• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2022 [Quartas de final] Brasil x Croácia

Quem se classifica?


  • Total de votantes
    6
  • Votação encerrada .
O que é mais decepcionante nisso tudo é que no período 1970-1994, a CBF tinha uma receita e estrutura muito inferior que agora, Hoje é uma entidade muito mais rica que ganhou muito dinheiro após as três finais consecutivas que o Brasil disputou entre 1994 e 200, vencendo duas e fora as várias conquistas de Copa América, Confederações, Ouro nos jogos olímpicos e com tudo isso não era pra passar por um grande período de participações em Copa do Mundo tendo apenas disputado uma única semifinal e de forma ultra vexatória.
Eu acho que nessa conta entram muitos fatores, vejo por exemplo, genericamente falando, os jogadores tendo uma outra atitude e mentalidade diante da seleção.
 
A estratégia de pôr o Neymar por último nos pênaltis é coisa do Tite. O próprio Tite já declarou isso, porque na cabeça dele o último chute é o que tem mais pressão sobre o jogador e tal. O que é uma tolice, já que ninguém sabe qual será de fato o último chute. Mais sensato é mandar os melhores pra bater primeiro. Nisso o adulto Ney está isento de culpa.

As marras dele, de querer ser o último a entrar em campo ou blá-blá-blá, são inócuas para o resultado. Na prática, foi quem melhor jogou no Brasil nesse último jogo. E quem arrancou o gol impossível. Nessa Copa ele caiu bem menos e não ficou choramingando nem fazendo teatro. Jogou como adulto. Não tenho críticas ao Neymar nessa Copa nem dá pra botar a desclassificação nas costas dele. Pelo contrário, do plantel é quem não teve culpa nenhuma.
Neymar não tem culpa. Estava alfinetando mesmo o Tite e sua burrice. Neymar estaria como herói se não fosse aquela zaga avançando nos 5 minutos finais da prorrogação.
 
Eu acho que nessa conta entram muitos fatores, vejo por exemplo, genericamente falando, os jogadores tendo uma outra atitude e mentalidade diante da seleção.
São muitas mudanças que vão desde um maior número de brasileiros atuando na Europa, menos jogos da seleção aqui no Brasil, grandes salários e contratos de publicidade que as gerações anteriores jamais sonharam ter. Ainda que muitas coisas tenham mudado, a importância de se defender a camisa mais vencedora em copas, jamais deveria ser abalada.
 
Jogo sofrido e desesperador, imperdoável o Tite. Time muito mal armado, incapacidade total de marcação, time perdido, uma série de erros e, pra coroar, quando finalmente estávamos com a vitória na mão a Croácia se aproveita do cansaço do Brasil, e da ausência de coordenação em campo e mete no nosso rabo. Nem falo dos Pênaltis, aquele gol da Croácia já tinha sepultado a Copa pra mim.
Agora só resta torcer pra Argentina, último representante da Pachamama.
Prefiro dar um tiro no meu cu.

Agora é torcer pra Marrocos, única representante de um futebol com raça e um povo com história e honra dignas de pelo menos chegar na final.
 
A propósito, por quantos minutos mesmo o Brasil esteve classificado? Uns 12-15 minutos? Foi muito vacilo.
Mas, como eu vinha dizendo, os erros eram aparentes desde o 1º jogo, quando em todos (exceto contra a Coréia do Sul) só conseguia ganhar no 2º tempo, além do desempenho vir caindo jogo-após-jogo (com a exceção mencionada). Uma hora era porque errava demais nas finalizações, outra porque era fortemente marcado ou porque deixou de criar, dava para ganhar assim (dá para ganhar até uma copa inteira só com empates no tempo normal, em tese...), no sofrimento? Dava (a seleção de 1994, que tinha mais qualidade sejamos justo, mas, teve suas dificuldades provou que sim), mas, é sempre um risco, e uma hora acaba, principalmente contra um adversário de qualidade ou em um dia onde as coisas não dão certo. A seleção começou a "perigar" desde o 1º jogo.
 
Em todos os lugares estão criticando demais a escolha do Rodrigo como primeiro batedor e com toda razão. Um menino de 21 anos, estreante em Copa do Mundo, vão lá e dão esta responsabilidade para ele. Mesmo tendo um dos melhores batedores de pênaltis no mundo que é o Neymar. É como eu disse no outro tópico, o Messi batendo o primeiro na Argentina, foi um chute na cara do Tite e sua ignorância no comando da Seleção.

Não acho que o Brasil fez uma primeira fase ruim, mas novamente quando enfrentou um time mais forte europeu, caiu. Já são anos se repetindo neste mesmo erro e a CBF parece fingir que não percebe. Agora vão lá se trancar em suas salas com ar condicionado, ganhar milhões de dólares em suas contas, pensar em algum novo técnico e uma forma de ganhar mais dinheiro. Infelizmente é isto que temos para hoje.
 
O primeiro pênalti batido é sempre importante ter o batedor mais experiente pra assumir a responsabilidade, pois começar uma decisão dessa forma em desvantagem bota uma pressão enorme pra todos que batem depois. Nunca imaginei que o Tite fosse errar feio ali.
 
Brasil novamente sem fazer amistosos contra seleções europeias e novamente eliminado por uma seleção europeia nas quartas.

Eu critiquei isto antes da Copa e muitos defenderam os adversários falando que não precisava. Eis mais uma eliminação.
Quem falou que "não precisava"? O problema dessa crítica são dois:

1) Não foi uma opção de Tite ou da CBF não jogar amistosos contra europeus. Simplesmente não houve calendário. Está cheio de declarações de Juninho e de Tite antes da Copa lamentando não ter sido possível encontrar uma data FIFA para enfrentar uma seleção europeia de ponta, por causa da Eurocopa e da Liga das Nações. As outras seleções sul-americanas também não conseguiram, pelo mesmo motivo; e treinadores das próprias seleções europeias também lamentaram e foram criticados, do lado de lá, chegarem na Copa sem terem se testado contra um Brasil ou uma Argentina;
2) Amistoso é amistoso. Não há grau real de enfrentamento e competitividade em amistosos; fora que é muita forçação de barra deduzir que um amistoso contra uma seleção europeia qualquer (mesmo em se falando das principais) teria feito diferença determinante para o enfrentamento de uma europeia específica, dado que não há um "estilo de jogo europeu" ou coisa que o valha. Prova disso é que na preparação para 2018 o Brasil enfrentou e venceu, jogando melhor, Alemanha e Croácia, entre outras, e acabou surpreendida pela Bélgica, que jogou o 1º tempo de uma forma diferente da que ela própria costumava jogar.

Tite cometeu erros graves, mas não há nenhum erro evidente na filosofia ou na preparação. Tem que se ter cuidado com o velho "engenheiro de obra pronta". É muito fácil achar que tá tudo errado depois do resultado negativo, assim como é muito fácil não enxergar os erros quando dá tudo certo. Nossas últimas seleções campeãs seriam escrachadas se alguns detalhes - que dependem mais da sorte do que de outros aspectos - tivessem sido desfavoráveis. E futebol em Copa do Mundo é assim mesmo: um pequeno erro do seu time pode pôr tudo a perder, e um pequeno erro do adversário pode lhe valer o mundo.

Eu acho que o principal erro de Tite - e repito: é mais fácil falar isso depois que deu errado - foi insistir numa única estrutura de jogo e nos mesmos jogadores. Em outras ocasiões, o gol surgiu na teimosia, e pareceu que valeu a pena insistir, mas a Copa do Mundo não lhe dá tempo. Ele já havia cometido esse erro em 2018, e cometeu de novo em 2022: tem que botar pra jogar quem está melhor, e tem que adaptar o time ao que pedem as circunstâncias. O meio-campo do Brasil foi engolido pela Croácia. Ou faltou o estudo correto antes da partida, ou sobrou inteligência tática do treinador croata sobre o nosso, como sobrou do belga, em 2018. E talvez tenha faltado treinar a capacidade de ser um time que joga sem a posse de bola, como acabamos precisando durante o jogo todo, e especialmente depois do 1º gol.

Mas no fim das contas não perdemos por isso. Perdemos pelos detalhes: a precisão das finalizações, o que depende apenas do jogador (foram 19 contra 1, pelo amor de Deus), e a inexplicável, inaceitável e inacreditável tomada de um contra-ataque num 2º tempo de prorrogação estando vencendo o jogo. E aqui, ressalvada essa culpa por provavelmente não ter treinado esse cenário de jogo, não pode se atribuir ao treinador. No contra-ataque nosso que deu origem a esse contra-ataque final, pode-se ver ele próprio mandando o pessoal segurar a bola, e depois mandando voltar. O erro ali foi de Pedro - que entrou justo pra segurar essa bola no ataque! - em forçar a bola para Fred, e deste em tentar alcançá-la. Depois, os jogadores tentaram fazer o que estava no DNA do que é a nossa transição defensiva base: fazer pressão para recuperar a bola, e esse foi o erro fatal, porque a Croácia demonstrou desde o início da partida perfeição em fugir dessa pressão, e com os nossos jogadores cansados isso foi fichinha.

Houve o erro terrível também, juvenil, de não aproveitar todas as nossas substituições. Só usamos 3 das 5 substituições a que tínhamos direito no tempo regulamentar. Perdemos a oportunidade de pôr Martinelli em campo e de substituir Danilo, cuja caimbra foi decisiva para o contra-ataque que sofremos.

Fora tudo isso houve o outro erro inadmissível, já falado, de o melhor batedor de pênaltis da atualidade não bater o seu. Eu até entendo a decisão de Neymar não ser o primeiro: se ele perde, desmorona o moral do time; mas se a lógica era deixá-lo bater o pênalti crítico (o último), pela forma como a disputa se desenrolou, esse pênalti crítico se tornou a quarta cobrança! É óbvio que era para ele ter batido ali, no lugar de Marquinhos, exatamente pela lógica que o fez ser inicialmente escalado por último.

Eu estou até agora devastado. Foi, de longe, a derrota mais sofrida que eu já acompanhei no futebol. Em parte pelas expectativas, mas especialmente pela forma como foi: com a vitória na mão. O nosso gol deve ter sido o momento de maior explosão da minha vida. Estava pintando uma história tão bonita: era para estarmos falando do golaço de Neymar na prorrogação (porque foi realmente um golaço) que levou a uma semifinal histórica de Brasil x Argentina. Estávamos construindo uma história parecida com a da Alemanha em 2014, que - agora ninguém lembra, né? - penou contra a Argélia, jogando mal, e também precisou de um gol na prorrogação.

Eu tô igual àquele meme de Narcos. O que quer que esteja fazendo, me pego deprimido: "Era só segurar 5 minutos", "Por que caralhos tinham 5 jogadores no campo de ataque dando 1x0?", "E Neymar não bate um pênalti!". Foda.
 
Última edição:
Espero que a preparação seja melhor neste próximo ciclo. Ainda bem que o ciclo do Tite acabou. Agora é pensar para frente. 4 anos é tempo suficiente para se marcar bons amistosos e testar novos jogadores. Da nossa zaga deve sobrar apenas o Marquinhos.
 
Aos poucos vai saindo todos de 2014, renovando totalmente uma geração bem decepcionante (não que fossem ruins, Tiago Silva por exemplo é monstro, mas não deram certo na seleção)

No ataque talvez tenha alguma mudada também, pessoal desse ciclo eh jovem mas tem mais jovens bons chegando (Endrick, Vitor Roque, Marcos Leonardo, Ângelo, Bento, Mycael), só as laterais ainda aparecem como precárias

Sobre o tite: eu tenho certeza que se Abel Braga ficasse 6 anos na seleção conseguiria 2 quartas, 1 vice é um título de copa América em cima do Peru
 
2) Amistoso é amistoso. Não há grau real de enfrentamento e competitividade em amistosos;

Amistoso é algo que aparentemente ninguém liga quando se está sempre ganhando, mas quando se perde já vimos grandes jogadores como Evair e Raí perderem vaga pra convocação definitiva das Copas de 94 e 98 respectivamente por causa de má atuação infeliz em derrotas em amistosos contra adversários de peso, fora técnicos que já foram demitidos nas mesmas circunstâncias.

No ciclo entre a Copa de 90 e 94 foi um dos que a seleção mais sofreu mudanças porque o Brasil levou pau em vários amistosos contra seleções grandes até o Parreira conseguir chegar num time base razoável pra iniciar a disputa das eliminatórias.

Nem de longe defendo que se deva disputar somente amistosos e sim estar disputando outros torneios e a ideia da Liga das Nações é bacana, pois se joga em sistema de divisões de acesso e não dá pra ficar na zona de conforto jogando contra seleções de mesmo nível.
 
Dinamarca só. Mas o futebol deles anda tão ruim que não mete medo em ninguém... :rofl:

Em 98 se não fosse o Rivaldo ter feito uma partida memorável e salvado a pátria, quase teríamos caído diante deles e se a vitória não viesse, aí o culpado seria o Roberto Carlos por ter inventado de pedalar na frente do Laudrup.
 
Não sei quem quer ele, mas precisa rever seu pessoal de busca. Acredito que olharam apenas os números contra este bando de adversários fracos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo