• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é o principal valor que Tolkien transmite na trilogia???

Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???


  • Total de votantes
    48
  • Votação encerrada .
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Como muitos já disseram aqui, Tolkien transmitiu inúmeros valores, mas o valor que mais está em evidência nas obras, é a amizade. A amizade que uniu a comitiva, principalmente Frodo e Sam, a amizade que reuniu as raças..
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Amizade concerteza é o sentimento que Tolkien mais demostra em toda a Triologia. Exemplos são principalmente a grande amizade de Sam e Frodo. e de Legolas e Gimli, que acaba como as suas desavenças. outra curiosa amizade é de Gandalf e de seu belo corsel, Scadufax. Muito legal essa amizade que ele tem por Gandalf. Acho que Tolkien transmitiu principalmente esse sentimento por causa da Segunda Guerra Mundial, onde todas estavam em desavenças, ai ele queria mostrar como o mundo pode ser melhor se houvesse amizade.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Ah, só para constar, eu votei em amizade.

Para quem gosta de analisar valores na obra de Tolkien, eu sugiro que leiam 'O Senhor dos Anéis e a Bíblia' de Mark Eddy Smith, ele faz um estudo bem simplificado sobre os valores encontrados em SdA, além dos listados. i.i
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Sem dúvida a amizade é o principla deles.
Para mim, fica mais evidente na escolha que "forças maiores" fizeram quanto tiveram de selecionar um companheiro para Frodo na viagem. Não foi o Super-Legolas, nem o poderoso Aragorn, mas o fiel e companheiro Sam.
A Amizade como a coisa mais necessária para se enfrentar mosntruosidades como Sauron e Mordor.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Essa elucidação de Farfalla coroa, de forma brilhante, a colocação de que a amizade (dentro da questão em análise) é realmente o valor enfocado em O Senhor dos Anéis.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Essa elucidação de Farfalla coroa, de forma brilhante, a colocação de que a amizade (dentro da questão em análise) é realmente o valor enfocado em O Senhor dos Anéis.


sem dúvida que a amizade é o valor principal que Tolkien transmite... :grinlove:
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Amizade só tá ganhando porque é mais abrangente... :humpf:
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Acho que a amizade é o que mais se destaca, até porque a amizade engloba um pouco dos outros itens. Os amigos na obra de Tolkien são fiéis, companheiros, confiam uns nos outros e se amam.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Artanis, concordo contigo, a amizade não deixa os outros itens de lado. Ela os engloba.
Bela colocação.
Logo, ela é abrangente, como Kainof citou.
Afinal em todas as obras, Tolkien não coloca apenas um sentimento para elucidar o que queria, de forma que muitos valores são atribuídos para o mesmo sentimento.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

A fidelidade de Frodo e Sam foi imprecionante, Legolas e Gimli, também acho que além da amizade a fidelidade foi muito grande nos membros da Sociedade do Anel.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Não optei por nenhuma das alternativas, pois cada um a vê de sua maneira, e por ter as que eu queria não votei em nenhuma, mas posso dizer que Tolkien passa um Valor em Especial em cada parte da trilogia.
Podemos colocar que na Sociedade do Anel ele represente mais epecificamente a amizade, por quando Gandalf dá sua vida para que os outros possam continuar com seu curso, e quando Boromir luta sozinho contra centenas de orcs. Ou mais a fundo quando San topa ir junto de Frodo nessa empreitada.
Na segunada parte AS Duas Torres podemos ver a coragem, pois quando ficarem confiandos no Abismo de Helm, esperando o inimigo atacar é para poucos, e também quando San enfrenta Shelob(Laracna), sozinho e ele el junto de Frodo adentram em Minas Mongul.
Na terceira parte O Retorno do Rei, podemos colocar a Esperança, pois quando tudo parecia estar perdido, e a liberdade a Terra Média parecia somente um sonho dourado distante, Frodo agarra-se ao Um e vacila ao joga-lo nas entranhas da Montanha da Perdição, mas vem o inesperado e faz com que Gollun mesmo sem querer acabe caindo lá dentro. A esperança do Rei de Gondor assumir seu trono que lhe é de direito e a esperança que Theoden viva.
Enfim Tolkien passa diversas formas de Valores morais em suas Obras e fica extremamente dificil decifra-lo ou somente expo-lo em uma unica palavra.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Concordo com tudo o que foi dito sobre a amizade.
Linda a colocação sobre a esperança Cami^^
Mas votei em fidelidade porque eu acho a dedicação que os membros da Sociedade do Anel têm por sua missão e por seus amigos a coisa mais emocionante do livro.É por isso que meus filhos lerão SdA, rsrsrs. Mas claro que isso é só minha impressão pessoal e sentimental *chorona xD*
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Bem eu tava pensando mais em perseverança sabe mas o companherismo entre Frodo e Sam também foi crucial pra destruição do anel então tá valendo.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Acho que as obras de Tolkien em geral são uma demostração de quanto potencialmente podemos ser bons ou maus! São em minha opinião demonstrações literárias da tendência humana para o bem e tbm sua queda para o mal!
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Não usaria "bons" e "maus", pois desconsidero esses conceitos, mas com toda certeza Tolkien pensa na questão da queda moral, e tem resquícios maniqueístas, mas não englobam toda obra. A questão levantada em O Senhor dos Anéis é a questão da humanidade em si, por isso podemos notar todos os pontos levantados aqui no tópico, que por coincidência, podem ser englobados dentro da questão da amizade.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Ele passa esses e muitos mais mas o que eu achei o principal e mais important è o conpanherismo poi dentro dele podemos encontrar outros tipos de valores como amizade e amor.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

O melhor ensinamento que se transmite na trilogia é que devemos tomar um bom pequeno almoço... os Hobbits tomavam uma data deles e conseguíram controlar a situação.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Um pouco de todos esses, mas os principais para mim são Amizade e Esperança.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo