• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é a ordem correta para a leitura dos livros?

Vou trocar assim que eu lembrar disso num horário melhor.
Faltam várias páginas dos apêndices e algumas estão dobradas (impressas sobre dobras no papel).
 
Eu primeiro li O senhor dos anéis, depois Silmarillion e depois o Hobbit, mas se eu pudesse escolher eu leria desta forma:
Silmarillion
Contos inacabados
O Hobbit
O senhor dos anéis
 
Eu li primeiro Ohobbit, depois o SDA, o Silma e por último o contos inacabados.
E acho que foi uma boa ordem para a leitura.
 
A anta aqui leu primeiro o Contos Inacabados achando que o Silma iria estragar a história.... ><
Fiquei decepcionada ao ver que era o contrário T.T
Antes havia lido SdA e depois li O Hobbit ^^
Acho que a ordem dos livros não altera a diversão... mas não recomendo ler os Contos antes do Silma...
 
Já tiveram algumas pessoas que postaram neste mesmo tópico: acho que esta á a ordem correta. Eu estou relendo assim agora mesmo...
Não tem como naum vibrar com a leitura desta maneira!!! Tem até outro post que já colocaram as HoME!!!!

Ordem de leitura das Obras de Tolkien

- Todo o "Ainulindalë"
- Todo o "Valaquenta"
- "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar"
- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos "Contos Inacabados" ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos Filhos de Húrin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e de sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até o fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de
Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até o fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron até a penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até o Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos CI.
- Prosseguir nos apêndices a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "A Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Sociedade [Irmandade] do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até o encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Retorno do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion


E eu acrescento as Cartas de Tolkien após...
Vlw....
 
Ou seja, carregue com você todas as obras do Tolkien e anote "ir para (nome de outro livro) capitulo tal"...
Que confusão!
Mas parece coerente...
^^
Será que a MF não poderia lançar uma versão super extendida dos livros nessa ordem? *delirando*
 
Ou seja, carregue com você todas as obras do Tolkien e anote "ir para (nome de outro livro) capitulo tal"...
Que confusão!
Mas parece coerente...
^^
Será que a MF não poderia lançar uma versão super extendida dos livros nessa ordem? *delirando*

hum.....é.....acho q não seria mto legal vc carregando um livro com mais de 3000 páginas pra ler, digamos, no ônibus, a caminho da facul (como eu faço hoje) com todo aquele peso....:eek:
 
Alanië!

Bom, seria a ordem correta aquela que foi a ordem de publicações originalmente feita por Tolkien? Se a resposta for positiva, teremos como último o Silmarillion (que é, na verdade, copilado por Christian Tolkien) e como primeiro livro, se não me engano, O Hobbit.
Falando pela minha experiência de leitura, topei com Tolkien através do filme "O Senhor dos Anéis" (não tinha lido nada antes)comprei a edição econômica da Martins Fontes e li tudo, da primeira à última página, e reli mais uma vez antes de ler O Hobbit, que comprei numa promoção da Submarino, junto com o Silmarillion. Estou terminando de ler Contos inacabados, que baixei da rede e pretendo comprar, e tentarei ainda este ano ler As Cartas e o Roverandom (também baixado da net), bem como A Balada de Tom Bombadil.
Ler primeiro O Senhor dos Anéis criou em mim a curiosidade necessária para buscar as lacunas que encontrei nas outras outras obras. Minha paixão por Tolkien nasceu na Terceira Era, aquele mundo crepuscular onde a fantasia vai aos poucos dando lugar ao materialismo humano. Alguém aí já leu As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley? Bem, é por aí com Tolkien, só que muito antes dela.
Na dúvida, leia o que estiver em mãos, pois é uma obra aberta, ou não estaríamos por aqui discutindo tantas dúvidas deixadas (?) pelo mestre.

abraços!
 
eu nunca disse que seria viável, só quis dizer que seria legal XD
Não, eu tbm acharia legal....só não gostaria de ficar levando pra lá e pra cá um peso daqueles....:mrgreen:

Ler primeiro O Senhor dos Anéis criou em mim a curiosidade necessária para buscar as lacunas que encontrei nas outras outras obras. Minha paixão por Tolkien nasceu na Terceira Era, aquele mundo crepuscular onde a fantasia vai aos poucos dando lugar ao materialismo humano. Alguém aí já leu As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley? Bem, é por aí com Tolkien, só que muito antes dela.
Na dúvida, leia o que estiver em mãos, pois é uma obra aberta, ou não estaríamos por aqui discutindo tantas dúvidas deixadas (?) pelo mestre.

abraços!
Puxa, gostaria de ler As Brumas de Avalon.....na verdade, está na minha lista dos que eu preciso ler.....
Concordo com vc sobre a obra ser aberta e na verdade você escolhe a ordem que quer ler, não precisa seguir roteiro nenhum. Só que pra entender melhor os fatos, acho que a seguencia 1º- Trilogia, 2º - O Hobbit e 3º - Silmarilion seria o ideal pra começar.....pelo menos é o que eu vou fazer assim que terminar de ler O Hobbit (de novo)...:mrgreen:

Cuio vae!
 
olha só, no meu caso, li primeiro a Sociedade do Anel, depois peguei Contos Inacabados e parei [nem preciso dizer o por quê neh?!] e agora to lendo o Silmarillion
Realmente a ordem que me parece mais lógica eh Silma, SdA 1,2,3, Hobbit e CI. Mas como muita gente já disse leia na ordem que bem entender...

ah... mas uma coisa que ta me consumindo eh o Atlas da Terra-media... eu preciso dele T-T
 
Eu li o SdA, e tô enrolando pra terminar o Silma. Ainda tô na metade. ^^

A ordem que o Lipetavares postou é muito boa! O problema é ficar mudando de livro toda hora... Mas pela ordem cronológica dos fatos é melhor ler assim.

Eu acho melhor ler o SdA primeiro. Através dele você se ambienta com a TM, é uma leitura "mais leve", mais interessante. Acho que quem começa lendo o Silma pode achá-lo meio monótono. São muitos nomes, beeeem difícil de guardar. Mas depois de ler todos os livros, uma releitura seguindo a ordem cronológica seria muito interessante. É isso que eu pretendo fazer...

Só que antes de reler, eu tenho que ler O Hobbit e Contos Inacabados, além de terminar o Silma... xD
 
Bom, tem uma ordem certa né?
Pelo que eu ouvi falar é assim:
O Hobbit
Senhor dos Anéis I
Senhor dos Anéis II
Senhor dos Anéis III
O Silmarillion

Tá certo esta ordem?
Receio que se você ler por essa ordem muitas coisas ficaram obscuras se você for curioso...
Tipo, essa dica é muito parecida com uma que a Mundo Estranho soltou em um pequeno livro chamado:
100 Perguntas Senhor dos Anéis.
Eles falam nessa ordem.
Mas na minha opinião ler O Silmarilion primeiro, ficará mais interessante a leitura posterior. :think:
E Sim! Terminar com Contos Inacabados.:cerva:
 
Ordem cronológica dos livros

Boa tarde, vi um tópico interessante num outro forum e gostaria de averiguar se a informação é verídica, se for tenho interesse em tentar ler dessa forma.

O tópico diz o seguinte:

Achei por ai a ordem cronologica correta de ler a serie toda (7 livros)

voce vai precisar de

- O Hobbit
- Silmarillion
- Contos Inacabados
- Os filhos de Hurin
- Senhor dos aneis 1,2,3

desconsiderem quando ele fala pra ler "the history of middle earth, nao foi lançado aqui e nao influencia nada na leitura


vamo la, se voce seguir como esta ai, vc vai ler na ordem de acontecimentos (NAO RECOMENDADA SE É A PRIMEIRA VEZ QUE ESTA LENDO)

The Reading List

1. “Ainulindalë” and “Valaquenta” from The Silmarillion
2. “Quenta Silmarillion” from The Silmarillion Chapters 1-19
3. era um capitulo de um livro que nao foi lançado aqui
4.The Silmarillion Chapters 20-21
5. “Narn i Hîn Húrin” from Unfinished Tales (extension of Chapter 21 of The Silmarillion)
6.The Children of Hurin
7.The Silmarillion Chapters 22-23
8. “Of Tuor and His Coming To Gondolin” from Unfinished Tales (extension of part of
Chapter 23 of The Silmarillion
9. “Akallabeth” from The Silmarillion
10. Appendix A: The Numenorean Kings - Numenor, from The Lord of the Rings
11. Part Two of Unfinished Tales
12.“Tal-Elmar” from The Peoples of Middle-earth
13. outro capitulo de um livro que nao foi lançado aqui
14. “Of the Rings of Power and the Third Age” from The Silmarillion
15. “The Disaster of the Gladden Fields” from Unfinished Tales
16. Appendix A: The Numenorean Kings – The Realms in Exile, from The Lord of the Rings (the line from Isildur to Aragorn II)
17. Appendix A: The Numenorean Kings – Eriador, Arnor and the Heirs of Isildur, from The Lord of the Rings (a history of the northern kingdoms)
18. Appendix A: The Numenorean Kings – Gondor and the Heirs of Anarion, fromThe Lord of the Rings (a history of the southern kingdom)
19. “Cirion and Eorl” from Unfinished Tales
20. Appendix A: The House of Eorl, from The Lord of the Rings (the history of the Kings of the Mark of Rohan)
21. Appendix A: The Numenorean Kings – The Tale of Arwen and Aragorn, from The Lord of the Rings
22. “The Istari,” “The Palantiri,” and “The Druedan,” from Unfinished Tales, in that order
23. Appendix A: Durin’s Folk, from The Lord of the Rings
24.The Hobbit
25. “The Quest of Erebor,” from Unfinished Tales
26.The Lord of the Rings
27. “The Hunt for the Ring” and “The Battle of the Fords of Isen”, from Unfinished Tales (refers to things taking place during The Lord of the Rings)
28. The Epilogue to The Lord of the Rings, from The End of the Third Age



tem um outro esquema em portugues, agora nao sei qual esta mais certa

- Ler o "Ainulindalë" (Silmarillion)
- Ler o "Valaquenta" (Silmarillion)
- Ler "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar" (Silmarillion)
- Ler "Os Filhos de Húrin"
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e da sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até ao fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até ao fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron, até à penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até ao Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos Contos Inacabados.
- Prosseguir nos apêndices do SdA a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices do SdA, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices do SdA, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "À Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A sociedade do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até ao encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Retorno do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.


Fonte:
http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=354175


Grato a quem puder responder.
 
Re: Ordem cronológica dos livros

Eu tenho um amigo que leu as obras dessa forma e não gostou. Segundo ele, é ruim porque você precisa trocar de livro toda hora, tem partes dos livros que não são mencionadas e por isso você acaba não sabendo quando lê-las ao certo. Ele achou meio confuso, no fim das contas.

Pra mim, a melhor ordem para uma primeira leitura, é Hobbit, Senhor dos Anéis, Silmarillion e Contos. Mas isso é uma questão muito pessoal, dependo muito do gosto da pessoa. Não existe ordem certa.
 
Re: Ordem cronológica dos livros

Bom, de fato esta seria uma ordem bem rigorosa de leitura, mas, sinceramente, eu acho desnecessário ficar lendo até determinado capítulo, passar para outro livro, depois retornar do ponto em que parou o livro anterior e assim por diante.

Como o Meneldur disse, é uma questão muito particular, mas também acho que, para uma primeira leitura, a ordem que ele indicou é muito bem-vinda; da segunda leitura em diante pode-se colocar o Silmarillion em primeiro lugar, seguido do "Os Filhos de Húrin", caso tenha ele, também. Enfim: o modo simples me parece funcionar bem melhor. Keep it simple! ;)


[]'s!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo