• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que raça de Elfos ficavam em Tol Eressëa?

Diferenças em que sentido?

Fisicamente em decorrência da raça??
Evidentemente.

Os vanyar eram, na sua totalidade, louros; eles eram os mais belos elfos. Eles tinham um talento para a poesia e o canto.

Os Noldor tinham cabelos escuros, negros ou castanhos (sim, havia ocorrência de cabelos castanhos nos Noldor; Amras, filho de Fëanor, se não estou enganado, é um exemplo. Ocorria também, nos noldor, cabelos ruivos (exemplos: Nerdanel, Maedhros e Amrod). Além disso, os noldor eram os mais fortes fisicamente, os mais imponentes, pode-se dizer. Segundo o próprio Tolkien, é a mais talentosa e poderosa das raças élficas. Tinham grande talento para as artes manuais e eram os detentores de maior conhecimento. Na guerra, eram os mais competentes.

Os Teleri também tinham cabelos escuros, mas na realeza telerin via-se a ocorrência de cabelos prateados, ou cinzentos. Thingol é um exemplo; Celeborn também. Eles tinham grande talento para o canto e na marinha.

É, a idéia é mais ou menos essa. :wink:
 
EvenStar, mesmo que os elfos de Beleriand tenham ficado em Eressëa por escolha própria, os elfos que insistiram em permanecer depois que foi feita a segunda convocação após a Guerra da Ira, quando voltassem, teriam de estabelecer morada em Eressëa.
Tem uma fala da Galadriel que caracteriza bem isso, mas eu não me lembro onde é; talvez n'Os Contos Inacabados, que ela questiona o por que ela deveria se contentar com uma ilha nas Terras Imortais, se na Terra-média ela era senhora de sua própria terra. Algo assim.
ok, agora deu para entender obrigada :D
 
mas tinha a diferença de sabedoria ñ? os vanyar são mais sabios os noldor mais fortes e tais ñ é?
 
Uma coisa que eu notei, em Tolkien, é que a gente não pode aplicar sabedoria de forma generalizada. Por que os vanyar seriam mais sábios que os Noldor? Simplesmente por que não partiram para a Guerra contra Melkor?

Isso é muito relativo; levar a guerra a Melkor pode não ter sido a decisão mais inteligente naquele momento, talvez nem mesmo a mais correta, mas a derrocada final de Melkor teve, mesmo que infimamente, grande raiz na rebelião noldorin.

Isso faz com que vejamos novamente a conceituação de sabedoria.
 
Sim, como eu já disse no post anterior. Por exemplo, os Vanyar detinham grande talento para as artes, os Noldor, dita por Tolkien a mais talentosa raça élfica, para as manufaturas e acúmulo de conhecimento e os Teleri para o canto e marinha.
 
Bom, os que nasciam de duas famílias élficas, ou mesmo os que por muitas gerações iam ficando a descender de todas elas, como acontecia inevitávelmente com o passar dos tempos (as famílias iam-se unindo), acabavam por, ou herdar capacidades várias, ou então "especializarem-se" numa específica.
 
Ah meu filho, aí você tá querendo um pouco demais... :mrgreen:

Essas eram as habilidades no geral, é óbvio que tinha, como sempre vai ter, quem fuja a essa regra.

Putz, quer melhor exemplo que o Maglor? Os Teleri originavam grandes cantores (tinha até a ramificação dos Lindar) e os Vanyar eram talentosos nas artes, mas, em Aman, Maglor era um bardo insuperável.

Não dá para analisar tão especificamente os aspectos gerais; não valhe a pena, é contraproducente e só cansa a cabeça; não gera nenhum resultado! No geral os Noldor eram os melhores combatentes, mas isso não quer dizer que qualquer noldo sempre será melhor que qualquer vanya na guerra, por exemplo.

Misturar as características físicas, aí beleza, a gente tem o exemplo do Finarfin, que era loiro como os vanyar; mas essas não-físicas é uma generalização racial considerando, obviamente, em aspectos inespecíficos, os talentos inatos de cada raça.
 
Vinnie, sabe que lendo de novo isso,

"E, quando entraram no Oeste, os elfos de Beleriand permaneceram em Tol Eressëa, a Ilha Solitária, que tem vista tanto para o oeste quanto para o leste; de onde poderiam chegar até mesmo a Valinor. Voltaram a ter acesso ao amor de Manwë e ao perdão dos Valar; os teleri lhes perdoaram a antiga mágoa, e a maldição foi deixada de lado."

e analisando o comentário do 10º, eu estou começando a pensar diferente...

Pode-se mesmo entender pelo trecho, que os Elfos que voltaram de Beleriand ao término da 1ª Era resolveram ficar em Eressëa por ela ter vista para o Oeste, mas também para o Leste. Não cita explicitamente que eles "tinham que ficar em Eressëa".
 
maas algo q ñ entendo é q fingolfin era rei dos noldor em beleriand, e ñ era 100% noldor, meio estranho
 
Sim Panda, eu não neguei isso, mas a fala da Galadriel (droga, acho que é no CI, quando fala da elessar; vou ver se eu acho) deixa subentendido que ela realmente não poderia morar em Valinor (apesar de poder visitar).

Felagund, como eu já falei uns posts atrás, o filho era considerado da mesma raça que o pai. Sim, Fingolfin era tão vanya quanto noldo, mas era considerado noldo porque Finwë era Noldo, e rei dos Noldor porque era filho do antigo rei dos Noldor.
 
Eu passei o olho por esse texto meio rápido, melhor ver com mais atenção pra tentar achar...

-Felagund- disse:
maas algo q ñ entendo é q fingolfin era rei dos noldor em beleriand, e ñ era 100% noldor, meio estranho
Estranho? Os Elfos não eram nazistas, -Felagund-. Não tinha essa de "você não é 100% Noldor, não será nosso líder".
Quer dizer que se o Rei da Espanha se casar com uma japonesa o filho deles não deve ser rei por não ser o "Espanhol 100%"?
 
foi ruim a minha colocação, vou tentar deixar mais clara,por exemplo,se os valar amaldiçoarem os noldor, os noldor q eram filhos de noldor com um vanyar seriam tbm amaldiçoados(isso é apenas um eemplo ficticio)
 
Ah mas peraí, você nem tangenciou esse questionamento nos seus posts anteriores!! :mrgreen: :wink:

Bom, vejamos se entendi e consigo responder: a resposta para o seu exemplo seria sim; se uma maldição estivesse sobre toda uma raça, então todos os componentes dessa raça estariam fadados a esse destino amaldiçoado. Olhe o exemplo dos próprios noldor, estariam fadados a fracassar e traírem-se; olha Gondolin, muita gente nasceu da mistura com os sindar ali, e como Gondolin estava fadada a cair, em decorrência da maldição dos Noldor, muita gente ali se deu mal também.
 
mas se o reino for governado por um sindar, como doriath, e tiver noldors como a mioria do povo, é fadada a destruição?
 
-Felagund- disse:
mas se o reino for governado por um sindar, como doriath, e tiver noldors como a mioria do povo, é fadada a destruição?
Só pra constar:

Sinda - singular

Sindar - plura

Noldo - singular

Noldor - plural

Quanto à sua pergunta, pra mim você já está querendo procurar chifre na cabeça de cavalo... :mrgreen:

Praticamente não havia Noldor em Doriath, salvo os que fossem parentes de Thingol, ou seja, filhos de Finarfin. E, se não me engano, só Galadriel dentre eles vivia lá.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo