• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quanto tempo vivia um orc?

Realmente eu não sei o que pensar sobre orcs em Mandos. Mas acho meio estranho...

Permanece, portanto, terrivelmente possível que houvesse uma linhagem élfica nos orcs. Estes podem então ter sido cruzados com feras (estéreis!) - e posteriormente homens. Seu tempo de vida seria diminuído. E morrendo eles iriam para Mandos e mantidos aprisionados até o fim dos tempos.


Agora me veio uma dúvida: nesse trecho do HoMe (que Aulë ß citou aí em cima) diz que, é muito provável que haja sangue élfico nos orcs. Pensando dessa forma, aqueles que fossem o resultado do cruzamento de elfos e feras, teriam seu hröa modificado, mas não seu fëa (certo??? :o?: ). Assim, talvez eles fossem para Mandos. Mas e os descendentes desses? Os filhos desses orcs? Teriam fëa? Iriam para onde? :o?: :o?: :o?:
 
Que eu saiba, orcs foram criados pela dissonância de Melkor no Ainulindalë.
Esses são os três últimos parágrafos do texto A Origem dos Orcs
E no terceiro tema os Filhos de Ilúvatar foram criados. Os elfos foram criados primeiro, os Primogênitos. Depois foram criados os homens, com a estranha dádiva da insatisfação e da liberdade. E entre eles, podemos ver os orcs, que foram concebidos na dissonância, em imitação aos Primogênitos. E podemos considerar a criação dos homens como o fator decisivo na luta entre os ainur e Melkor. Pois os homens são a raça que está sempre em contradição consigo mesma, lutando tanto ao lado dos valar quanto de Morgoth. E que faz com que, na Grande Música, o terceiro tema de Ilúvatar seja vitorioso.


Os orcs foram realmente criados pela malícia de Melkor, em escárnio aos Filhos de Ilúvatar. E não podem ser chamados de Filhos de Eru por não terem sido criados no terceiro tema, mas na dissonância de Melkor. E também por não terem fëa. Pois como escreve Tolkien, “acho que deve-se assumir que ‘falar’ não é necessariamente o sinal de posse de uma ‘alma racional’ ou fëa”, assim os animais e os dragões também não a possuem. Orcs não têm fëa, nenhuma alma a ser salva no final dos tempos. São somente “bestas de forma humana [para zombar dos homens e dos elfos], são deliberadamente pervertidos”.


Assim, os orcs podem ser realmente considerados da maneira como são chamados, os Filhos de Melkor, Melkorohíni.


Sobre o tema inicial, eu suponho que eles não vivessem mais de 20 anos, pelo menos os "snagas" não, esses sofriam muito com os maiores, tadinhos... :osigh:
 
gente, a essencia da imortalidade dos elfos está no fëa deles. Então mesmo se orcs forem formas corrompidas de elfos, como seriam imortais se não têm fëa?
 
gente, a essencia da imortalidade dos elfos está no fëa deles. Então mesmo se orcs forem formas corrompidas de elfos, como seriam imortais se não têm fëa?
Mas os Orcs tem fëa, ou melhor, é possível que eles tenham fëa.
Não necessariamente um fëar élfico claro.
De qualquer forma, eu concordo que os orcs não são imortais.
 
Pela alimentação, higiene e outros cuidados com a vida, eles deveriam viver por volta de 20 anos.

Concluo isso tendo como base a vida dos plebeus da Antiguidade, que viviam um pouco mais que isso e sem guerras.


Achei interessante esse tópico jurassico e peguei a fala do Nob para a seguinte observação:

Se um orc vive apenas 20 ou 30 anos, então quer dizer que o seu crescimento é muitíssimo rápido.
Como muitos orcs vão para as batalhas como guerreiros, significa que quando ele atingisse 10 ou 15 anos de idade ele ja era um guerreiro semi ou totalmente experiente. Eu acho incoerente dizer que um orc vive pouco; tudo bem, a gente sabe que não havia higiene, saneamento e muitas vezes o tipo de alimentação era inapropriada, mas se não me engano caso um orc não fosse morto por inimigos ou por outras circunstâcias ambientais, penso que poderiam viver muitos anos.

Bom, os orcs foram criados a partir de bruxarias feitas por Melkor com os elfos e, os elfos por sua vez tinham a vida eterna. Então mesmo sendo um orc amaldiçoado por toda sorte que tinha ele vivia muitos anos, possivelmente numa média de 50 a 70 anos ou em outras situações até mais. Mas é como eu disse: vai depender de vários fatores inerentes à sua longevidade natural aceitável.
 
mas ha um trecho nas duas Torres quando Frodo é capturado por Orcs de Cirith Ungol, um deles fala de um Grande Cerco que ele próprio presenciou( de nome Gorbag)...vou transcrever para aqui a citação:
...Mas pensa:anda alguém á solta nas imediações, alguém que é mais perigoso que qualquer outro danado rebelde que já existiu desde os tempos antigos. desde o Grande Cerco. Entrou qualque coisa.

O último Grande Cerco que houve em Mordor foi o da Ùltima Aliança, ou seja milhares de anos atrás, digamos que ou os Orcs tem eles próprios uma tradição, por outras palavras histórias passadas oralmente, ou então eram de facto criaturas imortais, ou pelo menos coom uma longevidade que nenhum de nós conseguiria prever...
 
mas ha um trecho nas duas Torres quando Frodo é capturado por Orcs de Cirith Ungol, um deles fala de um Grande Cerco que ele próprio presenciou( de nome Gorbag)...vou transcrever para aqui a citação:


O último Grande Cerco que houve em Mordor foi o da Ùltima Aliança, ou seja milhares de anos atrás, digamos que ou os Orcs tem eles próprios uma tradição, por outras palavras histórias passadas oralmente, ou então eram de facto criaturas imortais, ou pelo menos coom uma longevidade que nenhum de nós conseguiria prever...


A sua colocação é importante.
Eu citei no tópico IDC - Indice de Desenvolvimento Orcniano onde o orc vive uma média de 50 a 70 anos. Um orc viver 20 anos é muito pouco, é incompatível com a sua missão e características.

Um exemplo prático disso:

O orc Azog que matou Thror o anão. Depois de muitos anos houve a vingaça dos anões onde ocorreu a guerra entre os orcs e anões no portões de Mória.
Nesta guerra o orc Azog foi morto por Dáin Pé de Ferro (rei sob a montanha).

Pois bem, o Azog era pai de Bolg, outro grande e terrível orc. Sabe-se que Bolg tinha uma revolta imensa e queria fazer vingança contra aqueles que mataram seu pai. E esta vingança foi na verdade efetivada muitos, mas muitos anos depois na Batalha dos Cinco Exércitos, ou seja, me parece que quando Bolg foi morto por Beorn se passaram muito mais que vinte anos, muito mais mesmo.
Só por aí percebe-se que um orc vive uma média muito superior aos 20 anos.

Possivelmente há alguns orcs que deveriam ter uma longevidade igual ao dos anões.
 
A sua colocação é importante.
Eu citei no tópico IDC - Indice de Desenvolvimento Orcniano onde o orc vive uma média de 50 a 70 anos. Um orc viver 20 anos é muito pouco, é incompatível com a sua missão e características.

Um exemplo prático disso:

O orc Azog que matou Thror o anão. Depois de muitos anos houve a vingaça dos anões onde ocorreu a guerra entre os orcs e anões no portões de Mória.
Nesta guerra o orc Azog foi morto por Dáin Pé de Ferro (rei sob a montanha).

Pois bem, o Azog era pai de Bolg, outro grande e terrível orc. Sabe-se que Bolg tinha uma revolta imensa e queria fazer vingança contra aqueles que mataram seu pai. E esta vingança foi na verdade efetivada muitos, mas muitos anos depois na Batalha dos Cinco Exércitos, ou seja, me parece que quando Bolg foi morto por Beorn se passaram muito mais que vinte anos, muito mais mesmo.
Só por aí percebe-se que um orc vive uma média muito superior aos 20 anos.

Possivelmente há alguns orcs que deveriam ter uma longevidade igual ao dos anões.

Talvez alguns orcs atingissem tal expectativa de vida além dos 50 anos. Já outros, orcs como Grishnack vivieriam bem menos sob o comando de orc guerreiro. O índice que usaste não levou em consideração o modo de vida tribal dos orcs. E se for analisar, verá que a estimativa de vida não poderia ser superior a 25 anos ou 30. Se um soldado da legião romana vivia, no máximo, até os 40 anos em um ambiente muitas vezes melhor do que uma caverna, como um orc que convivia em intensas guerras contra outra tribos, anões, Aranhas e outros seres desconhecidos - poderia chegar tranqüilamente até os 70 anos?
 
Talvez alguns orcs atingissem tal expectativa de vida além dos 50 anos. Já outros, orcs como Grishnack vivieriam bem menos sob o comando de orc guerreiro. O índice que usaste não levou em consideração o modo de vida tribal dos orcs. E se for analisar, verá que a estimativa de vida não poderia ser superior a 25 anos ou 30. Se um soldado da legião romana vivia, no máximo, até os 40 anos em um ambiente muitas vezes melhor do que uma caverna, como um orc que convivia em intensas guerras contra outra tribos, anões, Aranhas e outros seres desconhecidos - poderia chegar tranqüilamente até os 70 anos?


Elring, eu levei em consideração sim o modo de vida tribal dos orcs. O ambiente que eles viviam muitas vezes não era compatível com os padrões humanos. Mas o que quero dizer é que os orcs de um modo geral criavam em seus organismo resistências para muitas doenças provenientes de ambientes se me permite dizer "nefastos" sem muita higiene. Eles eram adaptados a tais ambientes; a bio-geografia explicar tais fatores de adaptação tanto ao mundo animal (seja ele qual for) ou ao mundo vegetal.
Com relação a legião romana eu coloco a seguinte observação:

A população do império romano superava os milhões de habitantes e as hostes deste império como é descrito em relatos históricos deixa claro que os efetivos militares eram muito maiores ultrapassando em certos períodos históricos a casa de um milhão de soldados. É importante levar em consideração também, que o Império Romano tinha muito mais inimigos que os reino fictício de Mordor. Os romanos tinham os bárbaros do Norte, bem como os Sarracenos do leste, os russos do nordeste, os árabes bem como as próprias resistências internas dentro de seus domínios. Dessa forma, a população inimiga era muito maior e os coflitos bem maiores. Se verificar por outra vertente, Roma no seu apogeu tinha uma população demais de um milhão de habitantes (veja bem, somente Roma) e eles tinham desenvolvidos excelentes técnicas sanitárias bem como um bom planejamento urbano para os padrões da época (quem estuda urbanismo e faz uma viagem ao passado dentro de uma concepção urbanística sabe do que eu estou falando).

Portanto, o grande fator que contribui para uma baixa na longevidade dos orcs, eram os fatores extra territoriais de seus domínios.
Por isso, eu considereo que os orcs tinham uma longevidade superior a 20 ou 40 anos.
 
Bem aí eu acho que depende um pouco da época, pq se for em meio à grandes guerras como a dos 5 exércitos ou a guerra do Anel é muito difícil que passe dos 40 anos, já que os orcs são mandados geralmente pra linha de frente da batalha e portanto morrem aos montes. Mas se for em épocas "de paz" ou seja enquanto se preparam para outra grnade guerra eu acho que eles podem viver até uns 50 anos, pois os Orcs não são tão desleixados como os homens das cavernas.

Isso fica claro em um trecho de as duas torres, quando os orcs tratam dos ferimentos de Merry e Pippin, de maneira rústica mas muito eficiente, ou seja, eles sabem pelo menos o básico de sobrevivência em ambientes hostis e isso aliado à resistência natural da raça garante uma vida mais longa.

Pelo menos é o que eu acho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo