• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rock Progressivo!

Gandalf disse:
Uhm... isso me criou uma duvida... nunca teve uma banda de Rock Progressivo com mulher(es) nao? :o?:
Das antigas, duas me vêm imediatamente à memória: Renaissance e Curved Air.

Bandas atuais temos diversas: Magenta, Mostly Autumn, Iona, Karnataka, White Willow, La Tulipe Noire...

Demétrio.
 
Dwain disse:
Rock In Opposition(R.I.O)
(...)
7-Present(Le poison é o melhor na minha opinião)
8-Univers Zero( simplesmente fantastico é um dos melhores De R.I.O é Integro..o seu cd Ceux du Dehors é uma obra prima inigualavel..é muuuuuito bom)
Não sou muito chegado às bandas dessa linha R.I.O. (normalmente grupos da Cuneiform Records), mas das duas acima citadas até que eu gosto. Principalmente Univers Zero, da qual tenho 3 discos: Heresie, Ceux du Dehors e Heatwave. Os três são muito bons. Do Present também tenho 3: Triskaidekaphobie / Le Poison, Certitudes e No. 6.

Demétrio.
 
Olá a todos,

Das antigas gosto do Pink Floyd, Jethro Tuul, Camel, entre outros.

Das atuais gosto do Pär Lindh Project, US, Solaris, entre outros (todos por intemedio do Demétrio "Progger58")

Aprendi que o RP é como um rio muito grande e cheio de afluentes, por vezes se confunde com outros rios.

Saudações!
 
Grande Sapo (que estranho ter que te chamar assim... :mrgreen: ),

Obrigado por atender ao convite, e seja muito bem-vindo ao forum!!!

Você me conhece de outras plagas cibernéticas e sabe muito bem o quanto eu gosto dessas bandas que você citou, né? Poxa, Pink Floyd, Camel, Solaris, Pär Lindh Project... só coisa fina realmente. :joy:

Grande abraço,
Demétrio.

P.S. - E cadê o resto da turma que não aparece, heim?... :think:
 
Krautrock é bem legal, mas não é meu gênero preferido de Prog Rock.

Sobre o Univers Zero ... é uma das bandas que eu estou ouvindo mais nos últimos tempos, realmente impecavel.
 
DEVIL DOLL – O prog mais cavernoso?

Já que houve alusão em um outro tópico e que o assunto é na verdade pertinente a este, vou aproveitar para indagar aos colegas proggers do forum: quem mais aqui no grupo também conhece o DEVIL DOLL?

Eu vou confessar a vocês uma coisa: a primeira vez que eu escutei um disco dessa banda eu realmente detestei. Não conseguia me acostumar com a voz cavernosa do tal Mr. Doctor (vocalista e líder do grupo), daquele tipo que consegue provocar calafrios mesmo, e me desfiz do disco pouco tempo depois (o disco em questão era o Sacrilegium).

Mais recentemente, eu estava preparando uma compilação de músicas nessa linha dark para um amigo meu e me lembrei que a música do Devil Doll se encaixaria perfeitamente naquele contexto, e aí, por conta disso, acabei adquirindo o mesmo disco Sacrilegium novamente. Foi então que, já bem mais preparado psicologicamente em relação àquele tipo de vocal extremamente bizarro, pude enfim me concentrar mais especificamente na música em si e descobrir arranjos realmente muito interessantes naquele disco. Depois disso adquiri mais dois cd’s do grupo: Eliogabalus e Dies Irae. Não vou aqui dizer que me acostumei totalmente com a música do Devil Doll, mas também não posso negar que seja um som realmente muito interessante, com arranjos orquestrais altamente elaborados, além da ampla utilização de órgão e coral, tudo isso conferindo ao som da banda uma atmosfera bastante sombria, "carregada", com forte apelo teatral, como trilhas de filme de horror.

Em suma, não é realmente uma banda fácil da gente se acostumar não, mas uma vez quebrada aquela barreira inicial motivada pelo tipo de vocal altamente cavernoso do tal Mr. Doctor, tudo fica mais fácil de se assimilar.

Demétrio.
 
Quanto ao nome: não esquenta se não se acostumar pode me chamar de cururu :lol: esta é a vantagem de ter binomio

Quanto ao convite: eu é que agradeço pelo convite :amem:


Quanto aos outros: pra ser sincero não sei, na dúvida insistirei no convite.

Um abraço

Voltando ao tema: incluo entre os modernos: Pendragon, Ayeron e Shakary :dance:
 
O melhor do Rock Progressivo:
Yes, Jethro Tull, Pink Floyd, Rush e por que não Beatles afinal Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band deu inicio o progressivo...
 
Darkseid disse:
O melhor do Rock Progressivo:
Yes, Jethro Tull, Pink Floyd, Rush e por que não Beatles afinal Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band deu inicio o progressivo...
É, pode ser q o Sgt. Pepper's deu o início, mas a partir da década de 70 q o Rock progressivo começou realmente com bandas com Pink floyd, Yes, Rush...

Mas, pensando no todo, Beatles deu um pouco de influência pra várias estilos, não só no RP.

Bom, é isso.....se alguém discorda aí, só postar...;)

Cuio vae, mellon ni!
 
E quanto ao subgênero Neo-Prog, alguém aqui aprecia?

Esta semana mesmo eu estou revisitando toda a discografia da excelente banda JADIS, uma das minhas prediletas no estilo. Inclusive adquiri na CD Point a recente edição remaster do magnífico "More Than Meets the Eye", o primeiro disco do Jadis, que eu considero uma das obras-primas do Neo-Progressivo.

Também gosto muito das seguintes bandas no estilo:

- MARILLION
- IQ
- PENDRAGON
- PALLAS
- ARENA
- GALLEON
- COLLAGE
- CLEPSYDRA
- ILUVATAR
- SHAKARY

Demétrio.
 
O que o neo-prog muda, em relação ao prog tradicional, nas suas palavras, Progger58, por favor? :D
 
Sinto que está na hora de ser revivido de novo.

attachment.php
 

Anexos

  • 73_hillage_close-up.jpg
    73_hillage_close-up.jpg
    5,6 KB · Visualizações: 129
Última edição:
Eles concordam.

attachment.php


Eu não conheço muita coisa fora a discografia do King Crimson e alguns albums do Yes e do Focus, alguem indica algo?
 

Anexos

  • Yes2.jpg
    Yes2.jpg
    34,8 KB · Visualizações: 105
Oarim disse:
Eu não conheço muita coisa fora a discografia do King Crimson e alguns albums do Yes e do Focus, alguem indica algo?
Bem, tenta aew o "Paris" do Supertramp que é um cd duplo gravado ao vivo e é sensacional, um dos melhores albuns de todos os tempos.

Outro foda é o Rick Wakeman, embora esse eu conheça mais pelos dvds do meu pai... O mais famoso é o "Journey to the Centre of the Earth" que conta com duas faixas de mais de 20 minutos, sobre essa jornada e tals... É bem legal também, vale a pena.
 
Krebain disse:
Bem, tenta aew o "Paris" do Supertramp que é um cd duplo gravado ao vivo e é sensacional, um dos melhores albuns de todos os tempos.

Ok.

Krebain disse:
Outro foda é o Rick Wakeman, embora esse eu conheça mais pelos dvds do meu pai... O mais famoso é o "Journey to the Centre of the Earth" que conta com duas faixas de mais de 20 minutos, sobre essa jornada e tals... É bem legal também, vale a pena.

Do Wakeman eu só conheço o The Myths and Legends of King Arthur and the Knights of the Round Table, não achei grande coisa, depois eu vou procurar ouvir o que você indicou então. Depois mesmo, é tanto album pra ouvir que nesse rítmo só vou conseguir ouvir o Paris mês que vem.

Krebain disse:
Ah e vai se ferrar e aprende a gostar de Genesis!

Vou tentar, quando você tomar vergonha na cara e ouvir o Larks' Tongues in Aspic.
 
Krebain disse:
Bem, tenta aew o "Paris" do Supertramp que é um cd duplo gravado ao vivo e é sensacional, um dos melhores albuns de todos os tempos.

Esse é fantástico mesmo, foi a maior gravação de um show ao vivo pra época. O Rick Davies é megalomaniaco e queria algo absurdo, pelo que eu lembre foi gravado em 24 canais diferente, o que era absurdo pra época, já que usavam em média apenas uns 2/3/4.

Outra banda totalmente megalomaniaca e legal, é o ELP, não sou fanzão não, mas é muito boa. Funcionavam muito melhor ao vivo do que no estúdio - até porque foi uma banda criada com esse intuito - e tinham um dos melhores baterista Carl Palmer e o melhor tecladista já existente na minha opinião: Keith Emerson.


Outro foda é o Rick Wakeman, embora esse eu conheça mais pelos dvds do meu pai... O mais famoso é o "Journey to the Centre of the Earth" que conta com duas faixas de mais de 20 minutos, sobre essa jornada e tals... É bem legal também, vale a pena.

O Rick é fodão também, ao contrário do Emerson ele teve uma carreira solo muito mais bem sucedida. Porém esse segundo teve muito maior capacidade de criação na banda dele, afinal a banda era literalmente dele. heheh!

Do Wakeman solo eu só conheço o Journey também, e um Best of aí, ambos bem bons, mas longe da nata do progressivo pra mim.

Acho que o Nandes e você iam gostar muito do Progressivo italiano, em geral ele é mais puxado pro sinfônico e com uma boa influencia de música erudita. Tem um foco bem grande no piano, muita gente costuma brincar que prog italiano não tem guitarras, mas isso é besteira, o fato é que ele trabalha bem mais com pianos, cravos, teclados, hammonds e etc. Mas dessa onda italiana de progressivo, poucos grupos conseguiram ter uma carreira longa, dá para citar algumas como Premiatta Forneria Marconi (a mais famosa), Banco Del Mutuo Soccorso (a minha favorita), Le Orme. A maioria lançou poucos discos, mas verdadeiras perolas a exemplo do Museo Rosenbach que gravou apenas um disco em toda sua carreira: Zarathustra ('74) uma verdadeira obra-prima conceitual.

Ah, existe muita coisa aí. Mas sugiro começarem pelas inglesas e italianas mesmo, que são mais sinfônicas ou art-rock...
 
Última edição:
Então, falando em prog italiano, escutem esse disco:

attachment.php


Do Banco Del Mutuo Soccorso - homônimo ('72).
 

Anexos

  • Banco Del Mutuo Soccorso - idem.jpg
    Banco Del Mutuo Soccorso - idem.jpg
    15,5 KB · Visualizações: 156

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo