• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG realista

Tem alguns talentos assim em FR, mas são regionais. Um deles vc escolhe uma perícia qualquer e ela se torna de classe, sendo que vc ainda ganha +2 em seus tests. Outro vc escolhe duas perícias de conhecimento para se tornar de classe, se não me engano.

Pode-se dizer que algumas vezes pode ser util ter esse talento, sem que doa em ficha.

Poderia se interessante uma coisa: Vc poder escolher as "ocupações" (estudante, advogado, pedreiro, "filhinho de papai", etc) que lhe definem as perícias de classe; a quantidade de pontos de perícia continua sendo definido pela classe; algumas classes sempre tem algumas perícias que sempre serão altomaticamente de classe, como um bônus, como por exemplo, Conhecimento Arcano e Identificar Magias para Magos e Feiticeiros.

Isso sim tornaria o jogo mais interessante.
 
É porque no d20 modern o lance das classes é diferente... tem os tipos de heróis (charismatic hero, strong hero, etc.) e, dentro delas, as profissões.
 
[quote='Arcanjo[SK]Eu apenas não gosto tanto de restrições. Embora eu gosto mto do conceito de "Classes" do D&D, mtas vezes acho que um pouco mais de liberdade pudesse ser melhor e mais "realista".[/quote]

Eu amo a história do personagem, principalmente porque eu amo usá-la para criar um ambiente agradável e entrosado com os Pjs :luff:

Ah, o Musashi derrotou o maior espadachim da época dele com um remo que ele adaptou para servir de shinai (espada-bastão para leigos :mrgreen:)
 
Ah, o Musashi derrotou o maior espadachim da época dele com um remo que ele adaptou para servir de shinai (espada-bastão para leigos :mrgreen:)
Com um remo ou um ramo???:mrgreen:

Sabe como que se mataria essa questão? Criando um feat que, ao comprá-lo, tu pode escolher duas skills cross-class e transformar em class skills.
Ah, nada a ver comprar. Vai pagar com pontos de XP? Melhor definir logo no início do jogo, tipo:
A cada "x" níveis pode escolher um skill cross-class.
Ou então ganhar um skill cross-class por algo que se faça, por exemplo:
Pelo fato de ter caído em um lago profundo, e ter tido que se virar (com vários testes de resistência, determinação, e uma grande força de vontade :D) ele conseguiu sair. Então, ganha um "ponto" em natação. (não estou dizendo que "natação" seja cross-class, só para comparar!)
Da mesma forma um mago poderia ganhar um "ponto" em "operar mecanismo" se tivesse tirado de 17 pra cima em algum teste para isso, por exemplo.
 
Bom, minha ajuda ao autor já foi dada:

- GURPS 4º ed., o RPG mais realista no geral;

- Riddle of Steel, como o combate medieval mais realista.


Quaisquer discussões que :

a) apresentem qualidades de sistemas que não d20;

ou

b) apresentem defeitos de d20/D&D,

...será recebida pela Igreja d20 como: HERESIA!!! QUEIMEM O INFIÉL!!!!


Então:

Abraços! :cool:
 
Quaisquer discussões que :

a) apresentem qualidades de sistemas que não d20;

ou

b) apresentem defeitos de d20/D&D,

...será recebida pela Igreja d20 como: HERESIA!!! QUEIMEM O INFIÉL!!!!


Então:

Abraços! :cool:
Ora, claro que não. Tanto que concordo com o esquema de só gastar pontos em habilidades treinadas, como disseste que ocorre em GURPS.
O que não toleramos é critica infundada, baseada APENAS no "eu não gosto."

Mas o que que podemos fazer se D&D é o melhor...???!!!:cool:
 
Com um remo ou um ramo???:mrgreen:


Ah, nada a ver comprar. Vai pagar com pontos de XP? Melhor definir logo no início do jogo, tipo:
A cada "x" níveis pode escolher um skill cross-class.
Ou então ganhar um skill cross-class por algo que se faça, por exemplo:
Pelo fato de ter caído em um lago profundo, e ter tido que se virar (com vários testes de resistência, determinação, e uma grande força de vontade :D) ele conseguiu sair. Então, ganha um "ponto" em natação. (não estou dizendo que "natação" seja cross-class, só para comparar!)
Da mesma forma um mago poderia ganhar um "ponto" em "operar mecanismo" se tivesse tirado de 17 pra cima em algum teste para isso, por exemplo.

Isso não faz o menor sentido e desequilibra o jogo.
 
Ninguém aprende nada porque fez bem alguma coisa uma vez só. Só depois de um tempo de treino.

Acho que todos os RPGs são assim. Nunca vi ganhar alguma coisa porque tirou um sucesso crítico.
 
Eu axo que, na teoria, se voce trocar pontos ganhos com Wishes e Tomes por treinamentos com o mesmo preço e alcance (+5), abre um pouco de espaço para o realismo. Ao invés de vc LER e ficar BRAÇUDO, seria melhor levantar peso pra ficar braçudo.

Também dá pra usar a arcaica regra de "Weapon Mastery", do AD&D...

Se bem que o realismo extremo é chato pacas (cito: GURPS), e eu não gosto de cair em muitas limitações na mesa de RPG. Se o mais importante pra voce é o realismo, a mesa não é pra ti (como diria Skywalker), e o mais recomendado é ir assistir Big Brother [otra porcaria]
 
Voce nao lee simplismente o tome e aumenta a sua força... voce treina tambem! E foi terrivel sua comparaçao com Big Brother! -__-
 
Ah, e o Armitage deu uma viajada bonita ali em cima. O cara da Arma não cita o Riddle of Steel como sendo o sistema de combate mais realista. O que acontece é que o artigo que ele escreveu tá no site do Riddle of Steel. Ele sequer cita o Riddle of Steel ou qualquer outro sistema de RPG no artigo.

Aliás, o cara da Arma é contra realismo na mesa de RPG, como ele explicitamente fala no artigo: "The problem as I see it is one of realism versus playability. In my opinion, an RPG always has to have an abstract combat system. You don't want it to be too realistic. Real fighting consists of simply far too many factors (physical, psychological, environmental, tactical, etc.) for it to be accurately or realistically recreated in a game. There are a near infinite number of permutations and possible outcomes. Attempting to include all these elements would result in a clunky "simulation" not a quick and fun representation -which is what you want in a game. Trying to incorporate all the aspects of what happens in actual combat in a game would end up with a system too cumbersome to the serve players -not to mention still be open to considerable debate and disagreement as to what really was historically valid or martially effectively anyway."

Link pro artigo
 
Ah, e o Armitage deu uma viajada bonita ali em cima. O cara da Arma não cita o Riddle of Steel como sendo o sistema de combate mais realista. O que acontece é que o artigo que ele escreveu tá no site do Riddle of Steel. Ele sequer cita o Riddle of Steel ou qualquer outro sistema de RPG no artigo.

Não Sky, ninguem viajou pra lugar nenhum. Preste atenção:

O jogo Riddle of Steel é aprovado pela A.R.M.A. Isso é FATO.

Os autores de Riddle of Steel tiveram que treinar junto, assistir vários seminários, e seguir os artigos (como esse aí linkado), pelo diretor da ARMA, Sr. John Clements. Isso não foi fácil - foi árduo. Nos fórums deles tem informação sobre isso. (aqui também: http://www.indie-rpgs.com/reviews/4/ ).


Aliás, o cara da Arma é contra realismo na mesa de RPG, como ele explicitamente fala no artigo

Não, não, ele não é contra realismo - ele é contra realismo atrapalhar a jogabilidade (playability). Entendeu a diferença? Ele critica sistemas que, na busca pelo realismo, sacrificam a jogabilidade, se tornando truncados e mecânicos (ex: GURPS).

Por isso mesmo, Riddle of Steel não é truncado e mecânico (como GURPS) - pelo contrário, ele é ágil, dinâmico, e tem um grau maior de abstração. Ele é realista em seus efeitos, e não em seus processos (de outra forma, não teria ganhado o selo de aprovação da ARMA.)

Entendeu agora? :cool:
 
Vamos la..

"In my opinion, an RPG always has to have an abstract combat system."

"Abstract" significa abstrato, como você deve saber. Um combate pode ser abstrato e ainda assim realista - se ele é realista em seus efeitos, e não em seus processos. E é exatamente isto que Riddle of Steel é. Ele não se preocupa em simular cada detalhe, cada fator, cada variável do ambiente (como GURPS). Ao invés, ele usa de abstração - uma rolagem pode representar um sequencia de fintas, manobras, e golpes, na tentativa de tomar a iniciativa do combate. Mas no final, os efeitos/resultados são realistas.

Assim ele fica rápido e realista, completamente de acordo com o diretor da ARMA Sr. Clements - realismo sem comprometer a jogabilidade. (Sr. Clements, como entusiasta de RPG que é , deixa claro sua alfinetada em GURPS).

Entendeu agora?

(Recomendo dar uma lida no link que passei no post anterior, para entender melhor. )
 
Última edição:
Vamos la..



"Abstract" significa abstrato, como você deve saber. Um combate pode ser abstrato e ainda assim realista - se ele é realista em seus efeitos, e não em seus processos. E é exatamente isto que Riddle of Steel é. Ele não se preocupa em simular cada detalhe, cada fator, cada variável do ambiente (como GURPS). Ao invés, ele usa de abstração - uma rolagem pode representar um sequencia de fintas, manobras, e golpes, na tentativa de tomar a iniciativa do combate. Mas no final, os efeitos/resultados são realistas.

Assim ele fica rápido e realista, completamente de acordo com o diretor da ARMA Sr. Clements - realismo sem comprometer a jogabilidade. (Sr. Clements, como entusiasta de RPG que é , deixa claro sua alfinetada em GURPS).

Entendeu agora?

(Recomendo dar uma lida no link que passei no post anterior, para entender melhor. )

Eu entendi o que tu quis dizer. É que isso não faz o menor sentido. O Clements só menciona aspectos abstratos no artigo. Nenhum realista.

O que são resultados realistas? O Clements não menciona nenhum. Mesmo no review que tu mostrou, fica bem claro que o sistema é totalmente abstrato, até mais que o do D&D.

Eu fiquei bem curioso pra dar uma olhada, diga-se de passagem. :think:
 
É que isso não faz o menor sentido. O Clements só menciona aspectos abstratos no artigo. Nenhum realista.

Huh? Ele mesmo deixa claro isso aqui:

...offer my views I've also answered that by paying attention to only a few simple ideas, gamers can indeed incorporate considerable realism into their combat without sacrificing a smooth-flowing playable adventure. The results can then be even more exciting

O tempo todo ele diz que o problema não é o realismo em si - mas sim quando o realismo atrapalha a jogabilidade. Por isso a abstração é a solução. Porém abstração levando-se em conta os pontos que ele expõe no artigo, possibilitando um resultado final realista.

Mesmo no review que tu mostrou, fica bem claro que o sistema é totalmente abstrato, até mais que o do D&D

Exatamente!

- - -

Bom, vou linkar o review de novo pro pessoal ler - é muito interessante:

http://www.indie-rpgs.com/reviews/4/

Nunca joguei Riddle of Steel, mas com certeza, está na mira pra minha próxima compra (assim como Pendragon 5º ed., e Warhammer 3º ed. Algum destes eu vou comprar com certeza!). :joy:
 
Última edição:
Com um remo ou um ramo???:mrgreen:


Ah, nada a ver comprar. Vai pagar com pontos de XP? Melhor definir logo no início do jogo, tipo:
A cada "x" níveis pode escolher um skill cross-class.
Ou então ganhar um skill cross-class por algo que se faça, por exemplo:
Pelo fato de ter caído em um lago profundo, e ter tido que se virar (com vários testes de resistência, determinação, e uma grande força de vontade :D) ele conseguiu sair. Então, ganha um "ponto" em natação. (não estou dizendo que "natação" seja cross-class, só para comparar!)
Da mesma forma um mago poderia ganhar um "ponto" em "operar mecanismo" se tivesse tirado de 17 pra cima em algum teste para isso, por exemplo.

Não fui eu quem postou isso! Meu irmão deve ter editado.
Mas por um lado, vejam: Se um monge precisa abrir um mecanismo de um portão para entrar (e para isso joga um d20), acho que ele não vai ter esquecido como abrir na volta! Isso DISPENSA O D20, mas não dá pontos em nada...
___________________________​

Pendragon 5ª Ed? Como ki eh isso?
Também quero saber.
___________________________​

Mesmo no review que tu mostrou, fica bem claro que o sistema é totalmente abstrato, até mais que o do D&D
Exatamente!

Aff... Armitage, não entendi nada. Para mim você se contradisse.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo