• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SdA é um "Titanic Medieval" e só agrada quem joga RPG! Concordam?

Bem, eu sou um grande fã de RPG e de videogames, sempre gostei desse tipo de coisas muito antes de conhecer a obra de Tolkien, mas discoro que o filme só agrade a ese tipo de gente, até mesmo meus pais gostaram do filme e olha que eles odeiam filmes de ficção/fantasia e eu tambem conheço gente que adora RPG's mas que não gosta de SdA, acho que isso varia de pessoa para pessoa e não pode ser generalizado dessa forma.
 
Como disse a Kyra na primeira página: é por isso que ninguém conhece esse site. Nem logar aquela porcaria loga.

E dá pra ver que o cara não conhece e não entende de nada que está falando. Nem vale a pena criticar a crítica dele.

Mas com uma coisa eu concordo: o música de Titanic. Eu também achei a musica tema do filme muito parecida com a de Titanic. Até hoje as vezes confundo as duas as vezes, mas só a introdução.
 
Senti um alto grau de intolerância para opiniões diferentes.
Não é intolerância. É senso crítico.

Se o cara tem embasamento para falar mal de algo, tudo bem, eu aceito a sua opinião. Já li críticas duras aos filmes de SdA, principalmente feitas pelos fãs dos livros (eu era um dos que criticavam no início), e não pude ficar sem concordar ou, no mínimo, não pude refutar.

Já esse cara aí, fica óbvio para qualquer um, conhecendo ou não a obra de Tolkien, que o cara não tem um mínimo de conhecimento do que está falando. Não é uma opinião contrária, é simples ignorância!
 
Afff... dizer que só RPGistas gostam de SdA é uma enorme ignorância!
Também me pareceu que ele escreveu do alto do seu mal humor após ter saído do cinema com torcicolo.

Meu pai AMA SdA. Aliás, ironicamente, foi ele que me apresentou SdA - ele alugou as fitas de A Sociedade do Anel para assistirmos.
Primeiro ele se encantou pela fotografia. Depois ele passou a se encantar com a história. Vira e mexe ele revê para lembrar ou tentar esclarecer alguma dúvida sobre a história. E sempre que eu percebo que ele quer entender algo que não está no filme ou que no mesmo não ficou muito claro, eu explico de acordo com o que está nos livros.
 
Última edição:
Não é intolerância. É senso crítico.

Se o cara tem embasamento para falar mal de algo, tudo bem, eu aceito a sua opinião. Já li críticas duras aos filmes de SdA, principalmente feitas pelos fãs dos livros (eu era um dos que criticavam no início), e não pude ficar sem concordar ou, no mínimo, não pude refutar.

Já esse cara aí, fica óbvio para qualquer um, conhecendo ou não a obra de Tolkien, que o cara não tem um mínimo de conhecimento do que está falando. Não é uma opinião contrária, é simples ignorância!

Qual o nivel de embasamento necessário para escrever uma crítica de um filme? Se ele quer se expressar, que se expresse.

O que eu acho curioso é uma espécie de "cruzada" - perdão pelo anacronismo, que é feita contra o crítico só por ele ter escrito algo que não agradou. Como se fosse uma espécie de heresia ou algo do gênero.
 
Esse cara que fez a crítica leu as obras do Tolkien?

Eu sinceramente nunca entrei nesse tal de "Adoro Cinema", mas confesso que já tinha noção da existência do mesmo via "pesquisa google".

Vivemos numa socieade livre, então se ela acha que o contexto do SDA filme é assim, é uma pena!
 
Qual o nivel de embasamento necessário para escrever uma crítica de um filme? Se ele quer se expressar, que se expresse.

O que eu acho curioso é uma espécie de "cruzada" - perdão pelo anacronismo, que é feita contra o crítico só por ele ter escrito algo que não agradou. Como se fosse uma espécie de heresia ou algo do gênero.

Acho que no mínimo ele tinha que saber, por exemplo, que Mordor não é Gondor. E que era UMA roteirista.
Além do que, não sair por aí generalizando coisas que não conhece, como dizer que só RPGista é que gosta de SdA.
Não é porque ELE não gostou, que todas as outras pessoas que não jogam RPG também são obrigadas a não gostar!!!

A questão é a diferença entre uma crítica séria e construtiva e uma crítica feita por alguém que se quer entendeu sobre o que está falando e que foi escrita do alto do mal humor por ter ficado numa posição ruim na sala de cinema!
Se ele esperava ser levado a sério, tinha sim que pelo menos fazer uma pesquisa básica antes de sair falando!
Mas tem muitos "críticos" como esse espalhados por aí...
 
O que eu acho engraçado é esse texto estar rendendo essa celeuma toda 500 anos depois de ter sido escrito. Tem vários pontos de vista do cara que são bem coerentes até, como o fato de terem forçado a barra com as cenas da Arwen e os elfos do filme parecerem travestis.
 
Última edição:
Acho que no mínimo ele tinha que saber, por exemplo, que Mordor não é Gondor. E que era UMA roteirista.
Além do que, não sair por aí generalizando coisas que não conhece, como dizer que só RPGista é que gosta de SdA.
Não é porque ELE não gostou, que todas as outras pessoas que não jogam RPG também são obrigadas a não gostar!!!

A questão é a diferença entre uma crítica séria e construtiva e uma crítica feita por alguém que se quer entendeu sobre o que está falando e que foi escrita do alto do mal humor por ter ficado numa posição ruim na sala de cinema!
Se ele esperava ser levado a sério, tinha sim que pelo menos fazer uma pesquisa básica antes de sair falando!
Mas tem muitos "críticos" como esse espalhados por aí...

Imaginando uma pessoa que tem o primeiro contato com A Sociedade do Anel (filme) e nunca leu o livro. Gondor e Mordor são nomes parecidos, é natural, por falta de informação, uma pessoa cometer tal erro. O mesmo se segue para o fato da confusão entre o sexo da roteirista. Engraçado que nesse mesmo tópico houve essa confusão e ninguém jogou pedras na pessoa que cometeu o erro.

O que me pareceu é que a mensagem que o autor da crítica quis passar é: Entende melhor o filme quem gosta de RPG pois está em um ambiente mais familiar, uma vez que Senhor dos Anéis é algo denso e profundo. E retomo assim o que eu havia escrito anteriormente - É apenas uma opinião em um meio anárquico de livre expressão, não entendo essa cruzada contra ele.
 
... E retomo assim o que eu havia escrito anteriormente - É apenas uma opinião em um meio anárquico de livre expressão, não entendo essa cruzada contra ele.

Mas não é "cruzada", St0rmf0rg3r.

Valinor é um fórum tolkeniano, qualquer notícia de alguém que ataque Tolkien ou coisas relacionadas a ele (como os filmes) será recebido a pedras aqui. Principalmente se o crítico ainda faz um texto mal feito, com falhas conceituais da obra, como foi o caso.

O contrário também verdadeiro, qualquer um que elogiar Tolkien ou fazer algo relacionado a ele (como aquele fã que fez Minas Tirith com palitos de dente, ou aquele usuário que está fazendo uma HQ do Silmarillion) será bem recebido aqui.

Então é natural que ataques a Tolkien na Valinor causem mesmo essa reação na galera. Mas repare que não estamos fazendo nenhuma cruzada, estamos defendendo Tolkien na Valinor, não fomos no Adoro Cinema criticá-lo, aí sim seria cruzada. Um exemplo disso é o que aconteceu com Marcelo Hessel, um crítico do site Omelete, ele escreveu um texto detonando o último filme de Nárnia e Lewis, o único problema é que o texto foi mal feito e sem conteúdo, ele fala de tudo no mesmo (até do Kaká, jogador de futebol) menos de Nárnia, da atuação dos atores, enfim, do filme. Vejam os comentários da crítica dele, a galera acabou com ele no site dele. Acho que passou de 100 comentários apedrejando ele. Aquilo, definitivamente foi uma cruzada, hehe.
 
Última edição:
Mas não é "cruzada", St0rmf0rg3r.

Valinor é um fórum tolkeniano, qualquer notícia de alguém que ataque Tolkien ou coisas relacionadas a ele (como os filmes) será recebido a pedras aqui. Principalmente se o crítico ainda faz um texto mal feito, com falhas conceituais da obra, como foi o caso.

O contrário também verdadeiro, qualquer um que elogiar Tolkien ou fazer algo relacionado a ele (como aquele fã que fez Minas Tirith com palitos de dente, ou aquele usuário que está fazendo uma HQ do Silmarillion) será bem recebido aqui.

Então é natural que ataques a Tolkien na Valinor causem mesmo essa reação na galera. Mas repare que não estamos fazendo nenhuma cruzada, estamos defendendo Tolkien na Valinor, não fomos no Adoro Cinema criticá-lo, aí sim seria cruzada. Um exemplo disso é o que aconteceu com Marcelo Hessel, um crítico do site Omelete, ele escreveu um texto detonando o último filme de Nárnia e Lewis, o único problema é que o texto foi mal feito e sem conteúdo, ele fala de tudo no mesmo (até do Kaká, jogador de futebol) menos de Nárnia, da atuação dos atores, enfim, do filme. Vejam os comentários da crítica dele, a galera acabou com ele no site dele. Acho que passou de 100 comentários apedrejando ele. Aquilo, definitivamente foi uma cruzada, hehe.

O que aconteceu com o Marcelo Hessel e a infeliz crítica citada não tem ligação com o que eu havia afirmado anteriormente.

Ao que me parece é uma cegueira absurda. Estar em um fórum direcionado ao público alvo fã de Senhor dos Anéis não implica (e nem deveria) estar em um fórum que não aceita opiniões contrárias ou mesmo críticas (quaisquer que sejam elas) ao tema discutido nesse mesmo fórum.

Um exemplo é o que está justamente ocorrendo aqui: Sou fã de Tolkien e isso não implica que irei concordar com todas as opiniões que são a favor desse mesmo autor e com todas as opiniões que são contrárias a esse mesmo autor.
 
O que aconteceu com o Marcelo Hessel e a infeliz crítica citada não tem ligação com o que eu havia afirmado anteriormente.

Ao que me parece é uma cegueira absurda. Estar em um fórum direcionado ao público alvo fã de Senhor dos Anéis não implica (e nem deveria) estar em um fórum que não aceita opiniões contrárias ou mesmo críticas (quaisquer que sejam elas) ao tema discutido nesse mesmo fórum.

Um exemplo é o que está justamente ocorrendo aqui: Sou fã de Tolkien e isso não implica que irei concordar com todas as opiniões que são a favor desse mesmo autor e com todas as opiniões que são contrárias a esse mesmo autor.

St0rmf0rg3r,

Eu citei o Hessel e sua crítica porque ele foi muito criticado no próprio site, o que ao meu ver daria para aplicar o termo "cruzada", é como se fôssemos na casa dele criticá-lo, entende?

É uma situação diferente da que acontece aqui. Aqui na Valinor é como se estivéssemos na casa de Tolkien entende? Aqui esse nome é bem-vindo e ataques a ele mal-vindo. Nós não nos mobilizamos para ir no Adoro Cinema, que seria a "casa do crítico" para criticá-lo, como aconteceu com o Hessel, percebe? Por isso que eu disse que esse fenômeno, ao meu ver, não é uma cruzada.

Quanto as críticas, sem dúvida, você tem razão. Mesmo estando na "casa de Tolkien" aqui ele também pode ser criticado. Não é porque esse forum chama-se Valinor que vamos dizer "amém" para tudo o que Tolkien escreveu. Mas existe uma tendência a aprová-lo, afinal, o site é formado de fãs do professor.

Em terceiro lugar, o texto desse crítico não tem embasamento na obra. Ele cometeu tantos erros simples, nem se deu o trabalho de corrigí-los depois, é evidente que ele nada sabe sobre Tolkien. A meu ver, ele escreveu sua crítica para "causar", para gerar polêmica, para ser "do contra". A crítica dele não tem pensamento, só tem emoção. Então, claro que um texto assim vai causar repulsa nos fãs de Tolkien.

Se uma pessoa A agride uma B (mesmo com palavras), não podemos esperar que a B fique contente com isso ou não reaja. Claro que a B ficará ofendida e reagirá. Acho que foi isso que aconteceu com esse texto aqui na Valinor, talvez em outro fórum ele nem seja tão polêmico, mas aqui claro que é, ou esse não seria um site Tolkeniano.

Bem, pelo menos isso é o que penso sobre o caso.
 
Imaginando uma pessoa que tem o primeiro contato com A Sociedade do Anel (filme) e nunca leu o livro. Gondor e Mordor são nomes parecidos, é natural, por falta de informação, uma pessoa cometer tal erro.

Você mesmo disse tudo nessa frase: falta de informação. Esse é o ponto!

Uma pessoa que se julga ou quer fazer parecer que é crítico de cinema não pode ser mal informado sobre o que está falando. Ele tem uma responsabilidade, entende?
O crítico em um site especializado - como é o caso - influencia o público "leigo", aquele que vai no cinema só pra se divertir. Muita gente gosta de ler essas críticas pra ver se vale a pena assistir ou não.
Se ele está passando uma informação sobre um filme ele tem a obrigação de passar a informação correta. E se ele não sabe de cabeça, ele tem a obrigação de pesquisar antes de publicar.

Um crítico de cinema, em um site especializado em cinema, não pode escrever como um usuário comum de internet que está apenas - e exclusivamente - escrevendo sua opinião pessoal.

Claro que ele pode e deve dar sua opinião sobre o filme em questão - afinal, essa é a função do crítico -, mas também tem que ser uma opinião profissional, bem argumentada e que faça algum sentido. Ele está em um site especializado com a obrigação, acima de tudo, de informar... Fere a credibilidade do próprio site se ele passar informações erradas por pura preguiça de pesquisar e mal humor porque não gostou ou porque ficou em um lugar ruim.

Se um crítico se sujeita a assistir todo tipo de filme para depois escrever a respeito, então ele tem que ter essa responsabilidade em mente.
Se ele não gosta do gênero Fantasia / Ficção Científica e fica irritado quando tem que ver, ao ponto de fazer um texto mal escrito "só de birra", então seria melhor evitar esses filmes e passar a escrever somente sobre o gênero que mais lhe agrada.
 
Olha, isso ta meio generalizado, eu conheci SdA por jogar D&D, mas não quer dizer, tem fãs que não gostam de RPG. Assim como alguns que jogavam junto comigo não gostavam de SdA, mas só dos cenários que utilizavam nas campanhas e etc.O que é um desperdício de cenário e conhecimento sem o que o livro dá junto. :obiggraz:
 
bom, vcs viram os comentarios abaixo do artigo?
quando li o artigo pensei em deixar um, mas depois de ver os 3 que ja tinham comentado acho que não preciso falar mais nada
Não concordo com uma só palavra do que vc disse! Não jogo RPG e nunca joguei. Quando vi O Senhor dos Anéis pela primeira vez me apaixonei tanto pelo filme que fui buscar essa tal Tolkien. Se hoje sou um leitor e fã do Professor Tolkien (releio todas as obras dele lançadas no Brasil uma vez por ano) foi por essa bela trilogia cinematográfica. O elenco é perfeito, assim como a produção direção e locações. Ninguém é obrigado a gostar, claro! Mas aí dizer que é uma decepção para quem não joga RPG é generalizar demais e demonstrar um pouco de preguiça e ranzinzice gratuita em entender a história e que uma adaptação da literatura para a película é algo difícil de se fazer. Algo que Fran Walsh, roteirista e MULHER de Peter Jackson, mais o próprio e Philippa Boyens fizeram de forma caprichada e respeitando o universo subcriado e já existente de Tolkien, na medida do possível para o cinema. O filme foi feito para quem gosta de belas histórias e da arte cinematográfica, não para uma "casta de 'errepegistas'".

Essa foi a pior crítica que já li na minha vida. Não pesquisou o nome e história dos produtores, não pesquisou nem ao menos sobre a história do livro, não levou em conta que Senhor dos Anéis passou a ser uma das maiores bilheterias da história (com certeza nem 1/4 das pessoas que assistiram jogam RPG ou leram os livros) e ainda quer levar em consideração a crítica da VEJA? Ah, e nem vamos falar sobre os 17 Oscars ganhos por Jackson. Meu deus, como você conseguiu o trabalho de crítico de cinema??? Antes de fazer uma crítica, ao menos saiba do que você está falando, por que é óbvio até pra quem não leu ou é fã de Senhor dos Anéis que você escreveu esse texto com preguiça. E só pra constar, você pelo jeito adora Harry Potter e Star Wars, dá uma pesquisada nas influências de J.K. Rowling e George Lucas, se não fosse por Tolkien, essas obras nem existiriam. Um bom crítico PESQUISA, SE EDUCA, e não baseia sua opinião em achismos. Parabéns ADOROCINEMA, perderam toda a pouca credibilidade que tinham (ainda mais postando uma crítica de uns 9 anos atrás só agora, lamentável).

Realmente está é uma crítica infundada, e com uma desatualização enorme, não sei quando a escreveram mas postar em 2010 como se estivéssemos no final de 2002 é sem propósito.

Além do mais não existe tal insinuação de homossexualismo entre os elfos, concordo só no excesso de amizade mostrado entre Frodo e Sam que é bem mais amena no livro.

Outro ponto, eles estão pouco se importando se no Brasil Tolkien é pouco conhecido, na Inglaterra eles o lêem como livro de literatura no colégio.

Pesquise, leia, reassista a trilogia e volte a comentar...
 
bom, vcs viram os comentarios abaixo do artigo?
quando li o artigo pensei em deixar um, mas depois de ver os 3 que ja tinham comentado acho que não preciso falar mais nada
Não concordo com uma só palavra do que vc disse! Não jogo RPG e nunca joguei. Quando vi O Senhor dos Anéis pela primeira vez me apaixonei tanto pelo filme que fui buscar essa tal Tolkien. Se hoje sou um leitor e fã do Professor Tolkien (releio todas as obras dele lançadas no Brasil uma vez por ano) foi por essa bela trilogia cinematográfica. O elenco é perfeito, assim como a produção direção e locações. Ninguém é obrigado a gostar, claro! Mas aí dizer que é uma decepção para quem não joga RPG é generalizar demais e demonstrar um pouco de preguiça e ranzinzice gratuita em entender a história e que uma adaptação da literatura para a película é algo difícil de se fazer. Algo que Fran Walsh, roteirista e MULHER de Peter Jackson, mais o próprio e Philippa Boyens fizeram de forma caprichada e respeitando o universo subcriado e já existente de Tolkien, na medida do possível para o cinema. O filme foi feito para quem gosta de belas histórias e da arte cinematográfica, não para uma "casta de 'errepegistas'".

Essa foi a pior crítica que já li na minha vida. Não pesquisou o nome e história dos produtores, não pesquisou nem ao menos sobre a história do livro, não levou em conta que Senhor dos Anéis passou a ser uma das maiores bilheterias da história (com certeza nem 1/4 das pessoas que assistiram jogam RPG ou leram os livros) e ainda quer levar em consideração a crítica da VEJA? Ah, e nem vamos falar sobre os 17 Oscars ganhos por Jackson. Meu deus, como você conseguiu o trabalho de crítico de cinema??? Antes de fazer uma crítica, ao menos saiba do que você está falando, por que é óbvio até pra quem não leu ou é fã de Senhor dos Anéis que você escreveu esse texto com preguiça. E só pra constar, você pelo jeito adora Harry Potter e Star Wars, dá uma pesquisada nas influências de J.K. Rowling e George Lucas, se não fosse por Tolkien, essas obras nem existiriam. Um bom crítico PESQUISA, SE EDUCA, e não baseia sua opinião em achismos. Parabéns ADOROCINEMA, perderam toda a pouca credibilidade que tinham (ainda mais postando uma crítica de uns 9 anos atrás só agora, lamentável).

Realmente está é uma crítica infundada, e com uma desatualização enorme, não sei quando a escreveram mas postar em 2010 como se estivéssemos no final de 2002 é sem propósito.

Além do mais não existe tal insinuação de homossexualismo entre os elfos, concordo só no excesso de amizade mostrado entre Frodo e Sam que é bem mais amena no livro.

Outro ponto, eles estão pouco se importando se no Brasil Tolkien é pouco conhecido, na Inglaterra eles o lêem como livro de literatura no colégio.

Pesquise, leia, reassista a trilogia e volte a comentar...
Eu tentei comentar também, até me cadastrei. Mas o site é tão ruim dava pau toda vez que eu ia logar pra comentar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo