do mundo. entraria no lugar da toda poderosa Eslovenia :roll:
editado: cabei de conferir os dados e vi que ficaria bem atras da eslovenia
alias, ficaria atras do uruguai tbm..........
bateria com o da croacia, ou de cuba, ou do kuweit.......

lordpas disse:
O ETA nao deixa de ser por questoes socio-economica e independencia politica tbem...

qdo eu disse socio-economico eu quis dizer separar pq vive em uma regiao mais rica
o pais basco nao é a regiao mais desenvolvida da espanha

#Ryu disse:
os de SP julgam que o mal de SP eh o enorme numero de nordestinos que vivem aqui ou vem para cá

só esqueceram de avisar pra eles que boa parte da pobreza de sao paulo remete aos tempos da escravidao, qdo a falida aristocracia cafeeira do vale do paraiba ficou impondo obstaculos ao fim da escravidao enqto quase todo o resto do pais apoiava a aboliçao
isso foi um imenso atraso na economia do pais
 
To poco me fodendo pra separatismo. Aliás, se separar qualquer estado ou região, um a menos pra nós carregarmos nas costas.

Um a menos pra arrecadar impostos para a uniao tbem...

seu sentimento nacinalista me surpreende! Bem como a noçao do que eh ser uma naçao...
 
eh bom dizer tbm q o movimento separatista do ETA também mta carga de étnico...o povo basco é diferente do espanhol....se naum engano essa é uma diferança q remonta a idade média

eu axo q no Brasil naum tem nada a ver separatismo....o Brasil jah eh subdesenvolvido unido,dividido seria pior ainda....as regiões são interdependentes..apesar de SP ser responsável por quse metade do pib nacional,ele só consegue isso "exportando" e "importando" para/de outros estados....
quem diz q o Sul independente viraria uma potência,está enganado....seria mais desenvolvido q o Norte,em curto espaço de tempo até iria alcançar um bom grau de desenvolvimento,mas com o passar do tempo esse desenvolvimento ia ruir pois a dependência do norte e crises políticas iam prevalecer...
se naum engano,até hj houve dois movimentos separatistas brasileiros (no RS e SP),os dois por motivos efêmeros,ecônomicos e liderados pela elite dominante(produtores de carne e cafeeiros respectivamente)
 
apesar de SP ser responsável por quse metade do pib nacional,ele só consegue isso "exportando" e "importando" para/de outros estados....

sem falar q boa parte da materia prima de suas industrias vem dos outros estados, tornando impossivel uma independencia...
 
se naum engano,até hj houve dois movimentos separatistas brasileiros (no RS e SP),os dois por motivos efêmeros,ecônomicos e liderados pela elite dominante(produtores de carne e cafeeiros respectivamente)

na verdade tiveram varios
mas a maioria remonta ao periodo regencial, como a balaiada, a sabinada e a farroupilha, que foi a unica que deu "trabalho" pro governo, ja que ela era comandada pela elite, e nao fica bem sair descendo porrada na elite gaucha
as outras eram de carater popular, dai o governo meteu o cacete em quem aparecesse na frente
 
Legolas Greenleaf disse:
Tisf disse:
É o efeito centro periferia mundial transportado pra dentro do país, ou seja, característica de país subdesenvolvido. =/

Nope, movimentos separatistas ocorrem em qualquer lugar, até mesmo na Europa. É esse o objetivo do IRA, não é (acho que é esse)? Além dele tem vários outros, muitos países daquele lado têm seu próprio grupo separatista.

Depende do ponto que vista que eu tô falando. Eu estava me referindo não à questões religiosas ou nacionalistas, mas características de países emergentes e pobres que possuem certa região desenvolvida dentro do país e faz com que ocorra discirminação e movimentos migratórios dentro do território, surgindo os movimentos de separação.

Bowser disse:
To poco me fodendo pra separatismo. Aliás, se separar qualquer estado ou região, um a menos pra nós carregarmos nas costas. :lol: :lol:

Nós quem? E com que base você fala isso?
 
A tendencia eh descentralizar um pouco os eixos economicos, coisa que o brasil esta no começo ainda..
nos Eua isso ocorreu depois da década de 60 principalmente aonde o oeste e o sul evoluiram bastante....

o brasil se separar ia ser a maior besteira dos ultimos tempos quase maior que a guerra no iraque
o Brasil tem é que se agregar aos países da américa do Sul
 
Há também o Triângulo Mineiro que fez várias tentativas, sem êxito, de se separar de Minas Gerais. Eu sou a favor dessa separação, que seria essencial para o desenvolvimento da região, porque aparentemente pouco do dinheiro arrecadado aqui retorna, concentrando-se em outras partes do estado. Além disso existem várias diferenças culturais...
Se quiserem saber mais sobre o assunto: http://geocities.yahoo.com.br/comed2004/triangulo.htm
 
na revolta constitucionalista de 32 aqi em sampa um dos motivos foi a vontade de se separar ñ foi?
bem, eu ñ gostaria q Sampa se separasse, imagina se eu deixaria de torce para a seleção brasilera e o péle ñ seria mas da minha nação 8O
seria horrivel
esses movimentos sao coisa de menino mimado de classe media alta que pensa que no nordeste só tem miseravel e no norte só tem indio
ñ é bem assim, sou considerado classe média e tenho varios amigos da msma condição q eu q ñ tem nenhum desses preconceitos, no nordeste as vezes eu acho q tem mais preconceito q no sul.
 
Acho que não corremos o risco de movimetos separatistas atualmente, o único risco que corremos são com os movimentos de unificação....ou alguém aí acreita que a ALCA vai ser bom negócio pro Brasil?.....sinceramente tô meio assustada, 2005 tá chegando... 8O
 
no nordeste as vezes eu acho q tem mais preconceito q no sul.

Discordo.

O Nordeste possui um povo tremendamente hospitaleiro e nunca, nunca mesmo eu notei preconceito de qualquer tipo quando estive lá.

Agora o Centro-Sul do país tem sim muito preconceito. A maioria despreza o neguinho da periferia, e quem constitue grande parte da massa periférica? Nordestinos que migram em busca de melhores condições. A própria imagem do Sertão faz com que pensemos que o Sul é uma maravilha e que o Nordeste só faz levar o Brasil pra baixo...

Claro, não estou afirmando que toda classe média/alta é preconceituosa com Nordestinos, mas no geral eles sofrem com isso sim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo