• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rubem Fonseca

Waters

Usuário
Não sei se já tem um tópico sobre Rubem Fonseca, mas de qualquer maneira senti necessidade de falar dele. E conhecer os comentários dos usuários do forum que já leram e não leram seus incríveis livros.

Na minha opinião é um dos melhores (senão o melhor) contista/romancista brasileiro dos últimos anos.

Seus livros contém uma galeria de personagens e acontecimentos incríveis, simplesmente fora do comum.

Beiranado ao nosense, suas histórias predominantemente tratam do bizarro, do feio, do nojento e da repugnância; muitas vezes com uma temática de fundo noir e policial, explorando a violência de froma explícita e banal de maneira inteligente e sensacional.

Já li vários livros dele, mas os meus preferidos são:

Agosto - Policial noir eletrizante, que se passa na época do suicídio de Vargas. O caso é tão intrincado que acaba envolvendo até o alto escalão do governo federal. Virou uma série razoável da globo.
Feliz Ano Novo - É o livro mais famoso dele, também um dos mais fortes. São contos que predominantemente falam de violência, prostituição, Serial Killers e criminalidade em geral. Os personagens são incrivelmente bizarros.
A Grande Arte - O meu preferido. O personagem principal é um advogado trambiqueiro conhecido como Mandrake, que se vê envolvido em uma perigossíma trama de intrigas que envolve um batalhão de assassinos de aluguel.
Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - O personagem principal é um escritor completamente maluco e atormentado, que devido os acontecimentos inecreditáveis acaba envolvido com um grupo internacional de ladrões de diamantes.

Em resumo quem não conheçe e gosta de trillers corra atrás imediatamente, ele não deve absolutamente nada aos escritores estrangeiros.
 
Nuss! Eu amo Rubem Fonseca!!!! Li os q vc leu dentre os quais meu preferido é mesmo o Vastas Emções... . Quando comecei a le-lo achei q ia odiar, mas quando a história vai se desenrolando freneticamente fui me apaixonando pelo personagem princiapal e a trama! Alguns outros fazem parte a miha lista de lidos, mas depois listo direitinho... agora me decepcionei com o O Selvagem da Ópera , achei chatinho, chatinho... mas não ligo por todo autor tem pelo menos 01 livro q não gosto...
 
realmente o escritor que lança muitos livros acaba soltando alguma coisa ruim. Mas no caso do Rubem tudo que li dele achei muito bom. Aida não li O Caso Morel e esse que vc citou.
 
Eu gosto muito dos contos dele, ams nunca li nenhum romance
já li pequenas criaturas e secreçoes excreçoes e desatinos
ambos mto bons
 
Dele eu já li Bufo & Spalazzani, A Grande Arte, Feliz Ano Novo (um dos meus favoritos!) e o Caso Morel. O primeiro livro que eu li dele foi A Grande Arte e lembro que não conseguia parar de ler. Do Feliz ano Novo, os meus contos favoritos são o "Nau Catrineta" os dois "Passeios Noturnos" (fiz um trabalho interessantíssimo sobre este conto) e o "Feliz Ano Novo".
 
O primeiro livro que eu li dele foi A Grande Arte e lembro que não conseguia parar de ler.

Realmente esse livro é sensacional, é um policial totalmente atípico. Me disseram que foi feito um filme desse livro dirigido pelo Walter Salles, algúem já viu?
 
Anda não li nenhum romance do Rubem, apenas contos, mas fiquei fascinado por ele. Com certeza um dos meus escritores nacionais preferidos :)

O conto que eu mais gostei dele foi "A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro". Não só pela maneira como ele descreve a cidade, de um ponto de vista completamente oposto ao usual, mas a construção dos personagens, o objetivo do protagonista. É uma aula sobre a cidade, além de tudo.

Li também "Passeio Noturno I e II", "Romance Negro", "Cidade de Deus", "Feliz Ano Novo" e outro que eu adoro, que é "Lúcia McCartney". Ainda devo ter lido outros, mas não lembro agora...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo