• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Senado aprova projeto de lei que proíbe fumódromos no país

Interessante sabe. Eu sou fumante. E ate onde eu sei ainda e legal fumar, o cigarro e vendido legalmente. Entao, eu tenho o direito de fumar!
A questao nao e tao complicada assim de se resolver! Eu gosto de tomar uma cerva, jogar uma sinuca, tdo fumando. Entao, autoriza um bar pra fumantes! Coloca na porta uma placa avisando q e liberado pra fumar, e se nao fumantes forem e porque nao se importam.
Na rua, cmo me proibir de fazer uma coisa que e legal? Se nao for proibido o cigarro, essa franca oposição politica, e que influencia boa parte da populaçao, nao e democratica. Nao e pq pago impostos no cigarro. Qto mesmo? 300%? E ainda querem me proibir de fumar onde quero?
Se eu posso fumar, legalmente, quero o mesmo direito de todos os outros grupos! Evangelicos, homossexuais, funkeiros, etc... Ou seja, quero um lugar onde possa exercer meus direitos, garantidos esses pela constituição! Não existem templos evangelicos? Acham q nao incomoda os vizinhos aquela gritaria em algumas congregações? Não existem bares gay? E esses bailes funk? No carnaval nao temos q aquentar toda aquela bagunça? Na epoca de politica nao tenho q aquentar aqueles carros berrando com auto falantes?
Sobre incomodar os outros, verdade q incomoda, eu mesmo, se nao estiver fumando e estiver num lugar sem ventilação, fico incomodado. Mas isso ja e questao de educação né.
 
Que faz mal todo mundo sabe. Já quais são esses males eu duvido que a maioria saiba, e isso influência na hora de pensar em parar.

Não Hamfast, no mínimo todo mundo sabe que causa câncer. E ninguém pode acusar ignorância dos malefícios se eles aparecem nas carteiras de cigarro. DISSO você não pode reclamar. A campanha mostra de forma bem clara. Continua fumando quem quer. A saber:

As imagens fazem parte de um conjunto de medidas propostas pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo que, nos últimos 20 anos, vem obtendo resultados positivos, como a redução da proporção de fumantes na população de 34,8%, em 1989, para 22,4%, em 2003. Um inquérito populacional do Ministério da Saúde, realizado em 2006 em todas as capitais, mostrou uma prevalência de tabagismo de 16% na população acima de 18 anos. O Banco Mundial publicou uma análise em 2007 que mostra o aumento de famílias não fumantes de 66% para 73%, entre 1995/1996 e 2002/2003. Outro ponto importante é a redução na taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre os homens, que em 90% do casos acontece entre os fumantes.

Fonte

Ótimo, mas isso ninguém coloca na embalagem de cigarro. Ao menos eu não vi nenhuma campanha promovendo isso.


Desculpe a pergunta, não estou entendendo bem o seu lado de argumentação, mas você é fumante? Caso não seja, já viu uma carteira de cigarro? Na mesma foto que tem a imagem forte que todo critica e diz que não serve pra nada, tem um telefone 0800 com um "Disque pare de fumar" acima dele. Não dá para ser mais óbvio do que isso, e atingir de melhor forma o público para o qual a mensagem é voltada. Negócio é, como já disse antes: quem quer parar, para. Não fica arrumando desculpa de "eu não sabia". Os fumantes de 20, 30 anos atrás, ok, poderiam alegar ignorância. Hoje em dia tem que ser muito burro para fumar e dizer que "não sabe" o que o cigarro pode causar. A cada carteira que a pessoa compra ela ganha um exemplo novo.

No futuro sim. Igual drogas.
No momento poderia estar no mesmo nível de propaganda pesada contra como colocar fotos nas latinhas e garrafas e toneladas de propagandas televisivas.

Muito radical, obviamente nunca vai acontecer. Quanto as propagandas, elas já acontecem. Mas não acho que isso funcione. Pense bem, dirigir bêbado é crime, e nem isso é capaz de parar quem bebe e dirige. É o velho "não vai dar nada" ou "não vai acontecer comigo" que parece tão comum na vida dos brasileiros. Mas insisto, não acho que por causa dos malefícios do alcool o problema do cigarro tb não deveria ser atacado.
 
Mas insisto, não acho que por causa dos malefícios do alcool o problema do cigarro tb não deveria ser atacado.

Só pra deixar claro que se eu pareci ter colocado isso no meu post inicial não foi isso que quis passar

Em relação ao cigarro temos visto restrições em nivel municipal, depois estadual e agora federal aumentando progressivamente que a médio e longo prazo devem trazer resultados positivos e espero que o ritmo disso se mantenha dessa forma, pois querer acabar proibindo totalmente na marra é impossivel e nisso o tiro pode sair pela culatra, pois nenhum mal se acaba de vez apenas por decreto.

O que eu lamento é do governo não mostrar a mesma vontade de fazer estas mesmas restrições de forma simultânea com o alcool, pois já que existe a intenção de fazer campanhas educativas em relação ao fumo poderia-se muito nem fazê-las todas em conjunto com o alcool.

Mas eu entendo que combate ao alcool tem um nivel de dificuldade maior pois bate de frente com os interesses financeiros de uma quantidade de industrias muito maior que as de cigarro e sem falar de outros entraves que precisam ser mudados como o fato de muitas pessoas se aproveitarem de se negar a recusar a fazer o teste do bafômetro numa blitz de trânsito para se aproveitar de uma brecha juridica da lei de não se produzir provas contra si mesmo. Enfim, há muito trabalho pela frente, mas se pelo menos derem um primeiro passo já é melhor do que nada.
 
Não Hamfast, no mínimo todo mundo sabe que causa câncer. E ninguém pode acusar ignorância dos malefícios se eles aparecem nas carteiras de cigarro. DISSO você não pode reclamar. A campanha mostra de forma bem clara. Continua fumando quem quer.
Ok, não tenho argumentos contra isso.

Desculpe a pergunta, não estou entendendo bem o seu lado de argumentação, mas você é fumante? Caso não seja, já viu uma carteira de cigarro? Na mesma foto que tem a imagem forte que todo critica e diz que não serve pra nada, tem um telefone 0800 com um "Disque pare de fumar" acima dele. Não dá para ser mais óbvio do que isso, e atingir de melhor forma o público para o qual a mensagem é voltada. Negócio é, como já disse antes: quem quer parar, para. Não fica arrumando desculpa de "eu não sabia". Os fumantes de 20, 30 anos atrás, ok, poderiam alegar ignorância. Hoje em dia tem que ser muito burro para fumar e dizer que "não sabe" o que o cigarro pode causar. A cada carteira que a pessoa compra ela ganha um exemplo novo.
Não sou fumante. Meu ponto se refere ao que eu disse antes e ao que o Roger acabou de dizer ali atrás, embora eu talvez não tenha deixado claro. Estão cada vez mais tirando a liberdade de quem é fumante com leis proibitivas sendo que não é tão impossível assim manter ambientes públicos que separem os dois públicos sem que um se incomode com o outro. Eu defendo meu direito de não ser fumante passivo, mas também gostaria que o contrário acontece-se, se a presença de não fumantes agride a liberdade dos fumantes, ela pode não ser prejudicial em termos de saúde, mas certamente é um mal social que precisa ser posto na balança.
 
...eu tenho o direito de fumar!
seus dias estão contados!!1!1

brinks, só vão dificultar a tua vida ad infinitum a partir de agora :P

Se eu posso fumar, legalmente, quero o mesmo direito de todos os outros grupos! Evangelicos, homossexuais, funkeiros, etc... Ou seja, quero um lugar onde possa exercer meus direitos, garantidos esses pela constituição! Não existem templos evangelicos? Acham q nao incomoda os vizinhos aquela gritaria em algumas congregações? Não existem bares gay? E esses bailes funk? No carnaval nao temos q aquentar toda aquela bagunça? Na epoca de politica nao tenho q aquentar aqueles carros berrando com auto falantes?
Sobre incomodar os outros, verdade q incomoda, eu mesmo, se nao estiver fumando e estiver num lugar sem ventilação, fico incomodado. Mas isso ja e questao de educação né.
O Feanor já colocou um ponto de forma interessante ali atrás: vc não pode desmoralizar uma iniciativa para resolução de um problema unicamente apontando a existência de outros problemas.

fora que não sei se tem como exigir que todos tenham a educação que vc tem, certo?

pode até discutir se o estado deve ou não intervir nesses assuntos, mas aí é outra discussão (eu seria suspeito para participar dela pq, digamos, não tenho uma visão muito liberal sobre as coisas). assumindo que o estado está num modelo intervencionista, e que a decisão tomada láaaaaa atrás é de desestimular o consumo de cigarros na população, não nos cabe discutir (pelo menos nesse escopo de discussão) esses pontos, mas sim se a medida tomada atinge de forma satisfatória o objetivo da decisão do passo anterior (e acho que não tem como afirmar que não atinge)

Desculpe a pergunta, não estou entendendo bem o seu lado de argumentação, mas você é fumante? Caso não seja, já viu uma carteira de cigarro? Na mesma foto que tem a imagem forte que todo critica e diz que não serve pra nada, tem um telefone 0800 com um "Disque pare de fumar" acima dele. Não dá para ser mais óbvio do que isso, e atingir de melhor forma o público para o qual a mensagem é voltada. Negócio é, como já disse antes: quem quer parar, para. Não fica arrumando desculpa de "eu não sabia". Os fumantes de 20, 30 anos atrás, ok, poderiam alegar ignorância. Hoje em dia tem que ser muito burro para fumar e dizer que "não sabe" o que o cigarro pode causar. A cada carteira que a pessoa compra ela ganha um exemplo novo.

Não conheço (e nem imagino que exista) uma alma fumante que não sabe dos malefícios que o cigarro trás. Normalmente os mais ignorantes batem forte no peito ao afirmar coisas do tipo "eu fumo há 30 anos e tenho saúde perfeita!!", mas isso é claramente uma birra contra o conhecimento comum de que cigarros fazem mal.

como vc muito bem colocou: neste cenário, fuma quem quer, para quem quer. cigarro não produz uma dependência do nível, por exemplo, da heroína. ainda assim as pessoas não param, então...

Mas eu entendo que combate ao alcool tem um nivel de dificuldade maior pois bate de frente com os interesses financeiros de uma quantidade de industrias muito maior que as de cigarro e sem falar de outros entraves que precisam ser mudados como o fato de muitas pessoas se aproveitarem de se negar a recusar a fazer o teste do bafômetro numa blitz de trânsito para se aproveitar de uma brecha juridica da lei de não se produzir provas contra si mesmo. Enfim, há muito trabalho pela frente, mas se pelo menos derem um primeiro passo já é melhor do que nada.
Então, não acho que seja financeiro...a indústria do cigarro, por exemplo, movimenta bilhões. ou movimentava (tá, to sendo otimista demais haha). o brasil tem uma posição excelente no ranking mundial de produtores de cigarros. dá uma lida nestes dois textos que, apesar de n serem mto recentes, são bem legais (até para comparar com a realidade que nos era esperada):

http://www.tobacco-facts.net/tobacco-industry/india-tobacco-production-2
http://www.fao.org/english/newsroom/news/2003/26919-en.html

essas medidas tão mexendo com o bolso de muita gente grande, e ainda assim estão sendo adotadas. são absolutamente positivas do meu ponto de vista.

sobre o alcool, imo, o problema é muito mais cultural...até tentaram dar essa posição cultural para o cigarro (60's, 70's, 80's, etc) através do cinema, etc..felizmente a contra-reação foi rápida :)
 
Última edição:
Eu apoio o Roger, quanto ao tempo de vida eu digo o mesmo do nosso caro Gandalf.
"All you have to decide is what to do with the time that is given to you."
 
Muito radical, obviamente nunca vai acontecer. Quanto as propagandas, elas já acontecem. Mas não acho que isso funcione. Pense bem, dirigir bêbado é crime, e nem isso é capaz de parar quem bebe e dirige. É o velho "não vai dar nada" ou "não vai acontecer comigo" que parece tão comum na vida dos brasileiros. Mas insisto, não acho que por causa dos malefícios do alcool o problema do cigarro tb não deveria ser atacado.
Contra eu também não sou.
Só acredito que estão dando o passo número 50 no combate contra um mal sem ter dado sequer o passo 1 no combate a outro no mínimo igualmente repugnante. Até propaganda contra sobrepeso (esse sim que afeta unica e exclusivamente a pessoa que tem o vicio de comer muito) é maior que a de beber.
Essa propaganda que você diz não é contra a bebida. Ninguém vê o "ficar bêbado" como ruim. A propaganda só diz que "ficar bêbado atrás do volante" que é ruim, de resto pode ficar onde bem entender.
Eu não veria problemas em manter o programa anti-fumo como está hoje em dia e começar a injetar dinheiro onde não se fez nada ainda. Mas todas as noticias que aparecem são 99% do mesmo assunto. Ou então parar com o lenga-lenga dessas regras acumulativas ad-eternum (10% a mais de imposto, a nova lei é 50%, agora é 100%, agora é 300%, agora é 1000%, 2000%, e lá se vai dinheiro publico e tempo precioso sempre no mesmo assunto) e chegar nos finalmentes.
Eu me sinto quase como um enganado. Com os politicos aproveitando a moda pra ficar bem com os eleitores. Dando migalhinha por migalinha, só o suficiente pra ele ficar velho e se aposentar, quando poderia ter resolvido o assunto mais rapidamente e se empenhado em outras coisas.


Ou então libera as drogas.
Só não pode ficar essa sociedade hipócrita com as pessoas se achando superior aos drogados e falando mal de crack, numa mesa de bar com uma latinha de cerveja na mão.
É que nem ficar ouvindo discurso do Garotinho falando de transparencia nas transações de dinheiro público.
 
seus dias estão contados!!1!1

:confete::confete::confete::confete::confete::confete:

como vc muito bem colocou: neste cenário, fuma quem quer, para quem quer. cigarro não produz uma dependência do nível, por exemplo, da heroína. ainda assim as pessoas não param, então...

Então tdo mundo acha q somos burros e tentam nos forçar a tomar a atitude q querem? Atropelando no minimo o direito q temos de escolher o q queremos fazer ou nao? Mesmo nossa escolha sendo legal?
 
opa, então com essa afirmação isso quer dizer que você tem aí um relatório que compara o número de mortos por acidentes causados por motoristas bêbados com número de mortos por doenças causadas por fumo (contando o passivo tb)? compartilha aí conosco, deve ser legal :D

3° Maior causa de morte no mundo = Causas externas(acidente de transito por exemplo). Quem é o maior causador de acidentes de transito mesmo? Ups, desculpa, pesei que era o alcool
Cancer é a 2° maior causa de morte. PORÉM, não é só o cigarro que causa cancer, aliás, o cigarro não CAUSA cancer, ele é só um fator a mais.
A titulo de curiosidade a primeira causa é doença cardiovascular(que é causada por bebida, sal, sedentarismo e stress)
Mas pelo menos perto de mim você não vai poder fumar, já tá bom =]

Isso se estivermos em um ambiente fechado ou uma repartição pública. Na rua sopro fumaça pra onde eu quiser, incluso no seu dignissimo e respeitavel fucinho. (=^.^=)
É falta de educação?
Uai, pensei que olhar torto pra alguém só pq ela fuma tbém fosse >_<
 
3° Maior causa de morte no mundo = Causas externas(acidente de transito por exemplo). Quem é o maior causador de acidentes de transito mesmo? Ups, desculpa, pesei que era o alcool

ah, é? vc tem dados para compartilhar isso? adoraria ver.

Cancer é a 2° maior causa de morte. PORÉM, não é só o cigarro que causa cancer, aliás, o cigarro não CAUSA cancer, ele é só um fator a mais.

causa câncer, sim senhor.

Os principais maleficios à saúde relacionados ao tabagismo referem-se às doenças do sistema cardiovascular, sendo o tabagismo um fator de risco importante para infarto do miocárdio (ataque cardíaco), doenças do trato respiratório como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e enfisema, e câncer, particularmente câncer de pulmão e câncer de laringe e boca. Antes da Primeira Guerra Mundial, o câncer de pulmão era considerado uma doença rara, a qual a maioria dos médicos poderia jamais ver durante sua carreira profissional. Com o crescimento da popularidade do tabagismo após a guerra, houve um aumento epidêmico de câncer de pulmão.[2][3] e de100%

fonte

A titulo de curiosidade a primeira causa é doença cardiovascular(que é causada por bebida, sal, sedentarismo e stress)

E fumo. Super conveniente tirar o cigarro dessa, heim? :roll:


Isso se estivermos em um ambiente fechado ou uma repartição pública. Na rua sopro fumaça pra onde eu quiser, incluso no seu dignissimo e respeitavel fucinho. (=^.^=)
É falta de educação?
Uai, pensei que olhar torto pra alguém só pq ela fuma tbém fosse >_<

acho que esse trecho do post ilustra bem a falta de educação dos fumantes. no básico de esquecer que a liberdade deles termina onde afeta a de terceiros.
 
Isso se estivermos em um ambiente fechado ou uma repartição pública. Na rua sopro fumaça pra onde eu quiser, incluso no seu dignissimo e respeitavel fucinho. (=^.^=)
É falta de educação?
Uai, pensei que olhar torto pra alguém só pq ela fuma tbém fosse >_<
E dar porrada na cara de fumante abusado também é. Sossega Cláudia.

edit: E depois dizem que cigarro não afeta psicologicamente o vivente que fuma. Eu hein.
 
Última edição:
É facto.
Quem não fuma sempre vai se sentir no direito de criticar o hábito alheio.
Quem não fuma não ta nem aí se faz mal ou o que seja, quer mesmo é criticar e ponto.

Só pra constar, Cancer é causado por vírus, infarto é causado por trombo(não coloquei o cigarro como causa de Infarto do Miocardio/Cerebral pq ele causa enrijecimento das arterias que causam hipertensão arterial que aí sim causam essas doenças)

O meu direito termina onde começa o vosso, porém o vosso direito termina onde começa o meu. O interessante é que quando o assunto é cigarro o direito do fumante não é levado em consideração nunca
 
Imaginem o seguinte:

Vc esta tranquilamente no bar, sentando tomando sua cerveja, aí alguém que vc nunca viu do nada vira pra vc e fala: Vc é burro, bebida ferra o seu fígado, o seu coração, o seu cerebro e a sua familia. Para com isso, toma vergonha na cara.

Quem aqui é capaz de dizer que gostaria de passar por tal situação?
Pois é, quem fuma passa por isso quase o tempo todo :D
 
Imaginem o seguinte:

Vc esta tranquilamente no bar, sentando tomando sua cerveja, aí alguém que vc nunca viu do nada vira pra vc e fala: Vc é burro, bebida ferra o seu fígado, o seu coração, o seu cerebro e a sua familia. Para com isso, toma vergonha na cara.

Quem aqui é capaz de dizer que gostaria de passar por tal situação?
Pois é, quem fuma passa por isso quase o tempo todo :D
Bebida não se espalha pelo ar atingindo diretamente quem não bebe. Próxima...
 
Bebida não se espalha pelo ar atingindo diretamente quem não bebe. Próxima...

Só uma perguntinha aqui: Se eu for numa boate e o cheiro de cerveja me incomodar eu posso criar ondas enormes de rage e xingar todo mundo que bebe?

Vou ali na rua fumar meu cigarro enquanto posso pq pelo que to vendo aqui logo logo vou ser apedrejado em praça pública por isso :)
 
Vou ali na rua fumar meu cigarro enquanto posso pq pelo que to vendo aqui logo logo vou ser apedrejado em praça pública por isso :)
engraçado, minha namorada fuma e ela sempre vai fumar na rua quando estamos juntos, mesmo que ela esteja na própria casa. Claro que nunca pedi isso a ela, não posso obrigar uma pessoa a fazer algo dentro de sua própria casa, mas ela sabe qeu não gosto, inclusive depois ela escova os dentes :rofl:. Mas é uma questão de respeito acho. E principalmente de educação.
 
Só pra constar, Cancer é causado por vírus

Quem diabos te ensinou isso deveria ser preso. Há apenas seis casos conhecidos de oncovírus dentre os milhares de vírus existentes e nenhum deles está envolvido com câncer de pulmão, boca ou faringe.

Imaginem o seguinte:

Vc esta tranquilamente no bar, sentando tomando sua cerveja, aí alguém que vc nunca viu do nada vira pra vc e fala: Vc é burro, bebida ferra o seu fígado, o seu coração, o seu cerebro e a sua familia. Para com isso, toma vergonha na cara.

Quem aqui é capaz de dizer que gostaria de passar por tal situação?

Quem ebeb volta e meia passa por isso. O problema é que o fumante não ferra apenas o próprio corpo, mas os DOS OUTROS. Alguém bebendo não vai ferrar o MEU fígado exceto indiretamente em acidentes de trânsito. Eu não fico doente por outros beberem ao meu redor, mas fico doente por outros fumarem ao meu redor. É cientificamente comprovado os males do fumo passivo.
 
E se você der um passinho a esquerda ou a direita?
Ups, quando cigarro ta envolvido o direito de vocês nunca termina, só o do fumante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo