• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem era mais poderosa? Pelargir ou Dol Amroth???

Pelargir não era propriamente uma cidade, mas sim um porto. Acho que, de um certo ponto de vista, se pode considerar como fazendo parte de Minas Tirith. Dol Amroth sem dúvida teria mais "prestígio", dado que até tinham direito a um representante nos conselhos e a uma bandeira (dá para encarar o lugar como uma espécie de principado):
 
Pelargir, e como disse o 10º membro da Sociedade, Dol Amroth funcionava como um principado com leis e costumes independentes de Gondor e era a residência dos Príncipes em épocas de paz. Já Pelergir foi construída como um ponto estratégico númenoriano para receber as naus do Rei e desembarcar com velocidade seus exércitos e manter sob controle Mordor, Umbar no Sul e o Mar Interno no Leste.
 
Dol-Amroth tinha um status igual ao de Ithilien no Reinado de Elessar, era um principado de Gondor. Elessar, faz de Faramir príncipe deste principado.
Tinham suas próprias leis e seu próprio governo independente, mas sob a Coroa de Gondor, logo, sob suas leis e governo. Algo como o Condado, era uma terra livre, mas mesmo assim pertencia ao Cetro de Arnor, e estava abaixo de suas leis e governo.
 
Que Dol Amroth não. Cidades importantes sem ser essas que mencionou só Umbar, que estava conquistada por piratas na altura da Guerra do Anel. Erech também deve ter sido importante, mas no final da Terceira Era o monte estava deserto.
 
Que Dol Amroth não. Cidades importantes sem ser essas que mencionou só Umbar, que estava conquistada por piratas na altura da Guerra do Anel. Erech também deve ter sido importante, mas no final da Terceira Era o monte estava deserto.

Eu gostaria q analizassem isso na época de glória de Gondor(reinado de Hyarmendacil) n no fim da terceira era, em q era apenas um reino sitiado.
 
Só pra criar controvérsia: Por tudo o que foi dito das duas "cidades" pelos amigos acima, Pelargir não seria mais importante devido justamente à sua posição estratégica?
 
Se Pelargir era um porto importante, estrategicamente era mais importante que Dol Amroth, que, apesar de ser quase um reino à parte e de ter muito prestígio, é apenas mais uma província do reino gondoriano, em algum lugar da Terra-Média.

Aliás, onde ficam Pelargir e Dol Amroth, geograficamente falando? Alguém tem alguma imagem?
 
Como é uma pirataria colocar uma imagem de um Mapa da Terra-Média, e não quero ser um Pirata de Umbar.

No seu SdA, tem um mapa de Gondor, Rohan e Mordor, apenas colocarei um pedaço dele, para fins de localização. Dol Amroth é a mais a esquerda e Pelargir é a direita, verifique em seu SdA.
 

Anexos

  • Region.jpg
    Region.jpg
    31,3 KB · Visualizações: 62
Só pra criar controvérsia: Por tudo o que foi dito das duas "cidades" pelos amigos acima, Pelargir não seria mais importante devido justamente à sua posição estratégica?
Sem dúvida Alca, mas acho que a pergunta inicial se dizia sobre o prestigio todo da cidade...

Pelargir era mais estratégica sim, e a atenção militar e comercial estava voltada a ela... mas no geral Dol Amroth era a cidadew que causava mais preocupação, imagino eu.
Por que militarmente, se o inimigo conquistasse Pelargir, ainda restava poder para um retomada, mas se conquistasse Dol Amroth.... significaria dizer literalmente que: A casa caiu!:mrgreen:
 
Também entendo deste jeito, Mene, mas o que estou dizendo é o seguiinte: Dol Amroth tinha mais prestígio, com certeza era mais bela, mais organizada e tinha grandes e antigas famílias caminhando por suas ruas. Mas, em matéria de Poder, Pellargir deverias ser bem mais poderosa, justamente por ser ali que estaria a linha de frente de Gondor, seus melhores guerreiros e mais valorosos capitães. na roma antiga, a capital emanava e irradiava o poder, mas este era de fato detido pelos grandes generais que comandavam as legiões fora dos portões de Roma!
Assim também foi com Osgiliath e Minas Anor: Uma era uma cidade imponente e bela, inigualável demonstração da glória de Gondor, a outra, era "apenas a Cidadela da Guarda" Osgiliath foi abandonada, Minas Anor tornou-se Minas Thirith e a cidadela tornou-se a capital do reino!
Acho que essa é uma relação que pode ser estendida ao caso de Dol Amroth e Pellargir.

Bom carnaval para todos!!!
 
Qual cidade era mais poderosa nos tempos de glória de Gondor, a cidade de Dol Amroth ou a cidade de Pelargir?

Depende do que se define por "poder". Acredito que Dol Amroth era a mais bela, organizada, imponente e blá-blá-blá, como já foi dito. Era nela que residiam grande parte da nobreza gondoriana, os governantes do reino, um lugar de consumo. Era a com mais pompa, residência de parte da linhagem dos soberanos.

Mas Pelargir, por ser uma cidade comercial, com porto e acesso fácil ao mar e ao Rio (grandes fontes de riqueza), talvez fosse mais importante para o reino exatamente pela importância como cidade obtentora de recursos e contatos. Pra mim, essas características tornam uma cidade muito mais importante que uma cidade com "poder visual" como Dol Amroth.
 
Pelargir era mais poderosa. Devia ter uma população maior, além de ser um centro comercial. E não se esqueçam que no reinado de não-sei-quem quase transferiram (ou seria melhor tirar o quase da frase?) a capital de Gondor para lá.

A meu ver, Dol Amroth tinha mais tradição do que poder propriamente dito.

P.S.: não era em Dol Amroth que existia um porto dos elfos? :eek:
Mesmo se for verdade, os elfos estavam apenas de passagem, não davam mais poder à cidade. Ainda fico com Pelargir. :obiggraz:
 
Bom, talvez antigamente tenha havido uma altura em que Pelargir detinha bastante poder e influência em Gondor, mas Dol Amroth (onde existia um porto, sim, embora não fosse de elfos - alguns habitantes desse local é que eram descendentes deles, tendo algum sangue élfico, como era o caso de Imrahil) tinha até uma representação entre o exército de Gondor, com direito a bandeira própria e tudo, possuindo um pequeno exército próprio, já bastante razoável, ao seu dispor. E no final da 3ª Era não havia dúvidas de que tinha mais poder que Pelargir, uma vez que este porto já não tinha tanto fulgor como noutros tempos.
 
Bom, talvez antigamente tenha havido uma altura em que Pelargir detinha bastante poder e influência em Gondor, mas Dol Amroth (onde existia um porto, sim, embora não fosse de elfos - alguns habitantes desse local é que eram descendentes deles, tendo algum sangue élfico, como era o caso de Imrahil) tinha até uma representação entre o exército de Gondor, com direito a bandeira própria e tudo, possuindo um pequeno exército próprio, já bastante razoável, ao seu dispor. E no final da 3ª Era não havia dúvidas de que tinha mais poder que Pelargir, uma vez que este porto já não tinha tanto fulgor como noutros tempos.

Mas Pelargir possuia um dos mais poderosos exércitos de Gondor, se contar também que sua população por muito tempo foi a maior do reino ganhando até da capital Osgiliath, ela também n possuia uma bandeira e uma representação no exército de Gondor?se alguém tiver uma foto da bandeira por favor me mostre.Se vcs forem analizar, Pelargir seria muito mais poderosa, pois se no final da terceira era ela ficou como uma das mais fracas, foi pq antes era a mais forte e recebeu mais ataques dos inimigos.
 
A respeito da linhagem élfica em Dol-Amroth, temos este trecho que aparece de forma detalhda:

"Na tradição de sua casa, Angelimar era o vigésimo na descendência direta de Galador, primeiro Senhor de Dol-Amroth (c. 2004-2129 Terceira Era). De acordo com as tradições, Galador era filho de Imrazôr, o Númenoriano, que morava em Belfalas, e da senhora élfica Mithrellas. Ela era uma das companheiras de Nimrodel, entre muitos dos elfos que fugiram para a costa por volta do ano de 1980 da Terceira Era, quando o mal se ergueu em Moria. E Nimrodel e suas donzelas desgarraram-se nas colinas cobertas de florestas, e se perderam".

São essas as reminiscências élficas responsáveis pela nobreza, tanto no sangue, como na beleza de rosto e mente dos homens de Dol-Amroth.
Com relação ao porto élfico próximo, é dito que nas proximidades havia um porto élfico com uma pequena povoação de elfos silvestres de Lórien.
Quanto a quem seria mais importante, diria que a Província de Dol-Amroth teria maior prestígio, e na Terceira Era ofereceu auxílio bélico e militar a Gondor. Pelargir era um Porto em posição estratégica, visado em Guerras, mas então teríamos de discernir entre valor estratégico, e alvo de assaltos em guerra, de poderio militar e bélico, em questão de auxílio. Ambos seriam de suma importância, a localização de Pelargir e seu valor comercial, e a Nobreza e presteza do povo de Dol-Amroth.
 
Última edição:
não era em Dol Amroth que existia um porto dos elfos?

Do que eu li em RdR, em algum momento Elfos moraram lá. Por isso Imrahil é descrito como ter aparência de meio-elfo.

Isso é de RdR, comecinho do capítulo The Last Debate. Vou colocar em inglês, é nessa língua que eu to vendo aqui.

At length they came to the Prince Imrahil, and Legolas looked at him and bowed low; for he saw that here indeed was one who had elven-blood in his veins. 'Hail, lord!' he said. 'It is long since the people of Nimrodel left the woodlands of Lorien, and yet still one may see that not all sailed from Amroth's haven west over water.'
 
Pelargir não possuia uma representação nos exércitos de Gondor e uma bandeira como Dol Amroth? Se possuir uma bandeira, me mostrem por favor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo