• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que raça de Elfos ficavam em Tol Eressëa?

Grande Vinnie, valeu pelo post, meu chapa! :cheers:

Quanto à pergunta da Itarillë, está no capítulo "A Guerra da ira", nO Silmarillion.

"E, quando entraram no Oeste, os elfos de Beleriand permaneceram em Tol Eressëa, a Ilha Solitária, que tem vista tanto para o oeste quanto para o leste; de onde poderiam chegar até mesmo a Valinor. Voltaram a ter acesso ao amor de Manwë e ao perdão dos Valar; os teleri lhes perdoaram a antiga mágoa, e a maldição foi deixada de lado."
 
Pandatur Parmandil disse:
Grande Vinnie, valeu pelo post, meu chapa! :cheers:

Quanto à pergunta da Itarillë, está no capítulo "A Guerra da ira", nO Silmarillion.

"E, quando entraram no Oeste, os elfos de Beleriand permaneceram em Tol Eressëa, a Ilha Solitária, que tem vista tanto para o oeste quanto para o leste; de onde poderiam chegar até mesmo a Valinor. Voltaram a ter acesso ao amor de Manwë e ao perdão dos Valar; os teleri lhes perdoaram a antiga mágoa, e a maldição foi deixada de lado."

Mas no que isso prova que eles não podiam morar em Valinor?
 
"(...) os elfos de Beleriand permaneceram em Tol Eressëa (...) de onde poderiam chegar até mesmo a Valinor."

Ou seja, eles moravam em Tol Eressëa, mas podiam visitar Valinor.
 
Pandatur Parmandil disse:
"(...) os elfos de Beleriand permaneceram em Tol Eressëa (...) de onde poderiam chegar até mesmo a Valinor."

Ou seja, eles moravam em Tol Eressëa, mas podiam visitar Valinor.

Bom, isso demonstra que foram viver em Tol Eressëa, mas a verdade é que nada demonstra que ele não pudessem viver em Valinor; Galadriel com certeza seria proíbida de viver lá permanentemente, tendo sido uma tão grande apoiante da partida, mas quando aos outros não vejo razão para não viverem lá, se quisessem.

a Ilha Solitária, que tem vista tanto para o oeste quanto para o leste

Penso, na minha opinião, que podemos subentender desta frase que eles permaneceram em Tol Eressëa porque ainda sentiam um anelo pela Terra-Média, e ainda queriam sentir que tinham um "meio de ligação" a ela, estando assim o mais próximos que poderiam estar dela no Ocidente.
 
Do comecinho do Akallabêth:

"The Eldar they summoned to return into the West, and those that hearkened to the summons dwelt in the Isle of Eressëa"

"Os Eldar eles [os Valar] convocaram a retornar para o Oeste, e aqueles que deram ouvidos à convocação permaneceram na Ilha de Eressëa".
 
"Os Eldar eles [os Valar] convocaram a retornar para o Oeste, e aqueles que deram ouvidos à convocação permaneceram na Ilha de Eressëa".
Esse comecinho do Akallabêth está se referindo ao final da Primeira Era ou ao segundo chamado mesmo?

Sempre me pareceu a primeira opção.
 
Pandatur Parmandil disse:
]"(...) os elfos de Beleriand permaneceram em Tol Eressëa (...) de onde poderiam chegar até mesmo a Valinor."

Ou seja, eles moravam em Tol Eressëa, mas podiam visitar Valinor.

Fëaruin Alcarintur disse:
Do comecinho do Akallabêth:

"The Eldar they summoned to return into the West, and those that hearkened to the summons dwelt in the Isle of Eressëa"

"Os Eldar eles [os Valar] convocaram a retornar para o Oeste, e aqueles que deram ouvidos à convocação permaneceram na Ilha de Eressëa".

Aqui vocês se referem aos Eldar de Beleriand que foram para o oeste após a Guerra de Ira, mas a discussão era sobre os Noldor que não atenderam á segunda convocação dos Valar após a destruição de Melkor isto é permanecendo na Terra-média até o final da terceira era como por exemplo a Galadriel.
 
A segunda convocação é justamente aquela feita aos elfos de Beleriand depois da Guerra da Ira. Dizia respeito a todos os elfos ali, e não somente aos Noldor.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
A segunda convocação é justamente aquela feita aos elfos de Beleriand depois da Guerra da Ira. Dizia respeito a todos os elfos ali, e não somente aos Noldor.
E qual foi a primeira? :o?:

(essas convocações estão me confundindo... :| )
 
A primeira é a convocação antes da Grande Marcha, depois da volta dos Três Embaixadores, Ingwë, Finwë e Elwë, quando houve a cisão Eldar/Avari.
 
Ah, tá!

Mas eu estava falando das convocações depois da Rebelião dos Noldor! :D E não incluindo todas elas, e acho que a EvenStar também agiu assim, não é?
 
A única convocação, que eu acho que nem pode-se considerar dessa forma, que ocorreu foi aquela em Araman, feita para os noldor, dizendo que voltassem e recebessem o perdão, mas que Fëanor e seus filhos estavam exilados em decorrência do Juramento.

Mas como eu disse, não foi uma convocação; foi mais um alerta.

Convocações mesmo só houveram duas; a primeira, que eu já citei, que originou a Grande Marcha, e a segunda que foi logo após a Guerra da Ira, quando Eönwë percorreu Beleriand convocando os elfos de lá a partirem.
 
É que, sendo ou não convocação, sempre há uma diferença entre aqueles que foram na época da Guerra da Ira e depois. Então a gente chama isso de "convocação", mesmo que seja algo bem indireto. Pelo menos uma condição.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Primeiro de tudo Galadriel; quando ela voltasse ela não poderia morar onde quisesse; todos os elfos que insistiram em ficar na Terra-média depois da segunda convocação, ou seja, logo após a Guerra da Ira, por seu orgulho, estariam fadados a viver em Eressëa caso resolvessem retornar. Sim, é verdade, eles poderiam ir até Tirion, Valimar, mas a morada deles era, obrigatoriamente, em Eressëa. Evidentemente, isso não se aplica àqueles que morriam e reencarnavam.
Por isso que a Galadriel questiona porque ela deveria se contentar com uma ilha em Aman, se na Terra-média ela era senhora de sua própria terra.
Fearuin nesse post vc afirma que os Elfos que continuaram na Terra-Média após a guerra da Ira estão fadados a morar em Eressea como direito à visita para Tirion e Valimar.
Mas no seu segundo post e o post do Panda vocês voltam e afirmam que todos os Elfos que deixaram Beleriand apos a destruição de Melkor são os que ficam em Eressea, foi isso que criou a confusão.
eu particularmente o eu entendi do Silmarillion é que foram os Elfos de Beleriand que permaneceram em Eressea não foram obrigados mas foi por escolha própria pois a ilha dava tanto para o Oeste como para o Leste,e foram eles que construírem Avallonë, por favor me corrigem se eu estiver errada.
 
perai estou com uma duvida, com a grande quantidade de mestiços elfos, noldor co vanyars e etc... ainda tem como os caracterizar com isso?
 
EvenStar, mesmo que os elfos de Beleriand tenham ficado em Eressëa por escolha própria, os elfos que insistiram em permanecer depois que foi feita a segunda convocação após a Guerra da Ira, quando voltassem, teriam de estabelecer morada em Eressëa.
Tem uma fala da Galadriel que caracteriza bem isso, mas eu não me lembro onde é; talvez n'Os Contos Inacabados, que ela questiona o por que ela deveria se contentar com uma ilha nas Terras Imortais, se na Terra-média ela era senhora de sua própria terra. Algo assim.


Felagund, as misturas não descaracterizam ninguém; acredito eu que a sociedade élfica é estabelecida, racialmente, de forma patriarcal. Ótimos exemplos disso são Fingolfin e Finarfin, que eram tão vanyar quanto noldor, e no entanto, eram considerados príncipes destes últimos. Ou seja, independentemente da mistura, o elfo era considerado de mesma estirpe que a do pai; mesmo que o pai também seja mestiço considerado de uma raça.

Exemplos? Os filhos de Finarfin. Eles eram Noldor, príncipes dos Noldor, chefes dos Noldor, mas de sangue noldorin mesmo eles tinham cerca de 25%; outros 25% era sangue vanyarin; essa parcela advinda de Finarfin, o pai deles; 50% do sangue deles é telerin, proveniente da mãe, Eärwen, filha de Olwë de Alqualondë. Veja como eles são muito mais Teleri do que Noldor ou Vanyar, e no entanto são considerados pertencentes à Segunda Família, ou seja, os Noldor, porque Finarfin era, também, considerado um noldo.
 
Sim, mas homens e elfos são diferentes. Com a diluição do sangue do Ponente, ou seja, do sangue de Númenor, os homens tiveram sua longevidade reduzida e sua sabedoria estreitada, porque Númenor foi a mais ocidental das Terras Mortais, fortemente influenciada pela cultura élfica e, no caso da Casa Real Numenoriana, até mesmo sangue élfico corria nas suas veias. Não é que eles deixavam de ser dúnedain, eles simplesmente iam enfraquecendo.

Não obstante, o caso de mistura entre homens e elfos é diferente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo