• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reações ao uso do anel

Archbalt

Saruman
Quanto à invisibilidade, em quem ela ocorre? Sauron não fica invisível quando usa o anel. Talvez somente quem tem algum tipo de poder não fica invisível, e sim ganha grandes poderes como Sauron ganhou. Tom Bombadil não é dominado pelo anel. Como Ravellion, o venturoso citou, o uso do anel por seres irracionais ser surpreendente? Ganhariam eles racionalidade?
Então conclui-se que o resultado do uso do anel depende da criatura que a usa?
 
Acho que na própria formulação da pergunta vc a respondeu... ^^
A reação ao anel depende de quem o usa...
 
Não. O Um proporcionava ao seu portador algumas caracteristicas que poderiam variar se a criatura fose mortal ou imortal, isso é só oq ue temos certeza. Veja que os hobbits que o usaram ficavam invisiveis por "passarem" para o "mundo dos espiritos" (necromancia), seres imortais (elfos e maiar) teriam acesso aos poderes sub criativos de Saurone eventualmente poderiam tomar o controle total do Um.

Eu não acredito que um mortal (por mais poderoso que fosse - mesmo Aragorn) teria um controle total do Um de modo a conseguir controlar os outros Grandes Anéis.
 
Ramalokion disse:
...seres imortais (elfos e maiar) teriam acesso aos poderes sub criativos de Saurone eventualmente poderiam tomar o controle total do Um...


Acho que eles não teriam controle total do Um não. Já que quem o criou foi Sauron, acho que ele servira apenas seu mestre... Pode ser que os outros seres imortais consigam descobrir seus poderes e talz, mas também seiram corrompidos. :think:
 
Tem uma parte que galadriel diz que se ela usasse o anel, não haveria um senhor do escuro, e sim uma senhora do escuro..
 
.{Ascagalad}. disse:
Acho que eles não teriam controle total do Um não. Já que quem o criou foi Sauron, acho que ele servira apenas seu mestre... Pode ser que os outros seres imortais consigam descobrir seus poderes e talz, mas também seiram corrompidos. :think:

Além do trecho que o Archbalt mencionou o próprio Tolkien afirma em uma das Cartas que alguém dotado de grande poder (a ponto de rivalizar com Sauron) poderia tomar o Um pra si (mas seria corrompido do emsmo jeito!). Inclusive ele cita que nem emsmo Aragorn seria capaz disso.

Shantideva disse:
Alguém sabe dizer se os homens possuem poder sub-criativo?

Shanti eu tenho pra mim que nos Homens isso seria muito menor e tão diferente que seria o que nós chamamos de "invenções". Talvez a imaginação e a capacidade humana para as ciências seja o "poder sub-criativo para Homens".

Outro ponto é que podemos citar algumas obras (pinturas, esculturas, músicas... ) como uma forma de sub criação em versão Humana.
 
Mas se quem o usa é corrompido, então é o anel que acaba dominando, será que não ocorre o mesmo de sauron? É claro que ele era mau, mas será que o anel não o piorou, o dominou? Saruman era mau também, e se ele começasse a usar o anel? Ficaria Pior?
 
Archbalt disse:
Mas se quem o usa é corrompido, então é o anel que acaba dominando, será que não ocorre o mesmo de sauron? É claro que ele era mau, mas será que o anel não o piorou, o dominou? Saruman era mau também, e se ele começasse a usar o anel? Ficaria Pior?

Acho que Sauron não foi 'dominado' pois foi ele mesmo quem criou o Um Anel, então, toda a maldade do Anel já vinha de Sauron... E em relação a Saruman, realmente ele iria ficar muito mais mal do que já era, mas no final iria ser derrotado pelo anel de qualquer forma.
 
Mas se Saruman usasse o anel, ele se tornaria o novo senhor do escuro, e poderia destruir Sauron. Não seria estranho se o novo senhor do escuro fosse dominado pelo anel? O anel deve aumentar a maldade, mas dominar é meio estranho..
 
O domínio do Anel não é um "controle da mente", é a cobiça, a vontade de exercer poder. Quando Gandalf diz que se usasse o Anel tentaria fazer o bem, de seu jeito, mostra exatamente a ilusão de se tornar poderoso que o Anel usa para fazer as pessoas cobiçarem-no. Quando Sam por alguns instantes usa o Anel, tem alguns sonhos de grandeza.

Portanto, Saruman não seria exatamente controlado pelo Anel, se derrotasse Sauron (ambos eram maiar), desejaria impor sua vontade sobre todos. Ele cobiçaria o domínio sobre toda a T-M e se tornaria um novo senhor do Escuro.
 
Sauron e o Anel eram um só, pois como diz a frase de Gandalf: "...lembre-se Frodo o anel deseja voltar para o dono..." Nao acredito que o anel poderia ter piorado Sauron, pois creio que contém a mesma essencia, a maldade. Afinal ele foi tirado da Montanha da perdição...rsrsrs...
 
Archbalt disse:
Mas se Saruman usasse o anel, ele se tornaria o novo senhor do escuro, e poderia destruir Sauron. Não seria estranho se o novo senhor do escuro fosse dominado pelo anel? O anel deve aumentar a maldade, mas dominar é meio estranho..

Ele se tornaria o novo Senhor do Escuro, mas nao poderia destruir sauron. Porque Sauron sempre foi mais forte que Saruman, e o Anel foi criado por Sauron, e por mais que alguem o conclamasse, nao conseguiria dominar todos os poderes do Anel. Mas acho que o Anel nao domina todos, porque por exemplo, o Tom Bombadil ateh usar o Anel usou, e msm assim n foi dominado, entom quem domina ou eh dominado depende do poder de cada um, entom acho que Saruman nao seria dominado pelo anel, mas tb nao dominaria totalmente o Anel.
 
ShidoSan, Sauron queria recuperar o Anel como uma garantia que ninguém requisitasse o domínio sobre o Anel e tentasse enfrentá-lo. Tolkien comenta alguma coisa sobre Galadriel e Gandalf tomarem o Anel para si. No início, creio que Saruman não teria condições de controlá-lo completamente, mas devemos lembrar que ele era os mais poderoso dos istari, mais poderoso que o próprio Gandalf. Se Gandalf poderia fazer frente a Sauron se tomasse o Anel, por que Saruman não poderia?

Claro que poderia ocorrer uma guerra sangrenta por algum tempo, com orcs de Orthanc e Mordor se enfrentando até que um senhor do escuro se levantasse definitivamente, mas não descarto essa possibilidade.
 
Nao contesto que Saruman fosse no inicio o maior dos Istari, mas se for comparado individualmente, Sauron eh mais forte, e Gandalf soh pode fazer frente a Sauron depois que retornou a vida, tanto que ele disse que agora ele era o ser mais perigoso que a Comitiva ia ver, a EXEÇAO de que se eles fossem levados ao trono escuro em Barad-Dur, e alem disso, Gandalf quando se tronou O Branco estava mais poderoso que Saruman, tanto que Saruman teve que voltar quando lhe foi ordenado, e o cajado dele foi partido por Gandalf. Posso estar errado quanto a muita coisa, mas nessa questao eu bato o peh: Nao existe comparaçao entre o poder de Sauron, o Braço Direito de Morgoth, um dos maiores (se nao O maior) entre os Maiar, e Saruman, um "merdinha" em comparaçao, principalmente depois de ter sido despojado dos poderes, e alem disso, ha a comparaçao, que a voz de Saruman nao afetaria Sauron, uma indicaçao de que Sauron eh maior que Saruman.
 
Eu não acredito, necessariamente, que Gandalf tenha voltado mais poderoso. Ele volta com sua missão ampliada e em um fána, não em um hröa. Inicialmente, os istari vieram em hröa, que junto com a proibição dos valar de usar seus poderes para se impor à vontade dos homens, também trazia algumas limitações. Um maia em um hröa não poderia, creio eu, usar todo o seu poder sem destruir o seu corpo (ou pelo menos, causar danos tão fortes que provocassem a separação de seu fëa).

Saruman também foi despojado de seus poderes quando o Anel já estava a caminho de Mordor, estamos supondo aqui se ele tivesse o Anel em suas mãos.
 
Sauron poderia ser mais forte que saruman antes da existência do anel, mais depois que o perdeu, ele não tem poderes diretos, apenas envia ordens, se Saruman tivesse o anel, com certeza seria mais forte que Sauron.
 
Archbalt, não é bem assim. O Anel não aumenta nem diminui o poder de Sauron. É apenas um "seguro de vida" que ele tem, pois enquanto o Anel existir, Sauron sempre poderá retornar.
 
Sei que enquanto o anel existir, Sauron sempre poderá retornar, mas se ele usá-lo, ficará mais forte, tanto que a esperança de derrotá-lo acabaria.
A existência do anel é muito boa para Sauron, mas o uso dele, é muito melhor..
 
Leia novamente meu post, o Anel não deixa Sauron mais forte. Isso é ponto pacífico aqui na Valinor em várias discussões que já vi. Sauron depositou sua essência no Anel, mas não depende dele para fazer um grande estrago na Terra-Média (veja a sombra que cobriu Gondor antes da batalha, o incrível exército que ele controlava). Recuperar o Anel, para Sauron, era ter certeza que ninguém o usaria para tentar enfrentá-lo, pois existiam alguns que Sauron sabia que poderiam reclamá-lo para si (embora não o dominasse plenamente por um tempo).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo