1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Rei-Bruxo, qual a melhor versão?

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por Elendil, 4 Jul 2009.

?

Rei Bruxo, qual a melhor versão?

1. Prefiro a versão do John Howe

8 voto(s)
    23,5%
  2. Prefiro a versão definitiva

26 voto(s)
    76,5%
  1. Elendil

Elendil Equipe Valinor

A maioria de vocês deve saber que muito do trabalho do artista gráfico John Howe serviu de inspiração para a criação de personagens e cenários para a trilogia SdA. Um desses personagens foi o Rei-Bruxo. A figura criada pelo Howe para esse personagem, marcou muito a imaginação dos leitores de Tolkien que tiveram a oportunidade de conhecer seu trabalho antes dos filmes SdA, inclusive Peter Jackson. Por isso o diretor não teve dúvidas: quis um Rei-Bruxo, em ORdR, idêntico ao criado por Howe.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Entretanto, depois do figurino já pronto e devidamente vestido por Lawrence Makoare, PJ, o ator/dublê e a equipe concordaram que a figura estava um tanto quanto parecida com Sauron no prólogo de A Sociedade do Anel. Temendo que houvesse confusão entre os dois personagens, a equipe responsável pelo figurino teve de elaborar outro traje que se distanciasse daquele. O resultado foi o traje que conhecemos em O Retorno do Rei, momento em que o personagem pedia um “traje de guerra” diferenciado dos outros Nazgûl, que eram todos iguais no primeiro filme.

Mas para não aparecer todo “enlatado” como Sauron e nem ficar totalmente diferente dos outros espectros, em ORdR o Rei-Bruxo manteve seu manto negro e ganhou um elmo totalmente diferente do primeiro e bem distante do que John Howe imaginou em seus desenhos.

E vocês, o que acham?

Gostaram mais da versão baseada na criação de John Howe, ou preferem a versão final do personagem?

Comentem! :D

Arquivos Anexados:

Última edição: 4 Jul 2009
  2. Sindar Princess

Sindar Princess Que deselegante...

Ai, que difícil ter que escolher, heim?
    Mas levando em consideração o visual cinematográfico, fico com a versão "atualizada" do Rei-Bruxo: ele não se distancia tanto assim dos desenhos de Howe, mas o traje de guerra, como bem colocado por você, deu um diferencial, especialmente no detalhe mais importante (visualmente falando) e que marca o personagem: a parte do elmo. E a maça dele também! Marca no sentido de poder, porque nas luvas e trajes ele continua sendo um dos nazgûl.

3. Indu

Indu In sacanagi we trust

Acho que ai fica uma falha de Tolkien (não proposital), já que Tolkien não nos dá maiores informações a respeito da aparência de Sauron, o que fez com que PJ imaginasse um parecido com o Nazgul de John Howe.
    Não vou votar em nenhum, pois achei os dois muito bons para suas respectivas epocas, e também achei muito inspiradores (tanto o de John Howe), que inspirou PJ em seu Sauron, quanto o proprio de PJ, original, e não tão fora da caracteristica do personagem em si.

4. Katrina

Katrina Usuário

A caracterização do Rei-Bruxo feita pelo PJ é muito boa. Concordo com a Sindar, não se distancia tanto assim da concepção do Howe e ao mesmo tempo garante uma imponência e garbo essenciais em uma obra cinematográfica.

5. ruims

ruims "Mais uma cerveja!" diz o

Provavelmente, a própria versão do PJ saíu de uma ideia do John Howe, pois não nos podemos esquecer que Howe foi o principal designer que participou na elaboração das personagens e dos lugares da Terra Média.

Ou seja, talvez sejam até ambas da autoria de John Howe.

Mas fosse quem fosse o autor, a dos filmes foi muito conseguida. Ficou excelente e tenebrosa, como se pretendia.

6. Elendil

Elendil Equipe Valinor

Sim, de fato a versão final do personagem teve a mão do Howe também, mas ela é diferente daquilo que ele sempre imaginou para o personagem. O artista teve de rever seu trabalho sobre isso e reformular tudo, sempre com a aprovação do PJ, claro.

O curioso nisso tudo, é que a primeira versão era praticamente a definitiva, foi aprovada pelo PJ, feita sob medida para Lawrence Makoare, e só resolveram mudar para não se parecer muito com a imagem que se tinha criado para Sauron na trilogia. Ao mesmo tempo, sentiram que era preciso manter certas características já estabelecidas para os Nazgûl no primeiro filme. A primeira versão destoava muito disso, já que o personagem aparecia completamente blindado por uma armadura. A versão final tentou preservar algo já estabelecido,o manto negro, e ao mesmo tempo criar algo novo, o elmo, diferente do elmo "espinhoso", já muito ligado a figura do Sauron.
    Para mim, uma mudança que deu muito certo! :yep:

7. Roy Batty

Roy Batty "Inconsertável"

Só lembrando que a versão de Howe é baseada nas descrições do livro. Portanto, a caracterização do Rei-Bruxo com o Elmo "a-la" Sauron, é totalmente fiel. Já a versão final não. Eu particularmente sempre preferi a versão de Howe. Lembro que aqui mesmo na Valinor o pessoal discutiu essa questão uma vez (sim, eu estava aqui em 2003! :dente:) e todo mundo apedrejava essa modificação e outras. Coisa de purista, embora eu não seja um. =)

Entendo e gosto da maioria das modificações que foram feitas, seja a respeito da estória ou das caracterizações do psicológico e da indumentária dos personagens. Pouca gente lembra tbm que a coroa de Aragorn no filme difere totalmente daquela descrita no livro.

8. Indily

Indily Balrog de Pantufas Fofas

Olha, olhando as imagens eu admito que a versão final (definitiva) me agradou muito mais!!!!
    Mais atrativa, mais interessante e mais místico.

9. JPHanke

JPHanke Usuário

Eu também gostei mais da versão dos filmes. Achei o elmo mais bonito, sombrio... mais a cara do Rei-Bruxo mesmo. Prefiro esta versão também por ser menos parecida com a caracterização do Sauron na Trilogia. Mesmo sendo uma versão diferente da planejada primeiramente, ainda ficou muito boa e original!!

10. Elrond

Elrond "OFF" it will last two months

Ambas são ótimas, perfeitas. Entretanto, eu prefiro a versão do John Howe.

11. Aucir Hawk´s

Aucir Hawk´s Balrog

as duas são muito boas...

mas a versão definitiva tah um pouco mais!!!!!!

12. Lyvio

Lyvio Usuário

Ambas são muito boas, mas, a versão definitiva é bem melhor!

13. Éomer

Éomer Well-Known Member

Sem pensar muito eu escolho a versão definitiva do filme. Ficou bem mais sombria a versão final. O elmo do rei bruxo pra mim é um dos melhores do filme. O resto é bem básico, uma armadura leve, umas manoplas fodonas, umas botas legais. Ficou um visual bem clean.

Última edição: 5 Jul 2009
  14. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Ambas são bonitas mas prefiro a do John Howe.

15. Ilithien

Ilithien Usuário

Gosto mais da versao final. Aquela abertura na parte do rosto na versao final fez com que ele parecesse mais terrivel com aquela face oculta, ja na versao de Howe a armadura fechada nao ficou muito assustadora e talz... e no caso de um nazgul, principalmente do rei-bruxo, quanto mais assustador melhor.

16. Mandos

Mandos Tecendo os destinos de Arda

Eu gostei mais da versão do John! achei que ficou mais sinistro, a original também é show, mas a do John ficou melhor ainda!

17. esmjr

esmjr Eu não gosto de ser um...

Eu prefiro a verção final, a cinematografica.
    Ele manteve o rei bruxo, como um naszghul, sendo que ele é um nazghul certo?
    So que ele sendo o mais forte, o pequeno elmo e a maça, já destacá bem ele dos demais nazghuls.

18. Takemoto

Takemoto Hobbit Mestre Cervejeiro

versão cinematográfica, pra mim, é a melhor.
    do mesmo jeito que foi postado a versão do John Howe do Witch-King, alguém poderia postar a versão dele (se é que ele tem uma versão) do Sauron, para que pudéssemos compará-las?

19. Drevisk

Drevisk Usuário

Ambas ficaram ótimas, mas a versão definitiva ficou mais sombria.

20. Finwë Fëfalas

Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

A versão do filme ficou muito bom a aparência do Rei Bruxo! o seu elmo, etc.

Mais a outra versão, a do John para artes ficou perfeita.

Como também os desenhos feitos nas paredes de Imradris no primeiro filme.

Compartilhar