• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que autor conseguiu criar um mundo "quase" tão perfeito como Tolkien?

Como a maioria já disse, C.S. Lewis e J.K. Rowling foram os autores que mais se aproximaram, porém creio quam ambos, principalmente Rowling, fizeram uma adaptação do mundo no qual vivemos, tal qual como ele é hoje, porém com elementos, que muitas vezes podem ser analogias a coisas de hoje, diferentes, criados por eles.
Tolkien foi além, ele apenas não modificou e adaptou o nosso mundo, mas CRIOU a Terra Média, um mundo novo, com seus povos, territórios, línguas, culturas, história e tudo mais que conhecemos tão bem. Por isso ele serve de influência pra tantos outros autores, porque fez um trabalho extremamente bem feito como nenhum outro autor até hoje conseguiu fazer. Que venham os próximos gênios literários (fictícios ou não), pois afinal quem sai ganhando com isso somos nós leitores!
 
Eu acho que ninguém criou algo tão grandioso quanto Tolkien mas o C.S.Lewis fez um excelente trabalho com as Crônicas de Nárnia. Apesar de serem livros escritos para crianças o Mundo de Nárnia é apaixonante, encantador. Quando você está próximo de acabar a leitura das sete crônicas fica com o pensamento "eu realmente queria que Nárnia existisse" e quando você termina a última frase do sétimo livro você descobre que ela existe sim, basta você permitir. Todos nós tivemos a nossa própria Nárnia quando éramos crianças porém com o crescimento acabamos por esquecê-la...

E mais um trabalho belíssimo é Harry Potter, nossa como eu queria ter recebido aquela cartinha e ter ido estudar em Hogwarts... além do que J.K.Rowling leu o Senhor dos Anéis quando criança (li isso numa entrevista dela na net) e provavelmente foi influenciada pelo Mestre.

O que conta é justamente a magia da obra e sua inflência em quem lê e esses dois autores me conquistaram.

Beijos élficos
 
Acho que igual ao que Tolkien fez não tem igual.

Ele literalmente criou um mundo, com idiomas e deuses. O que até hoje não vi nenhum escritor fazer algo tão perfeito como Tolkien fez. :mrgreen:

Mas se fosse apenas para escolher um livro que me lembra muito o estilo de Tolkien, citaria Eragon. Paolini se baseou muito nos livros de Tolkien, o que me faz gostar muito de Eragon.
 
Acho que igual ao que Tolkien fez não tem igual.

Ele literalmente criou um mundo, com idiomas e deuses. O que até hoje não vi nenhum escritor fazer algo tão perfeito como Tolkien fez. :mrgreen:

Mas se fosse apenas para escolher um livro que me lembra muito o estilo de Tolkien, citaria Eragon. Paolini se baseou muito nos livros de Tolkien, o que me faz gostar muito de Eragon.

Concordo, ninguém fez algo tão bom quanto Tolkien. Também gosto de Eragon, estou esperando pelo terceiro livro da saga, "brisingr". :D
 
falar q Rowling seguiu tolkien, é subestimar nosso querido autor
que nunca teve a necessidade de copiar algo que já existe.

harry potter para mim, se tornou algo repetitivo e enjoativo!

respeito os fãs, mais eu nunca, nunca nessa vida, teria coragem de comparar alguém a tolkien!
 
É realmente "impossível" comparar algué a Tolkien, mas JK Rowling fez um ótimo trabalho e apesar de não ser um "livro" o único mundo ou universo que consegui ser tão grande e complexo foi na saga Star Wars de George Lucas, cavaleiros Jedi, alienigenas mercenários, foi uma coisa inovadora na época....
 
Sobre Harry Potter, li todos os sete livros. ótimos, na minha opinião. JK Rowling realmente soube fazer um bom livro.
 
Robert E. Howard, criador do Conan.
Pena que morreu muito jovem, senão poderia ter criado muito mais.

:clap:

alem deste

Frank Herbert, por Duna, livro inclusive que arancou de SDA um premio literario por universo fantastico, atraves do criterio dos julgadores de que Duna seria mais completo por abordar tambem a faceta da religião, coisa que pelo ponto de vista deles era tratada com muita abrangencia detro do universo de Senhor do Aneis( veja bem, SENHOR DOS ANEIS).

Não chega a ser um mundo, mas destacaria ai tambem Love Craft pela força de verossimilhança que conseguiu emplacar com a cidade de Arkham.

Não vou citar Richard Wagner, com o Anel dos Nibelungos, porque geralmente da briga. :P

qualquer um destes esmaga o universo criado(copiado de livros de magia?) pela autora de HP...
 
Última edição:
:clap:

alem deste

Frank Herbert, por Duna, livro inclusive que arancou de SDA um premio literario por universo fantastico, atraves do criterio dos julgadores de que Duna seria mais completo por abordar tambem a faceta da religião, coisa que pelo ponto de vista deles era tratada com muita abrangencia detro do universo de Senhor do Aneis( veja bem, SENHOR DOS ANEIS).

Não chega a ser um mundo, mas destacaria ai tambem Love Craft pela força de verossimilhança que conseguiu emplacar com a cidade de Arkham.

Não vou citar Richard Wagner, com o Anel dos Nibelungos, porque geralmente da briga. :P

qualquer um destes esmaga o universo criado(copiado de livros de magia?) pela autora de HP...

Agora sim. :clap:
Concordo em gênero grau e número. :cerva:
 
Se igualar à Tolkein é meio que... difícil. Chegar perto disso também, creio eu.

Mas sempre tem aquelas obras que nos remetem a Tolkien, involuntariamente, até.

Na minha opinião, qualquer livro que saia um pouco mais da nossa realidade já foi um grande feito. Conseguir se desprender desse mundo e criar um para si, e ter o dom de compartilhá-lo (nesse caso, saber escrever), é mais do que o necessário para ser admirado. Claro, deve-se ter um certo bom censo. Sentido a história pode não ter, mas que seja bem elaborada e contada.


Agora, sem enrolar. J. K. Rowling fez isso tri bem. (fã *-*)
 
Os universos criados para D&D, que foi reconhecidamente inspirado(fundamentado quase), são muito ricos. obvio que se trata de um jogo com anos e anos de evolução...
 
Agora me veio um a mente...O FAFA como o nome do autor da trilogia de forgotten? Aquele tambem esta otimo; Obvio..D&D puro baseado no pelanca do cachimbo....otimo demais MEMO...e tambem concordo q se "Bob" Howard tivesse morrido VELHO teria feito algo do mesmo nivel de booooooooooooa... Beijoelheiras
 
Os universos criados para D&D, que foi reconhecidamente inspirado(fundamentado quase), são muito ricos. obvio que se trata de um jogo com anos e anos de evolução...
Deve confessar que nunca joguei D&D, mas já ouvi falar... só que aí estamos tratando de um jogo e não da obra de um autor como o ruims fala no 1º post:
Olá a todos.
Tolkien já sabemos que criou um mundo extraordinário, com mitologia, geografia, história, línguas, etc. etc.

Terá havido algum autor que se tivesse "aproximado" de tal esplendor e criado um mundo tão completo e credível? :think:

Não se podemos comparar meios de comunicação/entretenimento tão distintos. E como vc disse, trata-se de um jogo inspirado/fundamentado em Tolkien. Certo?
 
Bem inspirado no inicio, foi uma msitura de war games populares na epoca com o mundo de fantasia de tolkien, mas que acabou se tornando um mundo todo propio muito rico e original.
 
Não nos esqueçamos do alemão Michael Ende. O cara era fera em se falando de fantasia! Personagens incríveis, lugares absurdos e situações surreais, fruto de uma mente genial....

Pra quem já LEU "A História Sem Fim" (esqueçam o filme!) ou "Manu, a Menina que Sabia Ouvir" com certeza sabe de que estou falando.

Piração maravilhosamente pura! :yep:
 
Eu achando interessante destacar alguns pontos:

Tolkien reina supremo aqui todos concordam...

JKR... olha, acho que vocês estão se deixando levar pelo lado fã... ela não criou nada de muito fantástico... não criou seres fantásticos que realmente valessem a pena ( cavalos da morte, hipogrifos... bah! ), não tem personagens consistentes e a história se baseia muito em um personagem unico, não se fala nada sobre a história do mundo por trás daquilo, fica de certa forma numa visão adolescente e pequena do mundo.

Geoge Lucas: Um mundo fantástico que eu sempre admirei, porém ele peca pois não conseguiu criar uma grande obra de forma coesa, 90% do que existe sobre seu mundo não é Canônico, existem milhares de fãfics publicadas... a unica coisa que eu conheço do Universo Expandido é o desenho do Tartakovsk.

Duna: Gostaria de conhecer mais sobre esse mundo, vi apenas a Mini-série baseada na obra.

C.S.Lewis: Bom, superior a HP mas não tão fantástico quanto Tolkien obviamente.

Não conheço o suficiente de FR e outra obras citadas para poder opinar...
 
Eu coloco Robert E. Howard(conan), Wagner(anel dos nibelungos) e Frank Herbert(duna) no nivel de Tolkien... no tocante a criar um universo fantastico absurdamente rico... Inclusive considero que Robert E. Howard foi mais feliz que tolkien em criar um universo onde existira um link para o nosso universo, como uma mitologia dos tempos idos, embora Tolkien tenha sido mais inventivo do que Robert E. Howard. Ja no caso de Duna é dificil comparar, pois esta voltado para a ficção cientifica, mas sua complexidade e sua força realistica superam Tolkien...
Ja o anel dos nibelungos é bem inventivo, mas se apoia muito numa mitologia ja existente, a nordica...
Mas de todos o que sou mais apaixonado é Tolkien.
 
Não nos esqueçamos do alemão Michael Ende. O cara era fera em se falando de fantasia! Personagens incríveis, lugares absurdos e situações surreais, fruto de uma mente genial....

Pra quem já LEU "A História Sem Fim" (esqueçam o filme!) ou "Manu, a Menina que Sabia Ouvir" com certeza sabe de que estou falando.

Piração maravilhosamente pura! :yep:

Bem lembrado, Seiko-chan. A História sem Fim é uma obra maravilhosa e cheia de criatividade, um mundo puro e delicioso!

Acho que igual ao que Tolkien fez não tem igual.

Ele literalmente criou um mundo, com idiomas e deuses. O que até hoje não vi nenhum escritor fazer algo tão perfeito como Tolkien fez. :mrgreen:

Mas se fosse apenas para escolher um livro que me lembra muito o estilo de Tolkien, citaria Eragon. Paolini se baseou muito nos livros de Tolkien, o que me faz gostar muito de Eragon.

Penso que Tolkien foi o grande Pai, o gênio da criação de mundos imaginários. Como ele vai ser difícil aparecer outro, com toda a riqueza de detalhes criada por ele, um outro mundo mesmo.
Mas cito minha admiração por C.S. Lewis e suas Crônicas de Nárnia; Christopher Paolini e Eragon (muito bom, mesmo!) e J.K. Rowling com HP (apesar de ela não ter criado tanta coisa e sim, traçado um mundo paralelo ao nosso). Gostaria ainda, de citar o Phillip Pullman de A Bússola de Ouro, pois ele criou mundos paralelos com criaturas fantásticas, com duplicatas dos personagens nesses outros mundos e merece crédito por isso.
Acredito que todos tenham, à sua maneira, recebido influências da grande obra de Tolkien e, talvez por isso mesmo, tenham se destacado.
Quanto aos demais citados aqui como os criadores de Conan, Duna, Lovecraft e outros, não posso opinar, porque não li.

abraços a todos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo