1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual foi o último Balrog?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Peonia Cachopardo, 7 Nov 2006.

  1. Peonia Cachopardo

    Peonia Cachopardo Supercalifragilisticament e

    Galdalf enfrentou um Balrog nas Minas de Moria, mas depois desse não lembro de ter lido sobre nenhum outro, em nenhuma era posterior à terceira.
    Seria este Balrog, o último Balrog?
    :ahn?:
     
  2. ragnavar

    ragnavar Arqui Necromante

    Amem.

    Ele deveria ser o único que tinha fugido... Se houvesse sobrado maisalgum, a quarta era teria tido um problemas muito maior que shelob...
     
  3. Falassion

    Falassion Usuário

    É o último Balrog CONHECIDO, sim.

    Durante as escavações em Khazad-dum, os anões despertaram e libertaram um Balrog que estava adomercido há muito tempo.

    Após uma bagunça danada, o Balrog se aquietou no seu canto, talvez esperando por uma nova chance de espalhar terror. E esse dia aconteceu quando a Comitiva apareceu no "território do Balrog".

    Talvez existam mais pelo mundo, mas não são conhecidos/permaneceram adormecidos.

    =]
     
  4. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Tivemos uma discussão sobre isso num tópico sobre quantos Balrogs existiram, e chegamos à conclusão de que aquele ara o último.
    Em textos mais antigos haviam relatos sobre mil Balrogs, mas estes não seriam tão fortes, mas segundo as últimas alterações de Tolkien eles eram 7 e davam a entender que o de Moria era o último.
     
  5. ragnavar

    ragnavar Arqui Necromante

    hum... obrigado pelo numero 7 ... estranho, é um número que Tolkien não usa muito...
     
  6. Tilion

    Tilion Administrador

    Detalhe que o texto do Silmarillion publicado (onde pode-se entender que mais de um Balrog sobreviveu à Guerra da Ira) é de um período de composição anterior àquele ao qual pertence a nota em que Tolkien diz que "não mais que 3 e no máximo 7 Balrogs já existiram" ("Annals of Aman", no Morgoth's Ring, HoME 10), o Quenta Silmarillion sendo em sua maioria de 1937 (a última versão) e o "Annals of Aman", apesar de ter sido escrito por volta da mesma época, sofreu revisões no mais tardar até 1958 (já sendo, portando, pós-SdA), principalmente no que diz respeito às notas - e esse número de Balrogs aparece justamente em uma delas escrita na margem do texto.

    Logo, enquanto no Silmarillion a concepção de fato podia ser a de que mais de um Balrog sobreviveu no final da Primeira Era, o "Annals of Aman", mais relacionado à concepção dos Balrogs como presente no SdA, de fato pode dar a entender que o de Moria era o último, se descontarmos as mortes de Gothmog, o Balrog que Glorfindel matou e mais alguns que tenham morrido na própria Guerra da Ira.

    Mas na verdade a coisa continua inconclusiva, pois o fato de Tolkien não mencionar no SdA outro Balrog existente na Terceira Era além da Ruína de Durin não significa necessariamente que não existia mais um, ainda mais se levarmos em consideração que o SdA é o relato de Frodo dos eventos, e ele mesmo só ficou tendo conhecimento do Balrog de Moria em toda a sua vida.
     
  7. Peonia Cachopardo

    Peonia Cachopardo Supercalifragilisticament e

    Mas Calimbadil, o que faria desses 7 mais fortes que os outros? (Se existiram mil?)
     
  8. Tilion

    Tilion Administrador

    Só existiram mil em determinada época da composição do legendário de Tolkien, quando os Balrogs eram realmente mais fracos do que a versão mais tardias dele: eram criaturas criadas por Melko(r) em grande quantidade, tal como os Orcs. Posteriormente, Tolkien determinou que os Balrogs eram Maiar e, como isso obviamente os elevava a uma categoria de poder muito maior, reduziu o número deles para no máximo sete, para deixar as coisas mais plausíveis e "equilibradas".

    Em nenhum momento coexistiram mil Balrogs mais fracos com sete Balrogs-Maiar acima deles, como líderes ou o que fosse.
     
  9. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    Amigos, acredito que, assim como os anéis e os demais poderes mágicos, as criaturas que tinha magia foram-se embora da TM com o fim da terceira era. Uma coisa na qual me apoio para pensar desta forma é a declaração de Gandalf no fim do SDA "Meu tempo acabou... deixou de ser minha tarefa colocar as coisas em ordem, ou ajudar as pessoas a fazerem isso."
    Se tivesse sobrado mais algum Balrog, acredito que a missão de Gandalf não terminaria, pois com toda a sinceridade, sem mágica de Maiar não havia como encarar um bichão daqueles!
     
  10. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Só pra lembrar (se necessário) que os Balrogs foram um dia Maiar que foram seduzidos pela causa de Melkor.
    E como o Gabriel já disse, Não haviam os Balrogs mais fracos e Balrogs mais fortes, haviam Balrogs, grandes e poderosos, e que não têm asas!(don't you ever ask about their wings!)
     
  11. Asca

    Asca Usuário

    Coloca em português que não vai ter galera que não saiba o que é:

    NÃO COMECE COM ESSA DISCUSSÃO DE ASAS DE BALROG NOVAMENTE! ENTEDEU?

    :dente:
     
  12. Tecumseh

    Tecumseh Andarilho

    Discussões polêmicas proibidas: todo fórum tem uma.
     
  13. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    E tem sempre alguém que desenterra. :chibata::mrgreen:
    Assuntos--lista negra
    -Asas de Balrogs
    -Origem dos orcs
    -Tom bombadil
     
  14. Falassion

    Falassion Usuário

    Mas sabe, Balrog é um assunto deveras legal de discutir, na minha opinião. A cada novo tópico a gente descobre uma coisinha a mais e ereforça o que já sabia.. Quem sabe um dia a gente não atinge a plenitude? =D
     
  15. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Tá mas a lista negra só serve pras asas deles, não pros Blarogs inteiros.
     
  16. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Ditto!

    Olha, meu esporte preferido aqui nos ultimos dias é discordar de você Alca. Mas não leve para o lado pessoal. É que você é inteligente e tem argumentos bons, ai fica legal de ficar discordando...:mrgreen:
    Mas quanto a declaração de Gandalf: ela não pode ser usada com afirmativa de que não existem mais Balrogs (como também não existiriam mais seres com poder sub-criativo). Ele quer dizer que ali começa o mundo dos homens onde nem um poder iria interferir (não diretamente) no destino dos filhos mais velhos de Eru. Ele pode querer ter dito assim:
    - Meu tempo aqui acabou...deixou de ser minha tarefa colocar as coisas em ordem, ou ajudar as pessoas a fazerem isso. Se aparecer algum Balrog por ai é problema do Rei agora... Juntem ai um punhado de hobbits e tentem matá-lo...

    :D :D
    Esse Calimbadil é um figura
     
  17. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Concordo com o Menegroth, acho que foi mais uma interpretação de Tolkien do livre arbítrio católico... Os homens herdaram aquele terra e se tornaram responsáveis por suas ações E1veis por suas ações e possíveis consequências das mesmas...
    Nenhum, Vala, Elfo ou Istari intereferiria em Arda!
     
  18. Chuck Norris

    Chuck Norris Usuário

    Uai, mas homens, anões e/ou Hobbits poderiam matar um Balrog?
     
  19. Asca

    Asca Usuário

    Não vejo problema nenhum nisso. :disgusti:

    Creio eu que sim, mas dependeria bastante da sabedoria desse, ou mesmo de como ele o mataria. :think:
     
  20. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Mas com nenhuma espada ele poderia ser morto...
    Como os anoes e humanos conseguiriam matar ele??
    Alguem me explica?
    Eu acho que nao o matariam...
    *yams*
     

Compartilhar