1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual o motivo de muita gente não respeitar as obras de Tolkien?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por kytarkiton-eru, 7 Out 2006.

  1. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    aqui está uma coisa incrivel: tem muita gente que pensa que as obras de Tolkien são meras "historinhas infantis", "uma pura bobagem" e tem aqueles que chegam afirmar que "é muito mal escrito" e uma "mera historia da carochinha".
    Eu não entendo isso, muitos outros livros que não chegam nem aos pés do SdA são muito mais respeitados.
    qual é o motivo disso?:think:
     
  2. Rougue

    Rougue Usuário

    acredito que as pessoas que dizem isto sequer leram os livros deTolkien, pois além dele criar um mundo de fantasia ele criou todo um arcabouço, como os idiomas, a origem dos seres... e não é sempre que encontamos uma obra tão completa e consistente como a de Tolkien.
     
  3. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Eles simplesmente acham coisa de Nerd e não acharam lá muito interessante o FILME do SDA, mas quem lê o livro geralmente gosta, mesmo que não fique viciado que nem a gente.
     
  4. Blind Éowyn

    Blind Éowyn Guerreira romântica

    A maioria das pessoas tem o costume de julgar aquilo que desconhecem.
    eu já tive problemas com várias pessoa que tentavam me convencer de que SDA era uma droga simplesmente porque eu perguntava:
    - Você já leu os livros?
    E quando as pessoas res´pondiam que não liam uma porcaria dessas eu dizia que não dava ouvidos a quem falava sobre algo que conhecimento para falar sobre o assunto e que depois de ler terminaríamos o assunto.
    Resultado? As pessoas brigavam comigo.
     
  5. Alassë

    Alassë Pasteleira

    Só é bom levar em conta que, já que as pessoas são diferentes, tem quem não goste de livros de Fantasia. Assim, Tolkien está incluído.

    O que não é certo é julgar sem conhecer. Mas recusar-se a ler porque não é o tipo de livro que se gosta não é nenhum problema.
     
  6. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Além de ser muito comum, minha mãe não lê todos os livros que eu leio, e nem vice-versa, isso é normal. O que irrita é aquele povo que não lê NADA e fica falando que tal livro é ruim, às vezes baseando-se até na adaptação cinematográfica.
     
  7. Idril

    Idril Usuário

    1 - PRÉ-Conceito: Já escutaram por aí que o livro é demasiado grande, o que já desperta a preguiça na maioria, sem deixar de citar que muita gente aparentmente detesta histórias ligadas ao fantasioso e mitológico - mas estas se contradizem ao fala que adoram Harry Potter, histórias e filmes sobre Guerra de Tróia, Star Wars, Caverna do Dragão (que pode ser um tapa na Cara praticamente e toos sabem o motivo).

    2 - Discriminação + Preconceito: Tem gente que detesta Nerds e coisas idolatradas ou praticadas por Nerds sem mesmo saber o que é um Nerd. Daí, bata escutae que Senhor dos Anéis e um tal de Tolkien são paixões da cultura Nerd pra começar a odiar. As vezes me parece que algumas dessas pessoas sofrem do mal de Macunaima: tem preguiça até pra pensar, logo, pra ler um Silmarillion ou enfrentar algo com um grau de dificuldade maior do que aquee com que elas se acomodaram, a preguiça aumenta!

    3 - Pegue o fator Preguiça do Brasileiro Para Ler e some com Literatura Manjada. A grande maioria do povo brasileiro não tem a leitura como um hobbie ou costume; sem falar que a mídia mais faz propaganda em cima de leituras fáceis, como Paulo Coelho, do quem em cima e clássicos da literatura e livros bons e "obrigatórios".

    4 - O povo acostumou a ler coisas fáceis, em parte culpa da educação que receberam ou não aproveitaram. Harry Potter é legal, IMO, mas é fácil e manjado demais em N momentos; com as obras de Tolkien não é assim e a maioria quer distância disso.


    E sim, a mania desses que não lêem e falam que é ruim é o que mais irrita. Leia primeiro e depois fale se é bom ou ruim, oras!
     
  8. Falassion

    Falassion Usuário

    Quem fala isso, das abaixo, uma (espero não copiar o que a Idril falou):
    1) Não lê.
    2) Lê, mas lê o que está nas revistas (Olha, Código da Vinci! Tá todo mundo lendo! Vou ler!)
    ...

    Eu ia continuar citando, mas iria ficar parecendo muito com o post da Idril...

    Então, só deixo uma mensagem: Converter estas pessoas ao "Lado Tolkeniano" pode levar muito tempo. Então, só o faça se achar que a pessoa "vale à pena". Do contrário, deixa ela pra lá. Como você vê aqui, tem MUITOS que gostam, e sempre existirão os que não gostam. =]
     
  9. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Ora, Tolkien agrada um gênero bem específico de pessoas, aquelas que curtem um determinado estilo de literatura "fantástica" e ainda aqueles que gostam de ler livros com um determinado rigor formal por parte da escrita do autor.

    Só isso já vale muitas críticas por parte de alguns, algumas que não merecem nem resposta e outras que são mera consequência do gosto do leitor.
     
  10. Chuck Norris

    Chuck Norris Usuário

    Além do mais, muita gente considera que esse ramo de fantasia épica é infantil e simples. Já vim muita gente ser referindo a HP e SDA como se fossem a mesma coisa... Tipo: "Não leio essas estórinhas, como HP e SDA, são muito infantis para mim...". O que quero dizer é que não é só SDA, mas esse gênero literário.
     
  11. Breno C

    Breno C Quack

    Ihhhh cara, não liga não:roll: . As pessoas tende a ter preconceito e a temer, tudo aquilo que elas não entendem:obiggraz: . Já topei com muita gente letrada, que já havia lida os três livros, e fazia uma propaganda contra o livro. E alem do mais sempre tem gente que gosta de ser do contra, e tem aquelas pessoas que realmente não curtem esse tipo literatura. Mas o que não pode e ter preconceito com esse tipo de gente, apenas as deixe falando sozinhas.:roll:
     
  12. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    é o povo fala sem antes ler...
    e eu tehno familiares assim... a minha mãe detestava o SdA até que leu o livro, agora ela discute comigo sobre o livro toda hora, ela ficou fã do Tolkien (e ´também é fã do C.S.Lewis). e em compensação ela detesta o Harry Potter.
    mas o resto do parentesco (tirando kinha irmã que é nerd também) acha que isso é infantilidade
     
  13. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Vana, esquecerau do 5!
    5 - Gente que não se apega a valores ou cultura, que vive de pequenas modas e nunca evolui o suficiente um conceito ou virtude, sempre muda e por vezes larga companheiros e coisas para trás porque segundo a sua revista de fofoca estes sairam de moda.
     
  14. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    O que mais irrita, como já disseram, são as pessoas que nem leram e já saem por aí falando mal só porque ouviram falar que na obra existem anões e elfos, dragões e animais falantes. Sem contar os hobbits, que ninguém sabe o que é.
    Isso sim é um desrespeito.

    Mas não gostar é diferente de desrespeitar.
    Tem muita gente que não gosta porque não faz o seu gosto. Como dizem por aí, gosto é igual c*, cada um tem o seu!
    E isso não é desrespeito.
     
  15. Niphredil

    Niphredil Usuário

    É, já disse praticamente tudo! e todos os outros também.
    Isso também me irrita profundamente, falar sobre algo que se quer conhece!
    Se você não gosta, por que já leu e simplesmente não gostou, okay. Mas se você nem se quer leu, como pode julgar?!

    Mas devo acrescentar que:
    mesmo aqueles que leram e não gostaram, ás vezes criticam dizendo que é infantil, justamente por se tratar de elfos, e tudo mais que o Snaga disse. Tudo bem que é a opinião deles e que eles realmente lêram, mas me aborrece também. Pois não é porque tem elfos e etc. que significa que é infantil. Pois as obras de Tolkien, não param no simples fato de ter criaturas fantásticas,mas ele os descreve com tamanho detalhe, cria linguagens que tem fundamentos e tudo mais.
    Mas pode ser que isso seja meio relativo, ou seja, que eu digo isso apenas por ser fã. Mas sei lá, o caso é que quando não gosto de algo,ou digo apenas que não gosto ou apresento argumentos ao invés de apenas dizer que é infantil pelo fato de ter criaturas que não existem.
    Bom, acho que meu post ficou meio confuso, mas dá pra entender :mrgreen:
    bom, é isso então!! hehe
     
  16. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

    O fato é que nunca devemos substimar a ignorância dos seres humanos.
     
  17. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    é se ao menos não gostassem mas respeitassem...já seria um grande começo.
    é por isso que tem pouca (esse "pouca" ´pq os livros do Tolkien mereçem mais fãs) gente que é fã do Tolkien: elas escutam o pessoal falar mal e dá ouvidos sem antes ler e aí todo mundo sabe no que dá né...:eek:
     
  18. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Sabe o que é né? Tem muito trouxa nesse mundo...
     
  19. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Acho que quem fala mal de Tolkien sao pessoa com muita falta de gosto e com muita inveja da fama de Tolkien...
    Ninguem que seja respeitavel fala mal de um artista como Tolkien era e continua a ser no nosso coraçao...
    *yams*
     
  20. lipetavares

    lipetavares Olórin

    Num país que uma pessoa lê em média 1 livro por ano eu não acho que vcs deveriam se preocupar com esse tipo de opinião.
    Temos que nos preocupar é que eese tipo de pessoa que dá uma opinião destas, poderá ser o professor de nosso filhos no futuro... Que tipo de educação eles terão na escola???
    Infelizmente vivemos em um país onde tudo é feito por estar na moda...
    Alguém se lembra de Dan Brown??
    Daqui a pouco entra outro escritor na pauta aí todo mundo que quiser ficar na moda vai ler...
    O problema está muito enraigado... Será muito difícil mudar o comportamento do brasileiro que acha que é melhor ver big brother (nada contra, só citando como exemplo) do que ler um livro, ou muito melhor LIGAR para eliminar um participante do que ajudar uma pessoa necessitada...
    Vlw...
     

Compartilhar