• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rachmaninov

Spartaco

Anton Bruckner - 200 anos do nascimento
Para quem gosta da música erudita, também conhecida por música clássica, gostaria de mencionar algo sobre o grande compositor e pianista russo Sergei Vasilievich Rachmaninov (1º de abril de 1873 – 28 de março de 1943); ele foi um dos últimos grandes expoentes do estilo romântico na música erudita européia.

Ver anexo 10265
Rachmaninov é considerado um dos pianistas mais influentes do século XX; sua técnica é lendária. Ele também possuía a habilidade de executar composições complexas à primeira audição.

Sua reputação como compositor, por outro lado, tem gerado controvérsias desde a sua morte, pois vários críticos desprezaram a sua música, taxando-a de monótona em textura... consistindo principalmente de melodias artificiais e feias, prevendo seu sucesso como não duradouro. No entanto, não apenas os trabalhos de Rachmaninov tornaram-se parte do repertório padrão, mas sua popularidade tanto entre músicos, quanto entre ouvintes, cresceu durante a segunda metade do século XX.

Suas composições incluem, entre outras obras, quatro concertos para piano e orquestra, a famosa Rapsódia sobre um tema de Paganini, três sinfonias, duas sonatas para piano, três óperas, vinte e quatro prelúdios para piano e muitas canções.

Um abraço a todos.
 
Sergei Rachmaninov♥️.jpg
Hoje é 1º de abril. Assim aproveito para mencionar que neste dia comemoramos os 150 anos de nascimento do grande compositor e pianista russo Sergei Vasilievich Rachmaninov, na cidade de Semyonovo, em 1873; ele foi, com toda a certeza, um dos maiores nomes da história da música erudita.

Devemos ressaltar que nenhum compositor foi mais amado pelo público de todo o mundo e ao mesmo tempo tão atacado pela crítica como Rachmaninov. É o caso mais flagrante de descompasso entre uma péssima recepção crítica e um formidável sucesso público.

Em sua maior parte, a sua obra foi composta no século XX, mas a sua estética pertence ao século XIX. Talvez esta seja a razão da hostilidade de músicos e compositores que realizavam, nas primeiras décadas do século 20, uma revolução radical nas técnicas musicais; mas não deixa de ser curioso que um homem moderno como Sergei Rachmaninov – louco por automóveis, fanático por cinema e aviação – tenha construído uma imagem artística tão ligada ao passado.
 
Última edição:
Apesar de ser lembrado principalmente pelas suas obras para piano, para mim, o que ele tem de melhor são as obras sacras para coral.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo