• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Senado aprova projeto de lei que proíbe fumódromos no país

...já que o aumento do imposto e uma regra de preço mínimo ataca a pirataria...
Não é exatamente o contrário? Não precisa de nada além de uma matemática básica pra saber que sanções financeiras tendem a estimular a pirataria, já que o preço de venda distancia bastante do preço de custo - isso sem aumentar o lucro, pois a diferença fica presa nas cargas tributárias

ok, aumenta IPI, mas não sei se o foco da pirataria é respeitar o preço mínimo de venda ou até mesmo pagar impostos...eu fiz certo ao interpretar "pirataria" por "contrabando, falsificações, etc"? pq a afirmação tá tão absurda na minha cabeça que até duvido da minha interpretação.
 
Última edição:
Não é exatamente o contrário? Não precisa de nada além de uma matemática básica pra saber que sanções financeiras tendem a estimular a pirataria, já que o preço de venda distancia bastante do preço de custo - isso sem aumentar o lucro, pois a diferença fica presa nas cargas tributárias

ok, aumenta IPI, mas não sei se o foco da pirataria é respeitar o preço mínimo de venda ou até mesmo pagar o imposto de produtos importados...eu fiz certo ao interpretar "pirataria" por "contrabando, falsificações, etc"? pq a afirmação tá tão absurda na minha cabeça que até duvido da minha interpretação.

Pois é. Ou alguém acha que o aumento de impostos e o preço mínimo vão desestimular a produção de cigarros paraguaios e sua entrada ilegal no país? Make no sense.
 
Um dia eu ouvi falar que o melhor jeito de proibir é liberar. Logico que eu apenas ouvi falar, haha.
 
Lá na notícia diz que esse aumento de imposto é sobre produtos que são usados para se fabricar cigarro, ou seja, é taxação indireta, pirata ou não, são usados os mesmos produtos, que se estiverem mais caros vai aumentar o preço final, original ou pirata. Sou a favor dessa medida, hoje mesmo tava passando e uma mulher quase que bate o cigarro na minha cara além de me atingir com a fumaça, falta de educação ou não, odeio cigarro, não tem nenhuma finalidade nutritiva (mesmo não gostando de beber,sei que cerveja tem algum valor nutricional), não faz em nenhum para a saúde de ninguém, a não ser para o dono da Souza Cruz, não sei o objetivo nem a graça de fumar, como já vi em algum lugar, "fumar só é legal no cinema".
 
Lá na notícia diz que esse aumento de imposto é sobre produtos que são usados para se fabricar cigarro, ou seja, é taxação indireta, pirata ou não, são usados os mesmos produtos, que se estiverem mais caros vai aumentar o preço final, original ou pirata.

Assim até faz algum sentido. Mas, nesse caso, só afeta os "piratas" produzidos no país né. Entretanto, grande parte dos cigarros ilegais vem do Paraguai.

Outro ponto é que isso pode estimular a extensão da ilegalidade para o mercado de insumos para cigarro. :think:
 
opa, então com essa afirmação isso quer dizer que você tem aí um relatório que compara o número de mortos por acidentes causados por motoristas bêbados com número de mortos por doenças causadas por fumo (contando o passivo tb)? compartilha aí conosco, deve ser legal :D
Só o fato de em um você se matar e no outro você matar terceiros já me faz ter essa opinião que sempre defendo há bastante tempo de achar um absurdo todo o auê em cima do fumo e deixar o álcool quase livre leve e solto.
Bom saber que o Furia concorda ao menos nisso comigo. :g:

Pra mim proibiria logo o cigarro e começaria a guerra de fato com a bebida alcoólica, de todo tipo.
Ficar nesse lenga-lenga com cigarro é coisa dos politicos beberrões que não mais fumam. Quero ver cortarem o próprio whiskynho.
 
bom, se a medida é alteração do IPI, então podemos cortar a etapa de plantio/secagem do tabaco. a partir desse ponto, precisa de papel, algodão e uns quimicos tipo amonia, formol, niquel, naftalina, etc. nenhum desses tem utilidade exclusiva pra fabricação de cigarros. mesmo partindo do absurdo da pirataria adquiri-los legalmente (falo mais sobre no segundo paragrafo), eles nao poderao ter 300% de aliquota pois isso destruiria a industria nacional já que esses produtos sao usados tambem em milhares de outras coisas. podemos entrar numa complexa discussão sobre finalidade de venda e classificação de aliquota, mas sei lá se vamos chegar a algum lugar.

sobre a compra legal, toda movimentacao de mercadorias no brasil exige nota fiscal. sendo assim, o fornecedor vende x, por exemplo, toneladas de níquel para um fabricante ilegal de cigarros. esse cara obviamente nao vai emitir notas de venda (senao ele seria um fornecedor legal nao pirata, certo?), mas sim de entrada (pois o fornecedor emitiu de saida, supondo que ele pagou os impostos direitinho e agregrou custo ao produto). fica fácil detectar esse cara pois é só notar que tem um fornecedor de niquel enviando quantidades consideraveis de mercadoria para uma entidade que simplesmente nao fatura (esse tipo de validação é efetuado pela fiscalização brasileira). sei que sempre pode rolar um suborno pro fiscal enviado para verificação, pro agente alocado pra investigar a situação, assim como meio sistema fiscal/judicial, etc etc etc. desconsiderando o cara pagar suborno pra 50% do corpo ativo fiscal brasileiro (sim, fui ironico, é inviável), o IPI não se aplica ao quadro para restringir pirataria (pirataria....que termo bizarro, né?)

só q tem aquele efeito contrário q citamos lá atrás: mais impostos -> mais corrupção. continuo não conseguindo ver como um aumento de IPI pode influenciar negativamente esse mercado negro. mesmo ignorando tudo que falei, jamais a diferença de demanda para pirataria vai ser inferior ao prejuízo causado por esse aumento. mãs, para demonstrar isso, precisamos de números =/

fora a "importação" do paraguai citada pelo feanor, que é gigante....

@fusa
este caso entra no discutido no tópico da maconha. EUA já tentou proibir alcool "na força" e fracassou. nao aprendemos nada com essa lição?
 
Oi, fumo passivo? Em ambos você pode ser responsável pela morte de terceiros. Com a diferença que um de um modo menos óbvio/rápido do que um acidente de carro provocado por motorista bêbado (por exemplo).
E é por isso que se criou os espaços pros fumantes ficarem se matando sozinhos.

Cadê os espaços pros bêbados ficarem se embebedando e se matando cercados sem contato com o resto da sociedade até provar que está sóbrio?
 
E é por isso que se criou os espaços pros fumantes ficarem se matando sozinhos.

mas não se resolveu o problema de fumante jogando fumaça na cara do filho na sala de estar, nem dos imbecis em ponto de ônibus que não se tocam para onde estão jogando fumaça e cinza e etc.

Cadê os espaços pros bêbados ficarem se embebedando e se matando cercados sem contato com o resto da sociedade até provar que está sóbrio?

Como deriel já comentou no tópico, uma coisa não exclui a outra. Não dá para não cuidar da questão do cigarro só porque bebida também causa danos. É como chegar aqui e argumentar que tem que parar de perder tempo com fumantes e focar nos pedófilos. São problemas diferentes, nenhum deve ser ignorado, mas que bom que estão dando atenção para pelo menos um deles.
 
Não exclui necessariamente mas está excluindo na prática.
Os esforços estão 100% em um sentido, ignorando-se os outros.
Daria pra cair duro em cima do outro tanto quanto estão caindo em cima do cigarro. Mas não é conveniente.
 
mas não se resolveu o problema de fumante jogando fumaça na cara do filho na sala de estar, nem dos imbecis em ponto de ônibus que não se tocam para onde estão jogando fumaça e cinza e etc.
Isso se chama falta de respeito, e pra isso não tem solução mesmo, enquanto houver vida "racional" isso vai sempre existir.

Como deriel já comentou no tópico, uma coisa não exclui a outra. Não dá para não cuidar da questão do cigarro só porque bebida também causa danos. É como chegar aqui e argumentar que tem que parar de perder tempo com fumantes e focar nos pedófilos. São problemas diferentes, nenhum deve ser ignorado, mas que bom que estão dando atenção para pelo menos um deles.
O problema é que não estão cuidando do problema do cigarro, estão cuidando do "problema" com os fumantes, levantando o tapete e obrigando eles a entrar de baixo pra não ter nem o trabalho de varrê-los. É fácil fazer uma lei que permite as pessoas fumarem apenas no deserto enquanto o resto da população fica feliz. Difícil é criar uma campanha de conscientização de qualidade, que deixe bem claro os males do cigarro para primeiros e terceiros e apresente formas de se livrar do vício. Difícil é criar órgãos de apoio com profissionais qualificados que ajudem pessoas a parar de fumar, que muitas vezes depende também de um fator psicológico. E quando falo de campanha de conscientização, não é uma imagem de alguém no leito de morte atrás do maço de cigarros, não tem nada de conscientizador nisso.
 
Não sei o objetivo nem a graça de fumar, como já vi em algum lugar, "fumar só é legal no cinema".

Trabalho com cinema, e é legal fumar lá. :)

Contudo, eu sei que existem pessoas que odeiam cigarro, o que eu faço? Vou fumar em outro lugar (não me importo de fumar sozinho em lugar reservado, até prefiro), agora mesmo assim elas não estão satisfeitas... Vão morar em Marte, lá não existiu uma raça que criou algo no passado que não suportam no futuro.
 
Última edição:
Não exclui necessariamente mas está excluindo na prática.
Os esforços estão 100% em um sentido, ignorando-se os outros.
Daria pra cair duro em cima do outro tanto quanto estão caindo em cima do cigarro. Mas não é conveniente.

para vc "cair duro" no caso da bebida seria torná-la ilegal, é isso?

O problema é que não estão cuidando do problema do cigarro, estão cuidando do "problema" com os fumantes, levantando o tapete e obrigando eles a entrar de baixo pra não ter nem o trabalho de varrê-los. É fácil fazer uma lei que permite as pessoas fumarem apenas no deserto enquanto o resto da população fica feliz. Difícil é criar uma campanha de conscientização de qualidade, que deixe bem claro os males do cigarro para primeiros e terceiros

Ah, tá. Pessoa que fuma não faz ideia dos males que o cigarro causa. Ahaaam.


e apresente formas de se livrar do vício. Difícil é criar órgãos de apoio com profissionais qualificados que ajudem pessoas a parar de fumar, que muitas vezes depende também de um fator psicológico.

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/11276

A questão é que as pessoas não querem procurar ajuda. Quem quer parar, para. Eu sei disso porque sou ex-fumante.

E quando falo de campanha de conscientização, não é uma imagem de alguém no leito de morte atrás do maço de cigarros, não tem nada de conscientizador nisso.

E o que seria "conscientizador" na sua opinião?
 
Última edição:
Ah, tá. Pessoa que fuma não faz ideia dos males que o cigarro causa. Ahaaam.
Que faz mal todo mundo sabe. Já quais são esses males eu duvido que a maioria saiba, e isso influência na hora de pensar em parar.

Ótimo, mas isso ninguém coloca na embalagem de cigarro. Ao menos eu não vi nenhuma campanha promovendo isso.



E o que seria "conscientizador" na sua opinião?
Como eu acabei de falar no quote anterior, as opções para quem quer parar de fumar devem ser vinculadas com frequência nos veículos de comunicação, só dizer que mata e faz mal não resolve o problema. A maioria das pessoas não vai atrás de informação, se não aparecer no intervalo da novela das 8 provavelmente pouca gente vai ficar sabendo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo