• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem era mais poderosa? Pelargir ou Dol Amroth???

Discordo. Acho que, na verdade, o título está um pouco incoerente.

Quem era mais poderosa? Pelargir ou Dol Amroth???

Depende da época.

Quem era mais poderosa? Roma ou Atenas???

Depende da época.


Nova York é muito mais importante e poderosa que Roma, isso é fato. Porém, Roma já foi o equivalente à Capital do Mundo...e NY nunca chegou a tanto.

Pelargir já foi a mais importante cidade de Gondor (fora a "grande Osgliliath"), porém, na Guerra do Anel, Dol Amroth e não Pelargir foi a cidade mais poderosa e que mais ajudou Minas Tirith na Guerra do Anel, fora Minas Tirith (de Gondor).
 
Pelargir já foi a mais importante cidade de Gondor (fora a "grande Osgliliath"), porém, na Guerra do Anel, Dol Amroth e não Pelargir foi a cidade mais poderosa e que mais ajudou Minas Tirith na Guerra do Anel, fora Minas Tirith (de Gondor).

Mas veja bem, Pelargir já estava num cerco, lutando contra os corsários de Umbar só após Aragorn ajudar a vencer a batalha ela pode enviar seus guerreiros junto com o rei de Gondor para salvar Minas Tirith, porém Dol Amroth estava tranqüila por não estar em guerra no momento, por isso pôde ajudar antes. Estou começando a crer que Pelargir sempre fora mais poderosa, mesmo em qualquer época da história gondoriana.
 
Mas, o livro nao diz sobre uma grande batalha lá...PElargir deveria então possuir no máximo mil sodlados correto? E Dol Amroth levou quase isso para Minas Tirith....e muitos ficaram na cidade.
 
Mas, o livro nao diz sobre uma grande batalha lá...

Houve sim, o livro não conta mas todos sabemos que Pelargir estava sendo atacada pelos corsários de Umbar e sob esta pressão não pode mandar reforços para uma ajuda à Minas Tirith.

PElargir deveria então possuir no máximo mil sodlados correto?

Onde você viu isso?

E Dol Amroth levou quase isso para Minas Tirith....e muitos ficaram na cidade.
Justamente, Dol Amroth pôde levar uma grande parcela de seus guerreiros para defender Minas Tirith isso é certo, mas onde diz que muitos ficaram na cidade? Creio que todas as forças possíveis dos feudos de Gondor deveriam ser mobilizadas numa hora tão crítica para a defesa da capital, não creio que tenha sobrado mais guerreiros em Dol Amroth.
 
É dito que nenhum feudo levou a força que poderia, pois todos estavam com medo e levaram apenas uma parte de sua força. Se o livro diz que todos fizeram isso, Dol Amroth também deve ser considerada certo?

E sobre Pelargir, é descrita a batalha da companhia cinzenta contra os corsários em Pelargir. Não eram muitos além da Companhia e dos mortos. E todos os feudos restantes que chegaram em Minas Tirith eram de Mil e duzentos. Fora os que chegaram depois. Se todos os feudos do sul formaram esse número, Pelargir não seria tão grandiosa assim.

Eu penso que Pelargir já foi muito forte, bem mais forte que Dol Amroth. Mas, com o passar dos anos, o fim da expansão de Gondor e oseu declínio, Pelargir começu a decair sim.
 
Sempre tenho na sensação de que Pelargir é e sempre foi mais poderosa que Dol Amroth, talvez pelo fato de Pelargir ser mais comentada dentro da coisa toda, e Dol Amroth raramente. Por exemplo, Castamir esteve em Pelargir; Pelargir já lutou contra os Corsários... Mas de Dol Amroth não me recordo de fatos assim. Mas entendo e concordo com Neithan, quando diz que que cada uma teve seu momento de ascensão.
 
Última edição:
Exato. Talvez, caso a pergunta fosse reformulada, poderia concordar....tipo: Qual foi mais importante? Aí sem dúvida seria Pelargir!
 
Exato. Talvez, caso a pergunta fosse reformulada, poderia concordar....tipo: Qual foi mais importante? Aí sem dúvida seria Pelargir!

Não creio que Dol Amroth possa ter superado a grandiosidade de Pelargir mesmo no final da Terceira-Era, se eu estou errado me provem por favor...
 
Infelizmente, não tenho provas no momento, apenas evidências, como os números da Guerra do Anel, o fato de Imharil ser o homem mais poderoso de Gondor, fora Denethor e os filhos, etc. (caso Pelargir fosse mais poderosa, seu "governador" seria mais poderoso do que o principe de Dol Amroth certo?)
 
Na verdade Neithan eu creio que vc está pensando que todos os feudos sofreram a mesma intencidade de ataques na época do ataque de Sauron à Gondor, mas isso não é verdade, ao contrário, Pelargir foi o centro do ataque dos corsários, não sei de números de soldados e com isso peço sua colaboração, mas não era possível enviar o que fosse para Minas Tirith só depois que Aragorn liberou a cidade com a companhia cinzenta que os soldados de Pelargir puderam ajudar em Anórien, aliás me fale mais/melhor sobre os números que Aragorn levou à Minas Tirith...

o fato de Imharil ser o homem mais poderoso de Gondor, fora Denethor e os filhos, etc. (caso Pelargir fosse mais poderosa, seu "governador" seria mais poderoso do que o principe de Dol Amroth certo?)

Mas o que faria de Imrahil o homem mais poderoso fora os regentes, em Gondor? Haviam vários outros feudos importantes além de Belfalas, isso inclui Lebennin e Ithilien.
 
Então, sobre os ataques eu sei, Dol Amroth não foi atacada. Mas, é bem descrito sobre a preocupação de todos os feudos, e todos os feudos levaram menos soldados do que tinham em suas cidades.

Os números que Aragorn levou, quando chegou, foi de mil e duzentos feudos, com certeza a grande maioria (penso eu uns 800) de Pelargir. E os que não chegaram cm ele, foram chegando. Quando Aragorn partiu para o portão, ainda tinham feudos subindo o Anduin de barco, ou a pé.

Sobre Imharil, eu penso assim: Governantes de Cidades mais importante = Pessoas mais importantes. Por exemplo: Quem é mais importante: São Paulo ou Teresina? São Paulo. Logo.....o prefeito de São Paulo é mais poderoso do que o prefeito de Teresina (exemplo BEM bobo, apenas para ilustrar o cenário politico, sem contar partido ou bens pessoais).....na TM, penso eu, funcinaria da mesma maneira....principes de feudos pequenos, não eram tão "reconhecidos" quanto principes de Lugares importantes.
Seguindo essa minha lógica (que, meu caro companheiro de Nossë faz sentido), Dol Amroth é mais poderosa (DURANTE A GUERRA DO ANEL) do que Pelargir, visto que nem lembro de ler o nome do governante de lá.

Mas....não te afirmo isso com toda a certeza, visto que tanto eu quanto você estamos supondo algo que não tem textos o suficiente para ter certeza ....apenas estamos seguindo lógicas. Você pensa que Pelargir SEMPRE foi mais poderosa, visto sua história e sua resitência contra os Corsários. Eu penso que, durante a Guerra do Anel, Dol Amroth chega sim a superar Pelargir, visto os seu soldados e o seu renomado principe.
 
Mas....não te afirmo isso com toda a certeza, visto que tanto eu quanto você estamos supondo algo que não tem textos o suficiente para ter certeza ....apenas estamos seguindo lógicas. Você pensa que Pelargir SEMPRE foi mais poderosa, visto sua história e sua resitência contra os Corsários. Eu penso que, durante a Guerra do Anel, Dol Amroth chega sim a superar Pelargir, visto os seu soldados e o seu renomado principe.

Como chegaremos a um concenso?
 
Agora que eu fui analizar Neithan, este tópico se estendeu tanto que eu me confundi, minha pergunta era qual cidade era mais poderosa nos tempos de glória de Gondor, ou seja, antes da guerra-civil, neste tempo Dol Amroth nem existia.
 
Ah sim!!!! Aí sem dúvida era Pelargir!!!

Ontem eu REREREREli os capítulos: Minas Tirith até a Batalha nos Campos de Pelennor....eu li muito mais sobre Dol Amroth e dos seus cavaleiros, do que sobre Pelargir....e diz sobre o medo de TODA a costa de Gondor....mas, pode ser apenas impressão minha....mas, se lermos apenas o SdA....parece sim que DOl Amroth é mais forte...

Chegamos a um concenso da sua pergunta! Pelargir nos tempos de Glória; DOl Amroth no SdA?
 
O Problema é que Pelargir não é amplamente descrita, mas ela estava lá, não creio que o fato de ela ter desmoronado com os séculos tenha feito perder sua importância para Dol Amroth que era muito importante também, lógico, mas devido à sua eterna posição estratégica, militar e comercial eu não creio que Pelargir perderia mesmo nos tempos dos contos do Sda, acho que você está analizando muito mais a ajuda que Imrahil deu à Gondor do que o contexto todo.
 
Estou analisando apenas o SdA, sem contar nada além disso. E, analizando somente isso, Dol Amroth é maior sim.

E outra, a localização de DOl Amroth também era importante. E a localização estrategica não era tão importante quanto o poderio militar né?
 
Devido tanto a ajuda militar dada a MInas Tirith, quanto a importância de Imharil (ele governou Minas Tirith enquanto Faramir estava doente). Qual era o principe de Pelargir?

Sim, mas, está saudável.
 
Devido tanto a ajuda militar dada a MInas Tirith,

Ajuda militar não conta, porque sabemos bem que Pelargir não podia enviar ajuda devido ao forte cerco imposto à cidade.

quanto a importância de Imharil (ele governou Minas Tirith enquanto Faramir estava doente).

Mas isso foi devido à extensiva ajuda militar dada à Tirith, mas eu reconheço que Imrahil foi bastante importante nesse ponto.

Qual era o principe de Pelargir?

Pelargir era uma cidade chefe do feudo de Lebennin e Dol Amroth uma cidade chefe do feudo de Belfalas só que Imrahil governava um principado(Dor-en-Ernil) e Pelargir não era um principado, deveria ter um governador como você disse em outrora o que ressalta a importância do chefe da cidade, ele teve que ficar como uma guarnição ali para um possível ataque dos corsários à Gondor.

Sim, mas, está saudável.

O que você quis dizer com isso?
 
1-Mas, o capitulo "Minas Tirith" Diz que todos na costa estava com medo de ataques, e o ataque a Pelargir ainda não tinha acontecido. Ou tinha?
2-Imharil foi F*da na batalha também. Ponto encerrado.
3-Sim, entendo que estavam sobre um ataque, mas: Não é descrito NADA sobre ela no SdA! Tipo, ela passa despercebida! Em outras épocas, ela é reverenciada sim, sem dúvida, mas durante a Guerra do Anel, eu não vejo nada demais com ela. Reconheço sua importância em eras passadas, mas...durante o fim da TE não.
4-Sem brigas, apenas argumentos e tudo mais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo