• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem era mais poderosa? Pelargir ou Dol Amroth???

Creio que possua, mas não creio que haja isso em detalhes, seria desenecessário a idéia da obra.
Quanto ao que Jedi postou, eu já havia colocado em cima, sobre o Porto Élfico, a moradia dos elfos silvestres, e a linhagem sangüínea de Imrahil. =]

Abraços.
 
Pois foram Reis que mantinham a arte da navegação ativa, e através dela conquistaram "colônias" na Terra-Média e aumentaram seu poder.
Por exemplo, Ar-Pharazôn continha uma frota tão poderosa que Sauron rendeu-se a ele em Umbar, temendo tamanho poder. (o fato de ser uma "jogada", ou não, de Sauron não cabe aqui)
 
Creio agora que Pelargir era muito mais importante, afinal já existia desde antes da fundação de Gondor e também serviu como base de operações para os exércitos e esquadras dos reis mais poderosos da história do Reino, disseram que Dol Amroth é mais bela e o povo mais nobre, mas quem garante?
Afinal Pelargir também era de origem númenoriana.
 
Bem, de certo essa afirmação de "quem era mais importante" depende da contextualização, sem isso, ela é meramente especulativa.
Quanto a Pelargir existir antes de Gondor, deverias ter lido que, assim como Pelargir, Dol-Amroth existe também antes de Gondor, e foi de fundação númenoreana. E além disso, em Dol-Amroth houve miscigenação dos númenoreanos com elfos, como já citei alguns posts acima. Isso garante com que seja um povo "mais nobre".
 
Bem, de certo essa afirmação de "quem era mais importante" depende da contextualização, sem isso, ela é meramente especulativa.

Então consideremos a época do apogeu de Gondor, desde sua criação até a guerra civil.

Quanto a Pelargir existir antes de Gondor, deverias ter lido que, assim como Pelargir, Dol-Amroth existe também antes de Gondor, e foi de fundação númenoreana. E além disso, em Dol-Amroth houve miscigenação dos númenoreanos com elfos, como já citei alguns posts acima. Isso garante com que seja um povo "mais nobre".

Eu sempre soube que Dol-Amroth foi fundada antes de Gondor também, eu só quis resaltar que Pelargir também, esqueci de dizer ''assim como Dol Amroth'', certo, se é dito que em Dol Amroth reside um povo mais nobre que o de Pelargir por causa da miscigenação com os elfos, então temos de convir que Dol-Amroth era mas nobre até que Osgiliath, Minas Anor e Minas Ithil também, estou certo? Afinal a maioria do Reino de Gondor é composto de sangue puramente Dúnedain e sem nenhuma junção com elfos, o que quero dizer é, se nos basearmos nesse quesito, estará certo dizer que Dol-Amroth era mais nobre até que Osgiliath ou Minas Anor e Minas Ithil, as mais gloriosas cidades gondorianas e creio que afirmar isso seria absurdo.
 
Então consideremos a época do apogeu de Gondor, desde sua criação até a guerra civil.



Eu sempre soube que Dol-Amroth foi fundada antes de Gondor também, eu só quis resaltar que Pelargir também, esqueci de dizer ''assim como Dol Amroth'', certo, se é dito que em Dol Amroth reside um povo mais nobre que o de Pelargir por causa da miscigenação com os elfos, então temos de convir que Dol-Amroth era mas nobre até que Osgiliath, Minas Anor e Minas Ithil também, estou certo? Afinal a maioria do Reino de Gondor é composto de sangue puramente Dúnedain e sem nenhuma junção com elfos, o que quero dizer é, se nos basearmos nesse quesito, estará certo dizer que Dol-Amroth era mais nobre até que Osgiliath ou Minas Anor e Minas Ithil, as mais gloriosas cidades gondorianas e creio que afirmar isso seria absurdo.

Do ponto de vista dos inimigos, Pelargir era o ponto vital das forças de Gondor. Caso os haradrim ou os corsários de Umbar a tomassem de assalto, todo o reino de Gondor cairia. Por quê? Uma simples analisada nos mapas da região mostram que Pelargir se encontra na junção de vários rios que desembocam no Anduin. Com o porto tomado seria fácila mantê-lo protegido, pois o rio Póros que vem do sul proporciona essa vantagem para as embarcações rápidas. Subindo o Grande Rio, os inimigos chegariam ao principal porto de entrada do Pelennor. Ainda há pequenos rios que possibilitam a tomada das regiões leste e oeste de Gondor, até Tarlang. Dol Amroth ficava do outro lado da península e mesmo que enviassem reforços seriam rechaçados por terra e mar. Feita a invasão, Mordor enviaria rapidamente suas tropas por Ithilien, atravessar Osgiliath, e tomar Minas Tirith num único golpe. Os corsários poderiam tomar e arrasar todas as regiões apensa subindo o Anduin.
 
Creio que absurdo, ab initio, seja questionar e responder fora de um contexto.
O que Elring colocou dentro do contexto da Guerra do Anel, está perfeito.
Porém o discutido não conhecia um contexto, e por isso a idéia de "quem garante" a "maior nobreza" de Dol-Amroth foi colocada da forma que coloquei.
Se esquece então que os númenoreanos provém de sangue, tanto élfico, quanto humano, quanto maia?
A questão da Nobreza de Dol-Amroth caberia ao contexto perante Pelargir, e a certa "perda de pureza" dos Homens do Oeste.
Tendo em vista um período Regencial, sem um Rei em Gondor, a grosso modo, visando o encurtamento etário, e mesmo o desaparecer de certas tradições, Dol-Amrtoh seria mais nobre, nesse quesito, que Minas Tirith e Osgiliath (que nem mesmo era ativa na época em contexto).
 
Gostaria de renascer esse tópico, pois faz muito tempo q n posto e gostaria de continuar essa interessante discursão sobre essas duas grandiosas cidades de Gondor, uma dúvida me veio à cabeça, afinal, quando Dol Amroth foi realmente fundada? Foi na Segunda-Era por numenórianos ou o filho de Imrazôr: Galador, que viveu de 2004 à 2129 da Terceira-Era?
 
Dol Amroth, eu creio que (sem certeza) que fi à principio, um porto Élfico, onde Amroth, que de acordo com alguns textos de Tolkien filho de Galadriel com Celeborn(esse assunto é bem controvérsio, nos Contos mostra uma versão que o mestre escreveu, onde ele era sim, outro que não), rei de Lórien durante uma parte da Segunda era, partiu para lá, e fundou esse porto....se ele era ou não filho de Galadriel, não tenho certeza, mas ele foi sim Senhor de Lorien..e partiu para lá....
Legolas, no SdA ainda diz para Imrahil (tá certo?), ou sobre ele, que o sangue élfico ainda corre nas veias do povo de Dol Amroth, ou seja, lá foi verdadeiramente um porto élifco entende?
Pelargir, foi fundada pelos numenoreanos..isso você já deve saber.

Eu consideraria Dol Amroth mais poderosa, visto que, tinha um exército mais forte e tals..mas sso pode ter isdo uma mudança conforme o tmepo foi passando, pois Pelargir foi fundada para ser uma grande fortaleza e tudo mais...já foi mais poderosa do que Dol Amroth.
 
Eu consideraria Dol Amroth mais poderosa, visto que, tinha um exército mais forte e tals..mas sso pode ter isdo uma mudança conforme o tmepo foi passando, pois Pelargir foi fundada para ser uma grande fortaleza e tudo mais...já foi mais poderosa do que Dol Amroth.

Bem, como foi dito em outrora: depende muito do contexto, no período da Guerra do Anel é quase certeza q Dol Amroth fosse mais forte pois Pelargir estava arruinada assim como Osigiliath devido à diversas guerras, mas se colocarmos nos tempos de glória de Gondor como no reinado de Hyarmendacil, com certeza e sem sombra de dúvidas Pelargir era mais poderosa, porém, retomando a questão: Dol Amroth n teria um sangue élfico mais pelo motivo de estar próxima do porto de um porto élfico que agora esqueci o nome(me falhou a memória)? Nos apêndices de Amroth é dito q Galador construiu a cidade, eu acredito nisso mas n elimino a hipótese que os elfos estiveram colonizando a região à muito tempo atrás e com uma miscigênação com os homens fundaram um porto chamado Dol Amroth, mas eu creio que sua construção e efetiva fundação tenha cido feita por Galador, tanto que n se encontra nenhum outro príncipe de Amroth atrás dele com exeção de Adrahil e Imrazôr que foram realmente príncipes do principado de Dor-en-Ernil.
 
Mas nos COntos e no SdA diz sobre o sangue élfico nos homens de lá.
 
Nossa, fiquei emocionado agora: "Bem, como foi dito em outrora: depende muito do contexto..." - Isso valeu minha noite. =]

Abraços, e ótima colocação Senhor de Gondor.
 
Bem, colocando, pelo menos no momento, em palta isso, creio eu que realmente fora Galador que fundol Dol Amroth e na opinião de vcs?
 
Não sei...pode ter sido ele, pelo menos é o que indica, mas ainda acho que corriam sangue élfico naquele povo.
 
Reascendendo o tópico, creio(na minha opinião, quero a de vcs tb^^) que Pelargir teve mais importância na história de Gondor, primeiro vejamos, foi fundada em 2350 da Segunda-Era pelos próprios numenórianos, enquanto Dol Amroth foi fundada em torno do ano 2000 da Terceira-Era, Pelargir também tinha pessoas de sangue puro númenoriano, não era só Dol Amroth, outra coisa, Pelargir teve muito mais importância militar do que Dol Amroth, certo, Imrahil auxiliou Minas Tirith durante seu cerco mas fora isso não me recordo de nenhum outro auxílio mais importante por parte de Dol Amroth, Pelargir continha a frota mais pesada e poderosa da Terra-Média durante as eras douradas de Gondor quando os reis-navegantes governavam, ela foi base para muitas investidas e defesas de Gondor contra os inimigos de Harad e posteriormente os corsários de Umbar e onde está escrito que os soldados de Dol Amroth eram superiores aos de Pelargir? Quanto à arquitetura, vejamos, falam de Dol Amroth como uma das mais belas e mais bem estruturadas cidades gondorianas, agora vamos à Pelargir: suas construções relembravam as próprias cidades númenorianas e não perdia em beleza também afinal todas as cidades de Gondor eram belas segundo os relatos de Tolkien, mas vejam só que plano arquitetônico perfeitamente elaborado, Pelargir possui três grandes ilhas artificiais e no centro dessas ilhas está a magnífica Barad Aehir uma enorme torre perfeitamente elaborada, enquanto Dol Amroth possuía um castelo, Pelargir possuía mais do que apenas um, sem falar no magnífico templo de Hyarmendacil e outras explendorosas construções que se equiparavam a Osgiliath e Minas-Tirith, no tamanho também, se forem ver, Pelargir é muito maior e possui muito mais marinas do que Dol Amroth e seus soldados não perdem em nobreza e coragem no campo de batalha pois herdam os armamentos e habilidades de batalha desde os tempos da guerra da última aliança contra Sauron dentre vários outros fatores de importância histórica na existência de Gondor que superam em muito Dol Amroth, essa é minha opinião, gostaria de ouvir outras e saber se concordam comigo, afinal eu reconheço a superioridade de Pelargir em relação à Dol Amroth.

nota: perdoem a minha pontuação pois eu tive que escrever esse tópico com um pouco de pressa.^^
 
Ótima análise, e creio que possa sustentar essa colocação - dentro deste contexto, concordo com essa visão acerca da importância de Pelargir e sua importância para Gondor.
 
Não é puxando sardinha para o lado de Pelargir, mas depois de umas análises aprofundadas que eu fis a respeito das duas cidades, comparar Dol Amroth com Pelargir é como comparar uma pedra à uma montanha, acho que o debate iria ficar mais justo se fosse Pelargir x Umbar, o que vcs acham?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo