• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG realista

E se é pressuposto do cenário que Druidas passem através de árvores, que consequencias isso teria? na sociedade? para a pessoa do druida? para a fauna e flora a seu redor? etc, etc, etc.

Tem jogadores, mestres, cenários que se preocupam com essa relação "causa-consequencia", e outros que não (Forgotten estou de olho em você! :mrgreen: )

PS: Eles não podem passar ATRAVÉS de árvores, mas sim por entre arbustos sem sofrer penalidade no deslocamento.

O que quis dizer é que isso faz sentido no mundo do jogo (verossimilhança), embora não seja real. Não estava discordando de você, Armitage.

O que quis dizer com "(Forgotten estou de olho em você! :mrgreen: )"?
(pergunta na boa):cerva:
 
(ps: acho que o Batman também tem um pouco disso, em menor grau)

O Batman é o personagem mais inverossímil que existe!!

Onde já se viu um humano "normal" que além de ser super-inteligente, ainda é um mestre ninja capaz de sair na porrada com gente muito mais forte que ele?? E ainda por cima é capaz de usar a inteligência pra vencer o resto??

Isso porque teoricamente ele não tem super-poder nenhum. Mas tem revista (como O Mais Longo Dia das Bruxas) em que ele literalmente arranca as barras duma prisão.

Verossímil é o Superman - na mão de roteristas competentes, claro. Pelo menos ele tem a explicação de vir de outro planeta. E se você quer ver as consequências da existência dele, vá ler Reino do Amanhã, pessoalmente, a melhor HQ's já escrita (diria que Watchman vem num próximo segundo lugar).
 
O Batman é o personagem mais inverossímil que existe!!
Onde já se viu .... .

Bom, sou um leigo no assunto, gibís nunca foram muito minha praia. :D

(mas que o homem-aranha é bem verossímil nesse aspecto, ele é ... pelo menos é a impressão quje os filmes passam)


- - -

E voltando ao ponto do tópico: apoio a dica do Taverneiro : Runequest é mais próximo da realidade, mesmo com seu cenário altamente mítico (Glorantha).
 
Última edição:
Bom, sou um leigo no assunto, gibís nunca foram muito minha praia. :D

(mas que o homem-aranha é bem verossímil nesse aspecto, ele é ... pelo menos é a impressão quje os filmes passam)

De fato, o Homem-Aranha é bem verossímil.

Mas como qualquer um desses heróis, dependem de quem tá escrevendo.
 
Verossímil é o Superman - na mão de roteristas competentes, claro. Pelo menos ele tem a explicação de vir de outro planeta. E se você quer ver as consequências da existência dele, vá ler Reino do Amanhã, pessoalmente, a melhor HQ's já escrita (diria que Watchman vem num próximo segundo lugar).

Nem me lembre dessa revista... achei mto bom o roteiro, sem falar na arte de Alex Ross. Gosto mto dela, de Marvels, tb pelo roteiro (mostrando o mundo dos herois sobre o ponto de vista das pessoas e como, em geral, são os humanos: um dia eles te carregam no colo, outro dia te apedrejam... a segunda revista, mostrando o preconceito com os mutantes e fazendo um link com os judeus na segunda guerra ficou mto legal).

A respeito do realismo, acho que depende da proposta do jogo. Fica bom, para um jogo de horror, por exemplo, um jogo mais real.

Tb depende mto do gosto da pessoa. Gosto de jogos realistas, mas não achei um sistema que seja realista sem ter algumas cosias chatas. O gurps é realista, mas tem mta coisa chata que deixam o jogo lerdo. O Storyteller é até +- realista pela parte de letalidade, mas tb tem alguns furos... num vi nada que me animasse tanto assim.

A verosimilhança tb é bom ter. As coisas precisam fazer sentido dendo de seu mundo.

Agora já reparara, que a maiorias dos cenários de fantazia medieval, passam-se milênios e tecnologia quase nunca muda??? Forgotten, DragonLance, Terra-Média (SdA)... Tipo, no nosso mundo, nós temos um grande declinio na época medieval por causa das limitações imposta pela igreja, mas logo após o fim da "idade das trevas", em 500 anos o mundo mundo drásticamente. Geralmente nos cenários de RPG eles praticamente não mudam, para manter o mesmo clima... continuando imutável atravez das eras.... acho isso meio sem sentido. Tá certo, que com a presença da magia, as tecnologia pode demorar a se desenvolver devido a dependencia mágica, mas acho que após mais de 3 mil anos, alguma coisa tinhya que mudar...
 
Última edição:
Nunca joguei GRUPS, mas um bem realista é o Ação!!!, barato, sistema d20...

Não, ação não é realista. Ele pode até tentar ser um pouco mais realista que D&D, mas não consegue ser realista, e nem é a proposta dele. Ainda é o tipico d20, onde todo mundo é um batata, precisa descascar pra poder morrer. XD


Sistemas conhecidos realistas em BR acho que só o Gurps e o Storyteller, em relação a letalidade.
 
Creio que Gurps seria o mais indicado, mas qualquer sistema pode ser adaptado no quesito realismo, vai muito do bom senso do mestre e dos jogadores, storyteller é bom nisso tmb, eu criei um sistema muito bom demorei cerca de uns 3 anos mas ficou genérico simples e realista esclarecendo que ele é bem maleavel e pode se encaixar em varios temas e varios graus de realismo. O nome é Thundra
 
Thudra é ? Como ele é basicamente?


Aliás, lendo isso Erion, me faz lembrar que também já criei um sistema ha alguns anos atrás.

Acho que todo mundo uma hora tenta fazer isso né? É como uma espécie de "fase" da vida do RPGista. No começo tudo são flores, parece que cada novo sistema é um novo mundo que se abre, e você quer experimentar de tudo pra ver como é, e tal. Daí, você começa a ficar mais crítico, e notar um monte de "defeitos" em todos os sistemas, até que chega o dia em que decide "criar o sistema perfeito". Acho que todos passam por essa fase.
 
Bom... ele é um sistema com curva matematica, progresão de perícias conforme elas vão sendo usadas, mas usa o D20(para testes e rolagens) e o D10(para porcentagen de dano e força aplicada) parece complicado assim falando mas a ficha pra se ter uma ideia usa bolinhas) é simples mas tem lógica complexa de pano de fundo, que o jogador nem percebe se não conhece o sistema profundamente, é simples nas rolagens(priorisando a interpretação) mas não deixa de ser realista e pode ser moldado conforme o nivel de realismo da cronica!!
 
CONCORDO COM vc Inominavel!!!!
Assino em baixo!!
As palavras de ouro BOM SENSO!!
Pena poucos jogadores e mestres terem isso!!!
onde eu moro é difícil encontrar isso MUUUUIIITO DIFÍCIL!!
 
Realmente, realismo é derivado de bom senso do mestre e dos jogadores, mas penso que um bom sistema que tem realismo é o MERP e o Rolemaster, principalmente nos combates; o iniciante nesse sistema pode ficar meio perdido no início e a interpretação ficar um pouco comprometida, mas quado o grupo pega o traquejo das tabelas fica bala!

Vale a pena experimentar!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo