• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reações ao uso do anel

E quanto às reações, só tem duas opções: ou controle total do poder, ou somente invisibilidade. Ou existe algum meio termo quanto a isso?
 
Última edição:
Não sei se seria também um meio termo o Tom Bombadil, mas de qualquer forma a reação é diferente nele, não é dominado, e também ele sabe muitos "magias" contra criaturas, não conseguiria ele vencer os nazgûl com essa magia, já que não é dominado pelo anel, uma vez que os nazgûl são escravos dele?
 
Archbalt disse:
E quanto às reações, só tem duas opções: ou controle total do poder, ou somente invisibilidade. Ou existe algum meio termo quanto a isso?

Archbalt disse:
Não sei se seria também um meio termo o Tom Bombadil, mas de qualquer forma a reação é diferente nele, não é dominado, e também ele sabe muitos "magias" contra criaturas, não conseguiria ele vencer os nazgûl com essa magia, já que não é dominado pelo anel, uma vez que os nazgûl são escravos dele?

Cara o Um quando saiu da posse de Sauron começou a tentar voltar para seu Mestre. O modo como um Um poderia fazer isso seria atrair pessoas (leia-se: seres inteligentes) para que estes ao serem dominados por idéias de grandeza e poder acabassem por enfrentar Sauron, isso seria o memso que devolver o Um a seu Senhor.

Pois bem: ficar invisivel e dominação são "poderes" ams não da forma simples que vc está mencionando, é um pouco mais sutil que isso. veja só:

1) O grande "poder" do Um era permitir que Sauron tivesse acesso e controle aos portadores dos outros grandes anéis.

2) A invisibilidade não era um poder em si, mas a conseqüencia de uma das habildiades dele: quem o usasse passava a ver e interagr com o mundo dos espirítos (chamado "unseen").

3) O controle que o Um exercia sobre seu portador só era válido pq o Um tentava VOLTAR a seu Mestre. Ele fazia isso forçando a pessoa a amá-lo (casos de Smeagol e Bilbo por exemplo) ou então com a tentação do poder (controlar os portadores dos outros grandes anéis e derrubar Sauron) que ele daria (caso de Saruman e Boromir respectivamente).

4) Tom é um caso totalemnte a parte. Eu não entro amis em discussões sobre Tom uma vez que o próprio Tolkien já disse que ele era um mistério na história, algo fora do padrão para dar uma "mexida" nas coisas. Mas repare que Tom não cobiça o Um (nem se interessa nele, seja por querer o poder seja para acabar com o mal!) nem passa para o Mundo dos espiritos. Então faça como Elrond: não conte com Tom para decidir algo sobre o Um! ;-)
 
Mas quando Sauron usava ele não atingia o unseen, será que ele poderia ficar invisível se quisesse?
E quanto à tom bombadil, acho que ele ficava invisível sim, no livro ele nao pega o anel, põe, fica invisível e o tira rapidamente?
 
Sauron já estava no unseen, por ser um maia. A invisibilidade é efeito do poder necromante do Anel sobre os mortais.

E Tom não fica invisível, todos ficam olhando esperando ele desaparecer e nada.
 
Não. Ele usava um fána que é um corpo fisico mas que permite que um espirito tenha uma interação com o mundo espiritual. (Já vou explicar antes que vc tenha outra dúvida ;-) : basicamente pdoemos dizer que existiam 2 tipos de corpos fisicos; o "hröa" que é o corpo comum (usadoi inclusive pelos Istari quando vieram pra TM - um maia usando um hröa tem suas capacidades limitadas,s ente fome, frio, cansaço, etc..), o outro tipo é o "fána", que é um corpo fisico mas mais "maleável", ou seja, permite a um maia (ou Valar) usar a maior parte de suas habilidades (Gandalf quando volta como O Branco).
 
Então não seria possível que Tom Bambadil usasse um fána, e como Sauron, ao usar o anel, não ficava invisível?
 
Não podemos afirmar que Tom usava ou não um fána, já que não sabemos o que realmente ele era.
 
Já que Gandalf também está no unseen, mas é visível por causa do fana, ele poderia ver a pessoa que estivesse usando o anel, assim como os nazgûl?
 
Como Maia é bem provável que ele tivesse a capaciade de ver o unseen mesmo quando estava num hröa (mas é especulação minha!).
 
Ramalokion disse:
Como Maia é bem provável que ele tivesse a capaciade de ver o unseen mesmo quando estava num hröa (mas é especulação minha!).

Inclusive porque sempre que falamos do Glorfindel no unseen, por exemplo, estamos falando de um elfo, de alguém com um hröa.
 
Fogo devia queimar de qualquer jeito. Não vi Galadriel ou o Glorfindel metendo a mão numa fogueira ou andando descalço em brasas! :g:

Mas sério: eles estavam "meio" no unseen... o fogo atacava suas partes do mundo normal. Assim como os Nazgul com água corrente: não seriam mortos, ams teriam seus "semi corpos" destruídos, iriam precisar de um tempo pra se recompor...

O mesmo pode ser dito de armas: uma espada no meio do peito de um Nazgul seria bem desagradável, mas não iria matá-lo de verdade. O Rei Bruxo dançou feio pq a espada/faca do Merry era do Ponente e foi poderosa o suficiente pra deixa-lo imobilizado, a espada que o "mata" mesmo foi uma arma comum.

Resumindo: quem estava nessa situação "meio a meio" temia coisas do mundo fisico, ams não seria detruido de vez por elas. Demoraria pra voltar a ter um corpo, mas extinto de vez não.
 
Mas o temor dos nazgûl quanto ao fogo era maior que o de um homem ou um hobbit, então o unseen não tem uma maior vulnerabilidade ao fogo?
 
Acho que o anel , o Um anel pelo menos , pode te dar poderes assomborssos , sobre a mente das pessos , e sobre varias coisas , como um hobbit naum tem poder suficiente para controlar esse anel , poder que ele ganha é o poder de se esconder, de sumir
 
Os nazgul também temiam a água, é o que diz nos Contos Incabados. O fogo devia espanta-los pelo simples fato de que era uma fonte de luz é o que Aragorn diz aos hobbits no Topo do Vento, e com a luz os nazgul ficavam desorientados apesar de só ficarem em apuros com a luz do sol.
 
Archbalt disse:
Mas o temor dos nazgûl quanto ao fogo era maior que o de um homem ou um hobbit, então o unseen não tem uma maior vulnerabilidade ao fogo?


Eu ainda concordo com o Ramalokion. O fogo só ataca o lado real dos Nazgul
 
*laninha* disse:
Os nazgul também temiam a água, é o que diz nos Contos Incabados. O fogo devia espanta-los pelo simples fato de que era uma fonte de luz é o que Aragorn diz aos hobbits no Topo do Vento, e com a luz os nazgul ficavam desorientados apesar de só ficarem em apuros com a luz do sol.

Exato temiam água também! 9isso até já virou uma bela discussão de como os Nazgul chegaram ao condado pq tiveram que passar o Anduin e tal, ams enfim..)

O unseen não é o mundo dos espiritos é mais como uma "meia entrada", ou seja, você pdoe ver os espiritos (e o que quer que seja que tenha por lá); ams espiritos mesmo não agem no mundo real! Os Nazgul assim como quem usasse o Um ainda pertenciam ao mundo real (mesmo ficando invisiveis pra nós do mundo real); por isso que coisas daqui (mundo real) poderiam atingi-los e vice e versa. Esse medo era que nocaso dos Nazgulz que já tinham passado do tempo normal de vida causaria um dano maior e eles teriam que ficar um tempo se recuperando até ter corpos (corpos esses no unssen - ou seja: meio a meio - e isso não era nada bom com um Chefinho como um Sauron querendo ver vc produzindo!) :cool:
 
Um coisa que gostaria de frisar aqui é o seguinte: isildur, após de se apoderar do anel, percebu que este era poderosos de mais:

“Não posso usá-lo. Temo a dor de tocar-lhe. E ainda não encontrei forças para o curvar à minha vontade. Exige alguém maior do que eu sei agora que sou. O meu orgulho quebrou-se. Ele deveria ter ido para os guardiões dos três.”

No entanto Bilbo guarda-o durante tantos anos e não consegue ter essa percepção? Não consegui perceber que o Anel é poderoso demais para ser usado e dominado por si? Uma outra coisa que não percebo é como é que o Anel fica adormecido e decide "acordar"... O que o foi que o fez mudar de estado? O reaparecimento dos Nazgûl?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo