• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rei-Bruxo, qual a melhor versão?

Rei Bruxo, qual a melhor versão?

  • Prefiro a versão do John Howe

    Votos: 8 23,5%
  • Prefiro a versão definitiva

    Votos: 26 76,5%

  • Total de votantes
    34

Elendil

Equipe Valinor
A maioria de vocês deve saber que muito do trabalho do artista gráfico John Howe serviu de inspiração para a criação de personagens e cenários para a trilogia SdA. Um desses personagens foi o Rei-Bruxo. A figura criada pelo Howe para esse personagem, marcou muito a imaginação dos leitores de Tolkien que tiveram a oportunidade de conhecer seu trabalho antes dos filmes SdA, inclusive Peter Jackson. Por isso o diretor não teve dúvidas: quis um Rei-Bruxo, em ORdR, idêntico ao criado por Howe.

attachment.php

attachment.php

Entretanto, depois do figurino já pronto e devidamente vestido por Lawrence Makoare, PJ, o ator/dublê e a equipe concordaram que a figura estava um tanto quanto parecida com Sauron no prólogo de A Sociedade do Anel. Temendo que houvesse confusão entre os dois personagens, a equipe responsável pelo figurino teve de elaborar outro traje que se distanciasse daquele. O resultado foi o traje que conhecemos em O Retorno do Rei, momento em que o personagem pedia um “traje de guerra” diferenciado dos outros Nazgûl, que eram todos iguais no primeiro filme.

attachment.php

Mas para não aparecer todo “enlatado” como Sauron e nem ficar totalmente diferente dos outros espectros, em ORdR o Rei-Bruxo manteve seu manto negro e ganhou um elmo totalmente diferente do primeiro e bem distante do que John Howe imaginou em seus desenhos.

E vocês, o que acham?

Gostaram mais da versão baseada na criação de John Howe, ou preferem a versão final do personagem?


Comentem! :D
 

Anexos

  • DSC01453.JPG
    DSC01453.JPG
    94,6 KB · Visualizações: 346
  • elmoreibruxo.JPG
    elmoreibruxo.JPG
    93,8 KB · Visualizações: 369
  • 2053480434_3ea7ed0d5b_o.jpg
    2053480434_3ea7ed0d5b_o.jpg
    26,7 KB · Visualizações: 392
Última edição:
Ai, que difícil ter que escolher, heim?
Mas levando em consideração o visual cinematográfico, fico com a versão "atualizada" do Rei-Bruxo: ele não se distancia tanto assim dos desenhos de Howe, mas o traje de guerra, como bem colocado por você, deu um diferencial, especialmente no detalhe mais importante (visualmente falando) e que marca o personagem: a parte do elmo. E a maça dele também! Marca no sentido de poder, porque nas luvas e trajes ele continua sendo um dos nazgûl.
 
Acho que ai fica uma falha de Tolkien (não proposital), já que Tolkien não nos dá maiores informações a respeito da aparência de Sauron, o que fez com que PJ imaginasse um parecido com o Nazgul de John Howe.
Não vou votar em nenhum, pois achei os dois muito bons para suas respectivas epocas, e também achei muito inspiradores (tanto o de John Howe), que inspirou PJ em seu Sauron, quanto o proprio de PJ, original, e não tão fora da caracteristica do personagem em si.
 
A caracterização do Rei-Bruxo feita pelo PJ é muito boa. Concordo com a Sindar, não se distancia tanto assim da concepção do Howe e ao mesmo tempo garante uma imponência e garbo essenciais em uma obra cinematográfica.
 
Provavelmente, a própria versão do PJ saíu de uma ideia do John Howe, pois não nos podemos esquecer que Howe foi o principal designer que participou na elaboração das personagens e dos lugares da Terra Média.

Ou seja, talvez sejam até ambas da autoria de John Howe.

Mas fosse quem fosse o autor, a dos filmes foi muito conseguida. Ficou excelente e tenebrosa, como se pretendia.
 
Provavelmente, a própria versão do PJ saíu de uma ideia do John Howe, pois não nos podemos esquecer que Howe foi o principal designer que participou na elaboração das personagens e dos lugares da Terra Média.

Ou seja, talvez sejam até ambas da autoria de John Howe.

Mas fosse quem fosse o autor, a dos filmes foi muito conseguida. Ficou excelente e tenebrosa, como se pretendia.

Sim, de fato a versão final do personagem teve a mão do Howe também, mas ela é diferente daquilo que ele sempre imaginou para o personagem. O artista teve de rever seu trabalho sobre isso e reformular tudo, sempre com a aprovação do PJ, claro.

O curioso nisso tudo, é que a primeira versão era praticamente a definitiva, foi aprovada pelo PJ, feita sob medida para Lawrence Makoare, e só resolveram mudar para não se parecer muito com a imagem que se tinha criado para Sauron na trilogia. Ao mesmo tempo, sentiram que era preciso manter certas características já estabelecidas para os Nazgûl no primeiro filme. A primeira versão destoava muito disso, já que o personagem aparecia completamente blindado por uma armadura. A versão final tentou preservar algo já estabelecido,o manto negro, e ao mesmo tempo criar algo novo, o elmo, diferente do elmo "espinhoso", já muito ligado a figura do Sauron.
Para mim, uma mudança que deu muito certo! :yep:
 
Só lembrando que a versão de Howe é baseada nas descrições do livro. Portanto, a caracterização do Rei-Bruxo com o Elmo "a-la" Sauron, é totalmente fiel. Já a versão final não. Eu particularmente sempre preferi a versão de Howe. Lembro que aqui mesmo na Valinor o pessoal discutiu essa questão uma vez (sim, eu estava aqui em 2003! :dente:) e todo mundo apedrejava essa modificação e outras. Coisa de purista, embora eu não seja um. =)

Entendo e gosto da maioria das modificações que foram feitas, seja a respeito da estória ou das caracterizações do psicológico e da indumentária dos personagens. Pouca gente lembra tbm que a coroa de Aragorn no filme difere totalmente daquela descrita no livro.
 
Olha, olhando as imagens eu admito que a versão final (definitiva) me agradou muito mais!!!!
Mais atrativa, mais interessante e mais místico.
 
Eu também gostei mais da versão dos filmes. Achei o elmo mais bonito, sombrio... mais a cara do Rei-Bruxo mesmo. Prefiro esta versão também por ser menos parecida com a caracterização do Sauron na Trilogia. Mesmo sendo uma versão diferente da planejada primeiramente, ainda ficou muito boa e original!!
 
Ambas são ótimas, perfeitas. Entretanto, eu prefiro a versão do John Howe.
 
Sem pensar muito eu escolho a versão definitiva do filme. Ficou bem mais sombria a versão final. O elmo do rei bruxo pra mim é um dos melhores do filme. O resto é bem básico, uma armadura leve, umas manoplas fodonas, umas botas legais. Ficou um visual bem clean.
 
Última edição:
Gosto mais da versao final. Aquela abertura na parte do rosto na versao final fez com que ele parecesse mais terrivel com aquela face oculta, ja na versao de Howe a armadura fechada nao ficou muito assustadora e talz... e no caso de um nazgul, principalmente do rei-bruxo, quanto mais assustador melhor.
 
Eu gostei mais da versão do John! achei que ficou mais sinistro, a original também é show, mas a do John ficou melhor ainda!
 
Eu prefiro a verção final, a cinematografica.
Ele manteve o rei bruxo, como um naszghul, sendo que ele é um nazghul certo?
So que ele sendo o mais forte, o pequeno elmo e a maça, já destacá bem ele dos demais nazghuls.
 
versão cinematográfica, pra mim, é a melhor.
do mesmo jeito que foi postado a versão do John Howe do Witch-King, alguém poderia postar a versão dele (se é que ele tem uma versão) do Sauron, para que pudéssemos compará-las?
 
A versão do filme ficou muito bom a aparência do Rei Bruxo! o seu elmo, etc.

Mais a outra versão, a do John para artes ficou perfeita.

Como também os desenhos feitos nas paredes de Imradris no primeiro filme.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo