• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Referências literárias na música

Marco

may the force be with... wait
Quantas vezes vc escuta uma música e assim, ali no meio da letra você encontra uma referência literária. Sentadinha quietinha esperando ser apresentada a você. Eu já encontrei várias dessas pérolas que muitas vezes me levam a ler os livros.

Outro dia eu estava lá ouvindo a Adriana Calcanhoto, assim como quem não quer nada, acho até que tava jogando paciência. E de repente toca Vambora e ela joga não uma, mas duas referências na minha cara. Tive que ir atrás claro.

Uma eu descobri e acabei lendo o livro. Dentro da noite veloz do Ferreira gullar, aliás recomendo. A outra ainda não li, Cinza das horas, do Manuel Bandeira.

E vocês quais são as referências literárias que vocês encontraram em alguma música?
 
Ah eu achei outra referência legal semana passada.
Na música The state that I am in, do Belle & Sebastian, tem o seguinte refrão:

I gave myself to sin
I gave myself to Providence
And I've been there and back again
The state that I am in

E aí, alguém sabe de onde é? :dente:
 
Bom... tem uma banda que fez um cd inteiro sobre referencias literarias. O cd A valça das águas vivas tem todas as músicas tiradas de livros ou contos greco-romanos, mesmo ouvindo o cd umas 100 vezes por dia, eu só conheço algumas referencias, tipo: Dorian, que fala sobre o livro Dorian Gray; Um canto para carontida (ou como a manticora aprendeu a voar), que é um conto grego e por ai vai...

Ahh o nome da banda é Dance of days...
 
Tem várias bandas que colocam a Divina Comédia como tema em suas músicas, como Of The Archeangel e Sepultura.

Radiohead também faz referência a 1984 com a música 2+2=5.

São essas que eu lembro pelo menos.
 
Nossa, eu sou a mais desligada sobre isso. No máximo consigo lembrar do navegar é preciiiiiiiiiiiiso, viver não é preciiiiiiiiiso...
 
Killing an Arab do Cure é uma interpretação niilista e errônea do livro O Estrangeiro, do Camus.
 
Skywalker disse:
Killing an Arab do Cure é uma interpretação niilista e errônea do livro O Estrangeiro, do Camus.

I'm Standing on a beach
With a gun in my hand
Staring at the sky
Staring at the sand
Staring down the barrel
At the ARAB on the ground
See his open mouth
But hear no sound

I'm alive
I'm dead
I'm the stranger
KILLING AN ARAB!


:lol:
adoro.
 
Iron Maiden faz isso em várias músicas:

- Rime of the Ancient Mariner, que é praticamente o poema musicado do Samuel Coleridge (tem inclusive duas estrofes do próprio poema inseridas no meio da música).

- Murders in the Rue Morgue, obviamente sobre o conto do Poe.

- The Trooper, baseada no poema "Charge of the Light Brigade" ("Into the valley of Death/Rode the six hundred..."), do Lord Tennyson.

- To Tame a Land, baseada no romance Duna, de Frank Herbert.

- Still Life, inspirada em um conto do escritor de horror Clark Ashton Smith, amigo do Lovecraft.

- The Evil That Men Do, título tirado de uma fala de Marco Antônio na peça Júlio Cesar do Shakespeare (Ato 3, Cena 2).

Deve ter mais, mas essas são as que lembro de cabeça, hehe. Fora as referências literárias, há pencas de referências cinematográficas.

Outra banda de heavy metal que usa muito literatura é a alemã Grave Digger, que adora fazer álbuns conceituais. Um deles, The Grave Digger, é inteiramente baseado nos contos e poemas do Poe.

E, claro, ainda no metal, há o Blind Guardian, famoso principalmente por músicas de temática tolkieniana, com um álbum inteiro, Nightfall in Middle-earth, baseado em O Silmarillion, mas a banda também cita outras obras de fantasias em suas músicas.

Quem disse que heavy metal também não é cultura, né? :mrpurple:
 
Tem a balada do Bilbo com o Spock, né? :lol:

Para quem ainda não vi: http://br.youtube.com/watch?v=XC73PHdQX04

:lol:
 
Anica disse:
Tem a balada do Bilbo com o Spock, né? :lol:

Para quem ainda não vi: http://br.youtube.com/watch?v=XC73PHdQX04

:lol:

Eu tenho medo desse vídeo. Não é de Deus!
 
Tem a Desolation Road do Dylan em que ele faz referencia à Ezra Pound e T. S. Elliot e na Ballad of A Thin Man ele faz referencia à F.Scott Fitzgerald.

Ah, tambem tem a sociedade alternativa do Raulzito ( Seixas) que ele quase que declama um capitulo inteiro( O Livro da Lei) do livro do Alesteir Crowley.

VLW
 
Dei uma parada aqui e comecei a mecher nos meus cds e discos e acabei achando a coleção (inacabanda) do The Door. Tem algumas músicas que a influencia é bem clara, tipo: Whiskey, Mystics And Men e The End...
 
Descobri uma coisa incrivel.. O mega hit Imagine do John Lennon é inspiradíssimo no livro Grapefruit da Yoko Ono.

O Black Sabbat tem uma musica chamada Mr. Crowley, numa clara homenagem ao Aleister Crowley.

VLw
 
o Symphony X tem uma música (The Odissey) que é baseada na Odisséia, de Homero.


Aliás, é uma música épica, tem 20 e tantos minutos...
 
Tirando o Blind Guardian só consigo pensar em bandas nacionais:
O Ira! Musicou o poema "Receita para se fazer um herói", que eu amo!! E o Barão Vermelho musicou o poema do Victor Hugo "desejo"...
 
Ahh eu achou incrível isso, só que nunca percebo xD


Marco disse:
Ah eu achei outra referência legal semana passada.
Na música The state that I am in, do Belle & Sebastian, tem o seguinte refrão:

I gave myself to sin
I gave myself to Providence
And I've been there and back again
The state that I am in

E aí, alguém sabe de onde é? :dente:

:think::think:
De quem é????????
:eek:


Reinhard disse:
Outra banda de heavy metal que usa muito literatura é a alemã Grave Digger, que adora fazer álbuns conceituais. Um deles, The Grave Digger, é inteiramente baseado nos contos e poemas do Poe.

E, claro, ainda no metal, há o Blind Guardian, famoso principalmente por músicas de temática tolkieniana, com um álbum inteiro, Nightfall in Middle-earth, baseado em O Silmarillion, mas a banda também cita outras obras de fantasias em suas músicas.

Quem disse que heavy metal também não é cultura, né? :mrpurple:

:rolleyes:
não gosto de metal
mas, fiquei curiosa :joy:
to pegando já o CD do BG e depois vou ver esta daí, do Grave Digger..

Ptah disse:
Tirando o Blind Guardian só consigo pensar em bandas nacionais:
O Ira! Musicou o poema "Receita para se fazer um herói", que eu amo!! E o Barão Vermelho musicou o poema do Victor Hugo "desejo"...

nunca ouvi :oops:
to pegando também =D

No mais, só tinha ouvido falar do BG, mas nunca me interessei de escutar,pq metal eu não gosto muito...mas, pelo menos tenho que escutar para dizer se é bom ou não, neh? hehehehehe...
 
Eu nunca percebo essas referências a não ser que seja muito na cara mesmo como o Blind Guardian que já disseram ou um título de música tipo Gravity's Rainbow do Klaxons.
 
Sociedade Alternativa - Raul Seixas
O número 666 chama-se Alester Crowley

Essa foi a que me veio na cabeça na hora, mas tem mais, o negócio é lembrar...

Tem o poema do E.E.Cummings, musicado por Zeca Baleiro, a música chama-se "Nalgum Lugar"

Budismo Moderno do Augusto dos Anjos, musicado por Arnaldo Antunes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo