• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é o principal valor que Tolkien transmite na trilogia???

Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???


  • Total de votantes
    48
  • Votação encerrada .
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Hmmmm perseverança tbm...
Todo mundo que foi esquentadinho e tentou colocar o carro na frente dos bois se deu mal... :roll:
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

A amizade. Ele deixou claro para todos que sem a amizade entre os componentes da missão, eles não conseguiriam destruir o mal da TM, o principal personagem a mostrar esse valor foi Sam, que sempre que podia estava apoiando Frodo, ele nunca o abandonou, mesmo quando Frodo mandou ele ir embora, Sam voltou só para ajudar seu amigo...
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

amizade e perseverança
amixade, pq tudo se baseia em cima disso
principalmente Frodo e Sam
perseverança porque
por mais que pareça dificil
é possivel conseguir
sempre
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Mais que qualquer outro valor, vejo a fidelidade como o que conecta todos os outros. Foi fundamental para Gandalf se manter na linha, ao contrario de Saruman por exemplo. A fidelidade ao objetivo da missão é que manteve o companheirismo e a amizade na comitiva do anel, na minha opinião.
O amor, o companheirismo, a amizade, se devem à fidelidade de cada um com o objetivo de restaurar/preservar a paz para seu povo, e consequentemente para a TM, e tbm à confiança na vitória que cada um cosntruiu para si.
Foi um jogo sensacional de valores morais que Tolkien exibiu na sua obra, na intenção, ao meu ver, de apresenta-los como ideais para a convivencia pacifica entre os individuos, como tbm para que mantenham uma relação de reciprocidade para com os outros.
 
Última edição:
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Honra.

Podemos vê-la quando Boromir à perde, quando tenta roubar o Um e a recupera defendendo os hobbits até a morte.

Podemos vê-la em Théoden se dando conta da morte do filho e a quase morte de Rohan enquanto estava naquele estado de torpor. E quando Théoden cavalga como um condenado muito à frente de seus soldados em Pelennor, para recuperá-la e como ele mesmo disse "agora irei aos palácios de meus antepassados, onde em grande companhia não me sentirei envergonhado"

Podemos vê-la quando Faramir se lança num ataque suicida ordenado por seu pai, pois Faramir quer provar ao pai seu valor, que ele não era Boromir, mas ele é Faramir e se para provar o seu valor têm que se atirar à morte em nome de Gondor ele irá!

Podemos vê-la nas ações do Rei-dos-mortos e seu exército que também a perde quando dão sua palavra ao Rei Elendil, mas na hora H o traem e depois a recuperam com Aragorn.

Podêmos vê-la nos gritos de Gimli em Moria quando descobre do que foi feito dos suntuosos palácios de seus antepassados. "Deixe que venham, pois ainda há um anão em Moria que respira!" Essa fala está impregnada de honra, só de pensar eu me arrepio, vocês podem imaginar o que significa isso para o Gimli em frente o túmulo do Senhor Anão Balin?

Até em Galadriel eu posso ver bem forte e latejante tema "honra". Ela chegou na TM como uma noldor, em busca de suas preciosas silmarilli, Eru sabe quais atrocidades ela cometeu ou foi cúmplice desde a primeira Era até agora. Será que toda a sua ajuda na Guerra do Anel contra Sauron, até mesmo no fato dela suportar a tentação e não aceitar o Um, não é uma tentativa dela recuperar sua honra perdida em algum lugar no passado e para poder finalmente voltar a Valinor com a consciência tranquila? Afinal, não é em Lórien, a terra em que os enfermos e os cansados revigoram sua saúde e força, que Galadriel tem seu reino?

Penso que as histórias da TM estão repletas de honra, as ruínas, o que elas significam para aquele povo, todas as histórias que aconteceram ali e por tudo o que os povos deste lugar perderam e por tudo o que eles lutam...

Pra mim, Honra é o valor mais claro em SDA e em Tolkien no geral. Embora existam outros temas muito fortes como companheirismo, amor, perseverança, esperança e outros mais.
 
Última edição:
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Creio que a maioria das "divinas": Lealdade, amizade, honra, justiça, perseverança, esperança, coragem e sabedoria, alem de outras que se encontram perdidas...
Mas talvez a maior seja perseverança...
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Acho que todos esses valores que foram citados e muitos mais. E não acho que ele tenha transmitido um pouco a mais de um ou de outro, cada leitor pode tirar um valor dependendo do seu ponto de vista. Existem outros valores que não foram citados mas que na minha opinião também foram importantes na história do Professor. O medo, por exemplo, em certos casos ele pode ter sido importante. O que levou Frodo até a sua demanda? Se não fosse pelo medo de perder tudo que ele amava, talvez ele não tivesse coragem suficiente para cumpri-lá.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Tolkien trasmite todos os valores que você colocou na enquete além das expressões:

  1. confiança;
  2. fé;
  3. lealdade;
  4. identidade
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

achei a pergunta da enquete bem sacana. Algo como tentar achar "moral" da história em conto de fábula. Talvez eu seja um admirador extremista, mas sinto que isso reduz um pouco a grandeza da obra.

todavia, dos valores citados, acho que o mais enfático na obra seria mesmo a Amizade.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Honra.

Podemos vê-la quando Boromir à perde, quando tenta roubar o Um e a recupera defendendo os hobbits até a morte.

Podemos vê-la em Théoden se dando conta da morte do filho e a quase morte de Rohan enquanto estava naquele estado de torpor. E quando Théoden cavalga como um condenado muito à frente de seus soldados em Pelennor, para recuperá-la e como ele mesmo disse "agora irei aos palácios de meus antepassados, onde em grande companhia não me sentirei envergonhado"

Podemos vê-la quando Faramir se lança num ataque suicida ordenado por seu pai, pois Faramir quer provar ao pai seu valor, que ele não era Boromir, mas ele é Faramir e se para provar o seu valor têm que se atirar à morte em nome de Gondor ele irá!

Podemos vê-la nas ações do Rei-dos-mortos e seu exército que também a perde quando dão sua palavra ao Rei Elendil, mas na hora H o traem e depois a recuperam com Aragorn.

Podêmos vê-la nos gritos de Gimli em Moria quando descobre do que foi feito dos suntuosos palácios de seus antepassados. "Deixe que venham, pois ainda há um anão em Moria que respira!" Essa fala está impregnada de honra, só de pensar eu me arrepio, vocês podem imaginar o que significa isso para o Gimli em frente o túmulo do Senhor Anão Balin?

Até em Galadriel eu posso ver bem forte e latejante tema "honra". Ela chegou na TM como uma noldor, em busca de suas preciosas silmarilli, Eru sabe quais atrocidades ela cometeu ou foi cúmplice desde a primeira Era até agora. Será que toda a sua ajuda na Guerra do Anel contra Sauron, até mesmo no fato dela suportar a tentação e não aceitar o Um, não é uma tentativa dela recuperar sua honra perdida em algum lugar no passado e para poder finalmente voltar a Valinor com a consciência tranquila? Afinal, não é em Lórien, a terra em que os enfermos e os cansados revigoram sua saúde e força, que Galadriel tem seu reino?

Penso que as histórias da TM estão repletas de honra, as ruínas, o que elas significam para aquele povo, todas as histórias que aconteceram ali e por tudo o que os povos deste lugar perderam e por tudo o que eles lutam...

Pra mim, Honra é o valor mais claro em SDA e em Tolkien no geral. Embora existam outros temas muito fortes como companheirismo, amor, perseverança, esperança e outros mais.

Concordo.
Também concordo com o Lord Treville sobre a fidelidade.
A Trilogia transmite muitas mensagens.
Algo impressionante foi a amizade e fidelidade de Sam para com Frodo, mesmo depois de ser expulso do grupo ele o seguiu e o salvou da Laracna.
 
Acho também que o maior valor exposto é a amizade, com seu valor imenso e sua sinceridade.Mas outra coisa que acho que esse maravilhoso livro nos ensina que também não é de menor importância é a esperança,algo que em nenhum momento deveria ser esquecido, assim como a amizade.
 
O maior valor exposto, sem dúvida, é o livre arbítrio de cada ser. Isso está mais claramente presente não só na trilogia, mas também por todaa obra do Professor.
 
Re: Qual é o principal valor que Tolkien transmite na triologia???

Honra.

Podemos vê-la quando Boromir à perde, quando tenta roubar o Um e a recupera defendendo os hobbits até a morte.

Podemos vê-la em Théoden se dando conta da morte do filho e a quase morte de Rohan enquanto estava naquele estado de torpor. E quando Théoden cavalga como um condenado muito à frente de seus soldados em Pelennor, para recuperá-la e como ele mesmo disse "agora irei aos palácios de meus antepassados, onde em grande companhia não me sentirei envergonhado"

Podemos vê-la quando Faramir se lança num ataque suicida ordenado por seu pai, pois Faramir quer provar ao pai seu valor, que ele não era Boromir, mas ele é Faramir e se para provar o seu valor têm que se atirar à morte em nome de Gondor ele irá!

Podemos vê-la nas ações do Rei-dos-mortos e seu exército que também a perde quando dão sua palavra ao Rei Elendil, mas na hora H o traem e depois a recuperam com Aragorn.

Podêmos vê-la nos gritos de Gimli em Moria quando descobre do que foi feito dos suntuosos palácios de seus antepassados. "Deixe que venham, pois ainda há um anão em Moria que respira!" Essa fala está impregnada de honra, só de pensar eu me arrepio, vocês podem imaginar o que significa isso para o Gimli em frente o túmulo do Senhor Anão Balin?

Até em Galadriel eu posso ver bem forte e latejante tema "honra". Ela chegou na TM como uma noldor, em busca de suas preciosas silmarilli, Eru sabe quais atrocidades ela cometeu ou foi cúmplice desde a primeira Era até agora. Será que toda a sua ajuda na Guerra do Anel contra Sauron, até mesmo no fato dela suportar a tentação e não aceitar o Um, não é uma tentativa dela recuperar sua honra perdida em algum lugar no passado e para poder finalmente voltar a Valinor com a consciência tranquila? Afinal, não é em Lórien, a terra em que os enfermos e os cansados revigoram sua saúde e força, que Galadriel tem seu reino?

Penso que as histórias da TM estão repletas de honra, as ruínas, o que elas significam para aquele povo, todas as histórias que aconteceram ali e por tudo o que os povos deste lugar perderam e por tudo o que eles lutam...

Pra mim, Honra é o valor mais claro em SDA e em Tolkien no geral. Embora existam outros temas muito fortes como companheirismo, amor, perseverança, esperança e outros mais.
Bingo! Adorei tuas palavras, Gerbur Forja-Quente!
Honra. Manter-se honesto, leal... Não vender seus ideais e valores (amizade, o companheirismo, fidelidade) em troca de poder ou conforto. Manter os laços, palavras e compromissos. Honra, honestidade e integridade.
Desonesto é aquele que diz adeus quando a estrada escurece.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo