• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Review - Star Ocean 3 (JP)

Para quem não sabe, este jogo foi lançado no japão no dia 27 de fevereiro deste ano. A previsão para o lançamento no ocidente é 10 de setembro (mas nada confirmado ainda).

Bem, vamos para a análise:

A apresentação do jogo é ótima, mostrando cenas de uma cidade futurística e uma música de fundo orquestrada belíssima, diga-se de passagem. No menu inicial, temos 4 opções:

New Game
Load Game
Install: Serve para você "instalar" o jogo no HD do playstation. E como eu não tenho HD...
Battle Collection: Abre algumas opções extras, como a dificuldade Universe e o sound test. Parece haver também um "FD Mode", mas não se sabe muito ainda. Só para se ter idéia, um dos objetivos a cumprir no battle collection é matar o último chefe sem tomar dano ou em menos de um minuto.

Gráficos: Os gráficos são muito bem trabalhados e os personagens tem traços característicos de anime (o que me faz gostar mais ainda do jogo..hehe). A música de fundo é sensacional, apesar de algumas vezes, ela estar tão alta que torna difícil ouvir os diálogos, mas não é algo que chega a ser desesperador. Vale também ressaltar que os seiyuus (dubladores) fizeram um ótimo trabalho.

Câmera: A câmera é controlada pelos botões R1 e L1, como no jogo anterior. Para quem já jogou, não tem nada de misterioso.

História: Você começa o jogo em uma estação espacial, controlando "Feito" (Fate "katakanizado") e Sofia (...). Após muita conversa (com diálogos falados em sua maioria, ô coisa linda ) e passeios pela estação, a mesma começa a ser atacada. Fate então é colocado em uma pequena nave e consegue escapar para um planeta que não aparenta ser muito desenvolvido. Sem mais informações, para evitar spoilers.

Menu: Apertando triângulo, você tem acesso ao menu, que tem as seguintes opções:
Skill: Dividido em dois submenus:
Magias: Desta vez, todos os personagens tem acesso a magias (aprendidas com skill books), mas alguns são melhores que outros na utilização das mesmas.
Fighting Skills: Cada personagem tem 4 slots de killer moves (hissatsuwazas) e mais 2 de support (ie first aid). Dentre estas 4, duas são para long range (ataques a longa distância) e duas para short range (curta distância). Essas skills são equipadas nos botões X (um slot para long e um para short range) e círculo (idem). As skills tem níveis de proficiência e após utilizá-las um determinado número de vezes, ela sobe de nível, tornando-se mais forte. Cabe lembrar que algumas não são mais ativadas gastando-se MP e sim HP . As skills equipadas no círculo gastam pouco HP/MP mas causam menos dano, já as equipadas no X causam mais dano, mas consomem MUITO mias HP/MP.
Item: Mostra os itens que você tem.
Equip: Equipa seus personagens. São 4 slots, 1 para arma, 1 para armadura e 2 para acessórios.
Status: Mostra o Status de seus personagens. É possível alterar o nome de todos (apesar de serem falados os nomes originais durante os diálogos), tendo como opções Hiragana, Katakana (alfabetos japoneses) e alfabeto normal.
Config: Configurações do jogo. Pode-se alterar o som do jogo entre mono, stereo, headphones e surround (dolby pro logic II). Também dá para mudar entre resolução normal e widescreen, entre outras opções.
Tactics: Muda as táticas de batalha
??? (Histórico de eventos e personagens): Não entendi o kanji, mas tem várias informações importantes para se compreender melhor o enredo.
??? 2 (Histórico do item creation): A garotinha que mostra as novidades da criação de itens é um show a parte.
Card: Save/Load Game

Sistema de Batalhas: O ponto alto da série. Pra começar, não existem mais batalhas aleatórias como nos títulos anteriores, você vê o inimigo na tela e pode fugir ou enfrentá-lo. Após tocar no inimigo, tem início a batalha. Diferente de Final Fantasy e outros RPGs "padrão", não existem turnos, os personagens agem livremente. Você controla apenas um, e os outros, a AI do jogo toma conta (mas é possível alternar o controle sobre eles). E agora são 3 personagens na tela e não 4 como antes.
O quadrado seleciona um inimigo específico (mas não é necessário), o X dá um ataque forte/lento e o círculo um ataque fraco/rápido, o triângulo abre o menu (para usar itens, magias, mudar táticas, etc). Na parte de cima da tela, aparece escrito long/short range, mostrando sua posição em relação ao inimigo. Para usar as skills você deve apertar os botões X ou círculo e segurá-los (demorei para descobrir isso, pois no jogo anterior, as skills ficavam no L1 e R1). Com isso, você pode realizar ataques normais e já partir para uma skill em seguida, podendo-se fazer combos deveras interessantes .
Abaixo dos personagens, existe uma barra de guts (que era um status em SO2). Ela serve como um medidor de stamina do personagem A cada golpe que você desfere, um pouco da barra é consumida. Caso ela chegue a zero, seu personagem vai ficar cansado e não poderá realizar qualquer ação até que a barra restaure pelo menos 1 ponto (para restaurar, basta ficar parado). Com a barra de guts em 100%, o personagem "contra-ataca" automaticamente, caso não esteja tomando um golpe que "quebre" a barra (aplicado com o X). Tudo isso vale para os inimigos também, e há a possibilidade de selecionar alguns tipos de contra-ataque, como stun (adversário fica tonto por alguns instantes), entre outros.
Existe também a heat bar, que vai enchendo conforme você golpeia os inimigos. Após ela estar completamente cheia, você passa a ganhar bônus pós batalha e se conseguir vencer várias sem deixar que a barra "estoure" (tomando vários ataques), os bônus aumentam. Começa por 3 vezes mais experiência, 2 vezes mais dinheiro, mais hp e mp recuperado e chance maior de conseguir itens.

Item Creation: Outra parte muito divertida do jogo, mas que foi um pouco alterada. Desta vez, não é necessário ter nada para criar os itens (com excessão da synthesis), apenas dinheiro (e muito!!). Os itens não são mais criados em qualquer lugar, mas em pontos específicos, as factorys (localizadas nas cidades e até em dungeons). Diferente do jogo anterior, todos começam com todos os talentos, mas com um nível estático em cada um. Além de criar itens com seus personagens, é possível contratar NPCs para isso (que só tem um talento, mas geralmente são bem melhores).

Pontos negativos: De vez em quando, antes das batalhas e mudança de cenários, aparece uma mensagem dizendo que o disco está sendo lido. Isto se deve porque o mesmo não foi instalado no HD. Só acontece de vez em quando, mas é meio chatinho este problema.
E é claro, o tão falado bug, que aconteceu comigo algumas vezes. O jogo simplesmente congela, fazendo com que você tenha de resetar o console. Mas a Enix está fazendo recall das cópias lançadas, trocando por cópias sem o bug.

Minha nota final: 9,5


:stop:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo