• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é o principal valor que Tolkien transmite na trilogia???

Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???


  • Total de votantes
    48
  • Votação encerrada .
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Fidelidade. Fidelidade a um amigo, a um objetivo, a um ideal, etc. O valor que predomina é a fidelidade na minha opinião. Todas as traições e fraquezas levam a resultados catastróficos.

Na verdade foi só pra contariar o Aracáno porque ele tá muito metidinho.

Abraços. =]
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Eu analisei dentro do contexto das obras, é claro que numa análise pessoal eu colocaria a questão do "eu", como sendo a amizade, fidelidade, e todo mais uma projeção ao "outro".
Mas, a fidelidade ainda perpassa a análise acerca da amizade, se é fiel para alguém com quem ostentamos algum laço - mesmo que indireto; no caso das obras, a amizade - direto.

Abraços Kainof; eu não estava sendo "metido", estava brincando. =]
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Poderíamos listar uma grande quantidade de valores morais, e de virtudes que o autor pretende transmitir; Tolkien ressalta muito em cartas a questão da "queda moral" humana, creio que em grande parte ela seria superada por valores como lealdade, que podem ser encontrados na questão da amizade, muito enfocado em O Senhor dos Anéis.

A amizade é o foco central de toda a história, e é algo surpreendente porque:
Quem de nós arriscaria a sua vida em prol da segurança de todos?
Eu acho que é por todos esses exemplos de coisas que não faríamos que nos apaixonamos por esse mundo, pois nele a amizade reina e ela, por mais que pareça que não valha a pena, ela é sempre recompensada pelo final feliz.:yep:
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Os valores transmitidos por Tolkien são todos esses: amor, companheirismo, fidelidade, confiança... Mas um que predomina sobre os outros é a amizade, que foi bastante explícita. Apesar de que, para que haja amizade, é necessário o amor, o companheirismo, a fidelidade, a confiança...
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

A amizade , os laços que mantem e fortalecem a jornada, os companheirismo que vem junto com isso.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Uma interessante e profunda discussão se debate aqui nesse tópico, não?

Mas, a fidelidade ainda perpassa a análise acerca da amizade, se é fiel para alguém com quem ostentamos algum laço - mesmo que indireto; no caso das obras, a amizade - direto.

O caso é que as seguintes opções da enquete são bem parecidas: Amizade, Fidelidade, Confiança, Companherismo. :tsc:

Abraços Kainof; eu não estava sendo "metido", estava brincando. =]

Eu sei jegue. Tô só te tirando.

Abraços. =]
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Sim, concordo, eu pensei nisso pouco depois de postar pela última vez, as questões são interligadas, na verdade, dizer que é lealdade - se liga a amizade, e vice versa, e idem para cada um dos outros itens. Mas, é uma boa questão, bom tópico.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Eu vejo inúmeros valores morais ali dentro, além desses presentes na enquete, como perseverança, compaixão, sacrifício de se próprio para o bem alheio, etc.

E concordo com o Aracáno (se é que foi isso mesmo que ele disse) de que lealdade, companherismo e confiança nada mais são do braços da amizade, ou seja, amizade engloba todos eles. Por isso mesmo votei em amizade!
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Sim, concordo, eu pensei nisso pouco depois de postar pela última vez, as questões são interligadas, na verdade, dizer que é lealdade - se liga a amizade, e vice versa, e idem para cada um dos outros itens. Mas, é uma boa questão, bom tópico.

Também acho um bom tópico.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

A amizade. Como o Aracáno comentou, engloba todas as outras e é a mais evidenciada nas obras. :D
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Eu acho que as obras dele transmitem tudo que foi citado...
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Eu também imagino que fidelidade sintetize melhor aquilo que Tolkien quis dizer.

Quase tudo o que acontece depende de uma relação de fidelidade, seja em relação aos amigos, ao valores, à pátria. Os grandes atos da trilogia estavam sempre relacionados a alguém que fazia valer sua fidelidade.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Como muitos já disseram aqui.. realmente o SdA transmite valores diversos e profundos, como os do tópico (amor, amizade, companheirismo, fidelidade e confiança) e como tantos outros: bravura, lealdade, entrega, princípios, respeito, etc.

Tolkien mostra esses valores de maneira profunda, pois os personagens mostram a cada instante o quanto chegam a ser devotos em seus laços, de forma a arriscar a própria vida em prol do outro e de sua missão.
Além disso, ainda pudemos ver na trilogia que esses laços estão acima de preconceitos, principalmente o racial.

Pra votar no tópico, de fato a amizade engloba os demais valores citados!!
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Acho que o maior valor que Tolkien mostrou na sua obra não está na lista : Esperança.
Acho que se os povos do livro dele não tivessem esperança, em vários pontos do livro, muita coisa não teria acontecido. Se o próprio Sam e o Frodo não tivessem esperança para voltar pro Condado, eles não teriam chegado a Mordor. =]
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Acho que o maior valor que Tolkien mostrou na sua obra não está na lista : Esperança.
Acho que se os povos do livro dele não tivessem esperança, em vários pontos do livro, muita coisa não teria acontecido. Se o próprio Sam e o Frodo não tivessem esperança para voltar pro Condado, eles não teriam chegado a Mordor. =]
Mas os dois mesmo nao tinham esperança de voltar no Condado
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

O Sam tinha esperanças de ver a Rosinha denovo. A única esperança dos povos da Terra Média era que Frodo conseguisse destruir o anel.

Segundo o dicionário, Esperança:

s. f.,
acto de esperar;
tendência do espírito para considerar como provável a realização do que se deseja;
a segunda das virtudes teologais;
o que se espera;
expectativa;
suposição;
probabilidade;

Eles esperaram, acreditaram, suporam e foram átras pra que sua missão se tornasse realidade.
O Ato de ter Esperança foi, na minha opinião, o maior valor da obra de Tolkien. Sem esperanças, não teriam motivos pra continuar lutando pra chegar à Mordor. Se não houvesse nenhuma esperança em alguém, até Sam ou Frodo, o que tava levando eles até lá na Montanha da Perdição? Por que eles tentariam destruir o anel se eles tivessem certeza que Sauron venceria? Era a espectativa de que eles tinham uma chance de salvar a Terra Média, ou seja, = esperança.

Destruir o anel foi a esperança dos povos na terceira era, mas em todas as obras do Tolkien há alguma passagem que mostram como é importante o valor da esperança. =]

Talvez não voltar vivos ao Condado, mas pelo menos salvar o Condado deve ter passado pela cabeça deles. Dai cai o significado de 'probabilidade'. Se eles conseguissem chegar a Mordor, destruir o anel e voltar vivos, será que chegariam ao Condado denovo? Será que veriam os amigos e familiares denovo? Houve esperança em tudo isso. (E foi o que aconteceu, eles destruiram o anel e voltaram ao Condado xD)
 
Última edição:
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

a amizade é, sem dúvida, o maior sentimento de toda a trilogia... a amizade da comitiva é mt forte e os mantém unidos até qdo eles se separam... e a amizade de Sam com Frodo é emocionante...

palmas pro Tolkien... eu nunca lí nenhum outro livro no qual a amizade fosse tratada de uma maneira tão delicada e tão bonita...:clap:
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Todos os valores citados são transimitidos, mas os principais, na minha opinião, são a amizade e o companheirismo. Se os personagens não fossem unidos, e não fossem amigos uns dos outros, eles falhariam. Eu estava na dúvida se votava em Amizade ou Companheirismo, mas só pra ser do contra, votei em companheirismo :mrpurple:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo