Não vem ao caso olhar o conjunto ou individualmente, o Druida, assim como o clérigo são os personagens mais fora dos padrões, overpowers por assim se dizer, isto pode não influenciar na mesa de jogo, mas é inegável. Sobre versões anteriores, o druida ficou mais forte na 3.5 que na 3.0, e antes disto o mesmo nem existia, a não ser por suplementos (leia aqui, material opcional). Guerreiro continuou a mesma coisa desde sempre, wizard e sorceror são respectivamente a terceira e quarta classe mais poderosa mecanicamente.
Concordo plenamente que monge ficou muito ruim, o próprio Monte Cook afirmou que nem sabe porque criaram aquela porcaria. Mas Bárbaro fraco? Não jogamos o mesmo jogo... Bárbaro é a classe de ataque física mais IMBA, overpower e combeira de todo o 3.0 e 3.5, capaz de dar 5 ataques por turno causando mais de 400 de dano em cada, e isto Invulnerável! Mesmo sem fazer combo algum, alcança facilmente os 150, 200 de dano por ataque.
Pare e use sua cabecinha pra algo além de coçar com o tridente os piolhos:
druida:
Armadura média
BBA médio
Miguxo animal overpower
D8 de vida
9 círculos de magia
Magias de dano direto, suporte e cura (destaque pra cometa, 6º círculo causando 20d6 de dano)
Forma apelã animal
conversão espontânea de spells pra invocar aliado na natureza.
Mage
Sem armaduras
BBA ridículo
Pior dado de vida
Familiar (que não enche o buraco do dente de um companheiro animal de druida e dão bonus ridículos da 3.5, que já não eram bons (fora o sapo) antes da revisão)
9 circulos de magia
Magia de dano, debuff, suporte, sem cura. Em número ridículo por dia
Talento extra acada 5 níveis.
Escreve pergaminhos (com custo)
Claro, que como citado, isso não chega a influenciar no roleplay, pois o grupo completo é necessário. Mas um grupo formado por escolhido divino, ladrão arcano, druida (ou wujen) e barbaro é inegavelmente mais forte que o tradicional clérigo, guerreiro, ladino e mago.
É uma questão de número, mesmo que eles não venham ao caso por causa da diversão.
pelo menos nas minhas mesas, eu deixo tudo sempre liberado (temos todos os livros importados da 3.5, e a 4 ficou uma porcaria na nossa opinião), e se os jogadores começam a combar (o que nunca acontece, pois prezam mais a diversão, acho que só ocorreu uma vez), eu combo contra eles. Mas o interessante é ter o domínio das regras justamente para ignorar as que atrapalham o andamento do jogo, sem desequilibrar a mesa.
Is that's all!
Heijy, Halfling Barbaro/ Guerreiro urso / guerreiro da natureza/ Bárbaro frenético
PS: Quando estou de jogador, sempre gosto de mago ou bardo, independente do poder ^^