• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é a ordem correta para a leitura dos livros?

Re: Ordem cronológica dos livros

Eu costumo usar duas listas, uma que organiza os acontecimentos por ordem cronológica e outra que vai por ordem de diversão. Para quem quer começar a ser fã eu recomendo pegar antes a lista divertida começando com O Hobbit e SDA (junto com os filmes, desenhos animados e quadrinhos dessas duas obras). Depois disso a pessoa vai para o Silmarillion e outras publicações para ir acostumando com o mundo.

A lista de acontecimentos por ordem cronológica eu adicionaria, para quem puder adquirir, o livro The Shaping of Middle Earth que traz imagens com ilustrações do mundo criado no Silmarillion entre outros detalhes que podem enriquecer o que foi lido no Silma + CI. De maneira que se fosse por ordem de diversão eu deixaria o Shaping of Middle Earth para ser lido após terminada a leitura desses dois livros, ou se for o caso de um estudioso no assunto, pode ser lido ao mesmo tempo que o Silma para aprofundar as informações (O Shaping é tipo um mega-glossário).
 
Última edição:
Re: Ordem cronológica dos livros

Acho que não existe uma ordem correta de leitura. Os únicos livros que Tolkien realmente publicou em vida foi O Hobbit e SdA. Cronologicamente eles se passam nessa ordem, e O Hobbit é uma leitura mais simples. Tem gente que pode achar ele até simples demais e nem se empolgar com o resto dos livros.

Eu li primeiro SdA, depois O Hobbit, depois o Silma, depois Contos e só recentemente Os Filhos de Hurin. Não é difícil acompanhar essas idas e vindas no tempo.

Eu não aconselho ninguém a começar pelo Silma ou pelos Contos na primeira leitura. Essa ordem aí talvez fique interessante de fazer em uma releitura da obra para poder pegar a coisa toda em ordem cronológica.
 
Re: Ordem cronológica dos livros

Muito bacana! Não consigo ver nenhuma forma muito diferente do que essa para seguir uma ordem "cronológica" dos acontecimentos de toda a estória.

Eu nunca li o HoME, onde ele entraria?
 
Re: Ordem cronológica dos livros

Como o HMe é uma história sobre a evolução das concepções de Tolkien sobre a Terra-média, recomendo lê-lo separadamente, na ordem de publicação. Tentar fazer uma ordem cronológica, além de ser um trabalho hercúleo, daria muita confusão.
 
Pra qualquer leitor iniciante eu recomendaria duas leituras. Na primeira O Hobbit, OSdA, O Silma e os Contos, e na segunda, por ordem cronológica, ou seja, O Silma, Contos, O Hobbit e OSdA. E claro que eventualmente vamos pegar um livro ou outro pra reler sem seguir ordem alguma. Não posso falar dos Filhos de Húrin porque ainda não li.
 
Se for cronológica o Silma vem primeiro... mas o texto do Silma é BEM mais denso, logo, creio que "O Hobbit", por ser o mais "leve", seja o mais adequado pra ser o primeiro.
 
Ler as obras do Tolkien intercalando livros

Olá, amigos!

Tenho interesse em adentrar a este fantástico universo, mas não sei como. Li bastante opiniões sobre ordens de leitura e fiquei convencido de que a melhor seria O Hobbit - trilogia SdA - Silmarillion - Contos Inacabados. Porém, recentemente encontrei um jeito curioso de ler as obras tolkianas: intercalando livros. Ai vai o link para entender: https://docs.google.com/file/d/0By6tSi4GXRZacXp2S3VwODluNm8/edit

Qual é a opinião dos especialistas do forum?
 
Eu não sei direito se aqui é o lugar certo, sou nova aqui então desculpem mas
Eu to pra ler o Silmarillion, e parece que pra ajudar ter certo mapa ia ser legal, só que eu não sei qual mapa é esse. Alguém sabe?
 
Oi Yulien.
No próprio livro O Silmarillion, no final, tem mapas que você poderá consultar, assim como um glossário para que não se perca na infinidade de nomes de lugares e personagens que perpassam a narrativa. Se quiser, pode buscar também O Atlas da Terra Média, de Karen Wynn Fonstad, que é bastante interessante para cotejar a leitura.
 
Eu fico confusa até hj pq os nomes dos rios, lugares e etc da primeira era mudam todos depois da queda de Númenor, então não consigo imaginar direito.

Tem muita coisa que foi inundada, não tem?
 
Eu não sei onde perguntar isso, então, como esse tópico fala sobre ordem de leitura, e minha pergunta é parecida com o tema, vai aqui mesmo =P: eu li só A Sociedade do Anel (e vi os três filmes), e tá batendo vontade de finalmente ler SDA todo... aí o que eu queria saber era o seguinte: dá pra continuar a leitura a partir As Duas Torres numa boa ou cês acham bom eu reler os dois primeiros livros e depois partir pro resto?

P.S.: Detalhe: eu li Sociedade acho que em 2010, ou 2009... sei lá, só sei que peguei o livro emprestado com uma amiga no ensino mérdio.
 
Se eu tivesse na sua situação, Gabrielzinho, leria 'A Sociedade do Anel' de novo. Minha memória é muito fraca e eu já teria esquecido boa parte do livro (isso se não tivesse o esquecido por completo). E, assim, acho que pra você aproveitar melhor a leitura é interessante que esteja com as coisas frescas na cabeça.

Pra ser sincero, não acho que você vá perder muita coisa se não reler, mas, já que você animou, acredito que seja uma boa ler tudo afinal SdA é o melhor livro do mundo.
 
Vou reler A Sociedade então, porque, é mesmo, minha memória tbm é bem fraca e, lendo o romance inteiro de uma vez só deve ser mais bacana pra perceber os detalhes todos e tal... É até bom porque lembro que tinha adorado a leitura do livro :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo