• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o objetivo dos Senhores das Trevas?

Eu creio que não foi isso que esses personagens nos deixaram de mensagem. Eu acredito que Melkor tinha sim uma idéia pré-definida do que seria uma construção de um novo mundo, mas por que não compartilhou, por que não negociou com Ilúvatar?

O que Melkor queria, era reinar. Ser chamado de Senhor. Tomar o lugar de Eru. Não tinha o que negociar. Veja:

E ele fingia, a princípio até para si, que desejava ir até lá {Arda} e ordenar tudo pelo bem dos filhos de Ilúvatar, controlando o turbilhão de calor e frio que o atravessava. No fundo, porém, desejava submeter à sua vontade tanto elfos quanto homens, por invejar-lhes os dons que Ilúvatar prometera conceder-lhes; e Melkor desejava ter seu próprios súditos e criados, ser chamado de Senhor e ter comando sobre a vontade dos outros.

É isso que eu não entendo. Acho que a gente não pode julgar Tolkien pensando que ele não deu atenção a este personagem, ele não marginalizou Melkor. A própria situação a que esse personagem se submeteu o marginalizou!

Que situação? De querer dominar tudo? Por que será, né?

Eu creio que toda a questão a grosso modo, é que não é que a maioria está certa e a minoria (que no caso era Mekor) era burra. Não foi isso. Mas a falta de confiança que Melkor levantou sobre seu Criador que trouxe todo o constrangimento para a sua existência em comum com ele.

A questão não é certo ou errado. Eru e os Valar, queriam que os filhos de Eru habitassem Arda, com liberdade, livre arbítrio, e mesmo assim, os venerar. Já Melkor e seus servos, queriam impôr sua força e vontade. Ser o Senhor de Arda, e dominar todo o mundo. Melkor disse para os outros valar "Este será o meu Reino; e eu o designo como meu!"

Acho que havia mais em Melkor, talvez bondade (?), mas quando ela iria aparecer. No final a inveja dominou seu coração e se transformou em rancor, e fez com que ele perdesse o caminho que, sei lá, ele poderia ter lutado!

Desde o primeiro relato de Melkor, existe a palavra inveja. Bondade? Pode até ser, já que Manwë e ele eram parecidos. Mas, ela se extinguiu quando ele caiu, ainda antes da criação de Arda. Melkor, após sua queda, queria destruir Arda, e quase conseguiu, quando ela ainda era disforme. Houveram muitas lutas, para o domínio de Arda.

Caso Melkor triunfasse, e conseguisse dominar Arda, ele simplesmente seria o Senhor de Tudo. Ele dominaria elfos e homens, e estes seriam seus escravos. Era isso que Melkor desejava: Dominar todas as formas de vida.
 
O que Melkor queria, era reinar. Ser chamado de Senhor. Tomar o lugar de Eru. Não tinha o que negociar. Veja:

E ele fingia, a princípio até para si, que desejava ir até lá {Arda} e ordenar tudo pelo bem dos filhos de Ilúvatar, controlando o turbilhão de calor e frio que o atravessava. No fundo, porém, desejava submeter à sua vontade tanto elfos quanto homens, por invejar-lhes os dons que Ilúvatar prometera conceder-lhes; e Melkor desejava ter seu próprios súditos e criados, ser chamado de Senhor e ter comando sobre a vontade dos outros.



Que situação? De querer dominar tudo? Por que será, né?



A questão não é certo ou errado. Eru e os Valar, queriam que os filhos de Eru habitassem Arda, com liberdade, livre arbítrio, e mesmo assim, os venerar. Já Melkor e seus servos, queriam impôr sua força e vontade. Ser o Senhor de Arda, e dominar todo o mundo. Melkor disse para os outros valar "Este será o meu Reino; e eu o designo como meu!"



Desde o primeiro relato de Melkor, existe a palavra inveja. Bondade? Pode até ser, já que Manwë e ele eram parecidos. Mas, ela se extinguiu quando ele caiu, ainda antes da criação de Arda. Melkor, após sua queda, queria destruir Arda, e quase conseguiu, quando ela ainda era disforme. Houveram muitas lutas, para o domínio de Arda.

Caso Melkor triunfasse, e conseguisse dominar Arda, ele simplesmente seria o Senhor de Tudo. Ele dominaria elfos e homens, e estes seriam seus escravos. Era isso que Melkor desejava: Dominar todas as formas de vida.

Agora, do jeito que você falou, todos se mereciam :P
Uma coisa que eu fico pensando... Porque os Valar não foram para a TM, para viver entre os homens e os elfos, para ensiná-los e guiá-los? Porque é que eles ficaram lá em Aman?
Os elfos eu até entendo, mas os homens não têm muito porque venerá-los.

Tudo parente do Melkor :P
 
Agora, do jeito que você falou, todos se mereciam :P
Uma coisa que eu fico pensando... Porque os Valar não foram para a TM, para viver entre os homens e os elfos, para ensiná-los e guiá-los? Porque é que eles ficaram lá em Aman?
Os elfos eu até entendo, mas os homens não têm muito porque venerá-los.

Tudo parente do Melkor :P

Porque os Valar não queria cometer o mesmo erro que cometeram com os elfos. Ulmo sabia que não era certo levar os eldar para Valinor. Mas, os Valar queriam viver entre eles. Deu no que deu.

E os homens realmente não os veneravam. Apenas os Edain, e Dunedain, posteriormente, pois conheceram os eldar e a luz dos olhos deles.

Mas, mesmo insandecidas, as palavras de Fëanor tinha sentido. Melkor realmente era da mesma raça que os valar, embora tenha sido expulso, por querer dominar, ao invés de conviver e ensinar.

E os Valar foram para Valinor, para se proteger de Melkor. Vide as lamparinas. Eles estava lá, numa terra sem proteção, numa festinha. Melkor chegou, destruiu as lamparinas, quase afundou Arda inteira e ainda conseguiu fugir. Os Valar habitavam Aman, pois era uma terra protegida dos seres de Melkor.
 
Para mim como já falaram o objetivo de Melkor era ser tão ou mais poderosos que Eru, o que ele jamais conseguiria, e para isso ele tentou fazer as coisas do seu jeito, reconstruir tudo ao seu modo destruído o que já existia para tentar mostrar poder e ser o governante supremo.
Já saurom, tem um pensamento menor até por que seu poder é menor, ele queria apenas governar a terra média a seu modo, assim como Saruman.
 
Porque os Valar não queria cometer o mesmo erro que cometeram com os elfos. Ulmo sabia que não era certo levar os eldar para Valinor. Mas, os Valar queriam viver entre eles. Deu no que deu.

E os homens realmente não os veneravam. Apenas os Edain, e Dunedain, posteriormente, pois conheceram os eldar e a luz dos olhos deles.

Mas, mesmo insandecidas, as palavras de Fëanor tinha sentido. Melkor realmente era da mesma raça que os valar, embora tenha sido expulso, por querer dominar, ao invés de conviver e ensinar.

E os Valar foram para Valinor, para se proteger de Melkor. Vide as lamparinas. Eles estava lá, numa terra sem proteção, numa festinha. Melkor chegou, destruiu as lamparinas, quase afundou Arda inteira e ainda conseguiu fugir. Os Valar habitavam Aman, pois era uma terra protegida dos seres de Melkor.

Eles queriam viver entre os filhos de Eru da forma errada, sabe. O que eu falo não é os elfos viverem entre eles, mas eles viverem entre os elfos e os humanos. Pegar as trouxinhas e ir morar na TM. Chegar num grupo de homens, digamos, viver junto com eles, compartilhar os problemas deles, tratar os doentes, ensinar, enfim.
Eu sei que isso é sujo, nada bonito, e não dá pra morar num palácio fazendo isso, mas sei lá...
Quanto a proteção de Aman, tudo papo. Afinal, alguém comeu as árvores, matou Finwe e roubou as Silmarils... Mas gostei da explicação: eles colocaram a própria proteção acima da proteção dos homens e dos elfos, pronto.
Estaval lá, protegidos, em Valinor, enquanto a TM estava lá, numa festinha.
 
Agora, do jeito que você falou, todos se mereciam :P
Uma coisa que eu fico pensando... Porque os Valar não foram para a TM, para viver entre os homens e os elfos, para ensiná-los e guiá-los? Porque é que eles ficaram lá em Aman?
Os elfos eu até entendo, mas os homens não têm muito porque venerá-los.

Tudo parente do Melkor :P

Porque os Valar não queria cometer o mesmo erro que cometeram com os elfos. Ulmo sabia que não era certo levar os eldar para Valinor. Mas, os Valar queriam viver entre eles. Deu no que deu.

E os homens realmente não os veneravam. Apenas os Edain, e Dunedain, posteriormente, pois conheceram os eldar e a luz dos olhos deles.

Mas, mesmo insandecidas, as palavras de Fëanor tinha sentido. Melkor realmente era da mesma raça que os valar, embora tenha sido expulso, por querer dominar, ao invés de conviver e ensinar.

E os Valar foram para Valinor, para se proteger de Melkor. Vide as lamparinas. Eles estava lá, numa terra sem proteção, numa festinha. Melkor chegou, destruiu as lamparinas, quase afundou Arda inteira e ainda conseguiu fugir. Os Valar habitavam Aman, pois era uma terra protegida dos seres de Melkor.

Sim... pois apesar de eles terem ido em auxílio dos elfos na Terra Média, foi a interferência dos Valar que acabou (ao menos em parte) por gerar as tragédias envolvendo os Eldar nos tempos seguintes...

Ademais, eles sabiam que a natureza efêmera dos homens não poderia conviver com a atemporalidade das Terras Imortais... Tanto Fëa quanto Hröa dos homens iriam se corromper ainda mais, devido a semente palntada por Morgoth no passado, e apenas sózinhos eles podem aprender sem serem infuênciados, para que as infuências de Morgoth dissolvam-se como todas as outras...
 
Última edição:
Sei lá, acho que como um assassino que não mata por dinheiro, só por matar, eles simplesmente gostavam de caos, destruiçao, feiúra e tudo que é ruim, só que como tinham poderes maiores, fizeram tudo isso em grande escala
 
Hmmmm e quais eram seus desejos?

Sei lá, acho que como um assassino que não mata por dinheiro, só por matar, eles simplesmente gostavam de caos, destruiçao, feiúra e tudo que é ruim, só que como tinham poderes maiores, fizeram tudo isso em grande escala

No caso de Morgoth , por não ter podido deixar as coisas como ele queria, perverteu e destruiu o que de bom os outros fizeram. Mesmo tendo gostado do resultado.
Vejam bem, em muitos casos em que se fala de Morgoth e suas reações, ele inveja o que os outros Valar conseguiram fazer e construir. E agindo como uma criança mimada, resolve destruir o que ele mesmo não conseguiu pensar ou realizar.
Muitas vezes em nosso meio, vemos isso acontecer. Até mesmo aquí no Fórum. Muitas vezes, quando alguém vêm com uma baita idéia, que talvez a pessoa já tenha pensado em expô-la e não o fez, essa segunda pessoa já manda uma crítica pesada pra cima da boa idéia e acaba por ridicularizá-la.
Na próxima vez que você ver alguém com uma grande idéia, preste atenção nas pessoas que estão ao redor e suas reações... Quem trabalha com muitas pessoas e disputam cargos, sabem o que é isso. Quem ainda está estudando, preste atenção em alguma proposta de trabalho ou pesquisa em grupo. É surpreendente!
 
Última edição:
Quer dizer que Melkor era uma grande criança mimada que podia destruir o mundo com a birra dele?
Sinistro:doido::doido:
 
Acho que a intenção deles eram essas mesmo...(dominar para fazer um mundo 'escuro' de trevas, ódio e horror)...e assim ser servido por todos...
Ter o poder máximo acima de tudo e de todos...
Ser o Senhor que comanda e espalha caos e ódio por toda Arda.
 
Gente eu acho que estamos todos esquecendo de um detalhe muito importante!

Melkor e todos os outros são parte de Ilúvatar... tudo vem Dele, lembram? Temos que lembrar que existiam muitas coisas já previstas na canção que Ele propôs aos Grandes... porém, muitas outras coisas surgiram sem que estivessem dentro do plano inicial tudo isso resultado da dissonância criada por Melkor! Na minha opinião tudo isso representa aquela velha história do equilíbrio entre ORDEM e CAOS! Acho também que de todos os Grandes, Melkor foi sem dúvida o mais original... só que acabou escolhendo caminhos que mais tarde trouxeram sua própria ruína. Mas torno a dizer tudo isso já fazia parte do plano maior... lembram também que desde o início uma música tão grandiosa como a primeira já estava prevista para ser executada no fim dos tempos? ;)
Por que isso? Só existe um motivo pra determinar que algo tão grandioso como Arda esteja condenada ao fim total... para mim o motivo é simples: Ilúvatar já sabia que nem tudo seriam flores e que mais cedo ou mais tarde a coisa todo iria fugir de seu controle! ;)

Agora, particularmente, em se tratando dos objetivos de Melkor e Sauron, acredito que o primeiro sim queria um mundo dele, do jeito dele, com as criaturas imaginadas por ele seguindo regras impostas por ele (assim como fez Ilúvatar)... já com Sauron o buraco é mais embaixo, o que ele queria mesmo era dominar a Terra Média e submeter os povos livres à sua tirania... o sacana era um sádico! rsrsrs

Para Melkor, que como todos sabem é o mais poderoso (e autentico também rsrs), acho que não sobrou outra escolha a não ser se tornar a antítese de todo o resto que acabou o repudiando... acho que ele foi o filho mais incompreendido de Ilúvatar e lutou por seus "ideais" com as armas que tinha! Não acredito que seu objetivo era conquistar Arda e transforma-la numa versão ampliada de Gorgoroth.

Ahhhh sim, isso aqui não é um manifesto pela inocência de Melkor tá gente? rsrs
Não chegaria a tanto! Mas eu gosto dessa galera das Trevas...
 
kkkkkk, o belegur compartilha da idéia do livro negro de arda, no más, também gosto dos vilões mas devemos ser plausiveis, não acho que eru ignorou melkor e por isso ele fez o que fez, ele fez o que fez por inveja e desejo de poder e só.
 
Talvez, o objetivo deles fosse governar a todo custo. Talvez por uma simples questão de capricho, egocentrismo ou sei lá. Eles queriam ser reis e ter súditos, adoradores. Pois se consideravam divinos, ou extra-divinos no caso do Melkor.
Por exemplo, no SdA a Boca diz que os homens que estavam à frente do portão negro poderiam voltar para casa desde que adotassem Sauron como seu senhor e pagassem tributo. Isso é bastante benevolente, se tratando de Sauron.
E também não podemos esquecer a capacidade que eles tinham de fazerem coisas belas. Sauron como Anatar era um sujeito sábio, razoavel, respeitado e com dons de joalheiro que impressionaram os Noldor.
 
Para mim mtambém ambos dominavam por causa de seu mal. E esse mal é composto de egoísmo, ganâcia, ódio, etc.... Eles queriam impor sua vontade sobre os outros, simplesmente porque isso lhes satisfasia, satiafasia seus desejos. Em seu mal e loucura matar e destruir era prazeroso. E eu não acho que nenhum deles eram capazes de benevolência completa, pois mais cedo ou mais tarde a vontade de poder e a sede de sangue flam mais alto.
 
Quer dizer que Melkor era uma grande criança mimada que podia destruir o mundo com a birra dele?
Sinistro:doido::doido:

Na minha opinião, sim! Mas quem sou eu frente a tantos Mestres e Doutores em Tolkien, né mesmo? Para analisar a personalidade do Vala do Escuro, acho que até mesmo o "Professor" devia de se atrapalhar!!

Gente eu acho que estamos todos esquecendo de um detalhe muito importante!

Melkor e todos os outros são parte de Ilúvatar... tudo vem Dele, lembram? Temos que lembrar que existiam muitas coisas já previstas na canção que Ele propôs aos Grandes... porém, muitas outras coisas surgiram sem que estivessem dentro do plano inicial tudo isso resultado da dissonância criada por Melkor! Na minha opinião tudo isso representa aquela velha história do equilíbrio entre ORDEM e CAOS! Acho também que de todos os Grandes, Melkor foi sem dúvida o mais original... só que acabou escolhendo caminhos que mais tarde trouxeram sua própria ruína. Mas torno a dizer tudo isso já fazia parte do plano maior... lembram também que desde o início uma música tão grandiosa como a primeira já estava prevista para ser executada no fim dos tempos? ;)
Por que isso? Só existe um motivo pra determinar que algo tão grandioso como Arda esteja condenada ao fim total... para mim o motivo é simples: Ilúvatar já sabia que nem tudo seriam flores e que mais cedo ou mais tarde a coisa todo iria fugir de seu controle! ;)

Agora, particularmente, em se tratando dos objetivos de Melkor e Sauron, acredito que o primeiro sim queria um mundo dele, do jeito dele, com as criaturas imaginadas por ele seguindo regras impostas por ele (assim como fez Ilúvatar)... já com Sauron o buraco é mais embaixo, o que ele queria mesmo era dominar a Terra Média e submeter os povos livres à sua tirania... o sacana era um sádico! rsrsrs

Para Melkor, que como todos sabem é o mais poderoso (e autentico também rsrs), acho que não sobrou outra escolha a não ser se tornar a antítese de todo o resto que acabou o repudiando... acho que ele foi o filho mais incompreendido de Ilúvatar e lutou por seus "ideais" com as armas que tinha! Não acredito que seu objetivo era conquistar Arda e transforma-la numa versão ampliada de Gorgoroth.

Ahhhh sim, isso aqui não é um manifesto pela inocência de Melkor tá gente? rsrs
Não chegaria a tanto! Mas eu gosto dessa galera das Trevas...

Belo post! Tu anda vendo os post do ALF, né mesmo?? Pode dizer pra mim que eu não espalho pra ninguém! Continue assim!:joinha:
 
Melkor não era nenhuma criança birrenta, talvez um irmão ciumento demais, mas os atos dele não são tão inocentes e impulsivos como de uma criança birrenta. Ele realmente era o mais poderoso de todos os Ainür e isso subiu a cabeça dele a ponto de achar que merecia ser mais que os demais, e que poderia impor-se sobre eles.

Ademais, se Illuvatar disse que tudo estava dentro dos desígnios dele, era TUDO mesmo, não se esqueçam que ele é onipotente. O fato de que o mal também estava nos desígnios dele não inocenta Melkor, pois ele agiu de forma livre conforme o livre-arbítrio a que tinha direito em Arda, talvez Iluvatár quisesse dizer que, apesar de tudo, aquilo era necessário para que Melkor aprendesse que não era mais que os outros.
 
Belo post! Tu anda vendo os post do ALF, né mesmo?? Pode dizer pra mim que eu não espalho pra ninguém! Continue assim!:joinha:

Salve MNeithan! Companheiro virtual deste primeiro dia de trabalho depois de férias tranqüilas!

ALF???????? Quem é esse/essa? Sou novo por aqui, não sei do que você está falando! rsrs
Mas se gostou dom eu post e acha que ele tenha sido inspirado em algum do ALF, devo dizer que preciso conhecer este membro... pelo jeito não estou mesmo sozinho nessa coisa de "defender" o pessoal do Escuro!

Mas agora pretendo me alongar um pouco mais nesta discussão que muito me interessa!

Acho que todos nós enquanto fãs das obras de Tolkien já nos demos conta do quanto de elementos cristãos e, sobretudo ocidentais, existem em tudo o que ele escreveu não é mesmo? Pois então, pretendo justamente seguir este fio! Já me peguei várias vezes pensando em como o Tolkien fez o processo invertido de mescla e usos de culturas... processo este feito pela Cristandade desde o seu surgimento na aurora da Idade Média. Exatamente, trata-se do que os medievalistas chamam de processo de envemerismo, ou seja, divindades pagãs que são aceitas como realidade dentro do esquema de santos cristãos. Tolkien faz justamente o contrário, ele oferece um universo que no centro de todas as questões é fundamentalmente cristão, porém, com tintas pagãs.

Por que estou dando essa volta toda?

Não sou nenhum crítico das obras do Mestre, tenho ainda que cair muito com a cabeça em cima dos livros, mas faço lá minhas elucubrações sobre muito do que ele escreveu. Diante disso o que quero propor é que é impossível definir os múltiplos aspectos da personalidade de Melkor... pois estamos num campo minado de contradições e paradigmas típicos do pensamento ocidental.

Falaram durante a discussão em livre arbítrio e ao mesmo tempo falaram nos planos de Ilúvatar! Essa é uma característica flagrante do pensamento cristão/ocidental no qual estamos todos mergulhados, inclusive o Mestre. Já pararam para pensar em como tudo isso é contraditório? Como posso ter livre escolha e domínio sobre meus atos se acima de mim paira um plano maior no qual tudo está escrito e meticulosamente previsto? ;)

Pedido: comparem Ilúvatar com aquele pai tipicamente autoritário e provedor de todas as necessidades materiais e intelectuais, e se este pai for equiparado com Deus? Agora comparem Melkor com o filho "ovelha negra da família" que simplesmente que ir além do que foi proposto e oferecido, e se este mesmo filho for associado à figura de Lúcifer?
;)

Uma bomba minha proposta né? rsrs
(se alguém da moderação for cristão, por favor, não me joguem numa e-fogueira)

Essa discussão está longe de terminar... estou somente pondo mais lenha na fogueira! rsrsrs

Até uma próxima!
 
Última edição:
Eis-lo Didático ALF:amem:, um fera na minha concepção!:lol:

Numa das minhas leituras do Silmarillion, uma frase de Iluvatar me prendeu a atenção. Algo do tipo; -Veja, Melkor, nem mesmo seus atos são desviados de minha vontade. (Não me lembro a frase exata e meu Silma está em casa, a milhas e milhas daquí!) Lembro de ter pensado sobre ela, que esta no primeiro capítulo, sobre os futuros atos do que viria a ser chamado de Morgoth!

A meu ver, Melkor nada mais é do que um Vala destinado a provar os outros Valar e Filhos de Iluvatar. Não boto muita fé nessa estória de livre árbitrio, acho que isso é conversa ou uma desculpa criada, por alguns que se acham "por dentro do assunto" para dar explicação acerca das atitudes do próprio Eru e ligá-lo, de certa forma a Deus!

Eru, como certa vez disse um didático amigo, gosta de ver o circo pegar fogo, no caso, a meu ver, Arda seria uma fazenda de formigas.
Melkor, como já havia dito em outro tópico, que no caso não irei procurar agora devido ao tempo, fez todos os Filhos de Eru evoluirem. Foi Melkor quem fez surgir os melhores de cada raça, quem os ensinou a ter coragem e quem os despertou.

Bem deixa eu parar, senão me empolgo e vou longe... :joinha:
 
Eis-lo Didático ALF:amem:, um fera na minha concepção!:lol:

Numa das minhas leituras do Silmarillion, uma frase de Iluvatar me prendeu a atenção. Algo do tipo; -Veja, Melkor, nem mesmo seus atos são desviados de minha vontade. (Não me lembro a frase exata e meu Silma está em casa, a milhas e milhas daquí!) Lembro de ter pensado sobre ela, que esta no primeiro capítulo, sobre os futuros atos do que viria a ser chamado de Morgoth!

A meu ver, Melkor nada mais é do que um Vala destinado a provar os outros Valar e Filhos de Iluvatar. Não boto muita fé nessa estória de livre árbitrio, acho que isso é conversa ou uma desculpa criada, por alguns que se acham "por dentro do assunto" para dar explicação acerca das atitudes do próprio Eru e ligá-lo, de certa forma a Deus!

Eru, como certa vez disse um didático amigo, gosta de ver o circo pegar fogo, no caso, a meu ver, Arda seria uma fazenda de formigas.
Melkor, como já havia dito em outro tópico, que no caso não irei procurar agora devido ao tempo, fez todos os Filhos de Eru evoluirem. Foi Melkor quem fez surgir os melhores de cada raça, quem os ensinou a ter coragem e quem os despertou.

Bem deixa eu parar, senão me empolgo e vou longe... :joinha:

Vivaaaaaaaaaa! Muito bom! Exatamente como eu penso e estou tentando mostrar desde o início! Só que eu como sempre dou voltas e voltas...

Perfeita a sua "defesa" de Melkor!

Sobre o livre arbítrio... também penso assim, estava somente querendo pontuar as divergências e contradições de tais discursos!

O seu Silmarillion está longe? E o meu que ontem levou um copo cheio d´água em cima? rsrs
Quase morri! rsrs
 
Senhores...
Recomendo uma leitura: Livro Negro de Arda - Parte 1

A Valinor/Lothlórien tem a honra de publicar pela primeira vez a tradução completa de O Livro Negro de Arda (leia mais sobre esta obra aqui na Valinor) em uma língua que não a original. Agradecemos profundamente à tradutora, Tatyana "Moriel" Zabanova, pelo esfoço e dedicação.

Conhecido em inglês como The Black Book of Arda, The Black Silmarillion ou Chronicles of Defeated (O Livro Negro de Arda, O Silmarillion Negro ou Crônicas dos Derrotados, em português) é um romance publicado na Rússia por N. Vassilyeva e N. Nekrasova por volta de 1992, baseado em O Silmarillion de J. R. R. Tolkien.

De acordo com o livro de Vassilyeva e Nekrasova, o Vala Melkor não era originalmente o Grande Inimigo da Terra-média, mas sim um sábio Professor e um mártir, enquanto que o Criador Eru Ilúvatar e os Valar são representados como tiranos sem remorso. Melkor tentou atuar em Arda de acordo com seu próprio pensamento, mas isto era contra a vontade do Criador. O conflito entre Ilúvatar e Melkor causou a expulsão de Melkor causou a expulsão de Melkor e a batalha deste contra Eru e os Valar.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo