• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que raça de Elfos ficavam em Tol Eressëa?

Felagund

Usuário
[Editado por Pandatur Parmandil: Este tópico fazia parte do tópico Pântanos mortos, mas eu os dividi em dois, já que o papo tomou outro rumo, suficiente para se ter um novo tópico para discutí-lo.]

ñ lembro onde li q ñ lembro q raça de elfos tinham q ficar em tol eressa, ñ lembro pq?
 
-Felagund- disse:
ñ lembro onde li q ñ lembro q raça de elfos tinham q ficar em tol eressa, ñ lembro pq?

Nossa, formule melhor a pergunta. :mrgreen: Vou postar baseado naquilo que entendi.

Quem habitava em Tol Eressëa eram os Teleri; desde os tempos em que Ulmo fizera uma grande ilha para eles, desde que Ossë, no seu amor pela raça, lhes suplicou que ficassem, e desde que a ilha se fixou lá, habitaram durante um tempo os Teleri em Tol Erresëa, a Ilha Solitária. No entanto, com o passar dos tempos, eles foram partindo para Aman; e após um tempo em que a ilha ficou deserta, ela foi denovo habitada por Elfos Cinzentos e Noldorin que regressavam do exílio. Foram inclusive estes últimos que costruíram Avallónë.
Não penso que existisse uma restrição a quem entrasse em Tol Eressëa; ia quem queria.
 
Felagund, os elfos, como o Panda falou poderiam ficar tanto em Tol Eressea ou Valinor.

Tolkien se refere a Tol como parte das Terras Imortais (nome dado pelos Numenorianos), logo não creio que existam distinções... Tudo é casa de elfo e ainur... :mrgreen:
 
Os Noldor que realmente foram "culpados" já estavam mortos e punidos.

Galadriel passa no seu "teste" ao rejeitar o anel e sua entrada em Valinor é de certa forma merecida devido ao seu esforço em conter Sauron, embora eu seja da opinião de que ela fazia tal oposição por simples questão de não permitir uma força que pudesse se opor a ela... Uma espécie de resquício de ambição em sua personalidade.

Se formos parar para pensar, quem era Noldo puro naquela época? Há muito já havia ocorrido uma certa mistura entre os sangues ali...

Enfim, espero não estar passando por cima de algum exemplo de comunidade "puramente" noldorin, mas acredito que a maioria desses estava consciente de seus atos muitos anos antes da terceira Era... Tanto que a prole de Feanor se dissipa quase que sozinha por aí...
 
Galadriel passa no seu "teste" ao rejeitar o anel e sua entrada em Valinor é de certa forma merecida devido ao seu esforço em conter Sauron, embora eu seja da opinião de que ela fazia tal oposição por simples questão de não permitir uma força que pudesse se opor a ela... Uma espécie de resquício de ambição em sua personalidade.
mas galadriel é da linhagem de finarfin q permaneceu fiel aos valar, por isso ela pode ter sido recompessada
 
mas galadriel é da linhagem de finarfin q permaneceu fiel aos valar, por isso ela pode ter sido recompessada

Finarfin realmente permaneceu fiel aos Valar.

Agora Galadriel se torna automaticamente uma exilada, sem o agravante do juramento, mas de qualquer forma seguiu Feanor.
 
tenho q adimitir q ñ gosto de galadriel, mas acho q pelo menos para tol eressea ela deveria ir sei lah, para tirion ñ?
 
Lordpas disse:
Se formos parar para pensar, quem era Noldo puro naquela época? Há muito já havia ocorrido uma certa mistura entre os sangues ali...

Isso é verdade. Apenas Galadriel era realmente um Noldor de sangue puro, e talvez o último deles que viveu na 1ª Era que ainda era vivo na Terra-Média, na 3ª Era.

Felagund disse:
mas galadriel é da linhagem de finarfin q permaneceu fiel aos valar, por isso ela pode ter sido recompessada

Sim, mas como Lordpas disse, Galadriel, apesar de ser filha de Finarfin, acabou por se tornar num caso à parte; principalmente porque apoiou fortemente a partida dos elfos de Valinor, e devido aos seus pensamentos, aos seus desejos de terras novas e desconhecidas nas quais pudesse governar.

Felagund disse:
tenho q adimitir q ñ gosto de galadriel, mas acho q pelo menos para tol eressea ela deveria ir sei lah, para tirion ñ?

Galadriel ia para onde quisesse. Foi-lhe permitido o regresso a Valinor, aí faria o que quisesse, ou quero dizer, ficaria onde quisesse.
 
-Felagund- disse:
mas os noldor podiam voltar sem castigo ou penitencia?
eita vidinha mole :obiggraz:

Acho que não...

No Silmarillion, na parte do Akallabêth que conta a revolta dos Númenorianos contra a Interdição, é dito que assim como os humanos não podiam entrar, os imortais também não podiam sair (não é que não podia sair, mas era mais ou menos como um papelo equivalente ao dos homens, só que no sentido inverso... havia alguma restrição). E também tem Eärendil, que sempre amou a Terra-Média, mas nunca voltou pra ela, nem pra fazer uma "visitinha".
 
Itarillë disse:
-Felagund- disse:
mas os noldor podiam voltar sem castigo ou penitencia?
eita vidinha mole :obiggraz:

Acho que não...

No Silmarillion, na parte do Akallabêth que conta a revolta dos Númenorianos contra a Interdição, é dito que assim como os humanos não podiam entrar, os imortais também não podiam sair (não é que não podia sair, mas era mais ou menos como um papelo equivalente ao dos homens, só que no sentido inverso... havia alguma restrição). E também tem Eärendil, que sempre amou a Terra-Média, mas nunca voltou pra ela, nem pra fazer uma "visitinha".
ñ entendi seu post :o?:
expliqe-se melhor
 
Itarillë disse:
-Felagund- disse:
mas os noldor podiam voltar sem castigo ou penitencia?
eita vidinha mole :obiggraz:

Acho que não...

No Silmarillion, na parte do Akallabêth que conta a revolta dos Númenorianos contra a Interdição, é dito que assim como os humanos não podiam entrar, os imortais também não podiam sair (não é que não podia sair, mas era mais ou menos como um papelo equivalente ao dos homens, só que no sentido inverso... havia alguma restrição). E também tem Eärendil, que sempre amou a Terra-Média, mas nunca voltou pra ela, nem pra fazer uma "visitinha".

O que Felagund está a dizer não é nesse sentido; não no sentido de eles poderem voltar livremente para a Terra-Média, mas no sentido de poderem voltar para Valinor sem serem de alguma forma castigados.

O que acontece é que os que voltaram já tinham feito em vida actos que tinham compensado os maleficências que haviam cometido durante a rebelião dos Noldor; assim, era-lhes permitida total liberdade; esta era de novo na sua casa, e se partiam para uma prisão mais valia continuarem na Terra-Média.
 
O que Felagund está a dizer não é nesse sentido; não no sentido de eles poderem voltar livremente para a Terra-Média, mas no sentido de poderem voltar para Valinor sem serem de alguma forma castigados.
exato, eles ñ tiveram castigo,se bem q a destruiçao de beleriand...
 
Os tormentos que sofreram, o mal de que foram alvo por parte do invejoso Morgoth e a destruição contínua das suas terras e famílias ultrapassaram em muito a barreira do castigo; por isso eles foram considerados aptos de regressar e os seus actos do passado em Valinor, como a matança de famílias, perdoados, e os Valar aceitaram salvá-los da destrição, para mal de Melkor.
 
-Felagund- disse:
mas sinceramente, todos os elfos q aceitarm melkor em suas terras deviam ser proibidos de voltar

Gostaria de saber que elfos aceitaram Morgoth nas suas terras. Que eu saiba todos os dos Noldor, que são aqueles que falamos, lutaram arduamente contra Morgoth, e contra a sua permanência na Terra-Média.
 
Ok ok, vamos por partes.

Primeiro de tudo Galadriel; quando ela voltasse ela não poderia morar onde quisesse; todos os elfos que insistiram em ficar na Terra-média depois da segunda convocação, ou seja, logo após a Guerra da Ira, por seu orgulho, estariam fadados a viver em Eressëa caso resolvessem retornar. Sim, é verdade, eles poderiam ir até Tirion, Valimar, mas a morada deles era, obrigatoriamente, em Eressëa. Evidentemente, isso não se aplica àqueles que morriam e reencarnavam.
Por isso que a Galadriel questiona porque ela deveria se contentar com uma ilha em Aman, se na Terra-média ela era senhora de sua própria terra.

Galadriel era uma das defensoras mais ferrenhas da partida dos Noldor de Aman; ela não gostava muito do Fëanor, mas as palavras dele ecoaram no coração dela de uma forma que aconteceu em pouca gente. Ela queria partir porque desejava avidamente estabelecer um reino a seu próprio gosto.

------------------------
Eärendil e Elwing foram proibidos de voltar à Terra-média. Como eles ousaram ir até Valinor, não podiam mais voltar. Isso foi uma condição imposta por Manwë e os Valar.

------------------------
Sim, foram os Noldor que levaram a guerra a Melkor, sempre foram eles que se opuseram de maneira mais radical e martirizadora possível; nenhum outro povo se portou de forma semelhante. Nem mesmo os sindar, que estavam cercados em Doriath quando os Noldor chegaram; e foram os Noldor que expulsaram as hostes de Melkor de Beleriand para o Norte gélido e pedregoso. A guerra, que Thingol dizia não ser sua, dizia respeito a toda Arda. E no entanto foram os Noldor que assumiram o fronte de batalha.

Foram os Noldor que mais sofreram por causa de Melkor; por mais de meio milênio eles seguraram Melkor, por mais de meio milênio eles o combateram. Eles foram perdoados porque reconheceram o erro. Muitos dos Noldor que já estavam em Beleriand, mesmo depois de tanta morte, tantas lágrimas e tanto sofrimento, combateram na Guerra da Ira ao lado daquele exército absurdo liderado por Eönwë. Eles se submeteram ao comando dos Valar, e muitos partiram quando foram convocados de volta.

Eles erraram, é verdade, mas como os próprios Valar disseram, eles eram livres para partir. E partiram. Não se pode ficar com rancor por isso; pelo Fratricídio, tudo bem, pelas merdas que fizeram eles pagaram, pois aquelas palavras do Oráculo que diz-se ser o próprio Mandos em Araman se tornaram realidade.

Os Noldor pagaram pelo que fizeram. E pagaram caro. Valinor só continuou fechada para a morada daqueles que insistiram em permanecer mesmo depois da Queda de Melkor. Galadriel entre esses; ainda mais ela, uma das líderes da rebelião noldorin.

EDIT: Separei os assuntos para não virar bagunça. :wink:
 
Os Noldor pagaram pelo que fizeram. E pagaram caro. Valinor só continuou fechada para a morada daqueles que insistiram em permanecer mesmo depois da Queda de Melkor. Galadriel entre esses; ainda mais ela, uma das líderes da rebelião noldorin.

Muito interessante isso... eu não sabia...

Onde consta que os que permaneceram depois da Guerra da Ira não podiam voltar a morar em Valinor? É no Silmarillion? Se for, preciso reler... :oops:
_________________
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo