• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que autor conseguiu criar um mundo "quase" tão perfeito como Tolkien?

Ao meu ver nenhum autor até hoje conseguiu criar um mundo tão perfeito, no máximo "tentou" e mesmo assim ficou dez passos atrás de Tolkien.
 
Acho que C.S Lewis criou um mundo interessante,Rowling tb fez um bom trabalho,Eragon tb muito bem escrito,mais realmente Tolkien inspirou a maioria deles,e quase certeza de que qualquer um deles,menos Lewis que convivia com o nosso genio,se inpiraram e deram umas olhadas nas obras de Tolkien para darem inicio a suas respecitivas obras!! ^^
 
O que eu Acho que os autores acima citados não conseguiram alcançar foi a sutileza da Terra-Média, a magia da terra média é totalmente diferente , ela é natural, faz parte da natureza de Arda, e toda a historia das eras de Arda foi muito bem traçada , por isso ninguem chegiou perto... Os que chegaram perto tiveram forte inspiração em cima do Tolkien e não conseguiram fazer algo com a mesma perfeição ...
 
O que pega é aquela história... Tolkien é mais que uma história... é uma mitologia! No dia que alguém conseguir criar algo totalmente novo (e mesmo que tente é impossível não dar uma espiadinha em Tolkien) aí será passível de um olhar mais crítico quanto a proximidade. Até lá, encaremos proximidade como boa criatividade, e os que tiveram eu já disse algum dia por aqui mesmo.

Rowling não criou mitologia. Ela mesma diz isso.
Lewis foi o mais próximo, mas era um mundo paralelo. Não tem o mesmo espírito de Tolkien.
O cara do Eragon (que não me lembro o nome) tentou fazer uma mitologia, mas lembra muito Tolkien.
 
na minha opinião foi Richard Wagner, com O Anel dos Nibelungos.
eu gostei muito da história...
"As resistências de Brünnhilde cedem, por fim, às acaloradas instâncias de Siegfried, e ela, exultante, reconhece que o ama, aceitando-o como homem, declarando que, a seu lado, é capaz de lançar-se à morte. Num cantar entrelaçado, ambos louvam “o Amor Luminoso, a Morte"
para quem quiser conferir um pouco da história é so entrar aqui
 
Creio eu que George Lucas criou um mundo(universo) que, não creio eu que possa competir, mas é bem complexo como as terras de Tolkien, no caso de Forgotten Realms Arcavius, creio eu que apesar de complexo, foi mais uma inspiração que tiveram os mestres do D&D no próprio Tolkien e não merece esse título, é claro que é complexo, mas se falarmos em ponto de vista ''inovador'' creio que George Lucas se enquadra melhor nessa descrição.

Ae o George Lucas criou toda uma filosofia em torno do Lado Negro da Força.Criou um código tanto para os Jedi quanto para o pessoal do lado negro,muito bom :joy:

Frank Hebert-->Duna
Essa hexalogia apresenta um mundo diferente com toda uma descrição da ecologia do planeta, paisagens e costumes. E vai além com grandes entradas em religião, politíca e psicologia.
Uma série densa e rica em detalhes. Creio que é o que chega mais peto de Tolkien.
Isaac Asimov também criou todo um futuro. Vale a pena conferir.

Isaac Asimov, tu disse tudo garoto. Ele quem criou as 3 leis da robótica e todo esse mundo novo com robôs, relatando como seria e tal :D

Feliz Ano 2008 :cafe:
 
Rowling criou um mundo quase perfeito...mas não chegava aos pés de Tolkien...
E Eragon é ridiculo,acho que é uma afronta a Tolkien8-O
 
nossa... eragon é muito lixo! fora de cogitação, nem dá pra citar...

j.k.rowling é bacana, eu gosto de harry potter! e tem gente que acha que ela copiou várias coisas do senhor dos anéis, mas não sei onde... não tem nada a ver! mago é mago desde merlin! rs

nárnia é legalzinho, mas não sei... não me convence...

na boa? nada chega aos pés... tolkien criou um universo paralelo como nenhum outro vai criar! é como os beatles! rs
 
O mundo de Tokien é incomparável porque ele não é apenas um cenário, ele tem vida, ele criou um mundo para que o idioma que inventou pudesse existir, os personagens de Tolkien dão vida a toda Arda de maneira que unidos se tornam uma verdadeira obra prima.
Até hoje através da criatividade de uma mente só, em livro, acho que não existiu nada como Arda e Eru, os Ainurs, os Maiars, Elfos, Homens, Anões e toda a variedade de monstros.
 
Realmente acho impossível existir alguém que crie um mundo tão perfeito quanto o de Tolkien, creio que não conseguiriam nem conseguiram chegar nem perto do que Tolkien fez. Todos os personagem e criaturas que ele criou, todo o cenário da TM, as línguas e tudo mais, são uma obra facinante de muito trabalho. Coisa que hoje é muito difícil de achar!!
 
Já uma porção de livros,então eu acho que Harry chegou perto(apesar de um monte de gente dizer q é cópia de Crestomanci e outros).Tem dezenas de livros bons,mas o q Tolkien criou é díficil mais alguem criar.Quem sabe a reencarnação dele se lembre da vida passada e faça algo novo!:yep:
 
O que pega é aquela história... Tolkien é mais que uma história... é uma mitologia! No dia que alguém conseguir criar algo totalmente novo (e mesmo que tente é impossível não dar uma espiadinha em Tolkien) aí será passível de um olhar mais crítico quanto a proximidade. Até lá, encaremos proximidade como boa criatividade, e os que tiveram eu já disse algum dia por aqui mesmo.

Rowling não criou mitologia. Ela mesma diz isso.
Lewis foi o mais próximo, mas era um mundo paralelo. Não tem o mesmo espírito de Tolkien.
O cara do Eragon (que não me lembro o nome) tentou fazer uma mitologia, mas lembra muito Tolkien.

Nem preciso dizer mais nada...vc já disse tudo!!! =p
concordo contigo !!! rsrs...
 
O que pega é aquela história... Tolkien é mais que uma história... é uma mitologia! No dia que alguém conseguir criar algo totalmente novo (e mesmo que tente é impossível não dar uma espiadinha em Tolkien) aí será passível de um olhar mais crítico quanto a proximidade. Até lá, encaremos proximidade como boa criatividade, e os que tiveram eu já disse algum dia por aqui mesmo.

Rowling não criou mitologia. Ela mesma diz isso.
Lewis foi o mais próximo, mas era um mundo paralelo. Não tem o mesmo espírito de Tolkien.
O cara do Eragon (que não me lembro o nome) tentou fazer uma mitologia, mas lembra muito Tolkien.

Concordo mesmo..
Rowling fez um trabalho muito bom, criou muitas coisas e principalmente "pontes". Acho que chegou perto de Tolkien, porém Tolkien criou um mundo, enquanto ela criou.. digamos.. mais coisas pro nosso mundo.
 
j.k.rowling é bacana, eu gosto de harry potter! e tem gente que acha que ela copiou várias coisas do senhor dos anéis, mas não sei onde... não tem nada a ver! mago é mago desde merlin! rs


O problema com Rowling não é os magos... são outros elementos que tem alguns tópicos aqui no fórum que a gente discute... e eu acho que são bem convincentes, no sentido de afirmarem que ela usou de elementos tolkienianos.
Mas como não é esse o rumo da conversa queria só acrescentar um pensamento diante dessa história de cópia. Se a gente for vasculhar, tudo o que é pioneiro é a base pra que se façam outros modelos daquele. Tolkien foi o pioneiro da fantasia na literatura, os outros seguirão o seu modelo. E de modo algum seguir modelo é desmérito... pelo contrário... é mérito de TOLKIEN! Porque se ele não tivesse feito bem, ninguém arriscaria...

Então acho que vale olharmos para tantas obras fantásticas que existem em nossas livrarias e nos deleitarmos com a criatividade dos diversos autores em seus mundos - mitológicos ou não!
 
Douglas Adams. A terra já é muito complicada para ser explicada, imagine depois que explode? Acho que o universo do Adams é divertido, ainda mais o restaurante no fim dele.

Mas se for contar um novo mundo sem contar outros mundos, acho meio dificil uma riqueza de detalhes como a de Tolkien, sem querer puxar o saco claro. Não tive coragem de ler As Crônicas de Nárnia ou qualquer outro. A Rowling até criou um mundinho legal, paralelo (em existência) ao nosso, porém faltou algo para ser tão forte, tão rico, tão detalhista. Não sei.
 
C. S. Lewis que fez Nárnia... fez um mundo muito novo.
Philip Pullman (A bússola de ouro)

E o próprio Akira Toriyama com todas as sagas de Goku e as Dragon Balls...
 
Pra se comparar com Tolkien acho que só o INFERNO de Dante Alighieri, que dentre as 3 partes de sua obra-prima (A Divina Comédia), é a mais bem retratada.
 
Gosto de HP mas não tem comparações né....

HP é apenas uma história...que conta sobre poucas gerações de bruxos e tal. Tolkien é um universo que conta sobre raças, séculos, etc.
 
Muitos dos autores que falaram são, na realidade, bons autores. Imaginativos, capazes de criar novas coisas, coisas interessantes e cativantes. Mas, na minha opinião, nenhum deles é capaz de chegar ao "patamar" de Tolkien. Não é só a escrita em si que é importante, temos que ter em conta a época e o local vivido pelos autores, as facilidades e as dificuldades dos tempos em que escreveram as suas obras, as circunstancias em que se encontravam... Tolkien criou um mundo novo, criou terras, eras, seres, mapas... Cada era e terra com a sua história, cada povo com as suas origens, lendas, mitos, línguas. É mais complexo do que parece, e Tolkien não acabou o seu mundo. Se ainda fosse vivo, muito mais histórias e personagens existiriam, muito mais pormenores. Pormenores que muitos autores nem sequer se lembrariam! Criou um mundo de raiz, não sei quantas línguas de raiz e deu-lhes vida, encheu com orcs, anões, elfos, humanos, feiticeiros, árvores falantes, anéis com vontade própria, fez culturas inteiras! Imaginem o mundo actual, em que vivemos... Os países que existem, as diferenças culturais, as comidas e jogo tradicionais, as línguas... Agora vejam... Foi exactamente isso que Tolkien criou, mas de raiz! Tudo na mente de um só homem...

Você foi muito feliz na sua colocação!

Mas lembrando que além de ter criado mapas, muito além disso, Tolkien foi verídico e original. Quando vou nas livrarias e vejo os livros de fantasia, quase todos têm mapas, mas não vejo originalidade... Não vejo profundidade na história. E quem passa isso é o mapa. Dá a impressão que estão usando a idéia de Tolkien e daí tira a credibilidade da história...
Eu tô escrevendo um livro fantástico, mas tenho receio de fazer um mapa justamente para não passar essa impressão...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo